Pages

quinta-feira, 26 de junho de 2014

BRT que seguia para Arena quebra na Caxangá

Créditos: Jornal do Commercio/Divulgação

Um dos BRT (Bus Rapid Transit) que seguia para Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife (RMR), quebrou na manhã desta quinta-feira (26) no trecho da Avenida Caxangá, Zona Oeste do Recife. A falha aconteceu por volta das 11h30 quando o veículo passava próximo ao Hiper Bompreço.


Os passageiros passaram alguns minutos dentro do transporte e não aguentando o calor desceram. Parte dos usuários entraram em um outro BRT. "O veículo quebrou e o motorista abriu a porta. Nós descemos e fomos  para outro BRT que ficou lotado. É um absurdo um transporte inaugurado recentemente e que é tido como melhor já apresentar problemas", contou indignado Francisco de Assis.


O conserto do BRT só terminou por volta das 12h3o. Técnicos que estavam trabalhando no local informaram que o problema pode ter sido causado pelas chuvas. Segundo eles, a água pode ter entrado e afetado sensores.

Jornal do Commercio

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Grande Recife cadastra usuários para ressarcir créditos do VEM



O Grande Recife Consórcio de Transportes inicia nesta segunda-feira o atendimento aos usuários do cartão VEM que tiveram os créditos expirados na semana passada. As pessoas prejudicadas podem solicitar o ressarcimento do dinheiro pela internet (http://www.atendimentovem.com.br/) ou pelo telefone (81) 3125.7585, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 19h.


Nos dois casos, o usuário faz um cadastro, recebe um protocolo e fica acompanhando o andamento da solicitação. De acordo com o superintendente de Bilhetagem Eletrônica da Urbana-PE, Pedro Ferreira, os créditos devem ser revalidados no prazo de 30 dias e todas as pessoas que se sentiram prejudicadas podem solicitar o processo.


O serviço ficará disponível até o dia 15 de julho. A partir desse prazo, os créditos vão expirar sem previsão de nova solicitação. Ainda segundo o superintendente, a lei 15.190, prevê que os créditos do Cartão VEM sejam expirados após o prazo de 180 dias,  não foi revogada, mas o governo do estado resolveu dar mais um prazo de 180 dias para que o usuário possa utilizar o crédito até dezembro de 2014. A lei, de 12 de dezembro de 2013, começou a vigorar no dia 10 de junho deste ano.

Diário de Pernambuco

Motoristas de ônibus comemoram não transportarem torcidas organizadas

Créditos: Guga Matos/JC Imagem

Os veículos do BRT que levam os torcedores para a Arena Pernambuco, para assistirem ao jogo Costa do Marfim X Japão, estão se concentrando no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife. Ao todo, 40 veículos aguardam serem acionados para iniciarem o percurso. O intervalo entre os ônibus é de 15 minutos.


Uma curiosidade é que os motoristas comemoram o fato de não transportarem torcidas organizadas, o que dá um clima de paz em todo o percurso. "Hoje não tem torcedor do ‘Todos com a Nota’. Não tem (Torcida) Jovem, nem a Inferno Coral. Está tudo tranquilo", comemorou o motorista Severino José, mais conhecido como Magal.


Na estação do Derby, uma das paradas antes de o BRT seguir de forma expressa até a última parada, em Camaragibe, não há filas e os torcedores aguardam de forma organizada os veículos. A maior parte das pessoas veste roupas com referência às cores da bandeira do Brasil. Há também torcedores da Costa do Marfim. Os torcedores japoneses seguiram um pouco mais cedo.


Quem optou por utilizar o metrô também encontrou um clima tranquilo. O percurso da Estação Recife até a Estação Cosme Damião está sendo feito em 30 minutos. De lá, os torcedores seguem para a Arena Pernambuco.


A partida entre Costa do Marfim e Japão começa às 22h, na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife. A capital pernambucana terá cinco partidas da Copa do Mundo. Além das duas equipes que jogam neste sábado, também se enfrentarão Itália X Costa Rica (20/06), Croácia X México (23/06) e Estados Unidos X Alemanha (26/06). Também acontecerá um jogo das Oitavas de Final, no dia 29 de junho.

Diário de Pernambuco

domingo, 15 de junho de 2014

BRT e metrô funcionam na volta para casa, mas turistas sofrem com falta de informação

Créditos: Paulo Paiva/Diário de Pernambuco


O retorno dos torcedores pelo sistema de transporte público disponibilizado na Arena Pernambuco está funcionando de forma satisfatória. Os torcedores que foram assistir ao jogo entre Costa do Marfim e Japão estão saindo gradualmente do estádio e se dirigindo para pegar o BRT ou para os ônibus que levam à estação do metrô Cosme Damião. A Costa do Marfim venceu o Japão por 2 x 1.


No BRT, 48 veículos fazem o deslocamento entre o estádio e a estação Guararapes. Segundo o repórter Ed Wanderley, que segue num dos veículos, todos os torcedores devem sair do estádio em no máximo duas horas. As pessoas começaram a sair entre 10 e 15 minutos antes de a partida terminar, gradualmente. Não houve tumulto e os ônibus, apesar de cheios, não estão superlotados. Foram divididas três plataformas para embarque.


Os torcedores seguem em clima de confraternização e muita gente preferiu esperar o próximo ônibus, para seguir sentada durante o percurso. A chuva intensa fez os vendedores de capas lucrarem. Cada uma foi vendida por preços que variaram entre R$ 10 e R$ 20.


Ainda no processo de ida para a Arena Pernambuco, antes do jogo, teria acontecido um protesto na Av. Caxangá, no caminho do BRT, mas que foi rapidamente desmobilizado pela CTTU e pelos bombeiros. Pneus chegaram a ser queimados na avenida, mas o fogo foi rapidamente apagado e não atrapalhou o percurso.


Metrô
Os torcedores que optaram pelo metrô também estão encontrando tranquilidade para seguir de volta para casa. Foram disponibilizados 65 ônibus para transportar as pessoas da Arena Pernambuco para a estação Cosme Damião e o fluxo é constante e sem tumulto. Assim que um ônibus fica cheio, outro vem logo em seguida para pegar mais gente.


A expectativa é que 18.500 pessoas utilizem o metrô – número bem menor do que os cerca de 30 mil que utilizaram o meio de transporte na Copa das Confederações. A diversidade de transportes está facilitando o retorno para casa e os vagões estão cheios, mas não estão lotados.


Dificuldades
Uma dificuldade encontrada pelos torcedores estrangeiros no retorno para casa é a falta de pessoas que falem inglês nas estações de metrô. Se na ida, o esquema foi eficiente; na volta, alguns turistas estão um pouco desorientados, sem saberem a quem pedir informações.


Os ônibus estão nos horários de bacurau e os turistas estão sem conseguir retornar para casa porque estão sem informações de como conseguir o transporte complementar. Alguns estão caminhando pelas ruas do centro, na tentativa de encontrar táxis.

Diário de Pernambuco

Recém-inaugurado, BRT passa no teste na ida até a Arena Pernambuco

Créditos: Guga Matos/JC Imagem

Inaugurado nesta semana, o Bus Rapid Transit (ônibus de trânsito rápido, numa tradução livre), teve seu primeiro grande teste neste sábado, quando centenas de torcedores usaram o modal para chegar à Arena Pernambuco. Na ida, com os horários mais espaçados para se locomover, pode-se afirmar que o "esquema de guerra" montado pelo governo funcionou plenamente.
 
O fato de a partida entre Costa do Marfim e Japão ter acontecido num sábado, e às 22h, também contribuiu - e muito -, para que não houvesse atropelos no caminho até a Arena Pernambuco. O BRT foi apenas um dos três tipos de modais utilizados pela reportagem do Jornal do Commercio para chegar em São Lourenço da Mata.
 
O ponto de partida foi o Centro do Recife. Da avenida Guararapes, às 18h25, embarcamos no recém-inaugurado BRT. Depois de 12 minutos, chegamos à estação do Derby - a segunda e última em operação durante a Copa do Mundo. De lá, a viagem seguiu de forma expressa até o estádio, quando desembarcamos às 19h15, totalizando 50 minutos de viagem.
 
Como há uma pista exclusiva no Corredor Leste/Oeste, o tempo não foi problema. Detalhe que na Radial da Copa é que como não há pista exclusiva, cones demarcavam o traçado que os BRT's tinham que seguir. Com o ar-condicionado do BRT funcionando plenamente, o aperto dentro do veículo ficou em segundo plano. Passageiros reclamaram de que na Estação Derby o ar-condicionado não estava funcionando.
 
Dentro dos veículos, apesar do clima de animação, a queixa ficou por conta da lotação. "O caminho é um pouco longo e a gente acaba se cansando, por isso seria melhor se a viagem fosse feita toda sentada", reclamou o japonês Satoshi Alcazana, de 42 anos.
 
Para o também nipônico Tomoo Tabuchi, de 43, o sistema de transporte montado até a Arena está funcionando. Ele, que está com um grupo de seis japoneses no Recife, utilizou a integração da PE15 para chegar ao Centro do Recife. "Pegamos um taxi até a estação da PE-15 e depois viemos até aqui de ônibus. Para mim, a mobilidade está boa. Estou gostando do BRT", atestou.
 
O professor universitário de Engenharia Civil Leonardo Meira, de 35 anos, que inclusive está fazendo uma pesquisa sobre a mobilidade da Arena PE, aprovou a ida. "Foi até mais rápido do que esperava", disse. Já Vitor Moreira, de 39 anos, também professor universitário, atentou para outro detalhe. "Quero ver como será a volta para casa, se o pessoal vai respeitar as filas", completou.

Jornal do Commercio

Faixa Azul da Domingos Ferreira começa nesta segunda

Créditos: Jo Calazans/Diário de Pernambuco


A partir desta segunda-feira, a cidade do Recife ganha mais uma Faixa Azul, dessa vez na Avenida Engenheiro Domingos Ferreira, na Zona Sul. A faixa exclusiva para ônibus começa a funcionar após a abertura da pista oeste da Via Mangue, que aconteceu na última sexta-feira (13) com a promessa de desafogar o trânsito pela Domingos Ferreira. O corredor terá início na Avenida Herculano Bandeira, logo após o acesso ao shopping RioMar, e vai até o cruzamento da Avenida Domingos Ferreira com a Rua Barão de Souza Leão, somando mais 5,8 quilômetros de prioridade para o transporte público.


No trecho que vai receber a Faixa Azul circulam 24 linhas de ônibus, que realizam até 160 viagens por hora e transportam até 17 mil passageiros no mesmo período. O corredor vai funcionar de segunda a sexta-feira, entre 6h e 22h, e vai permitir a ultrapassagem para o ônibus quando o outro estiver parado para embarque e desembarque de passageiros.


Este é o terceiro corredor que receberá a Faixa Azul. Até o fim de 2014, mais 10 vias serão beneficiadas, chegando a um total de 60 quilômetros de faixas exclusivas. A fiscalização será realizada, a princípio, através dos agentes de trânsito da Companhia. Posteriormente, serão instalados equipamentos de fiscalização eletrônica para coibir a invasão de automóveis. De acordo com o artigo 184 (inciso I) do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o veículo flagrado trafegando pela faixa será autuado em R$ 53,20 (infração leve - 3 pontos na Carteira Nacional de Habilitação). A licitação de contratação destes equipamentos está em andamento e prevê a instalação de cerca de 200 câmeras de fiscalização em todas as Faixas Azuis que já funcionam e que serão implantadas na cidade.


Além dos ônibus, também vão ter acesso às Faixas Azuis os táxis que estiverem transportando passageiros durante o trajeto. Os demais veículos só poderão entrar no corredor quando precisarem realizar conversões e acessar os lotes à direita. A sinalização horizontal vai mostrar aos condutores, quando a linha for pontilhada, que é possível entrar na faixa.


Vias que receberão a Faixa Azul, além da Rua Cosme Viana, Avenida Marechal Mascarenhas de Morais e Avenida Engenheiro Domingos Ferreira:


Avenida Recife
Avenida Beberibe
Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho
Avenida Conselheiro Aguiar
Avenida Antônio de Góis
Rua Cônego Barata
Estrada dos Remédios
Avenida Visconde de Albuquerque
Estrada Velha de Água Fria

Diário de Pernambuco

Dois acidentes com ônibus interrompem parte da Avenida Abdias de Carvalho

Créditos: Ana Maria Machado/Diário de Pernambuco

Dois acidentes envolvendo três ônibus e três carros, na tarde deste domingo (15), interromperam parte da Avenida Abdias de Carvalho, na Ilha do Retiro. Por volta das 15h, o ônibus de placas KKY-3291 que supostamente seria utilizado no transporte escolar na cidade de Timbaúba colidiu com outro ônibus em frente ao Sport Clube do Recife e depois bateu em dois carros: uma S-10, de placas PER-4444, e um Ford Ka, de placas KJJ-1695.


De acordo com o motorista de um dos ônibus, o veículo veio de Timbaúba para a convenção do PSB, no Clube Português. Ele informou que tentou desviar de um poste e por isso atingiu a S-10 e o Ka. Ele alegou que os freios do veículo falharam e não teve como evitar a batida. O motorista da S-10 era Ernesto de Paula, presidente do Partido Republicano Progressista (PRP) em Pernambuco, que se dirigia para a convenção com a esposa. O condutor não se feriu, mas sua esposa foi levada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dos Torrões sentindo dores no pescoço.


Pouco depois do primeiro acidente, uma outra colisão ocorreu na mesma altura do sinistro, mas na outra faixa da Abdias. Segundo a reportagem do Diario apurou, o motorista de um Palio reduziu a velocidade para ver o acidente anterior e foi surpreendido por um ônibus da empresa Borborema, que não conseguiu parar a tempo. Não houve feridos.

Diário de Pernambuco

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Fique por dentro do plano de mobilidade da Arena Pernambuco

Chegada a hora de a Arena Pernambuco estrear na Copa, com o jogo Costa do Marfim x Japão, amanhã. A expectativa é que 40 mil vão ao estádio em cada partida. Para que o antes e o depois de cada jogo seja de tranquilidade e segurança, é importante estar atento ao plano de mobilidade organizado para o evento.

Os veículos particulares serão proibidos de chegar até a Arena, e o acesso só sera possível através de transporte coletivo público. Apenas os BRTs e ônibus expressos saídos da estação de metrô Cosme e Damião e dos estacionamentos periféricos trafegarão pelo Ramal da Cidade da Copa.

Veículos não credenciados serão bloqueados nos sete Pontos de Verificação Veicular (PVVs), localizados em todos os acessos à Arena, incluindo a BR-408. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, serão proibidos embarque e desembarque na BR-408, sob o risco de multa e reboque.

A orientação para quem fretou vans e táxis é desembarcar em algum dos estacionamentos periféricos, na Rodoviária, nas plataformas de BRT ou em uma das estações do metrô, onde serão vendidos bilhetes mediante apresentação do ingresso do jogo do dia. Os portões da Arena serão abertos três horas antes do jogo.

Regra geral para todos os modais

- O uso da pulseira é imprescindível para garantir o embarque do torcedor na volta de cada partida

- Os pontos de embarque na Arena terão as cores correspondentes às pulseiras de cada modal

- Assim, no retorno, o torcedor deve procurar o mesmo ponto de embarque onde desceu

Veja como chegar à Arena (clique na imagem para ampliar):




Diário de Pernambuco

Terminal Integrado Cosme e Damião começa a funcionar neste sábado

Créditos: Íris Garbuglio/Leia Já

O Terminal Integrado (TI) Cosme e Damião foi entregue oficialmente, no fim da tarde desta sexta-feira (13), pela presidente Dilma Rousseff e pelo governador João Lyra Neto. A solenidade ainda teve a presença do ministro das Cidades, Gilberto Occhi. A princípio, o espaço funcionará exclusivamente para atender a demanda dos jogos da Copa do Mundo na Arena Pernambuco. Neste sábado (14), acontece o primeiro dia de operação do equipamento, para a partida entre Costa do Marfim e Japão, às 22h.


Durante os jogos do Mundial no Recife, será ofertada a linha especial 047-TI Cosme e Damião/Arena, integrada ao Sistema Estrutural Integrado (SEI) de metrô, com uma frota de 65 ônibus. A expectativa é atender 18.500 passageiros. A tarifa é de R$ 7,50 (metrô + ônibus com passagem de ida e volta). A operação da linha será realizada com intervalo de cinco minutos com operação em comboio. Os veículos estarão em operação quatro horas antes e duas horas após os jogos. A tarifa da linha será cobrada pelo metrô, ocasião em que o torcedor receberá um cartão. O item será recolhido pelo Grande Recife Consórcio de Transportes, quando será entregue a pulseira ao torcedor.


Em julho, o TI Cosme e Damião passa a operar normalmente. Localizado na divisa entre as cidades do Recife e de Camaragibe, o equipamento oferece integração direta com o metrô para diversos deslocamentos para a Região Metropolitana do Recife com pagamento de apenas uma tarifa, beneficiando cerca de 20 mil passageiros por mês, principalmente, os moradores da comunidade UR-07, na Capital pernambucana, por meio da integração do TI Cosme e Damião com o TI Caxangá. Já os moradores dos loteamentos Santos Cosme e Damião, São Paulo, Santo Antônio e Viana, do município de Camaragibe, também passarão a ter acesso ao SEI.


O equipamento vai beneficiar pessoas como a dona de casa Josefa Maria, 56 anos. "Antes a gente levava mais de uma hora para chegar na cidade. A gente precisava sair de casa às 6h se quisesse chegar na cidade de 7h30. Além dos poucos ônibus, a gente podia usar o transporte alternativo, mas não tínhamos segurança nenhuma, porque eles corriam muito. Agora, com a estação, vai ficar melhor e mais rápido", comemorou.


Com uma área de 23.660 metros quadrados e cerca de R$ 18 milhões (recursos do Governo de Pernambuco e do Governo Federal), o TI Cosme e Damião conta com box para lanchonete, rampa de acesso ao piso superior, banheiros acessíveis, Central de Atendimento ao Cliente, piso tátil (que facilita a orientação de pessoas com deficiência visual e visibilidade reduzida), além de uma estrutura funcional, incluindo os requisitos relacionados à acessibilidade para usuários com mobilidade reduzida.


Duas linhas irão operar no terminal, sendo uma alimentadora (TI Cosme e Damião Circular), com dois veículos realizando 60 viagens diariamente, e uma interterminal (TI Cosme e Damião/TI Caxangá - IV Perimetral), com oito veículos efetuando 116 viagens. Os moradores da região serão beneficiados com a redução da tarifa de R$ 2,25 para R$ 1,60 para aqueles que utilizarem o metrô em seu deslocamento de retorno.

Diário de Pernambuco

terça-feira, 10 de junho de 2014

BRT - Estações de vidro: frágeis e quentes

Créditos: CBN/Divulgação

O acidente com o motociclista Marcelo Marcelino da Silva, 43 anos, que morreu no último sábado ao ser atingido por um vidro da estação de BRT da Avenida Conde da Boa Vista, levantou a discussão não apenas sobre a segurança - o caso foi tipificado como homicídio culposo e será investigado pela Delegacia da Boa Vista -, mas também a respeito da escolha do vidro como material para revestir estações em um clima quente como o de Pernambuco.


Em algumas capitais brasileiras que também optaram pelo sistema BRT, o vidro é usado, mas não como material principal de revestimento das paredes laterais das estações, como ocorre nos corredores da Região Metropolitana do Recife.


Nossa equipe visitou ontem a estação do Derby, às 11h, e constatou que já fazia calor, mesmo com a ar-condicionado ligado. O motivo é o chamado efeito estufa, que mantém o calor na parte interna de estruturas de vidro. Segundo um funcionário da MobiBrasil, Gláucio França, a empresa solicitará ao Grande Recife Consórcio de Transporte Urbano o revestimento dos vidros e a implantação de cortinas de vento nas portas.


Em Belo Horizonte, as estações são feitas em alumínio e portas de vidro, assim como as estações do Rio de Janeiro. Em Bogotá, mesmo com o clima frio, o principal material utilizado é o alumínio vazado. O vidro nas portas serve para facilitar a visualização da chegada do ônibus. Em Curitiba, as estações “tubo” utilizam plástico transparente.


O modelo adotado na RMR, já trazia preocupação quanto a vulnerabilidade para o vandalismo e em relação à temperatura. “Esse é um projeto de 2010, que já previa vidro e ar-condicionado para dar mais conforto ao usuário”, disse o presidente do Grande Recife, Nélson Menezes. “O governo optou por oferecer estações com nível mais elevado. O desafio será manter esse padrão funcionando bem”, afirmou o secretário das Cidades, Evandro Avelar.


A presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil em Pernambuco (IAB-PE), Vitória Andrade, chama atenção para a falta de sincronismo dos projetos com o ambiente urbano. “Os urbanistas e arquitetos precisam ocupar o espaço nas decisões urbanas. A gente assiste a projetos de engenharia desvinculados da cidade. Qualquer pessoa leiga sabe que nossas condições climáticas não são adequadas para esse modelo”, criticou.


“Os projetos que impactam a cidade não podem ser implantados de cima para baixo. É preciso uma discussão com a sociedade”, ressaltou o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, Roberto Montezuma.

Diário de Pernambuco

Dilma deve inaugurar TI Cosme e Damião, que dá acesso à Arena Pernambuco

Créditos: Íris Garbuglio/Leia Já

Em meio às diversas mudanças na agenda da visita da presidente Dilma Rousseff (PT) em Pernambuco, a assessoria da Presidência da República confirmou ao Blog de Jamildo na manhã desta terça-feira (10) que a petista deve inaugurar na sexta (13) o Terminal Integrado de Cosme e Damião, que servirá de acesso à Arena Pernambuco. A presidente também não vai participar da entrega do Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, no sábado (14).

A inauguração do Terminal vai ocorrer um dia antes do primeiro jogo no estádio: a disputa entre Japão e Camarões está marcada para o sábado, às 22h. Quando foi lançado o projeto, a previsão era que a entrega ocorresse em dezembro de 2012.

O TI deve receber o tráfego de que vai para os jogos a partir do Corredor Leste/Oeste, através do BRT, ou utilizando o metrô. A obra estava orçada em R$ 18 milhões e foi erguido em um terreno de 7,6 mil metros quadrados, distante 1,5 quilômetros da Arena.

Além do Terminal de Cosme e Damião, a presidente também deve inaugurar a Via Mangue, às 14h30, ao lado do prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB). À tarde, ela ainda participa da formatura de uma turma do Pronatec.

Blog do Jamildo

Usuários do VEM têm créditos expirados antes do prazo

 Créditos: Urbana-PE/Divulgação

Usuários do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) estão sendo surpreendidos com a perda de créditos menos de um mês após a carga. A auxiliar em serviços administrativos Sônia Samia de Gusmão Monteiro, de 35 anos, foi uma delas.


Sônia descobriu que seus R$300 em crédito haviam sido considerados inválidos ao passar na roleta do ônibus. Ela ligou para o atendimento do Grande Recife Consórcio de Transportes e foi informada sobre a  Lei nº 151190, que prevê que os créditos serão expirados após o prazo de 180. No entanto, a usuária havia recarregado o cartão há menos tempo que o estipulado pela perda.


Sônia avisou que "estava contactando o Procon para tentar resolver o problema", quando foi avisada que houve uma falha no sistema do Grande Recife. Segundo o consórcio, a situação será normalizada e os créditos retirados serão devolvidos a todos aqueles que tiveram algum prejuízo.

Diário de Pernambuco

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Estações do BRT serão vistoriadas

Créditos: Allan Torres/Diário de Pernambuco

Após o acidente na Avenida Conde da Boa Vista que provocou a morte de um motociclista, a responsável local pelas obras do BRT, Consórcio Mendes Júnior, informou ontem que todas as estações serão inspecionadas por técnicos e engenheiros. Marcelo Lúcio Marcelino da Silva, 43 anos, morreu na noite de sábado, após um vidro que estava sendo instalado numa das estações do BRT cair em suas costas quando ele passava de moto na pista local.


 Duas pessoas foram indiciadas por suposto homicídio culposo (sem intenção): o dono da empresa terceirizada que fazia o serviço na parada, Eduardo Ferreira, e o encarregado da obra, Everton Santos. Ambos foram presos em flagrante, pagaram uma fiança de R$ 10 mil cada um e responderão em liberdade.


O acidente ocorreu no mesmo dia em que o BRT foi inaugurado, no trecho Camaragibe-Derby. Eduardo Ferreira foi levado à delegacia ainda na noite do sábado, acompanhado pelo advogado do consórcio Ernesto Cavalcanti.


 Segundo o advogado, o próprio Eduardo instalava o vidro com a ajuda do encarregado, quando a peça, de aproximadamente um centímetro de espessura, dois metros de largura e um metro de altura, caiu sobre Marcelo, que trabalhava no jogo do bicho e fazia a entrega da arrecadação do dia.


Outros quatro funcionários que estavam na estação também foram à delegacia, mas foram soltos porque apenas viram o que aconteceu. O advogado da Mendes Júnior negou que os funcionários tenham fugido. Segundo ele, todos foram escoltados pela PM até a delegacia para não serem linchados.


Questionado pelo Diario sobre a segurança existente em uma estação de vidro, Cavalcanti disse que a revisão das estruturas começou a ser feita ontem por uma equipe de técnicos e engenheiros. Ele disse que a empresa terceirizada é pequena e que os funcionários não sinalizaram a obra como deveriam.


 A Secretaria de Cidades de Pernambuco informou que o consórcio tomará as “medidas cabíveis”. Marcelo morava com a mãe, Laurinete, 66. O corpo dele foi enterrado ontem, em Santo Amaro. A certidão de óbito diz que ele teve o pulmão atingido e morreu de hemorragia interna.

Diário de Pernambuco

População aprova BRT no primeiro dia útil de funcionamento

Créditos: Guto de Castro/Maxi Ônibus Olinda

A população elegiou o sistema Bus Rapid Transit (BRT), batizado de Via Livre, que entrou em operação nesta segunda-feira (9). A movimentação nas estações de Camaragibe e do Derby foi tranquila, e os usuários elogiaram os ônibus confortáveis e a estrutura das novas paradas. As viagens estão mais rápidas nesta segunda, em relação as realizadas no último sábado (7).

O BRT entrará em criculação de modo semi-expresso saindo do terminal integrado de Camaragibe,seguindo pela Avenida Belmino Correia, Avenida Caxangá até a praça do Derby, onde fará retorno para o TI de camaragibe.Durante o incio das operações do sistema, o BRT vai circular na faixa da esquerda das vias. Os demais veículos da linha continuarão na faixa da direita, atendendo as paradas de ônibus localizadas nas calçadas.

A primeira linha do Via Livre deverá atender, em média, 750 passageiros e irá operar das 9h às 16h desta segunda. Na terça-feira começará a fazer o horário comercial da linha, a partir das 5h. A tarifa da linha continuará a mesma, R$2,15.

Apenas duas estações estão funcionando nesta segunda-feira (9),são as estações do TI Camaragibe e a do Derby.A previsão é de que a estação da abolição entre em operação nesta terça-feira (10).

JC Online

sábado, 7 de junho de 2014

BRT começa a operar com passageiros no Recife

Créditos: Guto de Castro/Acervo


07 de junho de 2014. Uma data que vai ficar marcada na história do transporte coletivo pernambucano. Entrou em operação na manhã deste sábado o primeiro sistema de BRT (Transporte Rápido por Ônibus) do estado.

Batizado de Via Livre, o BRT começou a operar em caráter experimental no corredor Leste-Oeste, ligando o Terminal Integrado de Camaragibe, na Região Metropolitana, ao bairro do Derby, zona central do Recife, por meio da linha 2480 Camaragibe/Derby.

Os BRTs já vinham fazendo teste desde o final do mês passado, quando os motoristas estavam sendo orientados sobre a forma correta de parar nas estações. Hoje, finalmente começou a operação com passageiros - restrita, no entanto, a apenas duas estações: Forte do Arraial, no bairro do Cordeiro, e Praça do Derby.

Créditos: Guto de Castro/Acervo


O primeiro BRT saiu do TI Camaragibe pontualmente as nove da manhã, chegando ao Derby cerca de uma hora depois. Divulgadores explicavam o sistema aos passageiros e ajudavam no embarque e desembarque. Mesmo assim, os ônibus circularam vazios durante todo o dia.

A operação foi, em geral, tranquila. Os únicos problemas foram registrados na Avenida Caxangá, onde foram vistos vários carros invadindo a faixa exclusiva para ônibus. Nenhum guarda da CTTU estava no local para orientar o trânsito nem punir os motoristas infratores.

Créditos: Guto de Castro/Acervo


A fase experimental do BRT segue até a próxima segunda-feira, dia 09, quando o sistema funcionará apenas das 09hs as 16hs. A partir da próxima terça, o horário será ampliado, além de ser estabelecida a integração temporal com a linha 916 Ouro Preto/Joana Bezerra, que vai levar os passageiros do Derby até a estação de metrô da Joana Bezerra.

A tarifa cobrada no BRT custa R$ 2,15, o equivalente ao anel A. A novidade é que a passagem só pode ser paga usando o VEM. Quem ainda não tiver o Vale Eletrônico Metropolitano vai poder fazê-lo na hora nas estações, ao custo de 4 reais (recarga mínima).

Créditos: Guto de Castro/Acervo

Marcopolo fornece ônibus a Infraero para transporte nos aeroportos do Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza

Créditos: Geilson Melo da Costa/Divulgação


A Marcopolo fará a entrega à Infraero, a partir do dia 9 de junho, de cinco ônibus do modelo Viale BRS, que serão utilizados nos aeroportos Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro; Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, e Pinto Martins, em Fortaleza, durante o período de realização da Copa do Mundo de Futebol. Os veículos vão atender à maior demanda de passageiros e turistas prevista para os meses de junho e julho.


Os ônibus Marcopolo Viale BRS Low Entry farão o traslado de pessoas entre as aeronaves e as áreas de embarque e desembarque nos três aeroportos. Os veículos incorporam as mais recentes tecnologias e atendem à norma ABNT 15570, com total acessibilidade.

São os mais  modernos ônibus disponíveis no Brasil e foram desenvolvidos para aplicação nos avançados sistemas de transporte coletivo em grandes centros urbanos. Os veículos possuem sistema de ar-condicionado, 13,4 metros de comprimento e capacidade para transportar mais de 80 passageiros, com conforto, segurança e eficiência.

Créditos: Geilson Melo da Costa/Divulgação


Segundo Paulo Corso, diretor de operações comerciais da Marcopolo, a parceria com a Infraero vai permitir ampliar o padrão de conforto e a comodidade para os passageiros desses aeroportos e colaborar para reforçar a imagem positiva do turista, principalmente o estrangeiro.

Marcopolo

quinta-feira, 5 de junho de 2014

BRT pernambucano entra em operação no improviso e atrasado

Créditos: Guga Matos/JC Imagem

O sistema de BRT (Bus Rapid Transit) pernambucano entrará em operação no próximo sábado (7) ainda mais incompleto do que o previsto. Apenas o Corredor Leste-Oeste, que liga o Centro do Recife ao extremo oeste da Região Metropolitana, em Camaragibe, começará a funcionar. E, mesmo assim, com apenas duas estações das 16 projetadas. O segundo corredor de BRT, o Norte-Sul, promessa de ligação rápida e eficiente entre o extremo norte do Grande Recife e a capital, começará a operar somente no domingo 15 de junho. Ou seja, na prática, nada do que foi prometido, anos atrás, pelo ex-governador Eduardo Campos, e pelo ex-secretário das Cidades, Danilo Cabral, foi cumprido. O BRT começa a atender a população a apenas seis dias do início oficial da Copa do Mundo, atrasado, sem proporcionar os benefícios anunciados e com bem menos da metade do sistema previsto.

A operação do Corredor Leste-Oeste acontecerá das 9h às 16h, tanto no sábado quanto no domingo. Somente na segunda-feira, caso tudo ocorra bem, é que o horário poderá ser padronizado com o do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR), às 5h. Mas, mesmo assim, os intervalos serão de 20 minutos, considerado muito tempo de espera para o transporte urbano. Uma única linha estará rodando com seis veículos BRTs – a Camaragibe-Derby -, que farão o percurso entre o Terminal Integrado de Camaragibe e a Estação Derby, área central da capital. No caminho, uma parada na Estação Forte do Arraial, na Avenida Caxangá. Nada mais. A partir daí, os BRTs seguirão expressos até o TI Camaragibe. Circularão em via segregada porque a prioridade já existe no percurso, mas ao chegar à Avenida Belmino Correia, os BRTs irão misturar-se ao tráfego misto. Chegando ao TI Camaragibe, mais improviso: não contarão com um espaço adequado e o embarque e desembarque se dará pelo lado direito do veículo, como um ônibus convencional.

Créditos: Guto de Castro/Maxi Ônibus Olinda

Presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, gestor do sistema e responsável pelo planejamento e operação do BRT, Nelson Meneses reconhece que o sistema começa incompleto, mas garante que, diante da situação, os técnicos do órgão e operadores vão tentar fazer o melhor possível. “Houve atraso nas obras e tivemos decisões que demoraram a serem tomadas, como foi o caso da Avenida Conde da Boa Vista, mas o início teria que ser assim mesmo, por etapas. Por um lado é bom porque poderemos concentrar nosso pessoal todo na operação do Leste-Oeste”, argumentou.
Diante do improviso, o órgão não tem sequer como prever o ganho de tempo nas viagens. Estima apenas que, quando o Leste-Oeste estiver totalmente concluído, o tempo de viagem passará de 55 para 44 minutos na linha Camaragibe-Derby, ou seja, um ganho, na prática, de 11 minutos.

CORREDOR NORTE-SUL SOMENTE NO DIA 15 DE JUNHO

O Corredor de BRT Norte-Sul, com 33 quilômetros entre Igarassu e o Centro do Recife, teve sua operação adiada mais uma vez. Se tudo der certo, no dia 15 de junho (domingo) começará a operar para a população. Mas também terá um funcionamento improvisado devido ao atraso na conclusão das estações. Das 29 previstas no projeto, apenas duas estarão operando (Tacaruna e Praça da República) e, mesmo assim, num horário diferenciado: das 6h às 9h30 e das 16h às 19h30.

A operação se dará apenas do TI da PE-15, em Olinda, para o Centro da capital. A linha Expresso TI PE-15-Dantas Barreto irá funcionar com intervalos de 15 minutos e com apenas seis veículos BRTs. A previsão é que consiga realizar 28 viagens e atenda a 500 passageiros por dia. Os usuários sairão do TI PE-15 e seguirão até a Estação Praça da República, localizada na Avenida Dantas Barreto, fazendo uma parada na Estação Tacaruna.


Os improvisos não param por aí. As áreas das estações destinadas no início do projeto à bilheteria, não terão mais essa função. Quem for usar o BRT e não possuir os cartões eletrônicos terá que adquirir um cartão comum, comprado em totens instalados nas estações.

JC Online

Motoristas, cobradores e fiscais de ônibus vão reivindicar aumento salarial de 30%

Créditos: Guto de Castro/Acervo

A assembleia marcada para a tarde desta quinta-feira (5), no bairro de Santo Amaro, está sendo convocada sindicato eleito. Os vencedores no pleito argumentam que a negociação com o patronato será acompanhada pelo Ministério Público do Trabalho.

A apresentação da pauta de reivindicações aos trabalhadores será feita na assembleia da próxima terça-feira (10/06). Entre os itens que serão detalhados estão o valor de R$ 400 em vale alimentação e participação nos lucros.

Atual gestor, Patrício Magalhães perdeu a disputa no voto da categoria por um novo mandato de cinco anos. Mais uma vez, ele não foi localizado para falar sobre o assunto.

Rádio Jornal

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Acidente com ônibus deixa vários feridos na BR-232, em Bezerros

Créditos: Nayara Vila Nova/TV Jornal Caruaru

Um acidente com um ônibus da Viação Progresso, no início da manhã desta quarta-feira (4), deixou 17 pessoas no quilômetro 111 da rodovia BR-232 (trecho Caruaru-Bezerros), na altura do distrito de Encruzilhada de São João, em Bezerros, no Agreste de Pernambuco. O coletivo seguia de Bodocó, no Sertão, com destino ao Recife quando colidiu na traseira de um caminhão, depois bateu na mureta de proteção da pista e em seguida tombou.Treze dos feridos foram encaminhados ao Hospital Regional do Agreste em Caruaru (HRA), oito deles já foram liberadas e cinco continuam internados na unidade. Das quatro vítímas que foram encaminhadas ao Hospital Municipal de Bezerros, três receberam alta e um foi encaminhada ao Hospital Militar em Recife.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), no momento do acidente havia um forte nevoeiro que prejudicou a visibilidade do motorista do ônibus, veículo o qual transportava 42 pessoas.Segundo o Hospital Regional do Agreste (HRA), as oito vítimas que receberam alta tiveram apenas cortes e arranhões. Ainda de acordo com a unidade, as pessoas que permanecem internadas estão estáveis e passam bem. Cleidian Maria da Silva, 24 anos, teve esmagamento na mão direita e passa por cirurgia. Maria de Fátima Carvalho Alencar, 42, teve fratura exposta no antebraço direito e também está no bloco cirúrgico. Maria Izabel da Silva, 58,  sofreu um trauma na face, mas passa bem. Giovane Pereira, 61, fraturou o braço direito, e Doroteia Maria da Silva, 69, fraturou a clavícula e teve um corte na cabeça, mas estão estáveis.

As três vítimas encaminhadas ao Hospital Municipal de Bezerros e em seguida liberadas, tiveram apenas ferimentos leves. Daniel Alves de Araújo, 50 anos, que também estava na unidade, foi transferido ao Hospital Militar para realizar exames.

Ainda segundo a PRF, o motorista do ônibus saiu ileso. O caminhão teve apenas a traseira danificada, sem pessoas feridas. O JC entrou em contato com a Viação Progresso, mas a empresa ainda não se posicionou sobre o assunto.

JC Online

Engavetamento entre ônibus, carro e caminhão deixa feridos no Viaduto Capitão Temudo

Créditos: Diego Roberto/Whatsapp

Um engavetamento entre um ônibus, um carro e um caminhão deixou feridos no Viaduto Capitão Temudo, zona sul do Recife. O acidente aconteceu no início da tarde desta quarta-feira, na alça que dá acesso ao Largo do Cabanga, sentido Boa Viagem.


De acordo com a Central de Monitoramento da Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos (CTTU), equipes do Samu e do Corpo de Bombeiros foram acionadas para socorrer os feridos. O carro passeio ficou entre os outros dois veículos de grande porte, sendo bastante afetado.


Ainda segundo a CTTU, a colisão não causa transtornos ao tráfego, uma vez que a via é pouco utilizada. A área, no entanto, deve ser evitada pelos motoristas.

Diário de Pernambuco

terça-feira, 3 de junho de 2014

Insatisfeitos com o atraso nas viagens, passageiros protestam no TI Barro

Créditos: Hugo Melo Tavares/ComuniQ

Usuários do Terminal Integrado do Barro, na Zona Oeste do Recife, protestaram na manhã desta terça-feira (3). De acordo com informações da assessoria do Grande Recife Consórcio de Transporte, a manifestação teve motivação no atraso dos ônibus que fazem a linha Barro / Macaxeira (via BR-101). Os atrasos nas viagens ocorreram devido ao engarrafamento na rodovia federal.

Insatisfeitos, alguns passageiros depredraram um coletivo e, com cordão humano, montaram uma barricada na saída do terminal.  O Batalhão de Choque foi acionada para negociar com os manifestantes e a liberação do terminal aconteceu por volta das 11h.

NE 10

Petrolina: Com retorno do conselho, moradores aguardam melhorias no transporte

Créditos: Mizaella França/Acervo

Já está marcada a segunda reunião do Conselho Municipal de Transportes de Petrolina, Sertão pernambucano. Na ocasião, 10 membros vão se reunir, visando elaborar políticas públicas de transporte para o município. O encontro será no 16 de junho, na sede da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPPTC), que fica na Avenida da Integração, 1202, centro de cidade.

O conselho foi reativado através do decreto nº 34 do dia 26 de março de 2014 e entrou em vigor na semana passada na cidade. A primeira reunião aconteceu no dia 22 de maio, onde houve a apresentação dos conselheiros, foram discutidos alguns ofícios e a comissão para elaboração do regimento interno foi eleita.

A estudante universitária, Dayane Késia Alves, de 21 anos, utiliza os serviços de transporte diariamente da cidade e encontra dificuldades. “O transporte público em Petrolina está um caos. Muitas vezes volto à noite das aulas e não encontro ônibus após as 22h e tenho que pagar táxi. São constantes os atrasos e já fiquei duas horas esperando o ônibus”, relata.


Para Dayane, a volta do conselho é um passo importante para a chegada de melhorias. “O conselho vai levar as reivindicações da população. É importante ter um órgão que pense o sistema de transporte da cidade. Eu quero participar das reuniões e falar das dificuldades que passo, enquanto estudante. Vamos pensar junto como mudar a situação”, conta.


Segundo o diretor-presidente da EPTTC, que é um dos membros do conselho, Paulo Valgueiro, serão discutidas propostas em relação ao trânsito e o transporte coletivo do município. “A prioridade é melhoria do sistema de transporte público a partir das decisões de todo o colegiado”, frisa.

Créditos: Blog do Francisco Ferreira/Acervo

Valgueiro acredita que algumas questões vão ganhar destaque nas reuniões do conselho. “A questão de idade e qualidade da frota e o valor da tarifa serão o maior embate”, ressalta.


Entre os conselheiros estão os representantes do Sindicato das Empresas de Petrolina, da Associações e Sindicatos Comerciais do Município, do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário (SINTTROP), da Federação das Associações do Município (Feamupe) e União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (Uespe). Além dos nomes públicos indicados pelo prefeito da cidade, que são os representantes da EPTTC, da superintendência de transporte, da Procuradoria Geral de Município, da Câmara de Veradores e da Secretaria de Infraestrutura.

G1 Petrolina

Emenda muda licitação de transporte rodoviário no país

Créditos: Guto de Castro/Maxi Ônibus Olinda

O Congresso incluiu uma emenda em uma Medida Provisória modificando o atual sistema de licitação de linhas de transporte rodoviário interestadual no país. A delegação desse serviço, pelo texto, passará da rígida modalidade de permissão para autorização, na expectativa de trazer mais competitividade ao setor. O texto, que originalmente tratava de incentivos ao setor automotivo no regime Inovar-Auto, foi enviado para sanção da presidente Dilma Rousseff, que tem prazo de 15 dias úteis para decidir se veta ou mantém a alteração.


As novas regras também vão valer para o transporte terrestre internacional e visam acabar com uma disputa judicial que desde 2008 tem prejudicado encomendas no setor.


A operação dessas linhas se dá hoje pelo modelo de permissão, em que os lotes foram licitados com prazos e tarifas fixados em contrato. Com a emenda, agregada ao texto quando a Medida Provisória tramitou no Senado Federal, a ideia é flexibilizar o modelo, de modo que transportadora de passageiro que cumprir os requisitos estabelecidos para um determinado trecho poderá encaminhar solicitação à Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) e ser autorizada a operá-lo. Nessa modalidade, o órgão regulador não estabelece a tarifa e a ideia é que mais players entrem no mercado, na esperança de que os preços sejam reduzidos.


A emenda também prevê um período de transição de cinco anos entre a atual e a nova sistemática, quando a ANTT poderá fixar tarifas máximas para os serviços prestados.


Justiça

As modificações propostas também visam solucionar um problema de judicialização das linhas atuais, o que traz insegurança ao mercado e afeta as encomendas às fabricantes de ônibus. Isso porque as permissões de operação das linhas estão vencidas desde 2008 e o leilão que o governo tentou promover no final do ano passado foi questionado pelas empresas na Justiça.


Desde então, as linhas passaram a ser concedidas via autorizações especiais pelo judiciário. O texto da Medida Provisória estabelece que essas autorizações especiais serão extintas pela ANTT em até um ano, prazo que pode ser prorrogado pela agência reguladora ou pelo Ministério dos Transportes.


"Existe uma judicialização muito grande e no regime de permissão atual cerca de 75% das concessões estão sub judice", disse ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, o relator da proposta, deputado Gabriel Guimarães (PT-MG).


O parlamentar argumenta que os regimes de permissão e concessão, como praticados nos últimos anos, "já se mostraram inadequados e de difícil operacionalização, porque suas naturezas implicam regras incompatíveis com a dinamicidade do setor, engessando, portanto, as ações tanto do setor público, como das empresas operadoras".

Diário de Pernambuco