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terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Onde Está Você: Borborema 990 e Pedrosa 807



Excepcionalmente nesta terça-feira de Natal, trazemos para você a última edição da coluna "Onde Está Você" em 2013. Pela última vez no ano, você poderá conferir a atual localização de dois ônibus que passaram pela frota de empresas recifenses.

O primeiro deles tem muita história para contar. Trata-se de um Torino GV Articulado, chassi Scania S-113. Ele pertenceu a Borborema e tinha o prefixo 990. Chegou a empresa em 1999, no padrão SEI Perimetral, para operar nas linhas 050 PE-15/Boa Viagem e 080 Joana Bezerra/Boa Viagem.
Créditos: Diego Barbosa/Ônibus Brasil


Porém, o chassi desse ônibus tinha muita história. Pertenceu ao primeiro ônibus articulado que a Borborema comprou em sua história, dez anos antes, em 1989. Na ocasião, era montado sob a carroceria Caio Vitória e tinha a cor padrão da empresa, operando na linha 032 Setúbal.

Mas voltando ao personagem principal deste post, o 990 teve uma longa vida na empresa, sempre revezando nas linhas citadas mais acima. Foi desativado no final de 2008, sendo substituído por Torinos 2007 que a empresa comprara naquele ano.

Após a desativação, muito se especulou sobre o futuro do 990. Muitos diziam até da possibilidade dele ser reencarroçado novamente, mesmo com o motor alcançando os 20 anos de uso. Tais boatos, claro, não se confirmaram.


O 990 ficou sumido durante quatro anos até ser flagrado, neste ano de 2013, no interior de Pernambuco. Encontra-se atualmente na cidade de Cabrobó e pertence a um proprietário particular. Contrariando o destino da maioria dos ônibus articulados, que geralmente são desmontados, o 990 permanece firme e forte.

Veja como está o 990 atualmente:

Créditos: Flávio Eduardo/Ônibus Brasil


Já o segundo destaque da coluna hoje é um Busscar Urbanus, chassi Volkswagen 16-210 CO. Ele pertenceu a Pedrosa e tinha o prefixo 807. Chegou a empresa em 1998 como parte do processo de renovação de frota, e logo foi escalado nas linhas de maior demanda da empresa, como a 624 Brejo, 631 Nova Descoberta (Cabugá), entre outras.
Créditos: Diego Barbosa/Ônibus Brasil


O 807 permaneceu na frota da empresa por 10 anos. Foi desativado em 2008, quando a empresa comprou seu primeiro lote de Apache VIP II. A pouco tempo atrás, foi flagrado na cidade de Nazaré da Mata, na zona da mata pernambucana, atuando no transporte de trabalhadores rurais da região.

Veja como está o 807 atualmente:
Créditos: Daniel Bezerra/Ônibus Brasil


Caros leitores, a coluna Onde Está Você de hoje é o último post do Maxi Ônibus Olinda em 2013. Entraremos em recesso e retornaremos as atividades normais no dia 06 de janeiro de 2014.

Desejamos a você, amigo leitor, um Feliz Natal, repleto de saúde paz e felicidade. E também um 2014 repleto de sonhos e de esperanças. O ano vai começar com muitas novidades aqui no nosso blog.

Um forte abraço, e até 2014!

Justiça manda ANTT suspender leilão de linhas interestaduais de ônibus


Créditos: Guto de Castro/Acervo

A Justiça determinou a suspensão do leilão de linhas interestaduais de ônibus que estava previsto para acontecer entre maio e junho de 2014, segundo liminar concedida pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (
ANTT) informou que vai recorrer da decisão.

A liminar foi concedida pelo desembargador federal Jirair Aram Meguerian na quarta-feira (18) e atendeu a um pedido do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de São Paulo.
O sindicato questiona os prazos determinados pela ANTT para se contestar o edital (até 10 dias antes da data de entrega das propostas) e para que a agência dê resposta a esses pedidos de impugnação (2 dias antes da data prevista para abertura dos envelopes, ou seja, do leilão).
Na visão do desembargador, a legislação em vigor prevê que o prazo para dar entrada em pedidos de impugnação seja de até 2 dias antes da entrega das propostas. Já as respostas a eles devem ser dadas até 3 dias antes do leilão. 
“Neste ponto, importante destacar a relevância da tese do agravante no sentido de que a limitação do prazo de impugnação ao edital a até dez dias úteis antes da data estabelecida para a entrega dos envelopes, quando deveria ser até dois dias úteis antes da data de abertura dos envelopes, ou cinco dias úteis para impugnação por parte de qualquer cidadão, afasta a possibilidade de que os licitantes apontem inconsistências em certame de fundamental relevância e importância para o país e que, a depender da resposta da administração, apresentem impugnação complementar”, diz Meguerian na decisão.
Procurada, a ANTT informou que “foi intimada [da liminar] e está tomando as providências necessárias para suspender o leilão”. Além disso, informou que “adotará as medidas judiciais cabíveis com o objetivo de revogar essa decisão”.
Primeiro leilão do país
O leilão seria o primeiro envolvendo as linhas interestaduais de ônibus no país - as linhas sempre foram operadas em regime de permissão.

Um decreto de 1993 determinou o leilão das linhas e estabeleceu que as permissões deveriam expirar em 2008. Mas como na época o governo ainda não tinha pronto o modelo de licitação, as empresas de ônibus passaram a atuar sob autorização especial – situação que vigora até hoje.
No total, vão ser licitadas mais de 2.100 linhas. E para que todas as regiões sejam atendidas, os trechos foram divididos em 54 lotes, que misturam rotas lucrativas e outras nem tanto.
As empresas vão disputar o pacote fechado e quem ganhar a linha que liga Rio e São Paulo, por onde circulam quase 1,5 milhão de pessoas por ano, leva junto outras que cortam o interior do Brasil, como a que vai de Garanhuns, no sertão pernambucano, a Volta Redonda, no Rio.
A ANTT acha que o leilão vai aumentar a concorrência entre as empresas. Algumas que já exploram determinados trechos há muitos anos podem perder a concessão, a não ser que apresentem propostas muito interessantes para o consumidor. Ou seja, preços mais baixos para as tarifas.
O novo modelo de concessão determina que os ônibus poderão circular por no máximo dez anos. A vida útil da frota terá que ser de cinco anos, em média. Todos vão ter equipamentos de localização, como GPS, e de controle de emissão de bilhetes.

G1

Via expressa que liga Suape ao Litoral Sul começa a operar neste sábado


Créditos: Rota do Atlântico/Divulgação

A primeira etapa da via expressa concessionada que ligará o Complexo Industrial Portuário de Suape às praias do Litoral Sul de Pernambuco começará a operar à 0h deste sábado (28). Nesta primeira fase, três praças entrarão em operação: no entroncamento na nova rodovia PE-009 com a PE-028; no acesso principal de Suape; e na VPE-052, estrada que liga a PE-060 à Avenida Portuária. A rodovia ficará totalmente pronta no mês de janeiro, quando as duas praças restantes estarão concluídas. Até dezembro de 2013, já foram investidos R$ 260 milhões na rodovia.


A tarifa básica de acesso à via, com um total de 43 quilômetros de extensão, será de R$ 5,60. Este valor será cobrado para veículos de passeio e por eixo para veículos de grande porte. Motocicletas pagam metade. A tarifa funcionará da forma unidirecional, ou seja, o veículo paga apenas uma vez para trafegar pelo sistema. A via terá Volume Diário Médio (VDM) de 15 mil veículos por dia.



O trecho concessionado começará na altura do Hospital Dom Helder Câmara, na BR-101, no Cabo de Santo Agostinho, até a PE-038, no distrito de Nossa Senhora do Ó. O trecho deve facilitar o acesso a praias conhecidas - como Porto de Galinhas, Muro Alto e Maracaípe - uma vez que reduzirá o trajeto em 8,4 quilômetros. Segundo a Concessionária Rota do Atlântico, responsável pela via expressa, a redução representará uma economia de 30% no percurso e de pelo menos 20 minutos, considerando a velocidade permitida para veículos leves de 100 km/h. Os caminhões e ônibus devem ser conduzidos pela rodovia com velocidade máxima permitida de 80 km/h. 



São cinco viadutos e 14 alças de acesso próximo ao hospital,com cerca de quatro quilômetros de extensão. A via seguirá pelo Contorno do Cabo - novo treco com cerca de 8 quilômetros - até a PE-28, sob um viaduto para a ligação às TRD-Norte e Sul, em Suape, com nove quilômetros. Este trecho será ligado com a rotatória conhecida como Curva, onde começa a nova estrada. A via que liga Suape À PE-038 tem 5,5 quilômetros.

SERVIÇOS - A Rota do Atlântico disponibilizará aos condutores que trafegarem pela via expressa um Centro de Controle Operacional (CCO), que atuará no reforço da segurança viária através do monitoramento por câmeras. O início da operação será com 22 câmeras. Até janeiro, quando a rodovia estiver completa, serão 34 câmeras em funcionamento. Os equipamentos podem visualizar áreas com até 2,5 km de distância. Também estará à serviço dos motoristas o Serviço de Auxílio ao Usuário (SAU), com atendimento 24 horas de guinchos leve e pesado, ambulância de resgate, entre outras viaturas de combate a acidentes. 



Desde fevereiro de 2012 que os serviços são oferecidos aos condutores. Neste período, cerca de 4 mil ocorrências foram registradas. O atendimento de emergência pode ser acionado pelo 0800.031.0009, com ligação gratuita de telefones móveis ou fixos.

NE 10

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Marcopolo programa investimentos de R$ 160 milhões em 2014


Créditos: Guto de Castro/Acervo

A fabricante de ônibus Marcopolo anunciou suas projeções para o ano de 2014 nesta segunda-feira. Segundo a companhia, a expectativa de investimento é de R$ 160 milhões, de receita líquida de R$ 3,8 bilhões e da produção de 20,8 mil ônibus no Brasil e no exterior.

As metas levam em conta as condições atuais do mercado e o padrão contábil IFRS 10 e 11. Se considerar o padrão contábil anterior adotado pela fabricante, a receita líquida esperada seria de R$ 4,4 bilhões e a produção de 33 mil unidades.

Para 2013, a empresa havia projetado investimento no montante de R$ 350 milhões, considerando aporte estratégico na New Flyer no Canadá, receita de R$ 3,8 bilhões e 21,6 mil unidades ônibus.

A Marcopolo afirma que as expectativas são baseadas em estimativas de demanda por produtos, atividade econômica, desempenho e condições do mercado de ônibus, liquidez dos mercados financeiros e de capitais, incentivos e programas governamentais para o setor de transporte e materialização das compras do governo estimadas e anunciadas.

"A maior parte dessas premissas está sujeita a fatores de influência fora do controle da administração da companhia, razão pela qual poderão ser revistas ao longo do ano de 2014, se e quando as condições indicarem a conveniência de fazê-lo", disse a fabricante, em comunicado.


UOL Economia

Diesel S-10 será obrigatório já em janeiro

Créditos: Adamo Bazani/Acervo

Ônibus urbanos e metropolitanos e caminhões que circulam nas cidades serão obrigados já a partir do início do ano que vem a usar o Diesel S-10 (com menor teor de enxofre – 10 partículas por milhão). Ônibus e caminhões que circulam em estradas vão ter de usar o Diesel S 500 (500 partículas por milhão).

A ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis aprovou nesta quarta-feira uma resolução que prevê a “comercialização exclusiva e obrigatória” do diesel S-10 (10 partículas por milhão – ppm) e do S-500 (500 ppm).
A resolução começa a valer partir de 1º de janeiro de 2014 em todo o País. A ANP enviou uma nota sobre a mudança, que considera o fechamento de mais um ciclo para o combate à poluição.
“A medida da ANP fecha o ciclo de mudanças previstas desde 2009 para o óleo diesel e contribui para a redução das emissões de poluentes, beneficiando o meio ambiente e a saúde humana”, divulgou a agência. A medida substitui a a Resolução ANP nº 65/2011.
Assim, o diesel S-50 para ônibus e caminhões em área urbana e o diesel S-1800 para os trajetos rodoviários vão ser substituídos.
Distribuidores e revendedores no varejo com estoques de Diesel S-50 e S-1800 nos municípios em que ocorrerá essa mudança vão ter prazos até 60 dias e 90 dias, respectivamente, para venderem o que sobrou do antigo combustível comprado até 31 de dezembro deste ano.
As cidades de Recife, Fortaleza e Belém e as regiões metropolitanas destes municípios já têm obrigatoriedade do diesel S-10 para ônibus e caminhões em área urbana.
O diesel S-10 só é encontrado nos postos de revenda relacionados pela ANP. Os endereços podem ser conferidos no site da Agência.( http://www.anp.gov.br/ )
De acordo com a ANP atualmente são 4.173 obrigatórios e 8.244 voluntários, totalizando cerca de 12,4 mil postos de revenda em todo o país.
Donos de empresas de ônibus e frotistas de caminhão dizem temer desabastecimento pela rede de postos ainda pequena em relação à quantidade e consumo dos veículos e também estão em dúvida sobre a futura política de preços dos combustíveis, que, segundo eles, dependendo da forma que for conduzida, pode elevar os custos dos transportes.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Ônibus Brasil

sábado, 21 de dezembro de 2013

Muitas dúvidas sobre o primeiro VLT recifense, previsto para a Avenida Norte

Créditos: Michele Souza/JC Imagem

O primeiro Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Recife ligará a Zona Norte à área central da capital pela abandonada Avenida Norte, conectando os terminais integrados da Macaxeira e de Joana Bezerra, dois dos mais importantes do Sistema Estrutural Integrado (SEI), mas deverá levar, com sorte, três anos para ficar pronto depois que as obras começarem. Ou seja, o recifense só sentirá a diferença de usar um sistema de transporte leve sobre trilhos em, pelo menos, quatro anos, já que a prefeitura estima o período de 12 meses, no mínimo, para iniciar os trabalhos. O VLT e outros projetos de transporte coletivo aprovados pelo governo federal  receberão recursos no valor de R$ 1,9 bilhão.


Ainda não há muitos detalhes técnicos e vários questionamentos estão sem respostas para o projeto do VLT na Avenida Norte. Mas o princípio defendido pela Prefeitura do Recife, colocado pelos secretários de Desenvolvimento e Planejamento Urbano, Antônio Alexandre, e de Infraestrutura e Serviços Públicos, Nilton Mota, é que o Recife precisa se preparar não só para a inversão de prioridades, mas também para uma mudança gradual do modelo de transporte. “Estamos sempre acostumados ao ônibus como solução, mas o VLT além de ser um transporte de alta capacidade, que urbaniza o entorno, foi a solução defendida pelo governo federal para a liberação de recursos. Vamos dar um salto de qualidade no transporte não só da capital, mas também metropolitano porque o passageiro de outras cidades será beneficiado”, prometeu Nilton Mota.


O VLT pensado pela prefeitura terá 13,4 quilômetros, começando no TI da Macaxeira e seguindo até o TI Joana Bezerra pela Avenida Norte (nove quilômetros só nela), Cais do Apolo, Ponte Giratória, Cais de Santa Rita e Avenida Sul, até se conectar ao terminal por vias locais da Ilha de Joana Bezerra. Terá 11 estações de embarque e desembarque, sendo que quatro delas serão estações de transferência (transbordo) para que a principal demanda do corredor, hoje existente nos morros, venha de ônibus e se integre ao VLT. “Essas estações ficarão na conexão da Avenida Norte com vias já atendidas por outros sistemas, como é o caso do BRT (Bus Rapid Transit) construído pelo Estado, na Avenida Cruz Cabugá e Agamenon Magalhães, além da II e II perimetrais”, ressaltou o secretário Antônio Alexandre. O projeto executivo do VLT e sua execução serão licitados juntos, no modelo de RDC (Regime Diferenciado de Contratação), ao custo de R$ 1,6 bilhão.


Na prática, o principal fundamento para escolha do VLT é que o projeto está, sim, alinhado à integração tarifária e ao modelo existente e planejado no Plano Diretor de Transportes Urbanos (PDTU). A demanda estimada de passageiros para o VLT da Avenida Norte é de 128 mil passageiros por dia. (podendo chegar a 210 mil) o que na avaliação dos secretários é suficiente para justificar a escolha do modal (tipo de veículo escolhido) e, consequentemente, sua operação. “Não podemos mais adotar projetos que propõem grandes desapropriações para abrir vias. Por isso o VLT é tão propício para a Avenida Norte, um corredor extremamente adensado e já acomodado, com alta demanda de passageiros. Podemos operá-lo utilizando apenas entre seis e sete metros da calha (largura, espaço da via) da avenida.”, argumentou Antônio Alexandre.


DÚVIDAS – O custo de operação, quem irá financiá-lo e como o novo sistema será adequado à licitação das linhas de ônibus, já em curso depois de muitos atropelos, são os três principais questionamentos que a comunidade técnica faz sobre a implantação do VLT na Avenida Norte e, futuramente, dos outros dois projetos que a Prefeitura do Recife irá estudar – um VLT ligando o TI Joana Bezerra à Avenida Armindo Moura, no limite com Jaboatão dos Guararapes, e outro no Centro, com vários traçados possíveis.


Em reserva, técnicos ouvidos pela reportagem, que preferiram não se pronunciar oficialmente por não conhecer detalhes do projeto, destacam o temor de o futuro VLT não ter receita suficiente para bancar sua própria operação. E, consequentemente, virar um sistema semelhante ao metrô do Recife, que apesar de andar abarrotado é subsidiado em quase 80% dos seus custos pelo governo federal, recebendo recursos que mal cobrem suas despesas de custeio, quem dirá investimentos.


Alguns técnicos argumentam que a demanda da Avenida Norte não é lindeira (da via), vem dos morros. Ou seja, o passageiro terá que pegar um veículo para integrar com o VLT. E como se dará essa remuneração depois que o sistema estiver licitado para uma operação feita por ônibus, que é muito mais barata do que um VLT?. “De fato, ainda não entramos nesse nível de detalhamento, como saber se a demanda cobre ou não os custos de operação do VLT. Mas em todo o mundo os sistemas de transporte são subsidiados e, provavelmente, o Brasil vive um momento em que a mobilidade terá que ser encarada como a saúde e a educação. E sobre a licitação, não poderíamos deixar que ela fosse um impedimento para qualificarmos nosso transporte. No futuro, os ajustes necessários serão feitos”, rebateu o secretário Nilton Mota.




Saiba mais sobre os projetos

VLT Linha Norte – (recurso garantido para projeto e obra)

Interligará os TIs Macaxeira (Zona Norte) e Joana Bezerra (área central) pela Avenida Norte. Terá 13,4 km (sendo 9 km da Avenida Norte), passando pelo Cais do Apolo, Ponte Giratória, Cais de Santa Rita e Avenida Sul, até chegar ao TI Joana Bezerra. Será central, com VLTs de dois vagões, cada um com capacidade para 320 passageiros.

11 estações de embarque e desembarque estão previstas

4 delas serão de transferência (transbordo), localizadas no cruzamentos com a Avenida Cruz Cabugá, Agamenon Magalhães (I perimetral), II e III perimetrais
128 mil passageiros é a demanda atual da Avenida Norte
1,6 bilhão é o valor do projeto e da construção do VLT
119 milhões de reais é o custo por quilômetro do VLT (a prefeitura argumenta que o valor é alto porque inclui a requalificação estrutural da Avenida Norte, como drenagem, embutimento de fiação, recuperação de calçadas e implantação de ciclovia
1 ano, no mínimo, é a estimativa para as obras começarem
30 meses é o tempo previsto de construção


Corredores de BRS -  (recurso garantido para projeto e obra)
Cinco corredores de BRS estão previstos para serem implantados até agosto de 2014. Os valores da PCR estão bem mais altos porque incluem o custo com a recuperação do pavimento. Um quilômetro de BRS, segundo padrão técnico, custa entre R$ 100 mil e R$ 500 mil.

98,3 milhões de reais é o custo total dos BRS, incluindo projetos e obras

* Avenida Abdias de Carvalho (5,5 km – R$ 21,9 milhões)
* Avenida Beberibe (3,5 km – R$ 17 milhões)
* Avenida Recife (2,6 km – R$ 10,2 milhões)
* Avenida Mascarenhas de Moraes (8 km – 31,8 milhões)
* Avenidas Conselheiro Aguiar e Domingos Ferreira (11,3 km – R$ 17 milhões)

Rota Sul do corredor de transporte fluvial  (recurso garantido para projeto e obra)
8 km é a extensão
7,2 mil passageiros seriam transportados por dia
170 milhões de reais é o custo


Corredores de VLT Centro e Sul (recurso garantido apenas para elaboração de projeto)
VLT Linha Sul (do TI Joana Bezerra à Avenida Armindo Moura, limite entre Recife e Jaboatão) – 9,4 km – R$ 20 milhões
VLT Linha Centro (há várias opções de percurso) – 10,1 km – R$ 11,7 milhões


Blog De Olho no Trânsito

Bolt vence corrida de 100 m com ônibus na Argentina

Créditos: Yahoo/Acervo

O astro jamaicano Usain Bolt, donos de seis medalhas de ouro olímpicas e do recorde mundial dos 100 m e dos 200 m rasos, descartou neste sábado a possibilidade de competir nos 400 m nos Jogos do Rio de Janeiro em 2016.
"Não vou correr os 400 m no Rio porque trata-se de uma prova muito dura, que requer um grande volume de treinamento. Meus próximos desafio serão baixar minhas marcas e vencer nos próximos Jogos", declarou o 'Raio' em entrevistada realizada em Buenos Aires, onde participa de um evento publicitário.
"Conquistar medalhas de ouro em três olimpíadas seguidas é algo que ninguém nunca conseguiu em provas de velocidade. Já alcancei a maioria das minhas metas, mas elevar o nível é sempre bom", acrescentou.
Em Londres-2012, Bolt sagrou bicampeão olímpico de três modalidades (100 m, 200 m e revezamento 4x100 m), repetindo a façanha de Pequim-2008.
Apesar de ser o grande favorito de todas as provas que disputa maior estrela do atletismo mundial se disse preparado para a derrota.
"Para mim, perder significa que não posso ser o melhor. Mas desde criança me ensinaram que para ganhar, era preciso saber perder. Perder também é sinônimo de superação, porque é preciso melhorar sempre para alcançar seus objetivos", explicou.
"O mais importante na minha vida é cumprir cada uma das minhas metas e defender meus títulos, mas não é possível ganhar tudo sempre e perder é aprender", completou.
Os últimos anos, Bolt sofreu apenas uma derrota marcante, na final dos 100 m do Mundial de Daegu-2011, quando foi eliminado por ter queimado a largada.
Na sua estádia na capital argentina, o jamaicano de 27 anos deu dicas a meninos de comunidades carentes. Neste domingo, ele fará uma corrida contra um ônibus (ônibus articulado que anda em corredor exclusivo, como o BRT no Brasil) na avenida 9 de julho, via emblemática de Buenos Aires.
O astro jamaicano Usain Bolt, dono de seis medalhas de ouro olímpicas e recordista mundial dos 100 e 200 m rasos, derrotou um adversário inusitado, neste sábado, ao levar a melhor sobre um ônibus, em exibição realizada em Buenos Aires.
A 'corrida' foi disputada na emblemática Avenida 9 de julho, no centro da capital argentina, em frente ao famoso Teatro Colón, para uma plateia de centenas de fãs.
Pouco antes do evento, o jamaicano descartou competir na prova dos 400 m rasos nos Jogos Olímpicos do Rio Janeiro, em 2016.
"Não vou correr os 400 m no Rio porque trata-se de uma prova muito dura, que requer um grande volume de treinamento. Meus próximos desafio serão baixar minhas marcas e vencer nos próximos Jogos", afirmou o 'Raio'.
"Conquistar medalhas de ouro em três olimpíadas seguidas é algo que ninguém nunca conseguiu em provas de velocidade. Já alcancei a maioria das minhas metas, mas elevar o nível é sempre bom", acrescentou.
Em Londres-2012, Bolt sagrou bicampeão olímpico de três modalidades (100 m, 200 m e revezamento 4x100 m), repetindo a façanha de Pequim-2008.Apesar de ser o grande favorito de todas as provas que disputa maior estrela do atletismo mundial se disse preparado para a derrota.
"Para mim, perder significa que não posso ser o melhor. Mas desde criança me ensinaram que para ganhar, era preciso saber perder. Perder também é sinônimo de superação, porque é preciso melhorar sempre para alcançar seus objetivos", explicou.
"O mais importante na minha vida é cumprir cada uma das minhas metas e defender meus títulos, mas não é possível ganhar tudo sempre e perder é aprender", completou. Nos últimos anos, Bolt sofreu apenas uma derrota marcante, na final dos 100 m do Mundial de Daegu-2011, quando foi eliminado por ter queimado a largada.
Na sua estádia na capital argentina, o jamaicano de 27 anos também deu dicas a meninos de comunidades carentes.

Yahoo

Caio Induscar fecha o ano com resultados positivos

Créditos: Guto de Castro/Acervo


Segundo dados da FABUS, projeta-se que a produção do mercado brasileiro de carrocerias fechará o ano com cerca de 33 mil unidades, com um aumento de 1,5% em relação a 2012. O primeiro semestre de 2013 foi aquecido, devido às renovações de frota e às licitações. No segundo semestre, as mudanças nas regras do BNDES e as manifestações realizadas por todo o país, fizeram com que diminuíssem as compras de ônibus. 

O mercado interno foi o maior responsável pela demanda de 2012 e 2013, sendo 87% em 2012 e 88% em 2013, até novembro, proporcionalmente.

A produção geral da Caio Induscar em 2013, registra uma estimativa de aumento de 2%. Quanto à produção de urbanos, continua sendo líder.

A empresa investe continuamente no desenvolvimento de produtos e processos e em 2013, reestilizou o ônibus Solar, desenvolvido para O segmento rodoviário e de fretamento, e o microônibus Foz. Os dois modelos receberam linhas suaves, design moderno, alinhados à segurança e comodidade dos passageiros.

Ainda neste ano, a fabricante de carrocerias paulista fez dois investimentos que fazem parte de um projeto de expansão do Grupo, o de R$ 25 milhões, em uma nova fábrica em Barra Bonita, SP, e o de R$ 30 milhões, em um Complexo Industrial na cidade de Botucatu.
Para o ano de 2014, espera-se que no primeiro semestre, o mercado mantenha o ritmo do mesmo período de 2013. Já no segundo semestre, espera-se que o mercado se acomode em patamares um pouco menores que os do primeiro semestre.

A expectativa da encarroçadora para o ano é manter o Apache Vip como o urbano mais vendido, as vendas dos modelos BRT e o aumento da participação no segmento de Fretamento, com a carroceria Solar.

Para a Caio Induscar, é fundamental produzir carrocerias que aliem beleza, conforto, segurança, força e modernidade, atendendo ao mercado e às necessidades dos clientes.

Caio Induscar/Portal Ônibus Paraibanos

Passeio apresenta iluminação de Natal do Recife no sábado à noite

Créditos: Andrea Rego Barros/Divulgação

Os próximos sábados serão especiais para os interessados em participar do passeio de sensibilização turística organizado pela Prefeitura do Recife. Nos próximos dias 21 e 28, o roteiro "A natureza ilumina o Recife" apresenta a iluminação de Natal da cidade aos participantes.

Para que os interessados possam contemplar a iluminação natalina, o passeio será realizado à noite. A concentração será às 17h, na Praça do Arsenal, no Recife Antigo, onde está um móbile de pássaros iluminados, com 56 peças, que brilham sob a fonte. Além das palmeiras e árvores que receberam refletores e bastões de LED.
 
O passeio tem continuidade passando pela Rua do Bom Jesus e pelo Marco Zero onde está montado o cenário para a encenação do Baile do Menino Deus. Além da decoração dessa área, também será possível contemplar as edificações históricas do entorno, além do Parque das Esculturas de Francisco Brennand.
 
O ônibus segue para a tradicional árvore de Natal localizada no Cais da Alfândega. A estrutura de 22,5 metros de altura é preenchida por pássaros e flores de todas as cores, totalizando 570 elementos, que junto com 2 mil strobos iluminam o Rio Capibaribe. O roteiro passa pelas pontes Maurício de Nassau e Buarque de Macedo, que também estão devidamente decoradas.
 
Outra parada será na Praça da República que fica ainda mais bonita no Natal. As árvores sustentam enfeites brancos que lembram flores. De lá será possível observar o enorme baobá que remonta o tempo de Maurício de Nassau na cidade, durante o século 16. Também estão nos arredores da praça o Palácio da Justiça, o Teatro de Santa Isabel e o Palácio do Campo das Princesas.
 
O tour segue pela Rua do Sol, Ponte Duarte Coelho e Rua da Aurora, onde faremos parada para contemplar a iluminação da Assembleia Legislativa, localizada no Palácio Joaquim Nabuco, uma edificação de 1874. A Avenida Agamenon Magalhães também será trajeto do passeio por estar especialmente iluminada por conta do Natal.
 
As vagas são limitadas e para participar do passeio é necessário se inscrever pelo telefone 3355-8605. Esse cadastro é feito exclusivamente nas sextas-feiras que antecedem o projeto (20 e 27 de dezembro), a partir das 8h. Os participantes devem levar um quilo de alimento não perecível que será doado para instituições de caridade.

Diário de Pernambuco

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Obra do Corredor Norte-Sul na Agamenon corre em ''segredo''

Créditos: Diego Nigro/JC Imagem

A Secretaria Estadual das Cidades instalou três canteiros de obras na Avenida Agamenon Magalhães, área central do Recife, para construir as estações de embarque e desembarque de passageiros do Corredor Exclusivo de Ônibus Norte-Sul, no trecho previsto para a via. No entanto, afirma que não há data para começar os serviços. O corredor se estenderá de Igarassu até Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, quando estiver concluído.


Apesar de os canteiros estarem prontos e funcionando, o secretário-executivo de Mobilidade Urbana do Estado, Gustavo Gurgel, garante que o governo ainda está “finalizando o projeto executivo das estações, o levantamento da supressão vegetal e o processo de contratação dos recursos para a obra na Agamenon.”
Questionado sobre a necessidade de montar os canteiros, se nada estaria definido, Gustavo Gurgel informa que as áreas servem para dar início a trabalhos preliminares. “Estamos fazendo as vigas pré-moldadas que serão usadas nas estações sobre o canal”, responde.

Contrariando informações repassadas pelo secretário Estadual das Cidades, Danilo Cabral, ele avisa que o serviço não será iniciado este mês. A verba virá do PAC Mobilidade Grandes Cidades, programa do governo federal. E a obra deve ser executada em 18 meses.

Os canteiros, isolados por tapumes, encontram-se na frente do prédio do Ministério Público Federal, próximo da reitoria da Universidade de Pernambuco e entre a sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego e o Viaduto sobre a Avenida João de Barros.

Nenhuma das placas colocadas nos canteiros identifica o serviço que vai ser executado na Agamenon Magalhães. As únicas informações disponibilizadas são o nome de duas construtoras de São Paulo e de quatro engenheiros, endereço e telefone das firmas. O governo do Estado não aparece no letreiro.

É uma situação bem diferente da obra do Corredor Leste-Oeste, que vai ligar o município de Camaragibe ao Centro do Recife, passando pela Avenida Caxangá. As enormes placas de sinalização estampam logomarca do governo, nome do projeto e desenhos mostrando ao público como ficará o corredor.

O projeto do governo prevê a construção de nove estações de embarque e desembarque de passageiros sobre o canal da Agamenon Magalhães, da Fábrica Tacaruna até o Real Hospital Português. Como as placas não informam nada à população, moradores da região passaram a especular sobre a obra por trás dos tapumes.

JC Online

Geraldo Julio pede que as pessoas andem mais a pé pelo Recife para resolver problemas de mobilidade

Créditos: Helia Scheppa/JC Imagem

O tema da mobilidade urbana monopolizou a maior parte do programa Cidade Viva deste segunda-feira, com o prefeito Geraldo Julio. Diferentemente da primeira vez, desta oportunidade, o prefeito socialista citou a necessidade do metrô na capital, mas para dizer que não terá recursos do governo Federal para a expansão ferroviária.


Geraldo Julio revelou que, em julho último, chegou a procurar o governo Dilma para tratar de um projeto com a CBTU local, no sentido de implantar um ramal sob a Avenida Norte, mas que a alternativa foi descartada, em função do alto custo, estimado em cerca de R$ 4 bilhões, considerando uma ligação entre o bairro da Macaxeira e a Ponte de Limoeiro. “O meu sonho era que o Recife fosse cortado por metrô, mas é o VLT que está em discussão”, afirmou. “Não temos como colocar dinheiro municipal. Este ano vamos investir na cidade R$ 400 milhões”, comparou.

Depois de ter informado que ele próprio havia este ano ido a pé para a Prefeitura do Recife, em um trajeto de 5,5 quilômetros desde sua casa, o prefeito Geraldo Júlio defendeu que os recifenses andem mais pela cidade.


“As pessoas precisam resolver mais as coisas a pé, em seu próprio bairro”, defendeu. “A solução não está em grande obras urbanas. As cidades que apostaram neste caminho já desistiram. A saída é inverter a lógica atual. Não tem que cruzar a cidade. A vida cotidiana precisa ser mais próxima de casa, com acesso ao comércio local, deslocando-se menos na cidade. Precisamos fazer essa transformação com planejamento urbano e o protagonismo do planejamento é do poder público”, disse.

A apresentadora Ines Calado recebeu um comentário feito durante o programa no Facebook, de um rapaz que se identifica como André Gonçalves, da Universidade Federal de Pernambuco, demonstrando ceticismo. “Prefeito, fazer as pessoas mudarem seus domicílios ou mudarem seus locais de trabalho como solução para melhorar a mobilidade urbana, realmente é uma ideia primorosa. Quem conseguir fazer isso, acredito eu que o gestor deva ganhar o Nobel de inteligência. Fora essa utopia, tem alguma solução realizável?”, registrou.

Dentro desta lógica de fazer uma inversão de prioridades, Geraldo Julio incluiu a introdução das primeiras faixas exclusivas para ônibus no Recife. “O transporte público tem que andar mais rápido do que o individual... Com a criação da Secretaria de Mobilidade, já melhoramos o fluxo em vários trechos, como na frente dos mercados e na frente do Parque Lindu. Mas não é só o trânsito. Vamos precisar mudar a forma de andar pela cidade”, defendeu.


No ar, Geraldo Julio ainda aproveitou a oportunidade e voltou a prometer a implantação de ciclovias.

“Milhares de recifenses já usam a bicicleta para trabalhar enfrentando perigos e sem lugar para guardar a bicicleta. No primeiro semestre contratamos o plano diretor cicloviário. Já contratei 12 sistemas para implantar ciclovias e ciclorotas, com velocidade controlada. A que criamos nos domingos e feriados são uma opção de turismo e lazer. Para implantar ciclovia precisamos de trabalho estruturado, para não errar. Não temos as 12 áreas e estaremos despachando para a empresa escolher. A primeira deve ser na rua Arquiteto Luiz Nunes, paralela a Mascarenhas de Moraes. Pretendemos implantar a primeira no início do ano”.

Em paralelo, o prefeito prometeu que a fiscalização no trânsito precisa e iria melhorar quando a CTTU tivesse um quadro maior e explicou que até o final do primeiro semestre do ano que vem todo os 400 orientadores estarão nas ruas.

“Hoje são apenas 64. Contratamos 64 e no primeiro semestre do ano que vem os 400 estarão nas ruas. Precisamos fazer uma segunda licitação porque na primeira só uma empresa concorreu. Quem ganhou foi uma empresa de São Paulo que já faz esse trabalho. Fizemos pacto com guardas municipais, fechamos o plano de carreira e vamos fazer concurso para aumentar. Hoje são 500 agentes e vamos aumentar para 1200 com o concurso. Com a situação atual, quando se vê as pessoas que estão de férias e licença, além do trabalho em trës turno, só se lança 100 agentes para toda a cidade. É muito pouco. Vamos ter uma presença muito mais forte de orientação e fiscalização do trânsito. Segunda turma está em capacitação. Lançamento em etapas que estará concluído até junho”.

Nesta mesma linha, o prefeito socialista chegou a criticar os recifenses que param em vias públicas de forma irregular.

“É aquela história da paradinha de dois minutos na frente da padaria. Só que nunca são dois minutos. Depois, diz que a multa é uma violência, mas não é. A fiscalização vai continuar e vamos guinchar”, disse. “Fiscalização ainda é insuficiente. Esse ano rebocamos mais de 600 carros por estacionamento irregular, isso é uma coisa nova. Continua insuficiente porque temos poucos agentes. A partir do concurso teremos mais agentes para fiscalizar”.

Em uma crítica às obras que priorizam o transporte individual, o prefeito apontou defeitos na Via Mangue, que teria um defeito de projeto, ao criar um gargalo para o fluxo de carros que vem de Boa Viagem para o centro e cai em um túnel já saturado. A solução técnica apresentada seria prolongar o túnel até depois do prédio do Dnit, de modo que os carros possam pegar o fluxo no sentido centro sem atravessar a via atual

No ar, quando tratou da Via Mangue, o prefeito aproveitou a oportunidade para fazer uma discreta gozação com os técnicos do TCE. “O TCE dizia que a obra só iria sair em 2016. Agora eles já dizem que será em 2014. Nós insistimos que a obra vai sair no prazo que nos estabelecemos (antes da Copa)”. “Adiantei muito a obra, passando de 40% de execução para 82%. Não é um estalar de dedos”

Quando abordou a possível modificação da Avenida Conde da Boa Vista, o prefeito Geraldo Julio disse que não tem data para anunciar mudanças e que está estudando soluções.

Blog do Jamildo

Mobilidade na Copa tem 75% das obras atrasadas ou descartadas



Faltam menos de seis meses até o jogo de abertura da Copa do Mundo 2014 no Brasil. Segundo dados dos comitês gestores locais do evento, 75,6% das obras de mobilidade previstas para o Mundial estão atrasadas ou não serão entregues para a competição. Além disso, muitas delas custarão mais caro do que o governo previu.

Segundo o levantamento, das 74 ações de mobilidade, 18 não serão mais entregues e outras 38 tiveram prazos prorrogados, a grande maioria para maio de 2014, a um mês do evento (Veja o andamento das obras na tabela abaixo).

Os projetos de mobilidade, anunciados como carro-chefe do mundial e essenciais para os deslocamentos até os estádios e dentro das cidades onde ocorrerão os jogos, recebem verba federal, municipal e estadual.

Entre as justificativas apontadas pelos gestores para o atraso ou cancelamento das obras estão burocracia, chuvas, imprevistos, disputas judiciais sobre desapropriações, impasse para obtenção de licenças, entre outros.
Hoje, a matriz de responsabilidade (documento que contém os projetos de cada sede) conta com 45 projetos de mobilidade em andamento ou concluídos, segundo o Ministério do Esporte.

Onze foram transferidos para a carteira do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Isso significa que elas continuam em andamento, mas não mais para a Copa.

Os atrasos e mudanças na matriz diminuíram o total de investimentos previstos para mobilidade de R$ 11,9 bilhões para os atuais R$ 7,02 bilhões. O gasto nessa área será menor do que os R$ 8 bilhões destinados aos estádios.

O Ministério do Esporte afirma, em nota, que "as obras excluídas da matriz de responsabilidades representam a minoria dos projetos executados e a retirada dessas obras não compromete a realização da Copa do Mundo". "Algumas delas ainda poderão ficar prontas antes do Mundial."

O G1 também apurou que, apesar da redução nos investimentos, parte das obras custarão mais caro aos cofres públicos. É o caso do Corredor Aeroporto-Rodoferroviária, em Curitiba, cujo preço inicial saltou de R$ 104,8 milhões na matriz de 2010 para R$ 143,19 milhões.

O VLT de Cuiabá passou de R$ 1,26 bilhão para R$ 1,57 bilhão, e o BRT (Bus Rapid Transit) Antônio Carlos / Pedro I, em Belo Horizonte, custará R$ 713,4, ante os R$ 633,9 milhões inicialmente orçados.

A pasta diz que "os ajustes orçamentários realizados na execução de obras podem ocorrer em qualquer projeto, em razão das circunstâncias que se apresentam. Principalmente, em grandes obras".

"Muitas vezes, esses ajustes são feitos devido ao formato em que as licitações foram feitas. Os ajustes podem acontecer também por alterações no empreendimento original", afirma o governo.

A previsão de gastos com a Copa já chegou a ser estimada em R$ 33 bilhões, mas diminuiu em razão das desistências. Da previsão atual de R$ 25,6 bilhões, apenas R$ 3,8 bilhões são de recursos privados.

"Alguns projetos deixaram a matriz, resultando na redução do valor global de investimento. Os projetos retirados integraram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e serão concluídos", complementa o ministério.

"Vale destacar que todas as obras da Matriz de Responsabilidades da Copa do Mundo – incluindo estádios, mobilidade urbana, portos e aeroportos – são fiscalizadas por diversos órgãos de controle, como CGU, TCU, Tribunais de Contas Estaduais e Ministério Público", conclui a pasta.

Portal ORM

Volare lança jogo no Facebook



Para quem gosta de passar um tempo interagindo no Facebook, a Volare lançou o jogo Volare Game, em que o internauta dirige o modelo W-L virtual pelas ruas e avenidas de uma cidade, transportando passageiros e desviando dos outros automóveis.

O gamer deve cumprir o percurso e somar pontos no tempo proposto. Entre os passageiros, o veículo deverá transportar os seus próprios amigos do Facebook que irão esperar o circular em pontos de ônibus.
Quanto maior a distância percorrida, maior a pontuação do gamer. A cada passageiro embarcado, o ônibus ganha um bônus de 10 segundos para percorrer. Durante o trajeto, o veículo poderá pegar “turbos” para aumentar a velocidade do veículo.
Gostou? Para jogar, clique aqui
Transpoonline

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Recife e Olinda terão ônibus turístico a partir de abril de 2014


Créditos: Divulgação

Até abril de 2014, o Recife e Olinda devem contar com um ônibus turísticos nos moldes dos que já circulam em muitas cidades dos Estados Unidos e da Europa. Apelidado de Recife-Olinda Tour, o projeto terá seis veículos que cumprirão uma linha com 24 paradas – no percurso entre o Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, e a Orla de Olinda, passando pelos principais pontos turísticos das duas cidades.


O percurso total levará duas horas e 36 minutos para ser realizado e os passageiros poderão descer e embarcar quantas vezes quiserem pelo período de 24 horas, pagando um tíquete de R$ 45. Idosos e crianças de sete a 12 anos pagarão um preço diferenciado e crianças entre zero e 7 anos poderão viajar de graça. Os tickets serão vendidos no próprio ônibus e também em agências de turismo, shoppings, hoteis, quiosques e internet. Inicialmente haverá roteiros em português, inglês e espanhol, mas segundo o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, é possível que outros idiomas sejam inseridos, de acordo com a frequência com que visitantes de outros países aumente por aqui.



"No Brasil, existem projetos semelhantes em Curitiba, Salvador e recentemente em Gramado. Algo diferente que será implantado em Pernambuco é a audiodescrição para os deficientes visuais. O projeto também está sendo lançado com integração aos modais que existem e os planejados para começarem a funcionar nas duas cidades, como as ciclofaixas, o Praia sem Barreiras e o projeto de navegabilidade do Rio Capibaribe", explicou Feitosa.



De acordo com o secretário, será publicado um edital com uma chamada pública internacional – possibilitando que empresas que atuam noutros países também se candidatem a operar o Recife-Olinda Tour. O total investido previsto pela empresa que vencer a concorrência é estimado em R$ 4 milhões, com autorização de explorar a linha turística por dois ano e possibilidade de prorrogação por mais quatro.



"Temos empresas interessadas do Brasil e também da Europa, que atuam em Lisboa e na Cidade do Porto. Esperamos anunciar o resultado da concorrência em fevereiro de 2014 e ter o projeto operando em abril, antes da Copa do Mundo", completou o secretário de Turismo de Pernambuco.



Os ônibus são de um modelo que também é fabricado no Brasil, pela empresa Marcopolo, no Rio Grande do Sul. Medem 43,8 metros, com capacidade para 74 pessoas (17 na parte inferior e 57 na parte superior, que tem uma cobertura retrátil). O veículo também contará com espaço para três bicicletas, audiodescrição para deficientes visuais, espaços reservados para gestantes, idosos e cadeirantes.



"Estamos tirando do papel um projeto importante para promover o turismo no Recife e em Olinda. Cada veículo contará, além do motorista, com um guia trilíngue e com um folheto com mapas das duas cidades. Também serão disponibilizadas dentro dos veículos opções de diversões e outros pontos turísticos. Para implantarmos o projeto realizamos uma pesquisa com os visitantes e com os moradores das duas cidades", explicou o vice-presidente da Empetur, Eduardo Figueiredo.



Olinda
No caso de Olinda, a intenção da Prefeitura é integrar o Recife-Olinda Tour ao trenzinho que circulará pela Cidade Alta. O projeto está parado desde fevereiro deste ano e deve ser licitado em paralelo ao ônibus turístico, para que as duas iniciativas comecem a funcionar na mesma época.



"Dos dez destinos mais citados pelas pessoas que responderam à pesquisa da Empetur, seis estavam em Olinda. Por isso tentamos integrar as duas ações para promover ainda mais a cidade. Também levamos em consideração a implantação de outros equipamentos que serão instalados na cidade, como o shopping, o hotel e o edifício empresárial que serão construídos em Casa Caiada, pois serão locais de grande circulação de pessoas", detalhou Maurício Galvão, secretário de Turismo de Olinda. Segundo Galvão, as obras de requalificação da orla devem ser totalmente concluídas até março de 2014.

Veja quais serão as paradas da Linha Recife-Olinda Tour:
1ª Parque Dona Lindu
2ª Pracinha de Boa Viagem
3ª Avenida Boa Viagem (próximo ao Hotel Golden Tulip)
4ª Avenida Boa Viagem (próximo ao 2o Jardim)
5ª Avenida Boa Viagem (próximo ao Polo Pina)
6ª Marco Zero
7ª Novo Terminal Marítimo
8ª Forte do Brum
9ª Palácio do Campo das Princesas
10ª Ginásio Pernambucano
11ª Shopping Tacaruna (Avenida Agamenon Magalhães)
12a Fortim do Queijo
13ª. Orla de Olinda (próximo à Rua Dr. Pedro de Assis Rocha)
14ª. Orla de Olinda (próximo ao Projeto Praia Sem Barreiras, em frente à Praça Duque de Caxias)
15ª. Praça do Carmo (Rua Justiniano Gonçalves)
16ª. Mercado Eufrásio Barbosa
17ª. Centro de Convenções de Pernambuco (Avenida Agamenon Magalhães)
18ª. Shopping Tacaruna (Praça General Carlos Pinto)
19ª. Parque 13 de Maio (em frente à Faculdade de Direito)
20ª. Casa da Cultura
21ª. Forte das Cinco Pontas
22ª. Avenida Domingos Ferreira (Bairro do Pina)
23ª. Avenida Domingos Ferreira (próximo à Rua Jack Ayres)
24ª. Avenida Visconde de Jequitinhonha (próximo ao Restaurante Ponteio)
Diário de Pernambuco/NE 10