Pages
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
sábado, 25 de setembro de 2010
Sábado Nostalgia - 25/09/2010
Vídeos sobre ônibus
Dia Mundial Sem Carro evidencia dependência de veículos particulares no Recife
De um lado, um grande grupo de recifenses deixou o movimento de lado mais por não conhecê-lo do que por falta de vontade em aderir à causa, a exemplo do trainee administrativo Thiago Lima, de 21 anos. “Nunca ouvi falar, mas se soubesse acho que encontraria um jeito de participar”, garantiu o trainee administrativo Thiago Lima, de 21 anos. Um segundo e majoritário grupo buscou amparo no tradicional discurso da necessidade. “Somos quatro pessoas, trabalhamos em lugares diferentes, tenho que sair deixando o pessoal. Eu preciso do carro, não teria como participar”, explica o profissional autônomo Fábio Araújo de Melo, de 30 anos.
Mas houve quem aderisse à causa e buscasse chamar a atenção para o uso excessivo de automóveis e questionar a dependência criada em torno da mobilidade particular, a exemplo da integrante do Fórum Estadual de Reforma Urbana de Pernambuco (Feru-PE), Daniela Rodrigues, uma das defensoras do protesto. Para isso, ela teve que pegar quatro ônibus para ir de Jardim Paulista, na zona norte da Região Metropolitana do Recife, à Madalena, na capital, onde trabalha, em um trajeto total de 25,8 km e 1h32. “Acabei percebendo problemas que antes não conseguia enxergar. As calçadas não oferecem mobilidade, há semáforos quebrados e os coletivos vivem lotados. No fim, senti falta do meu carro”, afirma.
Em Jaboatão dos Guararapes, um grupo de 30 pessoas, entre estudantes e funcionários públicos, decidiu ir de bicicleta ao trabalho. A iniciativa marcou oficialmente a primeira adesão do município ao protesto, que já vem sendo colocado em prática, há sete anos em mais de 60 cidades, a exemplo de São Paulo. “Fomos da Praça de Candeias até a Prefeitura, um trecho que normalmente fazemos em 30 ou 40 minutos de carro e que hoje conseguimos pedalar em apenas 20. Acabou sendo mais saudável, responsável, barato e, surpreendentemente, também mais rápido”, defendeu o pastor Waldir Benebides.
A iniciativa na segunda maior cidade do estado rendeu frutos. De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Marcio Mendes, o grupo, que protestava por uma ciclovia será atendido a partir do próximo sábado, quando 1,5 km de área reservada a ciclistas será inaugurada na cidade. “Nos próximos meses, essa faixa será interligada à ciclovia do Recife, facilitando ainda mais a mobilidade. É uma causa justa e que merece atenção”, garantiu.
Na rede de relacionamentos Twitter, o assunto também entrou na pauta coletiva. Usuários como @mecva defendiam a iniciativa: “Hoje, 22 de setembro, é o dia mundial sem carro. Pelo menos agora a tarde eu vim trabalhar a pé”, enquanto outros ironizavam as ações das pessoas que não conheciam o projeto, a exemplo de @simozzilli: “Parabéns ao candidato Mercadante que marcou carreata no Dia Mundial sem Carro”.
Por Ed Wanderley, da redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
Novidades para a Mirim
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
Modelos de ônibus - Caio Apache S21
Trata-se do Caio Apache S21, modelo que começou a ser fabricado em 1999. Podendo ser considerado o sucessor do Alpha, o S21 foi lançado como esperança de encarroçadora em aumentar suas vendas, e assim tentar escapar da grave crise que enfrentava então. Contudo, a curto prazo esse objetivo não foi alcançado, o que terminaria por culminar na falência da Caio no ano 2000.
Em 2001, a Induscar assume o parque fabril da Caio e retoma a produção da linha, incluindo o S21. Com mais recursos e credibilidade no mercado, as vendas crescem e o Apache emplaca de vez. A partir daí, o modelo passa a ser adquirido por várias empresas por todo o país.
Quanto às especificações técnicas, o S21 padrão possuia 12m de extensão, existindo também a versão encurtada e alongada (até 14m). Também houve a versão do S21 truncado (15m) e articulado (18m), que não tiveram um grande número de vendas. Quanto aos chassis, destacaram-se o VW 16-210, VW 17-210, MBB OF-1417, MBB OF-1721, MBB OF-1418 e MBB OF-1722.
O Apache S21 deixou de ser fabricado em 2007, sendo substituído no mesmo ano pelo Apache S22.
Curiosidade:
- O S do "S21", significa século, fazendo uma alusão ao Século 21, bastante aguardado quando do lançamento do modelo.
- Em 2005 a Caio lançou o Apache S21 STD, uma "remodelação" do Apache S21, mais rebaixada do que a original.
Vejamos algumas fotos:
Sábado Nostalgia - 28/08/2010
Créditos: Acervo Digital do Diário de Pernambuco
Amanhã tem Sábado Nostalgia inédito aqui e no Maxi Ônibus Olinda - Flogme
Não deixe de visitar nossos parceiros cujo link encontra-se no canto da tela.
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
Um guerreiro das estradas pernambucanas
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Mais novidades nas empresas pernambucanas
Foto: Márcio Bruxel para o Ônibus Brasil.
Qualquer novidade em relação a nova numeração da Borborema, você vai conferir aqui.
Não deixem de visitar nossos parceiros, cujos links encontram-se no canto da tela.
Incêndio em indústria da Ciferal no Rio de Janeiro mata três pessoas
Incêndio começou por volta das 8h15m no subsolo da indústria
Seis pessoas morreram e dezenas ficaram feridas em um incêndio que atingiu a Ciferal Indústria de Ônibus, empresa do Grupo Marcopolo, de Caxias do Sul, no Estado do Rio de Janeiro.
A fábrica está localizada na cidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Segundo a Rede Globo, os mortos seriam funcionários da empresa que tentavam combater o incêndio.
Bombeiros do Grupamento de Operações com Produtos Perigosos e dos quartéis de Duque de Caxias, Paradas de Lucas e São João de Meriti combateram o fogo e fizeram o atendimento às pessoas intoxicadas. Um posto de atendimento da Defesa Civil está montado no local.
O incêndio começou por volta das 8h15m no subsolo da indústria onde são fabricadas as carrocerias de ônibus.
A lista com o nome dos funcionários mortos e feridos está prevista para ser divulgada às 14h30min.
Fonte: Portal Zero Hora (http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1§ion=Geral&newsID=a3048766.xml)
Bom, é com pesar que nós do Maxi Ônibus Olinda - Blogger trazemos essa informação a vocês. O incêndio até o momento do fechamento dessa matéria (14:12 do dia 22/09/2010) não havia sido controlado e os seis mortos, segundo informações, tentaram combater as chamas nos seus momentos iniciais.
Não deixem de visitar nossos parceiros cujo link encontra-se no canto da tela.
terça-feira, 21 de setembro de 2010
Empresas pernambucanas seguem renovando frota a passos largos
- São Judas Tadeu
Chegaram dois Marcopolo Torino 2007, sendo um MBB OF-1722 e um VW 17-230 EOD.
Créditos: Willyam Aleixo
- Expresso 1002
Chegaram sete Marcopolo Ideale 770, todos sob chassi VW 17-230 EOD.
Créditos: Carlos César
- Rodoviária Metropolitana
Já estão rodando Apaches S22 MBB OF-1722, nas cores SEI Alimentadora e SEI Radial. E também surgiu a informação de que a empresa comprou Apache VIP II articulado, sem informações ainda sobre chassi.
Sábado Nostalgia - 04/09/2010
Créditos: Acervo Digital do Diário de Pernambuco
Nõ deixe de visitar nossos parceiros, cujo link encontra-se no canto da tela.
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
Sábado Nostalgia - 11/09/2010
Caio Vitória - Ford B-1618
Não deixe de visitar nossos parceiros, cujos links encontram-se no canto da tela.
sábado, 18 de setembro de 2010
Sábado Nostalgia - 18/09/2010
Seguindo a tradição, repetiremos, todos os sábados, a postagem do Sábado Nostalgia no Maxi Ônibus Olinda - Flogme, aqui nesse espaço. Hoje, tivemos o Marcopolo San Remo, modelo dos anos 80 que fez relativo sucesso no Brasil todo, tanto na versão urbana quanto na rodoviária. Confiram as fotos:
Os créditos de todas as fotos vão para o Acervo Digital do Diário de Pernambuco.
Lembrando que, ao longo da semana, reprisaremos todos os posts do Sábado Nostalgia realizados no Maxi Ônibus Olinda - Flogme, aqui nesse espaço! Portanto, fiquem de olho!
Não deixem de acessar nossos parceiros, cujos links encontram-se no canto da imagem.
22 de setembro: Dia Mundial Sem Carro
Trata-se do Dia Mundial Sem Carro, um projeto idealizado nos anos 90 que consiste em reservar um dia para refletir sobre os problemas que o uso incessante dos carros vem trazendo ao planeta e a população mundial, os quais podemos destacar o congestionamento imenso das nossas ruas e avenidas e a liberação de gases poluentes na atmosfera, como o Metano (CH4), Dióxido de Carbono (CO2) e Monóxido de Carbono (CO). Com isso, estimula-se o uso de meios sustentáveis de deslocamento, como o ônibus (que tem capacidade de transportar um número de pessoas 12 vezes maior do que um carro) e a bicicleta (que alia sustentabilidade com saúde).
Neste ano, o Dia Mundial Sem Carro será realizado dia 22 de setembro. Portanto, vamos aderir a essa causa! Seguem abaixo alguns vídeos insitucionais acerca do tema:
Não deixe de acessar nossos parceiros, cujos links encontram-se no canto da tela.
Cadastro de busólogos na Marcopolo
O busólogo cadastrado receberá gratuitamente a newsletter da empresa em seu e-mail, com a mais recentes novidades sobre tudo o que ocorre na encarroçadora.
O cadastro é feito por etapas e pode ser efetuado no seguinte link: http://www.marcopolo.com.br/website/marcopolo_pt/content/marcopolo/contato/busologos.php.
Não deixe de acessar nossos parceiros, cujo link encontra-se no canto da tela.
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
Sistemas de Transporte pelo Brasil - Recife-PE
- Linhas interterminais: ligam um terminal integrado a outro
- Linhas alimentadoras: ligam os bairros ao terminal integrado mais próximo - Linnas circulares: ligam os terminais integrados à regiões próximas
Bom, praticamente é isso. Aos poucos vocês conheceram mais um pouco sobre o SEI quando iniciarmos postagens individuais com cada empresa.
Não deixem de visitar o Maxi Ônibus Olinda no Flogme e os nossos parceiros, cujo link encontra-se no canto da tela.
Bem vindos ao Maxi Ônibus Olinda - Blogger
A busologia é um hobby que vem ganhando adeptos a um ritmo alucinante por todo o país. Por isso, a busologia vai indo além dos fotoblogs, fotopages e comunidades do Orkut. Vai chegando aos blogs, e em alguns casos até mesmo a sites próprios.
O Maxi Ônibus Olinda - Blogger é uma extensão do trabalho iniciado em 2009 no sistema Flogme. Aqui, pretendemos conquistar uma gama ainda maior de visitantes e tornar cada vez mais conhecida a busologia a nível nacional e até mesmo internacional.
Aqui teremos postagens com fotos, vídeos, desenhos, debates, enfim. Prentendemos ser um espaço completo, com diversas opções pra todos os gêneros.
Bom, é basicamente isso. Declaro oficialmente o início das atividades do Maxi Ônibus Olinda - Blogger. Não deixem de visitar nossos parceiros também, cujos links aparecem no canto da tela.