Publicado em 03.04.2011
Avenida, que se chamará Via Metropolitana Norte, será prolongamento da 2ª Perimetral, que começa na Zona Norte do Recife. São 6,1 quilômetros de pistas, que vão margear o Rio Fragoso até o Janga.
O sistema viário de Olinda, na Região Metropolitana do Recife, será ampliado e ganhará novas ligações. Projeto do governo do Estado prevê a implantação de uma nova avenida, com 6,1 quilômetros de extensão, ligando as rodovias PE-15 e PE-01, no limite entre os bairros de Rio Doce, em Olinda, e Janga, em Paulista. A nova avenida se chamará Via Metropolitana Norte e funcionará como prolongamento da 2ª Perimetral Metropolitana, que começa na Avenida Beberibe, Zona Norte do Recife.
Pela proposta do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE), que está à frente do projeto, a Via Metropolitana Norte começará no entroncamento com a Rodovia PE-15, a partir do Terminal Integrado da PE-15, onde será construído um viaduto. Depois seguirá margeando o Rio Fragoso, tão assoreado que hoje limita-se às medidas de um canal. A estrada prossegue até a PE-01, na altura da ponte sobre o Rio Paratibe, que separa as cidades de Olinda e Paulista, também no Grande Recife.
O custo total da Via Metropolitana Norte é de R$ 185 milhões. A avenida terá duas pistas marginais de cada lado do Canal do Fragoso, com 10,5 metros de largura e três faixas cada. Uma delas será ocupada por um corredor de ônibus. O projeto ainda prevê uma ciclovia com 2,5 metros numa das pistas. Os 6,1 quilômetros da nova via serão implantados sobre uma área com grande adensamento. Cortará o bairro de Jardim Fragoso, um dos mais pobres de Olinda. Por isso, a obra prevê a desapropriação de cerca de dois mil imóveis, totalizando R$ 70 milhões só com indenizações. A expectativa do governo é reduzir esse custo para R$ 40 milhões com a construção de conjuntos habitacionais.
“A Via Metropolitana Norte vai facilitar o deslocamento dos moradores de Olinda e Paulista porque será alternativa a PE-15 e PE-01, saturadas pelo tráfego em determinados horários. Quem sair de bairros como Maria Farinha, Janga (Paulista), Rio Doce e Jardim Atlântico (Olinda) terá uma nova rota para chegar ao Recife e a Paulista”, explica a presidente do DER-PE, Éryka Lima. A via irá desafogar o tráfego de Olinda, utilizado como via de passagem para se chegar ao Recife.
INTEGRAÇÃO
Com a implantação da nova via, carros e ônibus poderão trafegar pela 2ª Perimetral para chegar à Zona Norte do Recife. Ela ainda ligará o terminal de ônibus de Rio Doce ao TI da PE-15. “A obra também é importante pelo aspecto ambiental. Vamos devolver o Canal do Fragoso à sua calha natural, entre 35 e 45 metros. Hoje, há trechos dele com apenas 50 centímetros. Por isso, estamos chamando a nova via de a Avenida Agamenon Magalhães de Olinda. Essa requalificação do canal terá um impacto grande na drenagem da cidade, acostumada a constantes alagamentos”, explica Éryka Lima.
A Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) conseguiu parte do dinheiro com o governo federal para viabilizar a construção dos habitacionais e fazer o revestimento de 50% do canal. O edital de licitação será lançado no próximo mês. A nova via foi escolhida pelo Estado como um dos três projetos prioritários para receberem financiamento do PAC da Mobilidade, o que garantirá os recursos necessários para executá-la. A obra se integra à duplicação do restante da 2ª Perimetral, entre a Avenida Beberibe (a partir da Presidente Kennedy) e a PE-15, totalizando 10,2 quilômetros. O trecho existente em Olinda, com quatro quilômetros, está completamente degradado.
Fonte: http://jc3.uol.com.br/jornal/2011/04/03/not_418250.php
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Uma ótima notícia para Olinda e região. Além da revitalização da II Perimetral, teremos uma "Marginal Fragoso" que com certeza servirá para alavancar o desenvolvimento da região. Um corredor de ônibus e um viaduto sobre a Integração da PE-15. Aguardemos para ver essa obra virar realidade!
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