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quarta-feira, 25 de maio de 2011

Os direitos dos usuários contra abusos de motoristas de ônibus

As reclamações sobre queimas de paradas lideram o ranking das denúncias

Queimas de parada, descumprimentos do quadro de horário, freadas bruscas. Essas são algumas das queixas frequentes feitas por quem utiliza os ônibus do transporte público na Região Metropolitana do Recife. Para quem quiser denunciar, o Grande Recife Consórcio de Transporte disponibiliza serviços para atender as reclamações. Melhoria e piora no serviço dividem opiniões entre os usuários.
Uma enfermeira de 53 anos, que não quis se identificar, conta que a maioria dos motoristas dos ônibus que dão acesso ao bairro onde mora, Ouro Preto, em Olinda, na Região Metropolitana, não respeitam os usuários. "Tenho problema no joelho. Quando entro no ônibus, eles logo aceleram e isso me machuca", conta.

Ela já chegou a cair dentro do veículo e ligou para a empresa para denunciar. "Além disso, os motoristas ironizam quando a gente diz que vai reclamar ao órgão competente", afirma. Já para o aposentado José Antônio dos Santos, 65, o atendimento tem melhorado. "Antes, ele nem paravam quando um idoso pedia parada. Agora estão respeitando mais", diz.

As reclamações podem ser feitas por meio de três instâncias: ouvidoria, na página do Grande Recife Consórcio de Transporte, na central de atendimento (0800.081.0158) ou nos postos instalados nos terminais de ônibus de Santa Rita e Macaxeira, no Recife, Rio Doce, em Olinda, Cabo de Santo Agostinho e Pelópidas silveira, em Paulista, que funcionam das 7h às 19h. O usuário pode procurar, ainda, a sede do Grande Recife.

Principais reclamações feitas por usuários de ônibus este ano:

Queima de parada - 1.767
Descumprimento do quadro de horário - 959
Falta de urbanidade - 530
Alteração de itinerário - 235
Dirigir perigosamente - 225
Falta de atenção - 178
Tratamento inadequado com o usuário - 140
Queima de parada (idosos) - 119
Deficiência de manutenção - 109

Para fazer a denúncia, o usuário precisa ter o nome da empresa operadora, nome ou número da linha e número de ordem do veículo. Ele precisa, ainda, informar data, horário e sentido da viagem e descrever a ocorrência.

Segundo a gerente de relacionamento do consórcio, Fernanda Gouveia, quando o usuário faz a denúncia, ele recebe um registro para acompanhar o processo.

"É importante que o usuário denuncie e forneça as informações corretas para que possamos identificar os causadores do problema. A cada reclamação feita, nós enviamos uma carta para a empresa operadora, que tem dez dias úteis para nos dar um retorno com as medidas tomadas. Além disso, encaminhamos a ocorrência para a fiscalização quando a reclamação é recorrente", afirma.

A partir daí, uma avaliação é feita com as empresas a cada dois meses. No geral, as operadoras chamam atenção dos funcionários ou os substituem quando o problema é recorrente. O consórcio comunica, então, ao usuário que fez a reclamação as providências tomadas para resolver a situação.

SERVIÇO

Reclamações:

Ouvidoria - www.granderecife.pe.gov.br

Central de atendimento - 0880.081.0158

Postos de atendimento instalados nos terminais de ônibus - Santa Rita e Macaxeira, no Recife; Rio doce, em Olinda; Cabo de Santo Agostinho; Pelópidas Silveira, em Paulista.

Vanessa Araújo do NE10

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