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sábado, 22 de outubro de 2011

10 Anos Sem Trólebus - Parte II


No post anterior da nossa série de aniversário "10 Anos Sem Trólebus", vimos como os trólebus chegaram ao Recife e os primeiros anos de operação do sistema. Agora seguiremos adiante, contando tudo o que aconteceu durante os anos 70 e 80.

Anos 70

Durante os anos 70, vários fatores, como a dificuldade de manutenção dos ônibus estrangeiros, mantém boa parte da frota de trólebus parada. Apenas 7 linhas estavam circulando, totalizando 57km de rede elétrica. Entre elas, podemos destacar destinos como Mustardinha, Torre, Nova Descoberta, Vasco da Gama, Engenho do Meio, Beberibe e Peixinhos.


Trólebus operando na linha de Mustardinha. Créditos: Trólebus Brasileiros/Acervo

Anos 80

Em 1980, a CTU promove uma grande reformulação nos trólebus: toda a rede elétrica é remontada, e o sistema passa a contar com apenas duas linhas: 641 - Av. Norte/Macaxeira, e 434 - Caxangá/Várzea. Esta última operava em um corredor exclusivo para circulação dos elétricos.


Trólebus operando na Av. Norte/Macaxeira, que posteriormente receberia o código 641. Créditos: Tramz/Acervo

Ainda nessa época, 47 ônibus Marmon Herrington são reformados, recebendo motorização Scania. Um ano depois, em 1981, 12 novos trólebus são adquiridos, produzidos pela Ciferal/Scania/Tectronic.

Com essa estrutura, os trólebus rompem todo o período dos anos 80, sendo responsável pelo transporte de milhares de pessoas das zonas norte e oeste do Recife.

No próximo sábado, última postagem da série "10 Anos Sem Trólebus":
- O sistema nos anos 90, privatização e fim.
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Venha comemorar com a gente!

Um comentário:

  1. Especial perfeito Guto. Não sei lhe dizer se Natal teve uns desses, mas acho que não.

    Parabéns pelo o belo especial.

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