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sábado, 31 de agosto de 2013

Sem apoio público, jovem cria empresa de ônibus para ajudar sua cidade



Boa parte dos grandes feitos humanos surgiram de alguma oportunidade ‘disfarçada’, seja por um problema, impedimento, falta de verba, enfim. Então, quando o Governo de Detroit anunciou o cancelamento de um projeto arquitetônico de transporte que ligaria o subúrbio a todos os seus pontos principais, Andy Didorosi, de 26 anos, decidiu que, já que o governo não fez, ele mesmo iria abrir uma empresa de ônibus para ajudar sua cidade.



Após seis meses, nasceu a The Detroit Bus Company, uma empresa com ônibus divertidos, criativos e ecologicamente corretos.  A empresa conta com itinerários que passam pelos principais pontos da cidade,  garantindo aos seus cidadãos uma solução para ir e vir.






Créditos das fotos: Hypeness/Divulgação

Segundo ele, quando começou a empresa achou que seria algo pequeno, algo que ajudasse a cidade, mas seis meses depois, os ônibus tem até sistema de rastreamento, que permite que o usuário acompanhe onde está o ônibus e a previsão de chegada no ponto através de um smartphone, e o site possui venda de camisetas com a marca da empresa, de tão interessante que é a proposta deles.
Conheça mais dessa história no vídeo abaixo:




Hypeness

Cresce demanda por viagens de ônibus de longa distância

Créditos: Guto de Castro/Acervo

Com o setor aéreo vivendo mais uma crise, desta vez impulsionada pela alta do dólar e a situação ruim das empresas que tiveram perdas bilionárias em 2013, a primeira associação feita é que, com menos pessoas viajando de avião, o setor rodoviário vê sua demanda aumentar. Os números comprovam isso, porém, dizer que as aéreas competem diretamente com as empresas de ônibus é uma falsa ilusão, alegam as empresas que operam no transporte rodoviário. 



Segundo a Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT), as viagens de ônibus para longas distâncias cresceram 2,58% no primeiro trimestre de 2013 em comparação com 2012. Já as aéreas, sofreram queda de 0,20% na quantidade de passageiros de voos domésticos, segundo a Infraero. Leonel Rossi, vice-presidente de relações institucionais da Associação Brasileira de Viagens (Abav), explica que a má situação das estradas e a distância dos trajetos tende a extinguir as linhas longas como São Paulo e Nordeste. Para ele, os trechos menores possuem maior potencial de crescimento.


Renovação da frota

Apesar da observação de Rossi, várias empresas, sobretudo as que operam em trechos longos, estão investindo e apostando no setor. O grupo Garcia, que atua no estado do Paraná, investiu no último ano R$ 6,5 milhões na renovação de sua frota com a compra de 18 novos veículos. É a segunda renovação da empresa no ano. No início do semestre foram direcionados R$ 22 milhões à compra de 60 ônibus.


Operando entre Santa Catarina e São Paulo, a Viação Catarinense vem passando por um processo de renovação desde o ano passado. Em 2013, já foram investidos R$ 52 milhões em aquisição de novos carros. Marcelo Pierobon, diretor da Catarinense, explica que ocorreu um crescimento de ambos os setores, o aéreo e o rodoviário. Ele defende que os dois se complementam. “Hoje, são várias as parcerias entre as empresas de ônibus e as aéreas. Principalmente no trajeto que liga os aeroportos de cidades como Campinas, por exemplo."


A Viação Cometa, um dos maiores grupos do País, que opera São Paulo e Rio de Janeiro, também se renovou. A empresa adquiriu 170 novas unidades em 2013 e estima crescimento de 16% no número de passageiros transportados em comparação a 2012, quando foram transportados 14 milhões de pessoas pela empresa. A Itapemirim que também atua rotas de longa distância planeja a aquisição de 150 veículos até 2014 da fabricante Marcopolo.
 
Nem tudo vai bem

Apesar das perspectivas positivas do setor, algumas definições que dependem de decisões políticas atrapalham um crescimento maior.  “A exemplo de outras empresas do setor, estamos aguardando algumas definições sobre o processo licitatório das linhas interestaduais”, afirma Francisco Mazon, presidente do Conselho de Administração do Grupo Santa Cruz. Atualmente, o grupo administra as empresas Viação Santa Cruz, Expresso Cristália, Viação Nasser e Expresso Brasileiro de Viação, nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro e transporta cerca de 700 mil passageiros por mês.
 
Cadeia aquecida
 
Com o transporte rodoviário aquecido, toda a cadeia do setor se beneficia. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a comercialização de ônibus cresceu 16,5% no mês de março de 2013, em comparação com 2012. As montadoras apostam em crescimento de 4,5% na produção total de veículos.
 
Empresas que atuam de forma indireta também estão vendo crescimento. Paulo Lane, diretor de marketing da Thermo King para a América Latina, empresa que fornece refrigeração aos ônibus, explica que houve um crescimento de 5% dentro do setor principalmente para empresas que atuam nas cidades de Recife, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.


Istoé Dinheiro

Grande Recife organiza esquema especial para os torcedores que forem ao jogo do Sport X Boa Esporte




Após uma disputa acirrada com o Náutico pela Copa Sul-Americana, o Sport enfrenta neste sábado (31) o Boa Esporte, de Minas Gerais, pela Séria B do Campeonato Brasileiro. O jogo acontece na Ilha do Retiro, às 21h. 


Para levar os torcedores até o estádio, serão disponibilizados seis ônibus, que estarão de prontidão nos seguintes terminais: três veículos no TI Afogados, dois no TI PE-15 e um no TI Rio Doce, a partir das 19h. 

Na hora de voltar para casa, 11 ônibus estarão no TI Joana Bezerra e um no TI Tancredo Neves, a partir das 21h30, aguardando o final da partida. 

Em caso de dúvidas, o Consórcio disponibiliza a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158

GRCT

Leilão de linhas de ônibus interestaduais será em abril de 2014

Créditos: Guto de Castro/Acervo

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou nesta quinta-feira, 29, o calendário para licitação de linhas de ônibus interestaduais. O edital dos lotes de linhas será conhecido no dia 2 de setembro. As empresas interessadas poderão pedir esclarecimentos até o dia 4 de outubro e as propostas deverão ser entregues até o dia 5 de novembro. O leilão, efetivamente, foi marcado para o dia 2 de abril de 2014, na Bovespa, em São Paulo, e a licitação tem previsão de chegar ao valor R$ 23 bilhões.


A decisão de licitar as linhas de ônibus é um revés nos planos recentes do governo, que até o primeiro semestre deste ano trabalhava em uma medida provisória para reorganizar as linhas interestaduais de ônibus, sem ter que passar por licitação.


Sob pressão das empresas de ônibus, o Palácio do Planalto havia resolvido suspender o processo licitatório e permitir a exploração das linhas diretamente por um regime de autorizações, à semelhança do que ocorre no setor aéreo.


A Justiça, no entanto, determinou a realização da licitação. O governo avaliou que teria dificuldades jurídicas para reverter a determinação e que o clima político não recomendava a tramitação de uma MP sobre o assunto no Congresso.


Os contratos de exploração do serviço venceram em 2008 e as transportadoras operam, desde então, com licenças especiais e em caráter provisório.

Valor/Ônibus Paraibanos

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Vegetação urbana brota em cima de ônibus na Espanha

Créditos: EcoD/Acervo

Depois de o designer Marco Antonio Castro ter criado o projeto Bus Roots, instalado na cidade de Nova York, agora a bola da vez é o PhytoKinetic, desenvolvido pelo paisagista Marc Grañén, na Espanha. O jardim móvel é projetado para criar bolsões de vegetação nas cidades, com o objetivo de melhorar a paisagem urbana e aumentar a fotossíntese para limpar o ar, segundo Grañén.

De acordo com a Agência Europeia do Ambiente, em 2010, mais de 3/4 da população da Espanha viveram expostos a altas concentrações de poluentes em ambientes urbanos. Conceituado com base em informações como esta, o sistema Kinetic Phyto utiliza espaços já existentes, sobretudo telhados de ônibus da cidade para aumentar a quantidade de áreas verdes.
Atualmente, Grañén, que ganhou o Iberflora Award de Melhor Iniciativa Sustentável, em 2012, está em negociações com uma empresa de uma frota de ônibus em Barcelona para financiar o projeto na metrópole catalã, e pretende levar o projeto também para a França.
Assista ao vídeo de construção do jardim:


EcoD/Mercado Ético

Linha Bacurau de Rio Doce passa a atender à Av. Conde da Boa Vista


Créditos: Guto de Castro/Acervo

Para atender à solicitação dos passageiros que utilizam o transporte público durante a madrugada, a linha 985 – Rio Doce (Bacurau) passará a atender à Av. Conde da Boa Vista, a partir deste sábado (31). 


Com a alteração de itinerário, os veículos que seguiam da Ponte Duarte Coelho em direção à Rua da Aurora, irão atravessar a ponte em direção à Av. Conde da Boa Vista, Rua Dom Bosco, Av. Agamenon Magalhães, retornando ao itinerário normal pela Av. Olinda, em direção ao Largo do Varadouro. 

Em caso de dúvidas, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Grande Recife, no 0800 081 0158.

GRCT

Ipea: Passe livre estudantil custaria ao governo pelo menos R$ 16 bi


Créditos: Guto de Castro/Acervo

Para universalizar o passe livre estudantil, o governo brasileiro gastaria pelo menos R$ 16,165 bilhões em subsídios para custear o transporte em 44 cidades (capitais ou com mais de 500 mil habitantes). Este é o resultado de um estudo sobre as propostas de ampliação do acesso ao transporte público urbano apresentado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) na manhã desta quinta-feira (29).
O estudo do Ipea analisou três projetos que propõem formas de diminuição do preço das tarifas no Brasil. Para ser feita a pesquisa, foram analisadas 44 cidades e 44 viagens por mês. Nesse cenário, o passe livre estudantil beneficiaria 13,78 milhões de estudantes.

Para a criação de um vale-transporte social para estudantes baseado no CadÚnico (Cadastro Único) --que demonstra vulnerabilidade social--, o subsídio necessário seria de R$ 5,5 bilhões anuais.
Outra possibilidade analisada foi a concessão para estudantes que atendam aos mesmos critérios do Bolsa Família, neste caso o valor necessário para custeio seria de apenas R$ 3,5 bilhões.
Segundo os pesquisadores do Ipea, as manifestações aceleraram fortemente processos de tramitação de projetos de mobilidade urbana.
"O estudo vem em um momento oportuno na medida em que o assunto mobilidade urbana faz parte da agenda de assuntos no Brasil. Há inúmeros projetos tramitando no Congresso. Ele poderiam ter impacto muito maior se fosse aplicados em conjunto, de forma coordenada e não separadamente", afirmou Rogério Boueri, diretor de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais.

Gratuidade reduziria tarifa

Para os pesquisadores, a gratuidade do transporte coletivo não é sinônimo de política social, mas se mostra necessária em um contexto em que há a imobilidade por falta de acesso e alto custo do transporte é um fato. 
"Só o sistema de transporte gratuito economizaria 20% de tarifação sobre os preços dos ônibus", afirmou Renato Balbim. De acordo com ele, gratuidade impactaria no aumento no numero de viagens e também na diminuição do uso de carros. 
O estudo do Ipea analisou os seguintes projetos: PL 2965/2011, que propõe a criação do vale-transporte social; o PLS 248/2013, criado pelo senador Renan Calheiros durante as manifestações de junho, o texto prevê gratuidade para estudantes; e o PL 310/2009, que coloca o transporte gratuito como direito social.

Uol

Volare participa do 14° Encontro das Empresas de Fretamento e Turismo

Créditos: Volare/Divulgação

A Volare irá participar do 14º Encontro das Empresas de Fretamento e Turismo, que acontece entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, no Hotel Mabu, na cidade de Foz do Iguaçu, interior do Paraná. Principal fabricante brasileira de veículos para o transporte de pessoas no segmento leve, a Volare apresentará os modelos DW9 Executivo e WL Limousine, lançados no início deste ano. 
Promovido pela FRESP - Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo, o evento é direcionado aos profissionais do setor de transporte, turismo e áreas afins e tem como objetivo aproximar e mostrar aos empresários e executivos a crescente utilização de ônibus fretados no Brasil e os benefícios e vantagens que proporciona. 

Segundo Milton Susin, diretor da Unidade de Negócio Volare, o segmento de Fretamento e Turismo é um dos que apresentaram maior crescimento nos últimos anos com a utilização de veículos diferenciados e, cada vez, mais confortáveis e sofisticados. “Este segmento é o que mais tem crescido e sua importância é grande porque demanda veículos com configurações luxuosas com padrão superior de conforto”, explica o executivo.

Para atender esse importante público, a marca investe muito em versões específicas para o setor, adequadas para oferecer ainda mais conforto, segurança e baixa manutenção. A Volare tem lançado continuamente novos modelos, específicos para cada aplicação, como o modelo WL, o veículo com maior capacidade para transportar passageiros do mercado no segmento leve.

Já o Volare DW9 Executivo possui capacidade para transportar 31 passageiros, mais motorista e auxiliar. O modelo conta ainda com sinalização externa em Full LED, maior utilização de plásticos de engenharia 100% recicláveis nos para-choques, laterais e revestimentos internos que absorvem o impacto e contribuem para a preservação ambiental.

FRESP

A FRESP foi criada em 1994, com o objetivo de agrupar, representar, coordenar, proteger e estimular o aprimoramento das atividades de transporte de passageiros por fretamento. O evento abordará as tendências e perspectivas da mobilidade urbana no Brasil e o fretamento nas políticas públicas de transportes e contará com a participação das principais empresas fabricantes de veículos, equipamentos, sistemas e serviços para o transporte de passageiros por ônibus.

Volare

Ônibus voltam a circular no Centro do Recife antes do previsto

Créditos: Guto de Castro/Acervo

Os ônibus que trafegam pelo Centro do Recife voltaram a circular antes do previsto pela paralisação na manhã desta sexta-feira (30). Os rodoviários voltaram ao trabalho depois de pararem por uma hora, aderindo ao Dia Nacional de Mobilização e Paralisação, articulado por diversas categorias do País.
Motoristas e cobradores que se reuniram por volta das 10h em frente aos Correios da Avenida Guararapes, no bairro de Santo Antônio, Centro, voltaram a circular uma hora depois do início da paralisação, prevista para durar duas horas.

O ato, que não tem o apoio do Sindicato dos Rodoviários, foi organizado pela Oposição Rodoviária ligada à CUT e pela Oposição Rodoviária de Verdade. 

Segundo o presidente da Oposição de Verdade, Aldo Lima, está mantida para as 14h o ato junto com outras categorias em frente à Câmara de Vereadores do Recife, na Boa Vista, Centro.
Créditos: Julio Rebelo/JC Imagem

NE 10

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Rodoviários vão parar nesta sexta-feira


Créditos: Julio Jacobina/Diário de Pernambuco

Nesta sexta-feira (30), o país vai parar. A luta unificada das centrais sindicais por melhores condições de trabalho nos mais diversos setores da cidade chega ao estopim com uma série de paralisações e atos públicos. Em Pernambuco, a manifestação já é sinônimo de preocupação com a mobilidade. Metroviários devem definir movimento na noite desta quinta (29) em assembleia da categoria, mas rodoviários já esquematizaram atuação.

 Apesar da articulação nacional, o presidente do Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco, Patrício Magalhães, informou que a organização não vai se envolver em nenhuma movimentação. Informação que já foi derrubada pela liderança da Oposição Rodoviária de Pernambuco que diz já estar pronta para a paralisação.

"Acabamos de sair de uma greve, não vamos entrar em outra. Oficialmente, o sindicato não confirma nada, nem estamos sabendo de nada", explicou Patrício Magalhães. "Nesta sexta, a manifestação não é só nossa, é de todos os trabalhadores do país. Encaminhamos uma carta de reivindicações para Dilma Rousseff no dia 20 de julho e ainda não tivemos nenhum tipo de resposta", retrucou o presidente da Oposição dos Rodoviários de Pernambuco, Juscelino Pereira Macedo. 

Articulação
Ainda de acordo com a Oposição, os ônibus vão sair da garagem, mas não vão circular. "O movimento da nossa categoria vai acontecer o dia inteiro. Pela manhã, os motoristas vão sair das garagens, mas vão parar no Parque 13 de Maio e na Praça do Derby. Os funcionários do período da tarde também vão se unir no protesto da manhã", continuou. A liderança não quis dar mais detalhes do movimento, segundo ele, para não atrapalhar a estratégia de atuação.

Pauta de reivindicações da categoria

1- Jornada de 40h sem redução de salários

2- Contra a PL 4.330, sobre a regularização dos trabalhadores tercerizados
3- Fim do fator previdenciário
4- 10% do PIB para a educação
5- 10% do orçamento da União para a saúde
6- Transporte público de qualidade
7- Reajuste digno para os aposentados
8- Reforma agrária
9- Fim dos leilões de petróleo

Diário de Pernambuco

Ônibus Volkswagen são transformados em delegacias móveis



A MAN Latin America, fabricante dos veículos comerciais Volkswagen e MAN, começa a entregar as primeiras unidades dos ônibus VW 15.190 ODR produzidos especialmente para o programa “Mulher, Viver Sem Violência”, do Governo Federal. Trans
formados em delegacias móveis, os veículos, que percorrerão as áreas rurais e de difícil acesso do País, têm os mesmos chassis e tecnologia do programa Caminho da Escola, com configurações especiais que garantem maior conforto nessa operação.


Em seu interior, as unidades contam com duas salas de atendimento, cockpit customizado para transporte dos tripulantes, netbooks, impressoras, geradores de energia, ar condicionado, projetor externo para telão, toldo, 50 cadeiras, copa e banheiro adaptados para a acessibilidade de pessoas com deficiência. Tudo para garantir uma estrutura adequada no atendimento, acolhimento e orientação às mulheres em situação de violência no campo e na floresta.

Quatro unidades foram entregues na último dia 21 de agosto, pelo Governo Federal às autoridades e trabalhadoras rurais da Jornada das Margaridas, em Brasília (DF). Os ônibus serão utilizados no estado do Goiás e ao Distrito Federal, duas unidades para cada estado. A iniciativa faz parte do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.

A gestão de logística e o itinerário dos ônibus são de responsabilidade dos governos estaduais e dos municípios-pólo, tendo monitoramento da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) e do Fórum Nacional de Enfrentamento à Violência no Campo e na Floresta.

Tecnologia na zona rural

Os ônibus VW 15.190 ODR são equipados com o motor MAN D08 que atende as normas de emissões PROCONVE P-7 por meio da inovadora tecnologia de Recirculação dos Gases de Exaustão – EGR, que dispensa o uso do aditivo ARLA 32. Os veículos foram desenvolvidos especialmente para o trânsito em área rural, contando com suspensões reforçadas, bem como maior ângulo de ataque (de entrada) e de saída, com balanços dianteiro e traseiro reduzidos. Os Volksbus podem percorrer estradas de terra em condições severas de piso e relevo, trazendo eficiência a seus usuários e atingindo todas as regiões onde houver necessidade de amparo à mulher.


Créditos das fotos: MAN/Divulgação


MAN Latin America

BNDES anuncia financiamento para Scania e Comil

Créditos: Eduardo Almeida/Ônibus Brasil

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou a concessão de financiamentos no valor de US$ 83 milhões para financiamento a oito empresas exportadoras. As empresas exportam produtos que vão de ônibus e caminhões até matéria prima para herbicidas, entre elas a Scania Latin América e a Comil. 
Segundo nota divulgada pelo BNDES, deste total, US$ 30 milhões destinam-se à Scania Latin América, para comercialização de caminhões, ônibus e chassis. No ano passado, a Scania, empresa localizada em São Bernardo do Campo (SP), que tem cerca de três mil empregados diretos, chegou a exportar US$ 493 milhões para a Coréia, Argentina, África do Sul, Taiwan e México.

Também foram beneficiadas, na modalidade pré-embarque e pós-embarque, outras 7 empresas, entre elas a Comil Carrocerias e Ônibus.

Na modalidade pré-embarque, o BNDES financia a empresa exportadora na fase da produção dos bens a serem exportados e, na de pós-embarque, refinancia o cliente no exterior quando da aquisição de bens destinados a viabilizar a produção. Nos dois casos, as modalidades de financiamento destinam-se a qualquer empresa, de qualquer porte, constituída sob as leis brasileiras, que tenha sede e administração no Brasil.

Agência Brasil/Portal Ônibus Paraibanos

Mascarello divulga as primeiras fotos do Roma 350 2013


A encarroçadora paranaense Mascarello divulgou em sua fan page no facebook as primeiras fotos do seu modelo rodoviário Roma 350 versão 2013. Essa é a primeira reestilização do modelo desde o seu lançamento em 2007. 
O modelo estará exposto durante a FRESP - 14º Encontro das Empresas de Fretamento e Turismo - ANTP em Foz do Iguaçu PR - 29 de Agosto a 01 de Setembro. Confiram as fotos de divulgação: 

O veículo da foto será o de divulgação do modelo e está montado sobre chassi Volvo B340R.






Créditos das fotos: Mascarello/Divulgação

Portal Ônibus Paraibanos

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Volare é destaque no encontro nacional de comércio exterior

Créditos: Sandro Honorato/Volare

Com foco na ampliação de sua presença no mercado externo e de aumento nas exportações, a Volare, principal fabricante brasileira de veículos para o transporte de pessoas no segmento leve, participou, nos últimos dias 22 e 23 de agosto, do Encontro Nacional de Comércio Exterior – ENAEX 2013 realizado no Rio de Janeiro, no Armazém 2, Pier Mauá. A empresa apresentou o modelo WL Limousine, destinado ao segmento de Fretamento e Turismo e o de maior capacidade do mercado para transportar passageiros, com 36 lugares.

A primeira participação da Volare em um evento como o ENAEX está alinhada ao objetivo da marca em aumentar sua presença no mercado externo e expandir as exportações. “O evento reúne grandes empresas e representa uma excelente oportunidade para demonstrarmos as vantagens dos nossos veículos. Nossa meta é focar no mercado externo e ampliar as exportações, que no ano passado foram de mais de 500 unidades”, destaca Mateus Ritzel, diretor comercial da Volare.

Projetado para oferecer deslocamento rápido, elevado padrão de conforto, requinte, segurança e grande espaço interno, o Volare WL Limousine foi desenvolvido com as mais inovadoras tecnologias mundiais e tem como diferenciais o espaço interno, o design, a funcionalidade e a versatilidade. Considerado a solução ideal para quem opera com grandes grupos no segmento de fretamento e turismo, o novo modelo acomoda 36 pessoas, mais motorista e auxiliar, com a leveza e a mobilidade de um veículo pequeno. Essas características, aliadas à robustez, segurança, economia e baixa manutenção, fazem do modelo o melhor veículo para o transporte diferenciado de passageiros.

O Volare WL Limousine possui bagageiro traseiro, com 4.000 litros de capacidade e maior abertura para acesso, proporcionando comodidade e facilidade aos passageiros. O compartimento de bagagens conta com uma grande porta traseira com abertura até a base da carroceria, facilitando o carregador ao levantar peso, e tampas de acesso laterais que permitem melhor acomodação dos volumes.

O ENAEX é o evento de referência do comércio exterior brasileiro, constituindo espaço adequado para o debate de propostas objetivas e a interação entre o empresariado nacional e autoridades governamentais, visando facilitar a adoção de políticas e ações em favor da expansão do comércio exterior do Brasil. Em sua 32ª edição, teve como tema dos trabalhos “Propostas para uma logística integrada e competitiva” e reuniu mais de 2.000 participantes, entre executivos e empresários.

Volare

Marcopolo Ciferal já programa articulados e biarticulados

Créditos: Marcopolo/Divulgação

A ordem geral na Marcopolo Ciferal é intensificar a produção. Copa do Mundo e jogos olímpicos são os grandes motivadores para a unidade que responde por 30% da produção de ônibus da Marcopolo e que já recebeu aportes superiores a R$ 30 milhões em investimentos nos últimos três anos. Com unidade fabril em Xerém, no Rio de Janeiro, a Marcopolo Ciferal reúne capacidade para produzir 7.500 veículos por ano e para isso conta com uma força de 2.600 colaboradores, que contribuíram para uma marca histórica: a produção do veículo 50.000, um modelo Torino que rodará no sistema BRT da capital fluminense. 


“Neste ano iniciaremos a fabricação de ônibus articulados e biarticulados, modelos que até então eram feitos somente na unidade de Ana Rech, em Caxias do Sul”, afirma o diretor da Marcopolo Ciferal, Alberto Calcagnotto. Segundo o executivo, saem diariamente das linhas de produção de Xerém 28 unidades por dia.

Transporte Press

Grande Recife divulga esquema de ônibus para volta dos torcedores da Arena PE

Ao todo, 50 veículos fazem o transporte das torcidas de Náutico e Sport


A estratégia de mobilidade para o Clássico dos Clássicos desta quarta-feira, na Arena Pernambuco, é diferente da que se propagava antes da concepção do estádio. O metrô deixou de ser a grande válvula de escape. Ele só levará os torcedores na ida para a partida e fecha às 23h. O retorno dos torcedores, portanto, só voltam de ônibus.


Com isso, o Consórcio Grande Recife montou um esquema especial para atender a demanda. Estão disponibilizados 50 veículos para três itinerários diferentes. Os alvirrubros vão ser levados até o Derby ou o Cais de Santa Rita, tendo como via a Av. Conde da Boa Vista. Já os rubro-negros têm como ponto de embarque o portão R. De local, os veículos partem direto da Arena Pernambuco para a Ilha do Retiro em viagens expressas.

As passagens de voltas já serão vendidas nas bilheterias do metrô das estações Recife (a partir das 18h), Joana Bezerra (a partir das 19h) e Cosme e Damião (a partir das 19h30). No Terminal Integrado do TIP, as passagens também estarão à venda em um guichê, a partir das 19h.

Ida
Antes do jogo, os torcedores do Sport embarcam na estão de metrô Cosme e Damião e, em seguinda, utilizam a linha 047 - Loteamento Santos Cosme e Damião. São três veículos para ir até a Arena Pernambuco. Já os alvirrubros, que pegam o metrô na estação Centro, desembarcam no Terminal Integrado do TIP e conta com 15 veículos articulados da linha 408 - TI TIP/Arena, que sairão de dentro do terminal.

Serviço
Atendimento ao Cliente do Grande Recife - 0800.081.0158.

Super Esportes

Metrô só funcionará até às 23h e volta para casa terá que ser feita de ônibus

Alegando que a estação de Cosme e Damião não foi feita para atender o estádio, entidade responsável pelo metrô não funcionará após a partida


Durante a Copa das Confederações, o comitê organizador local incentivou o uso do metrô como principal modo de locomoção dos torcedores para assistirem aos três jogos que a Arena Pernambuco recebeu. Agora, com o primeiro clássico estadual ocorrendo no novo estádio, a opção de transporte pelos trilhos não vai existir. Ao menos para voltar para casa.


Como o metrô só funciona até às 23h, a CBTU Recife manteve o horário tradicional de funcionamento. “O nosso horário é de 17 às 23h. Temos que fazer a manutenção dos trens e não temos como atender esta partida. São fatores que oneram a operação”, explicou o assessor de comunicação Salvino Gomes.

De acordo com a CBTU, a estação de Cosme e Damião não foi projetada em função do estádio, mas sim para a população local. “A estação não foi construída para a Copa. Foi construída para a comunidade. Ela foi readequada, após a escolha do Recife como sede. O projeto sofreu adaptações para atender a exigência da Fifa, mas o objetivo inicial não era esse”, declarou.

Para atender aos torcedores que vão utilizarão o metrô para ter acesso ao estádio, os ônibus serão a opção para o retorno. O Consórcio Grande Recife disponibilizará 50 ônibus, que farão o trajeto de volta a área central do Recife. Os coletivos destinados a torcida do Sport seguirão até a Ilha do Retiro, enquanto os alvirrubros serão levados até a Av. Conde da Boa Vista.


Super Esportes

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Por dentro dos ônibus das bandas

Embarque nos ônibus do Aviões do Forró e de Waldonys. Com conforto e segurança reforçada, os veículos funcionam também como um "outdoor" das bandas

Na agenda lotada de shows, as bandas de forró viajam o País a bordo de seus ônibus, especialmente adaptados para comportar músicos, dançarinos e equipe técnica. Conforto e segurança são destaques do transporte que é quase uma segunda casa para os integrantes. Os investimentos são altos e um modelo novo pode chegar R$ 1 milhão. 

É a bordo de um Marcopolo 1800 Double Decker (dois andares) com chassi Mercedes-Benz que 36 pessoas – incluindo dois motoristas - da equipe da banda Aviões do Forró embarcam para os shows pelo País.

O modelo conta, entre outros detalhes, com freios ABS, motor de 400 cavalos, inspeção inteligente, e dimensões de 4,2 metros de altura, 15 m de comprimento e largura de 2,5m - todo envelopado, para garantir a estilização.

O veículo, comprado zero quilômetro, foi adquirido em janeiro por cerca de R$ 1 milhão, segundo o chefe de transporte e logística da A3 Entretenimento, Isac Ferreira. “Um ônibus convencional nesse modelo fica na faixa de R$ 700 mil. Mas ele foi encomendado com adaptações. Quando compramos o chassi, em dezembro, fui a Caxias do Sul (RS), onde fica a fábrica da Marcopolo, e junto com o arquiteto deles fomos planejando os detalhes”, explica.

Quando não há possibilidade de aéreo, os vocalistas Xand e Solange Almeida também embarcam no ônibus. Para cada um deles, foi montado um quarto. O veículo, inclusive, está passando por uma reforma para redistribuir os espaços – o quarto de Xand ficará no piso superior e o de Sol no inferior, com direito à instalação de um berço, já que a cantora está grávida de seis meses.

Nos quartos, cama, frigobar, televisão, vídeo game são algumas das opções. O ônibus conta também com poltronas leito, ar-condicionado, sistema de internet wi-fi, sistema de som com DVD, televisores de LCD. Isac explica que as bailarinas ficam em uma sala VIP no piso inferior, com poltronas leito. É nesse piso que fica o banheiro. Já os homens da equipe vão para a parte de cima.

Aos cuidados do chefe de transporte e logística da A3, estão, além de dois ônibus para o Aviões (“com um de prontidão em caso de problemas”), estão ainda os veículos das bandas Solteirões do Forró, Forró dos Plays, Forró do Muído, Vicente Nery, Dorgival, Pé de Ouro, além de um reserva.

Waldonys: Um “hotel em trânsito” é como o produtor do Waldonys, Marcio Farias, define o veículo usado pela banda há três anos: um Viagio 1050 Mercedes 1722, comprado novo. “Ele já veio adaptado de fábrica e custou R$ 380 mil”, detalhou.

Quinze integrantes da banda embarcam no veículo, onde são destinadas duas poltronas para cada pessoa. Além disso, o conforto é garantido por banheiro de luxo, frigobar, TV digital, entre outros equipamentos.

Também considerado uma segunda casa da banda, o ônibus coleciona histórias curiosas. “Nas últimas festas de São João, o computador de bordo deu pane e passamos cinco dias sem ar, TV, som, luz. Foi um verdadeiro apagão”, conta.



Jornal O Povo (CE)

Agrale lança caravana para divulgar chassis de ônibus


Créditos: Julio Soares/Divulgação

A Agrale vai promover nos meses de agosto e setembro uma ação promocional por várias regiões do Brasil para apresentar e promover o novo modelo de chassis de ônibus, MA 17.0, a empresários e operadores de transporte urbano e de fretamento de passageiros. A ação, que percorrerá seis Estados, coincide com o início de comercialização do produto e visa divulgar as características e atributos do novo chassi, o de maior capacidade de carga já produzido pela marca.

Segundo Alvonir Anderle, diretor de vendas da Agrale, o objetivo é aproximar a empresa dos operadores de transporte e concessionários da marca, destacando os atributos e vantagens do MA 17.0. “Desde o ano passado o novo chassi vem sendo submetido a rigorosas validações em itinerários normais de algumas das principais cidades do País, com total aprovação das empresas de transporte de passageiros. Queremos mostrar os resultados positivos e deixar que os clientes conheçam e experimentem o veículo”, explica o executivo.

Com início em Canoas, RS, a caravana ocorrerá nos meses de agosto e setembro e passará pelas cidades de Caxias do Sul, Campinas, São Paulo, Brasília (DF), Salvador (BA), Aracaju (SE) e Belo Horizonte (MG).

Em cada cidade a ação terá três dias de duração, incluindo a exibição e demonstração dos veículos e visitas aos operadores de transporte da região. Durante os encontros, profissionais da Agrale passarão informações técnicas sobre todos os modelos de chassis de ônibus da marca.

“Para demonstrar a maior versatilidade do chassi MA 17.0, sete veículos farão parte da ação, com configurações distintas para o transporte de passageiros nas regiões urbanas e também intermunicipal de curtas distâncias, que receberam carrocerias Caio, Marcopolo, Maxibus, Mascarello e Neobus, nossos parceiros no projeto”, finaliza Anderle.

Chassi Agrale MA 17.0: O Agrale MA 17.0 tem como principais características a robustez e o baixo custo operacional, além de mecânica consagrada no mercado brasileiro. Admite carrocerias de até 12,5 metros de comprimento e foi projetado para atender as condições mais severas de trânsito urbano e de lotação.

Equipado com motor MWM de 6 cilindros e 225 cv de potência, permite retomadas em baixo regime de rotação, o que é ideal para o anda e para do trânsito urbano. O chassi MA 17.0 possui transmissão Eaton de seis marchas, suspensão com molas semielípticas na dianteira e na traseira, direção hidráulica, entre-eixos de 5.950 mm, na versão “standard”, e PBT de 17.000 kg (técnico).

A Agrale possui uma gama diversificada de chassis que agora vão de 8 a 17 toneladas de PBT. A família é composta por diversos modelos e oferece as opções de motor traseiro, piso baixo, suspensão pneumática e transmissão automática. Os produtos atendem à demanda existente no mercado por veículos mais econômicos e compactos, sobretudo nos segmentos urbano e de fretamento.

Com tecnologia nacional desenvolvida para aplicação no transporte de pessoas e as reconhecidas características de versatilidade, segurança, conforto e eficiência, a linha de chassis Agrale apresenta atributos de economia operacional e diversidade de opções de distâncias entre-eixos para o atendimento das diferentes demandas do mercado.

Agrale/Unibus RN

Transporte público é pouco subsidiado por governos locais

Créditos: Guto de Castro/Acervo

O pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Carlos Henrique Ribeiro Carvalho é taxativo: "O transporte urbano coletivo no Brasil sempre recaiu sobre o usuário. Ele paga a conta. No país, em geral, não tem subsídio". Nas cidades do Rio e de Belo Horizonte, por exemplo, o usuário arca com 100% da passagem, pois não há subsídio do poder público. Em São Paulo, o governo subsidia 21%. No Distrito Federal, que acabou de licitar as linhas de ônibus, há subsídio de 19% por mês apenas para garantir a gratuidade dos estudantes, idosos e deficientes.

"Achamos que o subsídio tem o risco de acabar premiando a ineficiência, porque o empresário de ônibus já sabe, de antemão, que vai receber algo, então isso pode não estimulá-lo a investir no serviço ou melhorá-lo", diz Ramon Victor Cesar, presidente da BHTrans, órgão responsável pelo transporte urbano na cidade.

Segundo o Ipea, esse modelo tem pesado muito no bolso dos brasileiros mais pobres, que chegam a gastar mais de 13% do seu orçamento com transporte público. "Na Europa tem subsídio nacional, regional e local. A lógica é que o transporte público é essencial e beneficia toda a sociedade, incluindo o setor produtivo. Na França, as empresas pagam uma parte. Já, no Brasil, quem tem menos paga mais, e se esquece que transporte é atividade-meio, já que possibilita que a pessoa tenha emprego e acesso à Saúde e à Educação", diz Carvalho, que defende um pacto para discutir quem deveria contribuir: "O ideal era criar um mix de fontes de financiamento para dividir o custo entre o usuário, os grandes empreendimentos e as prefeituras, por exemplo. Agora, a gasolina pode ser um primeiro passo. O governo, que já zerou a Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) para privilegiar o transporte individual, aumentaria o preço e pegaria parte dos recursos para financiar o transporte urbano".

Em São Paulo, 21% da tarifa são pagos pela prefeitura, por meio de subsídios que este ano são de R$ 1,45 bilhão. Secretário municipal de Transportes de SP, Jilmar Tatto (PT-SP) lembra a ideia chamada de Cide municipal: segundo essa proposta, defendida pela Frente Nacional de Prefeitos, o dinheiro da Cide seria usado para o financiamento do transporte municipal, como uma forma de diminuir o percentual da tarifa que é pago pelos passageiros e, assim, baratear a passagem. "A proposta sobre a Cide é, em vez de o dinheiro da contribuição ir para investimento em infraestrutura, como é hoje, fazer com que ele seja transformado em verba de custeio do sistema. Pode ser feito por um projeto de lei, ou por medida provisória, por exemplo. Mas é uma decisão política", diz.

Transporte gratuito: Secretário de transportes do DF, José Walter Vazquez Filho reconhece que o “lascado que anda de ônibus paga, e quem anda de BMW não paga nada”. "O transporte virou pauta porque a meninada foi para a rua. No Brasil, ficamos muito tempo sem discutir mobilidade urbana e, além disso, as lideranças ou são regionais ou são os donos das empresas de ônibus", diz Vazquez. "Pode ser que o carro vire o cigarro de amanhã, mas hoje ainda dá status, e a indústria de automóvel tem grande importância no PIB nacional", completa.

No DF, de acordo com a DFTrans, “juntando metrô e ônibus, a remuneração total dos operadores do sistema de transporte público é de cerca de R$ 1,09 bilhão. Desse valor, cerca de R$ 257 milhões são recursos oriundos do poder público. Há ainda impostos não cobrados sobre combustíveis para empresas em dia com os tributos.”

"Não cobramos ISS do Diesel, por exemplo. E, na licitação, o importante era apresentar o menor preço de tarifa. Mas acredito que a sociedade tenha que decidir o que prefere: que o Estado pague o transporte do trabalhador ou construa pistas? Temos Saúde e Educação gratuitas. Fazer o mesmo no transporte não é impossível, mas é preciso que haja discussão", diz Vazquez.

No Rio, Carlos Roberto Osório, secretário de Transportes, diz que há “desconexão” entre a demanda por transporte público e a política do governo federal que subsidia a compra de veículos particulares. "O governo federal tem que ser parte da solução, pois os municípios têm limite de capacidade de investimentos" diz Osório, lembrando que “nesse momento, para a prefeitura do Rio, não é adequado o poder público entrar com subsídio ao transporte de ônibus. Para nós, o sistema hoje tem que ser autofinanciável para ser sustentável por tarifas adequadas e justas. Com subsídio, a gente sabe onde começa, mas não sabe onde acaba".

O Globo/Unibus RN

Saiba porque o transporte público de qualidade reduz doenças e mortes

Créditos: Guto de Castro/Acervo

Mais do que melhorar a qualidade do ar e reduzir a emissões de gases de efeito estufa (GEEs), uma rede de transporte público eficiente auxilia no combate de problemas na saúde, como acidentes de trânsito, estresse, sedentarismo e obesidade. Estopim dos protestos que atingiram o país, a mobilidade urbana vinculada a saúde e a qualidade de vida faz parte de mais de 300 estudos realizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo o coordenador do Departamento de Saúde Pública e Meio Ambiente da OMS, o epidemiologista Carlos Dora, um sistema de transporte de qualidade pode prevenir doenças não transmissíveis, como as cardiovasculares e as pulmonares além dos acidentes de tráfego, que atualmente compõem a lista das principais causas de morte no Brasil.
Dora afirma ainda que se o cidadão tivesse à disposição ônibus e metrôs eficientes e com custo acessível, além de ciclovias seguras, seria mais vantajoso deixar o carro em casa, já que, em áreas urbanas, os automóveis são responsável por até 90% da poluição do ar ambiente e por até 1,2 milhões de mortes, em acidentes.
“Quanto mais espaço dedicado ao transporte público eficiente e rápido, espaço para ciclistas e pedestres, menos carros, menos acidentes, menos poluição do ar, mais atividade física durante a vida diária e consequentemente mais saúde”, explicou o coordenador ao Folha de São Paulo.
Mas o que os meios de transporte realmente têm a ver com a saúde?
O uso do carro individual, por exemplo, gera falta de atividade física e, como consequência, doenças cardiovasculares e obesidade. Estudos mostram que 30 minutos de atividade física intensa, como andar de bicicleta ou caminhar vigorosamente, pelo menos três vezes por semana, reduz o risco cardiovascular em 30%, além de prevenir cânceres.
Já para a pessoa pegar um ônibus, ela precisa andar a pé ou de bicicleta até a estação. Se o transporte for de qualidade, incentiva a prática na cultura da população. Dora diz que quem usa ônibus ou metrô anda em média entre 8 e 25 minutos a mais por dia, o que é quase o tempo mínimo recomendado pela OMS para gerar melhorias de saúde.
Em Copenhague, foi feito um estudo que acompanhou, durante 14 anos, pessoas que andavam de ônibus, a pé, de carro e de bicicleta. Quem usava bicicleta regularmente para ir ao trabalho teve redução de 30% na mortalidade total, isso depois de ajustar por outros fatores como o tabaco, a hipertensão, a atividade física para o lazer etc. Há poucos remédios ou intervenções médicas que reduzem a mortalidade total da população em 30%. Xangai fez um estudo semelhante com resultados quase iguais.

Para o coordenador, o metrô pode ser uma solução cara e de longo prazo, para a melhoria do sistema de transporte público. Para isso, é preciso também reorganizar o espaço da superfície.
“O BRT [ônibus de trânsito rápido], adotado em Curitiba (PR), tem se mostrado como uma boa alternativa, capaz de contribuir, em conjunto com outras medidas, para uma melhoria na saúde pública. E o seu custo é menor quando comparado a outros meios de transporte”, comentou Dora. Em 2012, um estudo da a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) desenvolveu um estudo sobre as características do sistema de ônibus de trânsito rápido (BRT, na sigla em inglês) em 12 cidades brasileiras. Conheça!

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