sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Instalação de estações do BRT na Conde da Boa Vista altera paradas de ônibus

Créditos: Priscila Buhr/Jc Imagem


Os passageiros que utilizam linhas de ônibus com paradas na Avenida Conde da Boa Vista devem ficar atentos as alterações nos pontos. A mudança acontece por conta da instalação do sistema de transporte Bus Rapid Transit (BRT), integrante do Corredor Exclusivo de Ônibus Leste/Oeste (Derby a Camaragibe). As obras começam neste sábado (1º de fevereiro). Serão seis estações de embarque e desembarque.




As primeiras plataformas ficarão entre o Shopping Boa Vista, no sentido subúrbio - cidade, e o Banco HSBC, cidade - subúrbio. As linhas que param no local utilizarão a parada seguinte na mesma plataforma no período de obras.

Os passageiros que utilizam a parada nº 180321 (Parada B), em frente à Loja Riachuelo, no sentido subúrbio - cidade, devem seguir para o ponto seguinte, nº 180322, em frente ao shopping Boa Vista. No outro sentido, a parada nº 180304 (Parada B), em frente ao Banco HSBC, será substituída pela nº 180305, localizada em frente ao Banco Santander.

Os outros pontos da avenida serão interditados a medida que as obras forem avançando. Espera-se que todas as estações estejam instaladas até o dia 31 de março.

O secretário das Cidades, Danilo Cabral, ressalta a importância da avenida para a população. "Com a implantação do BRT na Boa Vista, cerca de 314 mil usuários que hoje circulam pela via terão a opção de utilizar o novo sistema”, disse. Diariamente, passam na Avenida Conde da Boa Vista 78 linhas de ônibus, com 542 veículos que realizam 4.737 viagens.

As estações do BRT terão 25 metros de comprimento por dois de largura, em estrutura metálica e vidro, chapa perfurada ao seu redor e telha termoacústica. Para entrar na plataforma, o passageiro deve passar por uma catraca, pagando a passagem antecipadamente.

Linhas com paradas alteradas durante implantação de estações do BRT:

Sentido subúrbio/cidade parada nº 180321 (PARADA B), em frente à Loja Riachuelo:
312 – Mustardinha
331 - Totó (Jardim Planalto)
332 - Totó (Abdias de Carvalho)
346 - TI TIP/ Conde da Boa Vista
416 - Roda de Fogo
423 - Engenho do Meio
431 - Cidade Universitária (TRT)
448 - Jardim Petrópolis
459 - Loteamento Santos Cosme Damião
511 - Alto do Mandu
516 - Casa Amarela (Nova Torre)
521 - Alto santa Isabel
524 - Sítio dos Pintos (Dois Irmãos)
531 – Casa Amarela (Rosa e Silva)
624 - Brejo
644 - Largo do Maracanã
721 - Água Fria
726 - Alto Santa Terezinha (Cde.B. Vista)
811 - Campo Grande
977 - Paulista(Cde da Boa Vista)

Sentido cidade/subúrbio parada nº 180304 (PARADA B), em frente ao Banco HSBC:
314 - Mangueira
312 – Mustardinha
315 – Bongi
331 - Totó (Jardim Planalto)
341 - Curado I
346 - TI TIP/ Conde da Boa Vista
416 - Roda de Fogo
421 – Torrões
423 - Engenho do Meio
431 - Cidade Universitária (TRT)
446 – UR-07
448 - Jardim Petrópolis
459 - Loteamento Santos Cosme Damião
516 - Casa Amarela (Nova Torre)
521 - Alto santa Isabel
524 - Sítio dos Pintos (Dois Irmãos)
531 – Casa Amarela (Rosa e Silva)
624 - Brejo
644 - Largo do Maracanã
726 - Alto Santa Terezinha (Cde.B. Vista)
731 - Beberibe (Espinheiro)
811 - Campo Grande

JC Online

Saiba como chegar, de ônibus, a praia de Maria Farinha



O verão está com tudo! O sol, o mar, tudo está combinando perfeitamente nesta estação. E nesse final de semana você vai ficar aí parado dentro de casa? Ou vai aproveitar a praia com as dicas de mobilidade do Maxi Ônibus Olinda?

Nosso destino hoje é Maria Farinha, localizada no município de Paulista, litoral norte do estado. Uma das mais famosas praias de Pernambuco, bem tranquila, ideal para quem quer curtir o mar sem muita badalação. Além disso, quem vai ao local também pode aproveitar um dos maiores parques aquáticos do Nordeste, o Veneza Water Park.
Créditos: JC Online/Acervo


Para chegar a Maria Farinha, só existe uma opção de ônibus: a linha 960 Maria Farinha/Casa Caiada. Contudo, ela é integrada a várias outras por meio do Terminal de Rio Doce, facilitando assim o acesso de quem vem de qualquer lugar da Região Metropolitana.

A linha 960 realiza 28 viagens nos dias úteis, partindo do Terminal de Rio Doce entre as 04:00 e 23:30. Aos sábados, são 23 saídas, no mesmo horário. Já aos domingos, 22 viagens são realizadas, entre as 05:00 e 23:10. O intervalo médio da linha é de 40 minutos a uma hora.

Essa é a nossa dica para o seu final de semana! Continue ligado na coluna de verão do Maxi Ônibus Olinda!

Mercedes-Benz lança novo site



A Mercedes-Benz do Brasil inovou a sua forma de comunicação via internet. Está no ar o novo site da montadora seguindo as linhas do guide mundial da marca, cuja estrutura foi desenvolvida para facilitar a visualização e a navegação pelos clientes, fãs da marca e demais internautas.

De acordo com informações da marca, na página de ônibus, o usuário encontra todo o portfólio de ônibus urbanos e rodoviários, além de ícones para os produtos e serviços de pós-venda, sistema BRT (Bus Rapid Transit), programa Caminho da Escola e o atendimento especializado dos Concessionários Center Bus.
A atenção dada ao internauta se reflete pela maior evidência do portfólio de produtos, identificando, rápida e claramente, toda a sua linha de produtos. Outro detalhe é que houve uma preocupação no desenvolvimento de seu novo canal de comunicação, que está mais completo, adotando um design atraente e moderno, para valorizar a história da empresa e da marca, visão, missão, carreira etc.
A nova ferramenta pode ser acessada pelo www.mercedes-benz.com.br.

Revista Auto Bus

Motoristas e cobradores fizeram paralisação parcial no Grande Recife


Créditos: Diego Nigro/JC Imagem

A sexta-feira (31) começou com a paralisação parcial de motoristas e cobradores de ônibus no Grande Recife. Conforme prometido pelos dois grupos que fazem oposição ao sindicato da categoria, os trabalhadores reduziram a forma de trabalho. Das 6h às 9h10, grupos fizeram piquetes na Avenida Guararapes, na Rua do Hospício, Agamenon Magalhães, nos Terminais do Barro e Tancredo Neves. Apesar do protesto, boa parte dos ônibus circulou pela cidade, com alguns pontos de estrangulamento.


Manifestantes paralisaram os ônibus e ficaram exibindo faixas em cima da Ponte Duarte Coelho e na Rua do Hospício, que são pontos mais movimentados da cidade. Passageiros revoltados com o movimento reclamavam com os rodoviários em protesto. "Eu sei que em uma hora dessas isso não deveria estar acontecendo. Tá atrapalhando muita gente, arriscando a nossa vida, andando pelo meio da rua, isso naõ existe", criticou a passageira Fabiana da Silva Rodrigues.

Numa confusão generalizada, motoristas, cobradores e pedestres passaram a discutir fortemente. Um motorista chegou a ser ameaçado de morte. Por isso, a Polícia Militar tentou intervir, mas não conseguiu encerrar a manifestação naquele momento.

Houve informação de paralisações nos Terminais Integrados Tancredo Neves e Barro. Em Tancredo Neves, a rua em frente ao terminal ficou completamente obstruída pelos ônibus. O engarrafamento chegou a refletir diretamente na Avenida Recife, que é ligada ao TI pelo Viaduto Tancredo Neves. Os manifestantes ficaram impedindo a saída dos ônibus. Na Avenida José Rufino não apareceram ônibus no início da manhã. Na Cruz Cabugá, os coletivos chegavam e retornavam de lá, para não encarar o engarrafamento na região central.

No Terminal da Macaxeira, foi registrado um alto intervalo entre chegada e saída dos ônibus. "Eu já estou aqui há 45 minutos e o Barro/Macaxeira não chega. Eu sei que a manifestação é justa, mas a gente é que fica na mão", disse a passageira Laudenize. Outra passageira, Alessandra, disse que devia ter chegado ao trabalho havia duas horas. "Os ônibus não estavam chegando e quando chegou, aconteceu um tumulto, um empurra-empurra e eu não consegui entrar no ônibus. Ninguém tá respeitando ninguém", disse a passageira.

A estratégia era parar os coletivos em cima da ponte, esperar acumular o máximo de ônibus para, só então, liberar aos poucos a via. O piquete se iniciou na Ponte Duarte Coelho e se formou um engarrafamento na Avenida Guararapes. Porém, os ônibus que são obrigado a passar pela Guararapes estão desviando na fila de veículos, tomando saídas alternativas.

Por conta dessa ação, vários passageiros desceram dos coletivos e seguiram para o trabalho a pé. A maioria reclama da paralisação feita pelos motoristas e cobradores. "Pedimos desculpas aos usuários, mas estamos protestando contra um abuso. O atual presidente do Sindicato dos Rodoviários (Patrício Magalhães) está no cargo há 33 anos e não faz nada pela categoria", disse Roberto Torres, um dos representantes da oposição, em entrevista ao programa Redator de Plantão, da Rádio Jornal.

O presidente Patrício Magalhães falou à imprensa na manhã desta sexta e desqualificou completamente a manifestação. "Esses que estão fazendo a mobilização não são rodoviários, eles não são daqui. A frota está 100%. Esse pessoal é de São Paulo e querem fazer uma bagunça aqui. Eles estão alegando que o sindicato não fez o edital para convocar as eleições. (...) Nós fizemos tudo que a lei manda, teve tempo e divulgação. Eles não podem participar se não forem filiados, eles ficam insultando", declarou Magalhães.

Outro líder de oposição, Aldo Lima, não conseguiu ter sua candidatura registrada a tempo de participar do pleito. "Vamos continuar com o movimento até as 10h e esperamos que o Ministério Público tome as providências para garantir nossas eleições democráticas. É a nossa única reivindicação para acabar com essa ditadura", declarou Aldo. Ele ainda disse que, caso a paralisação de hoje não surtisse efeito, outras manifestações seriam realizadas nos próximos dias.

No outro lado da moeda, o presidente da Urbana, Sindicato dos Donos de Empresas de Ônibus, Fernando Bandeira, declarou apoio ao presidente dos Rodoviários e informou que poderá haver demissões aos que participarem da mobilização. "Esse grupo é muito pequeno, que tende a fazer tumulto e quer tomar conta do sindicato. Se tem diferenças com a atual gestão do sindicato, tem que resolver isso no voto. Não se pode prejudicar uma população. Já falei com meus colegas empresários para demitir os funcionários que forem pegos nesse protesto", comentou Bandeira, em entrevista à Rádio Jornal. O dirigente convocou a PM a fazer uma intervenção que encerre as manifestações pontuais.


JC Online

Motoristas e cobradores iniciam paralisação no Grande Recife


Créditos: @cileidet/Twitter

A paralisação prometida pela oposição ao Sindicato dos Rodoviários teve início logo pela manhã desta sexta-feira (31) com motoristas e cobradores parados no Terminal Integrado Tancredo Neves, na Imbiribeira, Zona Sul do Recife. Também há outros focos de paralisação, como no TI Barro, na Zona Oeste, e na Ponte Duarte Coelho, no centro da capital pernambucana. Contudo, há vários coletivos circulando.

Segundo informações de internautas, a situação é pacífica, sem relatos de confusão. Há vários policiais militares nos locais. Os internautas relatam que há ônibus circulando na Av. Norte, na Caxangá, em São Lourenço, Camaragibe, e na Av. Recife.

Créditos: @eduantoniolima/Twitter

Devido à parada dos ônibus, alguma estações do metrô ficaram com o movimento bastante intenso e situações de empurra-empurra, como nos TI Tancredo Neves, TI Barro e Estação Central do Recife. De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) os trens funcionam normalmente.


NE 10

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Motoristas de ônibus podem fazer paralisação nesta sexta

Créditos: Helder Tavares/Diário de Pernambuco

Os grupos Oposição de Verdade e Conlutas, que fazem oposição à presidência do Sindicato dos Rodoviários, prometem realizar paralisação na manhã desta sexta-feira (31), das 6h a 10h. Segundo o líder da oposição, Roberto Torres, a categoria está revoltada devido à maneira como o presidente do sindicato, Patrício Magalhães, conduziu a organização da eleição sindical, marcada para o dia 11 de fevereiro. Patrício, entretanto, assegura que não haverá manifestação e negou as possíveis irregularidades no pleito. Para ele, o "boato" de paralisação é intriga e os rodoviários estão satisfeitos.
A organização do protesto estima que 20 mil trabalhadores devem paralisar as atividades amanhã. O Sindicato possui cerca de 33 mil filiados, mas devido ao período de férias que é o mês de janeiro, 20% dos profissionais ficarão de fora. Os motoristas irão convergir em pontos estratégicos da cidade, como os bairros da Macaxeira, do Barro e a Avenida Guararapes . Nesses locais, carro de som e militância se juntarão para manifestar a indignação da categoria.
O edital de eleição foi divulgado na quinta-feira (9) e se estendeu até a segunda-feira (13). Roberto Torres desmentiu as informações oficiais e alegou que os prazos foram reduzidos para impedir a entrada de outras chapas. "A presidência só divulgou o edital de eleição no Diário Oficial e deu apenas dois dias para as chapas registrarem sua candidatura. Ele registrou a candidatura dele no dia 9. Como é que a gente vai registrar alguma coisa no final de semana, com o sindicato fechado?", questionou Torres. Além disso, Roberto acusou Patrício de barrar profissionais que queriam se sindicalizar para se opor à sua gestão.
A insatisfação das oposições não paira apenas sobre este pleito. Eles reclamam da longevidade dos mandatos de Patrício. A Oposição de Verdade acredita que o atual presidente esteja há 33 anos no comando e já não satisfaça os anseios da categoria. Por outro lado, Magalhães diz que as oposições nascidas em 2013 são fruto de política partidária, de um grupo vindo de São Paulo para fazer os rodoviários de massa de manobra.
Entre as causas do protesto, a Oposição de Verdade considera que o estatuto da categoria está ultrapassado e tem beneficiado o grupo da situação. Eles chegaram a ir ao Ministério Público, para denunciar as irregularidades do sindicato e esperam uma resposta. Caso a posição do MPPE não produza efeito, eles pretendem tomar "medidas drásticas". Roberto Torres declarou que é candidato às eleições deste ano. "Mesmo que eu ganhe a eleição, eu só vou poder assumir a presidência no dia 24 de dezembro. Veja como o estatuto está? É por isso que a gente foi ao Ministério Público, pra tentar mudar essa situação", criticou Torres.

JC Online
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O Maxi Ônibus Olinda fará a cobertura completa da paralisação amanhã pela manhã, caso ela realmente ocorra, aqui no blog e nas nossas páginas no Facebook e Instagram. Não perca!

Grande Recife tenta implantar novo sistema de monitoramento de ônibus


Créditos: Guto de Castro/Acervo

O Consórcio Grande Recife assinou, na manhã desta quinta-feira (30), contrato com a empresa espanhola Etra para implementar o Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação (Simop). Dentro de cinco meses, os usuários poderão prever os horários de chegada e saída dos ônibus que circulam na Região Metropolitana do Recife. O investimento é da ordem de R$ 42 milhões, dos quais R$ 6 milhões serão para construção de um Centro de Monitoramento. Esta é a segunda tentativa do governo de contratar um serviço de monitoramento do transporte coletivo público.


O projeto irá monitorar os 3 mil ônibus que circulam na capital juntamente com a fronta de 150 BRTs. O usuário poderá consultar os horários através de painéis de LCD e aplicativos nos celulares. Já existem painéis nos terminais integrados de Tancredo Neves, Igarassu, Recife (Estação Central), Cajueiro Seco, Caxangá, Aeroporto, Pelópidas Silveira, Cabo de Santo Agostinho, Macaxeira, Camaragibe e PE-15. Durante o dia, 26 mil viagens serão monitoradas pelo Simop, possibilitando aos cerca de 2 milhões de passageiros a previsão dos horários.

A Etra tem cinco meses para colocar o projeto piloto em operação e testá-lo. "Começaremos com 150 ônibus de BRT (Bus Rapid Transit), que equivalem a 5% da frota. Se tudo der certo, começaremos a segunda fase, com a implantação nos 3 mil ônibus restantes, num prazo máximo de 1,5 ano”, explica o presidente do Grande Recife, Nelson Menezes. Essa é a primeira licitação pública internacional realizada no Brasil com esta abrangência.

Um importante diferencial é a implantação de computadores de bordo em toda a frota do Sistema. O equipamento permitirá que o motorista registre no sistema informações como o número de ordem do ônibus, o número da linha, a matrícula do operador e o início da viagem.

Essas informações serão repassadas para o CMO - Centro de Monitoramento da Operação -, permitindo que os fiscais possam saber se o coletivo está parado no trânsito ou se a linha está operando dentro do programado. O não cumprimento da viagem vai recair, diretamente, na remuneração do operador.

O usuário também poderá acessar o portal do Grande Recife para consultar o serviço de itinerários das linhas. Para isso, bastará informar onde o passageiro está, que o sistema informará a que distância o coletivo está dele. O usuário poderá obter as mesmas informações por meio de um aplicativo de smartphone, que será disponibilizado tanto no sistema IOS como no Android.

ETRA - A empresa Etra é a responsável pelo monitoramento dos ônibus do Transmilenio, sistema de transporte de Bogotá (Colômbia). Com uma frota de 1.699 veículos em operação, a TransMilenio atende atualmente 1,6 milhão de usuários ao dia, gerando um dos mais altos indicadores de eficiência em sistemas de transporte.

VEXAME - Em março de 2012, a implantação do Simop das empresas Cittati, Midiavox, Cercap causou frustração nos usuários, devido à falha no sistema. As previsões de horário dos ônibus durou 18 dias.


JC Online

Metrô do Recife volta a quebrar e prejudica passageiros

Créditos: @dayvisonvaz/Twitter

Um metrô que seguia da Estação Camaragibe, Região Metropolitana do Recife (RMR), para a Estação de Cosme e Damião, na Várzea, Zona Oeste do Recife, parou de funcionar por volta das 6h40 desta quinta-feira (30) e os vagões tiveram que ser evacuados. De acordo com a Metrorec, o veículo teria perdido força e não pôde continuar o percurso. A situação só teria sido normalizada às 8h.  


Um outro metrô vazio que ia para Estação Camaragibe foi acionado para realizar o reboque do veículo quebrado, mas quando chegou ao local o trem tinha voltado a funcionar. Segundo o Metrorec, por medida de segurança, os passageiros que precisaram desembarcar foram encaminhados para o trem vazio.

Estranhamente a assessoria do Metrorec  informou que apesar dos passageiros precisarem descer dos vagões e camainhar sobre os trilhos, o sistema das estações continuou funcionando normalmente.

JC Online

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Motoristas desrespeitam novo trecho da Faixa Azul da Imbiribeira


Créditos: TV Jornal/Reprodução


Mais um trecho da Avenida Mascarenhas de Morais, uma das principais da Zona Sul do Recife, ganhou a faixa azul, exclusiva para ônibus e táxi com passageiros. A implantação agora foi no sentido subúrbio-cidade, com sete quilômetros de corredor, com o objetivo de dar mais agilidade ao trânsito. Neste primeiro dia, alguns motoristas de carros de passeio, que são proibidos de trafegar pela faixa, ignoraram a placa de aviso.


A partir da próxima segunda (03), a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) irá aplicar multa de R$ 53,20, além de tirar três pontos na carteira de quem invadir o corredor. A faixa azul funciona de segunda a sexta, das 6h às 22h. A próxima via a recebê-la será a Avenida Recife. A proposta da CTTU é que sejam implantados ao todo 60 quilômetros de corredor em toda a cidade.



TV Jornal

Empresas de ônibus dizem que conseguiram suspender de novo licitação de 2 mil linhas interestaduais

Créditos: Guto de Castro/Maxi Ônibus Olinda

As empresas de ônibus que operam linhas de ônibus interestaduais e contestam o modelo de licitação dos serviços anunciaram nesta terça-feira, dia 28 de janeiro de 2014, que conseguiram mais uma vez suspender a concorrência pública sob responsabilidade da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres, que envolve aproximadamente duas mil ligações em todo o País. A Agência não confirma.

Uma decisão da 4ª Vara Federal da Seção Judiciária da Bahia, publicada na edição de 27 de janeiro de 2014 do DOU – Diário Oficial da União atende pedido da Empresa de Transportes São Luiz, de Salvador. No entanto, o judiciário da Bahia se refere apenas aos lotes 02 e 04 do Grupo 3.

O Propass Brasil, plano do Governo Federal para reorganizar as linhas, divide os serviços interestaduais em 16 grupos, responsáveis por 54 lotes operacionais. As empresas de ônibus interpretam que a licitação para as linhas com distâncias superiores a 75 km é única. Sendo assim, se houve suspensão do processo licitatório em um grupo, toda a licitação fica interrompida.

A ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres ainda não se pronunciou sobre a decisão. Na segunda-feira (27) a Advocacia Geral da União, divulgou que no dia 22 de janeiro, o presidente interino do STJ – Superior Tribunal de Justiça, Gilson Dipp, derrubou liminar em favor do Setpesp – Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo que mantinha suspensa a licitação.

Em 18 de dezembro de 2013, o juiz Jirair Miguerian, do TRF, aceitou a argumentação das empresas de ônibus de que como o edital foi colocado pela ANTT a lei de licitações estava sendo contrariada. As empresas alegaram que não foi respeitado o tempo para manifestações em relação ao edital. No entanto, a decisão do juiz foi derrubada pelo STJ.

LICITAÇÃO VAI MUDAR TRANSPORTES EM TODO O PAÍS
A licitação de cerca de duas mil linhas que unem estados diferentes deve mudar os serviços de ônibus rodoviários em todo o País. Tanto empresas como o Governo Federal, pela ANTT, garantem isso, mas sob pontos de vista bem diferentes.

A ANTT diz que a mudança será para melhor e vai baratear as passagens. Já as empresas falam em “desmantelamento da atual estrutura dos serviços que foram aprovados por mais de 80% dos passageiros”.

Segundo a ANTT, os serviços e a frota dos ônibus interestaduais precisam ser modernizados. Para isso, vai exigir idade máxima da frota de dez anos, colocação de GPS nos veículos, vendas de passagens pela internet e por telefone para todas as empresas. Ainda de acordo com a ANTT, o racionamento das linhas com a criação dos 16 grupos e 54 lotes vai permitir que o passageiro se beneficie com redução no valor dos bilhetes e uma maior justiça na divisão de linhas. Por exemplo, uma empresa que operar uma linha extremamente lucrativa deve assumir uma linha com menor retorno financeiro, mas que tenha importância social.

Já as companhias de ônibus alegam que a divisão de lotes e grupos, conforme foi proposto pela ANTT, altera a estrutura dos serviços de transportes. Tal divisão, de acordo com o entendimento das empresas, segue critérios numéricos, mas “não práticos”. Para elas, as necessidades dos passageiros desenharam o atual sistema em relação à demanda e aos destinos e isso não seria respeitado. Além disso, as empresas alegam que a divisão pode “quebrar” áreas operacionais e dividir pontos de apoio já constituídos pelas companhias, além de concentrar ainda mais o mercado, prejudicando as pequenas empresas.

A taxa de ocupação dos ônibus e a quantidade de frota também são outros fatores sem consenso entre empresas e ANTT. Desde 2008, ANTT e empresas travam uma verdadeira guerra em torno da licitação.

A Constituição Federal de 1988 determina que os serviços públicos operados por empresas particulares devem ser regidos por contratos de concessão mediante concorrência que permite condições iguais de disputa, como licitações.

O Governo Federal, em 1993 renovou as permissões em vigor de operação das linhas interestaduais por 15 anos. Este prazo terminou em 2008. Desde então, a ANTT tenta realizar a licitação. Segue publicação do Diário Oficial da União destacando a decisão da Justiça Federal na Bahia que suspendeu a licitação para um grupo e dois lotes das linhas interestaduais pela ANTT:

AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES TERRESTRES
COMISSÕES DE OUTORGA
COMUNICADO RELEVANTE Nº 12, DE 24 DE JANEIRO DE 2014
A Comissão de Outorga do Edital de Licitação nº 1/2013 para permissão dos serviços regulares de transporte rodoviário coletivo interestadual de passageiros, sem caráter de exclusividade, operados com ônibus do tipo rodoviário, comunica que, em decorrência de decisão judicial liminar proferida nos autos da Ação Ordinária nº 46959-04.2013.4.01.3300/4ª Vara Federal da Seção Judiciária da Bahia,a Licitação regida pelo referido Edital encontra-se suspensa para todo e qualquer ato relativo aos Lotes 2 e 4 do Grupo 3, até ulterior deliberação do juízo.
Registra-se, por fim, que a suspensão se deu a partir de 20/1/2014.
Eventuais alterações no Cronograma serão oportunamente divulgadas no sítio eletrônico da ANTT (www.antt.gov.br).
RICARDO TIMÓTEO ANTUNES
Presidente da Comissão

“TRONCO-ALIMENTADOR” PARA RODOVIÁRIOS
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As empresas dizem que uma das propostas das companhias para reorganizar a malha de serviços rodoviários interestaduais, sem afetar o mercado e racionalizando as linhas, é a criação de “Hubs”, ou seja, terminais mais adequados e modernizados para receberem altas demandas, normalmente para ligações entre capitais ou cidades de grande movimento, mesmo sem serem capitais.

Destas rodoviárias sairiam linhas menores, para locais mais afastados. Estas linhas poderiam ser operadas por empresas locais, que, segundo as companhias de ônibus, poderiam desaparecer com o modelo de licitação da ANTT. Seria uma espécie de sistema “tronco-alimentador” para rodoviários.

Blog Ponto de Ônibus

Metrô é motivo de preocupação para ministro das Cidades

Créditos: Luiza Freitas/NE 10

Na passagem pelo Recife nesta segunda-feira (27), o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, mencionou a preocupação em acompanhar de perto as operações do metrô no Grande Recife para evitar problemas durante a Copa do Mundo, em junho. O auxiliar da presidente Dilma Rousseff (PT) encontrou-se com o  governador Eduardo Campos (PSB), que é pré-candidato à Presidência da República, em uma reunião sobre o monitoramento das obras de mobilidade urbana no Estado.

Segundo Ribeiro, é importante tomar o exemplo da Copa das Confederações, em 2013, para “superar as dificuldades”. “É importante observar as coisas que não funcionaram ou que foram gargalos para acompanhar de perto. Por isso, estamos acompanhados do presidente da CBTU para superar as dificuldades”, afirmou.
Entre as obras que estão em andamento para a Copa do Mundo está o Terminal de Integração Cosme Damião, que se conecta ao BRT do Corredor Leste-Oeste. No local, está sendo construída uma estação de embarque e desembarque, com quatro escadas rolantes.
Sobre o cumprimento dos prazos de Pernambuco, quando comparados aos outros Estados, o ministro afirmou que as obras não têm foco específico na Copa do Mundo. “São obras de mobilidade que ficam como legado, e nossa principal preocupação é acelerar os prazos de entrega”, explicou Aguinaldo Ribeiro. Após a visita ao terminal, o governador levou o ministro para conhecer as obras de acesso e as instalações da Arena Pernambuco.
“Vamos cumprir o cronograma para a Copa”, afirmou o governador Eduardo Campos. “É mais do que isso, têm muitas obras na matriz da copa que vão melhorar o ir e vir das pessoas”, acrescentou.

Blog do Jamildo

Viale BRT conquista prêmio internacional de design

Créditos: Marcopolo/Divulgação

A Marcopolo receberá, no próximo dia 28 de fevereiro, na Alemanha, o Prêmio iF Product Design Award 2014, na categoria Transportes, pelo desenvolvimento do ônibus Viale BRT, em cerimônia durante a semana de design de Munique. O Viale BRT foi concebido a partir de tendências mundiais em design para o transporte de massa e recebeu o reconhecimento por se destacar em critérios como grau de inovação, qualidade do design, escolha dos materiais, impacto ambiental, segurança e acessibilidade, entre outros.
 

Para Petras Amaral, gerente corporativo de Design da Marcopolo, o prêmio demonstra a liderança mundial da fabricante brasileira no segmento de ônibus e reflete toda a dedicação dos colaboradores do Marcopolo Design Center para o desenvolvimento de um projeto. “Estou muito feliz por mais esta conquista. O Viale BRT é o modelo mais avançado já fabricado no Brasil e apresenta diversas inovações e soluções para a mobilidade urbana. Tem amplas áreas envidraçadas e é mais longo e mais alto que os ônibus convencionais, proporcionando visibilidade e conforto ao motorista e aos passageiros. Oferece sistema de ar-condicionado integrado no teto, publicidade no interior e iluminação totalmente em LEDs”, explica o executivo.
 
Com desenho futurista, o Marcopolo Viale BRT atende a todas as exigências dos sistemas de plataformas de embarque de diversos países, podendo ser configurado para atender às necessidades específicas em números de passageiros e acessibilidade. O veículo tem exclusivos conjuntos óticos dianteiro e traseiro em LEDs, que garantem melhor iluminação e reforçam a identidade da marca. 
O projeto visual da traseira do Viale BRT envolveu, igualmente, desenho inovador para o segmento, com destaque para o conjunto ótico, pára-choques e tampa posterior. As novas lanternas e sinalizadores de direção com LEDs ampliam a visibilidade e a segurança, além de distinguirem o Viale BRT dos demais ônibus devido à sua iluminação vertical.
Tem sistemas óticos externos em LEDs na dianteira e traseira, sendo o primeiro o primeiro ônibus brasileiro a oferecer luzes diurnas. Pode vir equipado com GPS, TV digital, câmeras de segurança e vigilância, como em aviões, computador de bordo com rota em tempo real e informações de parada.
O iF Design Award 2014 contou com mais de 4.600 inscrições de 55 países e agracia anualmente aproximadamente 100 projetos em 17 categorias. Com o objetivo de reconhecer produtos inovadores e com ganhos reais para os consumidores, o iF Design confere um selo de qualidade para as empresas premiadas. Concedido desde 1953, a premiação é promovido e organizado pelo iF International Forum Design (iF) e reconhece os principais projetos mundiais de produtos fabricados dos mais diversos setores. 

Secco Consultoria de Comunicação

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Imbiribeira ganha nova Faixa Azul nesta quarta

Créditos: Inaldo Lins/Prefeitura do Recife

A Avenida Mascarenhas de Morais, na Imbiribeira, recebe nesta quarta-feira (29) a terceira Faixa Azul do Recife. A nova faixa exclusiva para ônibus fica no sentido centro da cidade e, como o corredor exclusivo já está funcionando no sentido subúrbio, agora a via contempla 14km de Faixa Azul. 

A faixa funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h e o objetivo é dar prioridade ao transporte coletivo para garantir mais agilidade aos cerca de 112 mil usuários que passam pela Mascarenhas de Morais diariamente em dua das 31 linhas de ônibus que trafegam pela via.  

A Rua Cosme Viana, em Afogados, foi a primeira via a receber a Faixa Azul, no dia 16 de dezembro. Até o fim do projeto, em julho deste ano, 60km de faixas exclusivas serão criadas em 12 ruas e avenidas do Recife. Além dos ônibus, táxis que estejam transportando passegeiros também poderão usar os corredores. 

Confira a lista com as vias que ainda vão receber a Faixa Azul: 

- Avenida Recife
- Avenida Beberibe
- Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho
- Avenida Engenheiro Domingos Ferreira
- Avenida Herculano Bandeira
- Avenida Conselheiro Aguiar
- Avenida Antônio de Góis
- Rua Cônego Barata
- Estrada dos Remédios
- Avenida Visconde de Albuquerque
- Estrada Velha de Água Fria

Diário de Pernambuco

As novidades do Maxi Ônibus Olinda para 2014

Muitas pessoas costumam dizer que o ano só começa depois do carnaval. Mas, para nós do Maxi Ônibus Olinda, 2014 já está a todo vapor. Desde o nosso retorno as atividades, no dia 04 deste mês, você caro leitor, já pode perceber mudanças no nosso portal.

A primeira e talvez mais significativa foi o novo layout do nosso blog. Aliando modernidade e simplicidade, o modelo foi implantado no site pelo nosso colaborador Nataniel Souza. Nossa marca para 2014 também mudou, e agora conta com um visual mais clean. Foi desenvolvida com a cor azul, que se tornou uma marca do portal.



Mas, a nossa grande novidade para este começo de 2014 é a expansão do Maxi Ônibus Olinda nas redes sociais. Além da nossa já tradicional página no Facebook (que você pode curtir na like box no lado direito do nosso site), chegamos também ao Instagram.

Você já pode seguir o nosso perfil, @maxionibusolinda, na rede social de fotos mais utilizada no mundo. Por lá, você vai curtir diversos registros da frota de ônibus operante em Pernambuco, além de curiosidades e fotos históricas. Se você não tiver conta no Instagram, mas quiser acessar os registros do Maxi Ônibus Olinda, basta clicar aqui.


O ano de 2014 promete! Além da Copa do Mundo, que nos trará muitos debates na área de transportes, além de informações turísticas, teremos também o aniversário de cinco anos do Maxi Ônibus Olinda. Tem muita coisa boa vindo por aí! Portanto, continue ligado na gente!

STJ libera leilão de mais de 2 mil linhas interestaduais de ônibus

Créditos: Guto de Castro/Maxi Ônibus Olinda

O presidente em exercício do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Gilson Dipp, liberou a realização de leilão de 2.110 linhas interestaduais de ônibus que havia sido suspenso por decisão do Tribunal Regional Federal
 da 1ª Região (TRF-1) em dezembro.


A decisão do STJ foi concedida na quarta-feira (22) e divulgada nesta segunda-feira (27) pela Advocacia Geral da União (AGU). Antes da decisão do TRF-1, o leilão estava previsto para ocorrer no dia 2 de abril, na sede Bovespa, em São Paulo.

O desembargador federal Jirair Meguerian, do TRF-1, havia concedido liminar (decisão provisória) ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de São Paulo, que questionou os prazos determinados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para se contestar o edital (até 10 dias antes da data de entrega das propostas) e para que a agência dê resposta a esses pedidos de impugnação (dois dias antes da data prevista para abertura dos envelopes, ou seja, do leilão).
Na visão do desembargador, a legislação em vigor prevê que o prazo para dar entrada em pedidos de impugnação seja de até 2 dias antes da entrega das propostas. Já as respostas a eles, conforme o magistrado, devem ser dadas até três dias antes do leilão.
A ANTT e a AGU recorreram da decisão do TRF-1 e o ministro Gilson Dipp considerou que a liminar "paralisa um importante procedimento licitatório para o transporte público rodoviário nacional causando grave lesão à ordem e economia públicas ante a urgência necessária para sua implementação".
Para Dipp, a ANTT comprovou risco de grave lesão e que a ameaça é prioritária aos possíveis efeitos aos participantes da licitação. O caso deve voltar a ser analisado pela Corte Especial do STJ em data ainda a ser definida.
A AGU destacou que o leilão permitirá um "novo modelo de transporte" a 156 novos municípios e que mais de quatro milhões de passageiros passarão a ter acesso aos serviços de transporte de ônibus interestadual. Conforme a AGU, a licitação implicará uma redução nos preços das tarifas, com economia de R$ 410 milhões por ano aos usuários.


Leilão
O leilão será o primeiro envolvendo as linhas interestaduais de ônibus no país - as linhas sempre foram operadas em regime de permissão.

Um decreto de 1993 determinou o leilão das linhas e estabeleceu que as permissões deveriam expirar em 2008. Mas como na época o governo ainda não tinha pronto o modelo de licitação, as empresas de ônibus passaram a atuar sob autorização especial – situação que vigora até hoje.
No total, vão ser licitadas mais de 2.100 linhas. E para que todas as regiões sejam atendidas, os trechos foram divididos em 54 lotes, que misturam rotas lucrativas e outras nem tanto.
As empresas vão disputar o pacote fechado e quem ganhar a linha que liga Rio e São Paulo, por onde circulam quase 1,5 milhão de pessoas por ano, leva junto outras que cortam o interior do Brasil, como a que vai de Garanhuns, no sertão pernambucano, a Volta Redonda, no Rio.
A ANTT acha que o leilão vai aumentar a concorrência entre as empresas. Algumas que já exploram determinados trechos há muitos anos podem perder a concessão, a não ser que apresentem propostas muito interessantes para o consumidor. Ou seja, preços mais baixos para as tarifas.
O novo modelo de concessão determina que os ônibus poderão circular por no máximo dez anos. A vida útil da frota terá que ser de cinco anos, em média. Todos vão ter equipamentos de localização, como GPS, e de controle de emissão de bilhetes.


G1

2014 é o “Ano do Ônibus” em Londres


Créditos: Divulgação

O prefeito de Londres, Boris Johnson, declarou 2014 como o “Ano do Ônibus.” 
O objetivo de Boris é homenagear o passado e celebrar a importância dos ônibus de dois andares no presente e para o futuro na mobilidade dos ingleses.

Os ônibus vermelhos de dois andares são símbolos históricos de Londres ao lado das cabines telefônicas e dos táxis pretos. Os ícones maiores foram os “Routemasters”, que desde os anos de 1950 marcam a paisagem londrina.

Pela nova realidade dos transportes, o Routemaster teve de ser modernizado. Ele ganhou novos equipamentos de segurança, não permite mais o embarque e desembarque pela traseira em movimento da mesma forma que o modelo anterior e teve o visual renovado, sem perder as linhas tradicionais.

Créditos: Divulgação

Londres, apesar de ter um metrô reconhecido mundialmente, tem uma das maiores redes de ônibus que se conectam ao sistema metroferroviário. Os ônibus em Londres são considerados essenciais para a mobilidade na região.

Alguns símbolos da história do ônibus serão relembrados nas comemorações do Ano do Ônibus, como:

- O aniversário de 60 anos da circulação do primeiro Routemaster;


- O aniversário de 75 anos do antecessor do Routemaster, o RT-Type;

- Aniversário de 100 anos do envio de mais de duzentos ônibus londrinos para os campos de batalha na Linha de Frente da Primeira Guerra Mundial.

Na linha 9, veículos especialmente decorados com temas históricos e remetendo o futuro dos transportes vão celebrar a memória, as perspectivas da mobilidade e a melhoria de qualidade de vida pelas redes organizadas de ônibus. Os veículos, por causa do entusiasmo do prefeito, são chamados popularmente de Borismasters.

Blog Ponto de Ônibus

MWM nega rumor de venda da operação


Créditos: Divulgação

Uma consultoria feita por um banco de investimento nos Estados Unidos, que teria avaliado a 
MWM em menos de US$ 500 milhões, fez surgir na semana passada rumores de que a Navistar estudava a possibilidade de vender a fabricante independente de motores diesel com operações no Brasil e Argentina, segundo publicou a agência Bloomberg na quarta-feira, 22. Oficialmente, a MWM afirma que não comenta especulações de mercado. Pessoas próximas à empresa consultada por Automotive Business, que pediram anonimato, garantem que neste momento não existe nenhuma transação de venda sendo levada adiante. 

De acordo com essas fontes, a notícia vazou em função dos muitos estudos encomendados a consultorias e bancos de investimento pela Navistar nos Estados Unidos, que passa por reestruturação para voltar à lucratividade, após registrar prejuízo de US$ 3 bilhões no ano fiscal terminado em outubro de 2012 e de US$ 898 milhões no exercício seguinte. Esse processo envolve a venda de ativos de baixa rentabilidade ou que não estejam alinhados com o foco principal de negócio da companhia, de fabricar caminhões e motores. Por esse motivo a Navistar saiu de uma joint venture na Índia com a Mahindra e vendeu a Monaco, fabricante de motorhome. 

A MWM, adquirida em 2005 pelo grupo norte-americano, surgiu como possível alvo de venda porque hoje é responsável pela maior parte das receitas da companhia fora da América do Norte, que segundo o balanço anual somaram US$ 1,74 bilhão no ano fiscal de novembro de 2012 a outubro de 2013, em queda de 16% sobre o exercício anterior. 

Contudo, fontes de mercado garantem que a operação de motores no Brasil segue saudável e rentável, com vendas crescentes e acima de US$ 1 bilhão (a empresa não divulga seu faturamento local). E a cifra seria maior caso o câmbio não puxasse o resultado para baixo, devido à forte desvalorização do real diante do dólar no último ano.

Após se recuperar do tombo das vendas em 2012, causado pela legislação de emissões Proconve P7, a MWM fechou 2013 com pouco mais de 120 mil motores vendidos, em expansão de 7% sobre o ano anterior. Este ano, a perspectiva é vender perto 130 mil unidades. Esse crescimento comprovaria que a operação segue rentável e traz mais ganhos do que perdas à Navistar.

Automotive Business

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Onde Está Você: Progresso 6061 e RCR 1007



A coluna Onde Está Você chega ao Maxi Ônibus Olinda na sua segunda edição do ano. Estamos retornando ao nosso dia tradicional de postagens, que é a segunda-feira. Você vai conferir com a gente a atual localização de dois ônibus que cruzaram por muito tempo as estradas pernambucanas e tem muita coisa em comum.


O primeiro deles é um Busscar Jum Buss 380, chassi Scania K124 IB. Ele pertenceu a Progresso e tinha o prefixo 6061. Foi adquirido em 2001, como parte de uma grande compra promovida pela empresa naquele ano. Tinha características executivas, com ar condicionado, poltronas reclináveis, TV a bordo e sanitários.

Créditos: Fábio Araújo Pinto/Portal InterBuss



O 6061 rodou nas principais linhas da empresa, tanto intermunicipais quanto interestaduais. Teve uma vida longa na empresa, operando por quase dez anos. Foi desativado no ano de 2010.

Créditos: Willian Pontual/Ônibus Brasil



Logo após deixar de operar em linhas regulares, o 6061 passou um tempo na garagem da Progresso servindo de treinamento para motoristas. Posteriormente, foi vendido para a empresa LHM, de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde passou a fazer fretamento para o Polo Petroquímico localizado na cidade de Triunfo.

Créditos: José França S. Neto/Ônibus Brasil


Veja como está o 6061 atualmente:

Créditos: Rafael Riese/Blog dos Irmãos Riese

Já o segundo destaque da nossa coluna hoje é também um Busscar Jum Buss 380, também montado sobre um chassi Scania, porém desta vez é um K380. Ele pertenceu a RCR e tinha o prefixo 1007. Foi adquirido pela empresa no ano de 2007, para atuar no turismo de alto padrão.

Créditos: Guto de Castro/Maxi Ônibus Olinda



Assim como o 6061, o 1007 tinha características executivas, como poltronas reclináveis, ar condicionado, TV a bordo e sanitário. Atuou um bom tempo na sede da RCR, em Recife e depois foi transferido para a filial da empresa, em Salvador.
Créditos: Guto de Castro/Maxi Ônibus Olinda

No final de 2011, o 1007 volta para a matriz recifense. Devido a sua robustez e bom desempenho, sempre foi um dos carros mais requisitados pela empresa para atuar em viagens dentro e fora de Pernambuco.


Créditos: Guto de Castro/Maxi Ônibus Olinda

A carreira do 1007 na RCR se encerra em 2013, quando foi substituído por ônibus mais novos. Após a aposentadoria, ele foi adquirido pela empresa Realeza Bus Service, do Recife, onde recebeu o prefixo 1394 e passou a operar em fretamentos para o porto de Suape e para empresas rodoviárias que precisavam de carros extras pra suprir a demanda.
Créditos: Thalison Santos/Ônibus Brasil


Contudo, o 1007 teve uma breve passagem pela Realeza. No final de 2013, ele já estava de casa nova: a Neves Bus, empresa de Campina Grande-PB. Lá, recebeu o prefixo 6870 e voltou a atuar na área de turismo de médias e longas distâncias.

Veja como está o 1007 atualmente:
Créditos: Ruan Silva/Paraíba Bus Team

Gostou? Então não deixe de conferir as edições anteriores da coluna Onde Está Você:

- 21/01/2013: Borborema 579 e Vera Cruz 132

TIP está longe dos padrões

Créditos: Vai que é massa/Acervo

Os terminais rodoviários já foram as principais alternativas para viagens interestaduais no país. Esses locais podem ser responsáveis por várias histórias de encontros e desencontros, principalmente de familiares que, em alguns casos, passam anos sem contato pessoal. No entanto, com a popularização dos preços das passagens aéreas, a rapidez das viagens de avião resultou na diminuição de deslocamentos por ônibus.

Créditos: Camille Panzera/Guia Melhores Destinos

Uma rápida visita ao Terminal Rodoviário do Recife (TIP) revela que o local parou no tempo, não acompanhando os processos de modernização a que foram submetidos os aeroportos e demais setores dos serviços públicos. O primeiro conceito defasado no local é o de acessibilidade. Não existe nenhum elevador para pessoas com mobilidade reduzida, apenas o que seria a estrutura abandonada de um equipamento.
Créditos: Camille Panzera/Guia Melhores Destinos

O TIP também conta com seis escadas rolantes, porém, todas desligadas. O acúmulo de poeira nessas estruturas revela que há muito tempo o serviço não é oferecido aos passageiros. O subir e descer dos andares são realizados, principalmente, por uma rampa.
O que inviabiliza a possibilidade de pessoas em cadeira de rodas conseguirem subir os dois pavimentos sem ajuda. No local, também é comum ver famílias sentadas nas cadeiras espalhadas pelo terminal, segurando suas bolsas, esperando o horário do embarque.
Mas o que dificulta a situação é que as cadeiras não comportam a quantidade de gente que circula, por isso, muitas pessoas sentam-se no chão para esperar o horário de embarque. “Cheguei aqui às 8h e só vou embarcar às 13h. A minha sorte é que o dono da lanchonete deixou que eu ficasse aqui. Não fosse isso, eu não teria onde ficar. Não tem um lugar confortável para quem vai esperar”, pontuou.
Esmeralda de Jesus, de 45 anos, que esperava um ônibus para voltar para Paulo Afonso, onde mora. Diferente do aeroporto, o TIP não possui conforto para quem se submete a longas esperas. “Não tem ar-condicionado e, por isso, muitas moscas ficam nos incomodando”, salientou Rafaela Dourado, 35, que há sete anos vive em Nova Jersey, nos Estados Unidos, e estava esperando um ônibus para Natal, no Rio Grande do Norte.
A mulher também se queixou da falta de preparo de alguns funcionários das empresas que oferecem o serviço, já que sentiu dificuldade de obter informações mais precisas. O segundo andar do terminal, que poderia ser utilizado para quem está esperando ou para instalação de uma praça de alimentação mais qualificada, é uma grande área inutilizada.
Nesse grande vão é possível ver fios expostos e muita poeira, o que ratifica a inutilidade a que o terminal está submetido. Neste cenário, o que se leva de positivo, para quem passa pelo terminal, são apenas as memórias adquiridas durante a viagem, já que a estadia no TIP é das piores.

Folha de Pernambuco
 

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