Pages

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Linha 901 completa 15 anos de operação pela Itamaracá Transportes

Histórico

A linha 901 - Caetés/Macaxeira iniciou sua operação no ano de 1989 pela Auto Expresso Oliveira. Em 1993, já dentro do processo de decadência desta última permissionária, foi transferida para a CTU, onde permaneceu até o dia 11/06/1996. Sua saída da estatal também se deveu ao processo de decadência da mesma.

Com isso, no dia 12/06/1996, a Itamaracá Transportes assume a operação da linha. A partir daí, são implementadas várias mudanças, com o objetivo de melhorar seu atendimento.

Até o ano de 2003, a linha atendeu aos bairros de Caetés III (Abreu e Lima) e Paratibe (Paulista). A partir desta data, sua operação foi dividida em duas: PE-18 (Distrito industrial de Paulista) e Quartzolit (Distrito industrial de Abreu e Lima).

A demanda passou por constante processo de crescimento, principalmente aos domingos, devido às visitas ao Cotel e aos presídios de Caetés II. Diante disso, em 2006, a antiga EMTU autoriza a circulação de veículos trucados (três eixos) na linha. A partir daí são vistos carros na cor padrão da empresa e do SEI Perimetral operando na mesma.

Em 2009, são inseridos quatro veículos equipados com elevador para cadeirantes na linha. No ano seguinte, o carro 544 tomba na BR-101, causando um acidente grave, porém sem vítimas fatais. Reveja clicando aqui.

Em 2011, mais novidades: a linha ganha um carro alongado na escala, o 129, Posteriormente, outro é transferido para a linha, o 128. Além disso, o itinerário Quartzolit passa a ser operado apenas nos horários de pico, já que a demanda não era satisfatória nas outras horas do dia.

Curiosidades

- A primeira denominação da linha foi Paratibe/Macaxeira, apesar do seu terminal sempre ter sido em Caetés I.

- Nos primeiros horários do dia, é a única linha a operar no TI da Macaxeira juntamente com a 645.

- Sua primeira viagem saindo do Terminal da Macaxeira é ás 04:10 da manhã. A última ocorre às 00:40 da noite.

Fotos
Mascarello Gran Via - Volksbus 17-230 EOD
Créditos: Samuel Júnior/Ônibus Brasil


Caio Apache VIP I - Volksbus 17-210 EOD
Créditos: Samuel Júnior e Guttemberg Siqueira/Ônibus Brasil

Caio Apache S22 - Volksbus 17-230 EOD
Créditos: Samuel Júnior/Ônibus Brasil
Samuel Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário