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quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Pernambuco terá R$ 1,4 bi para Mobilidade Urbana

Uma reunião nesta segunda-feira (5), em Brasília, entre o governador Eduardo Campos e a a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, rendeu um investimento de cerca de R$ 1,4 bilhões para as obras de mobilidade no Estado. O valor é resultado de uma soma de R$ 426 milhões, repassados pelos recursos do Orçamento Geral da União, com mais R$ 688 milhões serão financiados pelo Governo Federal e mais R$ 299 milhões de investimentos de recursos próprios do Estado.O PAC da mobilidade vai destinar R$ 18 bilhões para as 24 maiores cidades brasileiras investirem em projetos de transporte público visando a Copa do Mundo de 2014.

Em Pernambuco as prioridades são os projetos das Perimetrais II e IV. A II Perimetral prevê a duplicação de uma faixa exclusiva de ônibus de Beberibe até a PE-15, da PE-15 até a PE-01 e a construção da faixa exclusiva de ônibus, num valor de R$ 265.764.054,49. Já a IV Perimetral – BR-101, será a Implantação do Corredor Exclusivo de BRT, além de um trecho urbano da BR-101 – de Abreu e Lima à Cajueiro Seco – e de Cajueiro à Avenida Bernardo Vieira de Melo – Binário de Cajueiro Seco. Para isso, serão investidos R$ 328.077.612,03.

Em segundo plano de prioridade estão o Corredor Leste-Oeste, Corredor da Av. Norte e o Corredor Norte-Sul. O Leste-Oeste será responsável pelo transporte dos passageiros na Praça do Derby até o Terminal Integrado de Camaragibe, com extensão de 12,3 Km. Serão construídos o Elevado da Benfica, o túnel Real da Torre, o Elevado da III Perimetral, o Elevado do Bom Pastor, o Viaduto da UPA, PE-05 (Binário Camaragibe/Avenida Belmino Correia) e cinco estações. Tudo, orçado em R$ 144.181.599,30.

                                                                 Governo do Estado/Divulgação

O Corredor Norte-Sul será de BRT no trecho que vai do Terminal Integrado de Igarassu até a Estação Central do Metrô. Para isso, R$ 165.507.606,45 servirão para a construção de Viadutos da PE-15: nos Bultrins e em Ouro Preto. Viadutos ainda na Agamenon: Clube Português e Hospital da Restauração, além do alargamento do Viaduto João de barros, o Terminal Integral de Abreu e Lima, o acesso viário do Terminal Integrado Joana Bezerra e 35 Estações.

Visto Design/Reprodução

A terceira e última prioridade é o Programa de Navegabilidade dos Rios Capibaribe e Beberibe orçado em R$ 398 milhões. A ideia é aproveitar a calha dos rios para a implantação de um sistema integrado de transporte de passageiros, que utilize embarcações adequadas ao transporte de massa. Um estudo orientado será feito para a localização de estações de embarque e desembarque de passageiros, para o transbordo e a integração com o sistema de transporte urbano existente. As Rotas previstas são o corredor Fluvial Oeste – BR 101/ Centro, o Corredor Fluvial Norte – Centro/ Olinda e o Corredor Fluvial Sul – Centro/ Boa Viagem.

NE10

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