Pages

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

sábado, 25 de setembro de 2010

Sábado Nostalgia - 25/09/2010

No Sábado Nostalgia inédito de hoje, vamos de novo com Marcopolo San Remo (a exemplo da semana passada), dessa vez um da Machado sob o chassi MBB OF-1315. Confiram:
Curta o Sábado Nostalgia também no Maxi Ônibus Olinda - Flogme

Não deixe de visitar nossos parceiros, cujo link encontra-se no canto da tela.

Vídeos sobre ônibus

No You Tube, é possível encontrarmos alguns vídeos bem interessantes falando sobre ônibus. Separei alguns para mostrar aqui. Confiram:





Dia Mundial Sem Carro evidencia dependência de veículos particulares no Recife

A proposta é um ‘Dia Mundial Sem Carro’, mas as ruas do Grande Recife enfrentaram o mesmo tráfego de sempre nesta quarta-feira (22). Desconhecendo a proposta-protesto por um transporte mais ambientalmente sustentável, criada em 1997, na França, a grande maioria da população enfrentou os usuais congestionamentos.

De um lado, um grande grupo de recifenses deixou o movimento de lado mais por não conhecê-lo do que por falta de vontade em aderir à causa, a exemplo do trainee administrativo Thiago Lima, de 21 anos. “Nunca ouvi falar, mas se soubesse acho que encontraria um jeito de participar”, garantiu o trainee administrativo Thiago Lima, de 21 anos. Um segundo e majoritário grupo buscou amparo no tradicional discurso da necessidade. “Somos quatro pessoas, trabalhamos em lugares diferentes, tenho que sair deixando o pessoal. Eu preciso do carro, não teria como participar”, explica o profissional autônomo Fábio Araújo de Melo, de 30 anos.

Mas houve quem aderisse à causa e buscasse chamar a atenção para o uso excessivo de automóveis e questionar a dependência criada em torno da mobilidade particular, a exemplo da integrante do Fórum Estadual de Reforma Urbana de Pernambuco (Feru-PE), Daniela Rodrigues, uma das defensoras do protesto. Para isso, ela teve que pegar quatro ônibus para ir de Jardim Paulista, na zona norte da Região Metropolitana do Recife, à Madalena, na capital, onde trabalha, em um trajeto total de 25,8 km e 1h32. “Acabei percebendo problemas que antes não conseguia enxergar. As calçadas não oferecem mobilidade, há semáforos quebrados e os coletivos vivem lotados. No fim, senti falta do meu carro”, afirma.

Em Jaboatão dos Guararapes, um grupo de 30 pessoas, entre estudantes e funcionários públicos, decidiu ir de bicicleta ao trabalho. A iniciativa marcou oficialmente a primeira adesão do município ao protesto, que já vem sendo colocado em prática, há sete anos em mais de 60 cidades, a exemplo de São Paulo. “Fomos da Praça de Candeias até a Prefeitura, um trecho que normalmente fazemos em 30 ou 40 minutos de carro e que hoje conseguimos pedalar em apenas 20. Acabou sendo mais saudável, responsável, barato e, surpreendentemente, também mais rápido”, defendeu o pastor Waldir Benebides.

A iniciativa na segunda maior cidade do estado rendeu frutos. De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Marcio Mendes, o grupo, que protestava por uma ciclovia será atendido a partir do próximo sábado, quando 1,5 km de área reservada a ciclistas será inaugurada na cidade. “Nos próximos meses, essa faixa será interligada à ciclovia do Recife, facilitando ainda mais a mobilidade. É uma causa justa e que merece atenção”, garantiu.

Na rede de relacionamentos Twitter, o assunto também entrou na pauta coletiva. Usuários como @mecva defendiam a iniciativa: “Hoje, 22 de setembro, é o dia mundial sem carro. Pelo menos agora a tarde eu vim trabalhar a pé”, enquanto outros ironizavam as ações das pessoas que não conheciam o projeto, a exemplo de @simozzilli: “Parabéns ao candidato Mercadante que marcou carreata no Dia Mundial sem Carro”.

Por Ed Wanderley, da redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR



Novidades para a Mirim

Provavelmente já chegaram no Recife mais três ônibus novos para a empresa Mirim. Tratam-se de 3 novos Marcopolo Torino G7 - MBB OF-1722. Em breve mais informações!

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Modelos de ônibus - Caio Apache S21

A partir de hoje, o Maxi Ônibus Olinda - Blogger, terá uma série de postagens dedicadas exclusivamente a informações técnicas dos modelos de ônibus mais variados existentes ou que já existiram. Para começar, vamos com um dos modelos mais populares da Caio, conhecido por sua resistência a baixo custo.

Trata-se do Caio Apache S21, modelo que começou a ser fabricado em 1999. Podendo ser considerado o sucessor do Alpha, o S21 foi lançado como esperança de encarroçadora em aumentar suas vendas, e assim tentar escapar da grave crise que enfrentava então. Contudo, a curto prazo esse objetivo não foi alcançado, o que terminaria por culminar na falência da Caio no ano 2000.

Em 2001, a Induscar assume o parque fabril da Caio e retoma a produção da linha, incluindo o S21. Com mais recursos e credibilidade no mercado, as vendas crescem e o Apache emplaca de vez. A partir daí, o modelo passa a ser adquirido por várias empresas por todo o país.

Quanto às especificações técnicas, o S21 padrão possuia 12m de extensão, existindo também a versão encurtada e alongada (até 14m). Também houve a versão do S21 truncado (15m) e articulado (18m), que não tiveram um grande número de vendas. Quanto aos chassis, destacaram-se o VW 16-210, VW 17-210, MBB OF-1417, MBB OF-1721, MBB OF-1418 e MBB OF-1722.

O Apache S21 deixou de ser fabricado em 2007, sendo substituído no mesmo ano pelo Apache S22.

Curiosidade:
- O S do "S21", significa século, fazendo uma alusão ao Século 21, bastante aguardado quando do lançamento do modelo.
- Em 2005 a Caio lançou o Apache S21 STD, uma "remodelação" do Apache S21, mais rebaixada do que a original.

Vejamos algumas fotos:
Apache S21 - Scania F-113 HL

Apache S21 - MBB OF-1721

Apache S21 - MBB OF-1417

Apache S21 - VW 17-210 OD


Não deixe de visitar nossos parceiros, cujo link encontra-se no canto da tela.

Sábado Nostalgia - 28/08/2010

No último dia 28/08/2010, foi postada na sessão "Sábado Nostalgia" a foto de dois Urbanuss Ford B-1618 da Empresa Metropolitana adquiridos em 1995. Na mesma imagem, ainda, aparece um Thamco Dinamus, de mesmo chassi, adquirido no mesmo ano. Segue a imagem:
Créditos: Acervo Digital do Diário de Pernambuco

Amanhã tem Sábado Nostalgia inédito aqui e no Maxi Ônibus Olinda - Flogme

Não deixe de visitar nossos parceiros cujo link encontra-se no canto da tela.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Um guerreiro das estradas pernambucanas

Bom, hoje trago a vocês um guerreiro das estradas pernambucanas, que roda há pelo menos 25 anos. Trata-se deste Nielson Diplomata 2.60 MBB O-364 da Expresso Tur, que é uma cooperativa de ônibus aqui do Recife. Ele provavelmente já pertenceu a alguma empresa de transporte regular e agora opera em serviços de fretamento. Aparentemente a conservação do carro não é muito boa, porém convenhamos que há carros muito mais novos que estão bem mais acabados. Veja a imagem:
Bom aí está o guerreiro! Espero que tenham gostado da postagem!
Não deixe de visitar nossos parceiros, cujo link encontra-se no canto da tela.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Mais novidades nas empresas pernambucanas

A novidade dessa vez é da Borborema, que vai trazendo Paradiso G7 1050 MBB O-500 RS. Até aí, nada de novo. O surpreendente vem agora: o carro traz novo critério de numeração de 4 dígitos para a sua frota rodoviária.

Foto: Márcio Bruxel para o Ônibus Brasil.

Qualquer novidade em relação a nova numeração da Borborema, você vai conferir aqui.

Não deixem de visitar nossos parceiros, cujos links encontram-se no canto da tela.

Incêndio em indústria da Ciferal no Rio de Janeiro mata três pessoas

Fogo em fábrica da Marcopolo no Rio de Janeiro mata seis pessoas
Incêndio começou por volta das 8h15m no subsolo da indústria

Seis pessoas morreram e dezenas ficaram feridas em um incêndio que atingiu a Ciferal Indústria de Ônibus, empresa do Grupo Marcopolo, de Caxias do Sul, no Estado do Rio de Janeiro.

A fábrica está localizada na cidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Segundo a Rede Globo, os mortos seriam funcionários da empresa que tentavam combater o incêndio.

Bombeiros do Grupamento de Operações com Produtos Perigosos e dos quartéis de Duque de Caxias, Paradas de Lucas e São João de Meriti combateram o fogo e fizeram o atendimento às pessoas intoxicadas. Um posto de atendimento da Defesa Civil está montado no local.

O incêndio começou por volta das 8h15m no subsolo da indústria onde são fabricadas as carrocerias de ônibus.

A lista com o nome dos funcionários mortos e feridos está prevista para ser divulgada às 14h30min.

Fonte: Portal Zero Hora (http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1§ion=Geral&newsID=a3048766.xml)

Bom, é com pesar que nós do Maxi Ônibus Olinda - Blogger trazemos essa informação a vocês. O incêndio até o momento do fechamento dessa matéria (14:12 do dia 22/09/2010) não havia sido controlado e os seis mortos, segundo informações, tentaram combater as chamas nos seus momentos iniciais.

Não deixem de visitar nossos parceiros cujo link encontra-se no canto da tela.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Empresas pernambucanas seguem renovando frota a passos largos

Seguindo o cronograma de renovação de frota, as empresas pernambucanas seguem trazendo novidades a cada semana que passa. Vejamos as recentes

- São Judas Tadeu
Chegaram dois Marcopolo Torino 2007, sendo um MBB OF-1722 e um VW 17-230 EOD.

Créditos: Willyam Aleixo

- Expresso 1002
Chegaram sete Marcopolo Ideale 770, todos sob chassi VW 17-230 EOD.

Créditos: Carlos César

- Rodoviária Metropolitana
Já estão rodando Apaches S22 MBB OF-1722, nas cores SEI Alimentadora e SEI Radial. E também surgiu a informação de que a empresa comprou Apache VIP II articulado, sem informações ainda sobre chassi.

Sábado Nostalgia - 04/09/2010

Foto originalmente publicada em 04/09/2010, Caio Vitória MBB OF-1315 da Globo, com foto invertida em pleno ano de 1994.

Créditos: Acervo Digital do Diário de Pernambuco

Nõ deixe de visitar nossos parceiros, cujo link encontra-se no canto da tela.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Sábado Nostalgia - 11/09/2010

Bom, como havia sido prometido, reprisaremos aqui as fotos já postadas no Sábado Nostalgia no Maxi Ônibus Olinda - Blogger. A foto a seguir foi publicada em 11/09/2010 e é de um Vitória da Itamaracá.Créditos: Acervo Digital do Diário de Pernambuco

Caio Vitória - Ford B-1618

Não deixe de visitar nossos parceiros, cujos links encontram-se no canto da tela.

sábado, 18 de setembro de 2010

Sábado Nostalgia - 18/09/2010

Bom, o Sábado Nostalgia é uma série de bastante sucesso no Maxi Ônibus Olinda - Flogme. Consiste em todo sábado apresentar uma ou mais fotos nostálgicas, de ônibus que marcaram época no transporte recifense, algumas vezes até do Brasil!

Seguindo a tradição, repetiremos, todos os sábados, a postagem do Sábado Nostalgia no Maxi Ônibus Olinda - Flogme, aqui nesse espaço. Hoje, tivemos o Marcopolo San Remo, modelo dos anos 80 que fez relativo sucesso no Brasil todo, tanto na versão urbana quanto na rodoviária. Confiram as fotos:
Os créditos de todas as fotos vão para o Acervo Digital do Diário de Pernambuco.

Lembrando que, ao longo da semana, reprisaremos todos os posts do Sábado Nostalgia realizados no Maxi Ônibus Olinda - Flogme, aqui nesse espaço! Portanto, fiquem de olho!

Não deixem de acessar nossos parceiros, cujos links encontram-se no canto da imagem.

22 de setembro: Dia Mundial Sem Carro

Por sermos um espaço para assuntos busólogos, consequentemente outros temas envolvendo transportes também vem à tona. Com isso, é quase uma obrigação nossa divulgar esse evento de extrema importância para o planeta.

Trata-se do Dia Mundial Sem Carro, um projeto idealizado nos anos 90 que consiste em reservar um dia para refletir sobre os problemas que o uso incessante dos carros vem trazendo ao planeta e a população mundial, os quais podemos destacar o congestionamento imenso das nossas ruas e avenidas e a liberação de gases poluentes na atmosfera, como o Metano (CH4), Dióxido de Carbono (CO2) e Monóxido de Carbono (CO). Com isso, estimula-se o uso de meios sustentáveis de deslocamento, como o ônibus (que tem capacidade de transportar um número de pessoas 12 vezes maior do que um carro) e a bicicleta (que alia sustentabilidade com saúde).

Neste ano, o Dia Mundial Sem Carro será realizado dia 22 de setembro. Portanto, vamos aderir a essa causa! Seguem abaixo alguns vídeos insitucionais acerca do tema:








Não deixe de acessar nossos parceiros, cujos links encontram-se no canto da tela.

Cadastro de busólogos na Marcopolo

A Marcopolo, maior produtora de ônibus do mundo, em uma atitude pioneira entre as encarroçadoras do nossos país, lançou um cadastro de busólogos, com o objetivo de aproximar-se cada vez mais desse grupo, que tem demonstrado cada vez mais sua importância para o desenvolvimento do ramo.

O busólogo cadastrado receberá gratuitamente a newsletter da empresa em seu e-mail, com a mais recentes novidades sobre tudo o que ocorre na encarroçadora.

O cadastro é feito por etapas e pode ser efetuado no seguinte link: http://www.marcopolo.com.br/website/marcopolo_pt/content/marcopolo/contato/busologos.php.

Não deixe de acessar nossos parceiros, cujo link encontra-se no canto da tela.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Sistemas de Transporte pelo Brasil - Recife-PE

Iniciando as nossas postagens, explicaremos um pouco como funciona o sistema de transportes de Recife-PE.

O sistema consiste atualmente em 367 linhas de ônibus gerenciadas pelo Grande Recife Consórcio de Transportes (GRCT).

Porém, o que marca o sistema recifense, e o torna um dos mais elogiados do país é o sistema de integração, ou SEI, como é popularmente conhecido. Com ele, é possível percorrer longas distâncias dentro da região metropolitana, com o custeio de apenas uma passagem.

A integração é feita atráves de grandes terminais espalhados em pontos estratégicos da Região Metropolitana. Atualmente, são 13 terminais operando, 2 em obras, e mais 5 em projeto.
O SEI é dividido da seguinte forma:

- Linhas radiais: ligam os terminais integrados ao centro da cidade.
- Linhas perimetrais: cruzam os grandes corredores da cidade sem passar pelo centro
- Linhas interterminais: ligam um terminal integrado a outro

- Linhas alimentadoras: ligam os bairros ao terminal integrado mais próximo - Linnas circulares: ligam os terminais integrados à regiões próximas
Bom, praticamente é isso. Aos poucos vocês conheceram mais um pouco sobre o SEI quando iniciarmos postagens individuais com cada empresa.

Não deixem de visitar o Maxi Ônibus Olinda no Flogme e os nossos parceiros, cujo link encontra-se no canto da tela.




Bem vindos ao Maxi Ônibus Olinda - Blogger

Olá a todos que passam a nos acompanhar!

A busologia é um hobby que vem ganhando adeptos a um ritmo alucinante por todo o país. Por isso, a busologia vai indo além dos fotoblogs, fotopages e comunidades do Orkut. Vai chegando aos blogs, e em alguns casos até mesmo a sites próprios.

O Maxi Ônibus Olinda - Blogger é uma extensão do trabalho iniciado em 2009 no sistema Flogme. Aqui, pretendemos conquistar uma gama ainda maior de visitantes e tornar cada vez mais conhecida a busologia a nível nacional e até mesmo internacional.

Aqui teremos postagens com fotos, vídeos, desenhos, debates, enfim. Prentendemos ser um espaço completo, com diversas opções pra todos os gêneros.

Bom, é basicamente isso. Declaro oficialmente o início das atividades do Maxi Ônibus Olinda - Blogger. Não deixem de visitar nossos parceiros também, cujos links aparecem no canto da tela.