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sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Obras do Corredor Leste-Oeste começam em dezembro

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Créditos: Rota Pernambucana/Acervo


Que tal economizar, a cada mês, o equivalente a um dia inteiro gasto no trânsito? É o que promete a obra do corredor exclusivo de ônibus do eixo Leste-Oeste. Para percorrer os 12,3 km da via a bordo de veículos do modelo TRO (Transporte Rápido por Ônibus), o usuário vai ganhar 30 minutos em cada viagem.

O benefício deve ser sentido até a Copa de 2014, mas um passo fundamental foi dado esta manhã, quando o governador Eduardo Campos assinou as ordens de serviços para a construção dos corredores Leste-Oeste e também Norte-Sul. As vias vão ligar as áreas norte ao sul da cidade e ainda a região leste ao oeste da Região Metropolitana do Recife (RMR).

As obras do corredor Leste-Oeste começam em dezembro, com o início da requalificação da Avenida Caxangá, na altura do Caxangá Golf Clube. Já as intervenções do corredor Norte-Sul começam na primeira semana de janeiro de 2012 no trecho entre as cidades de Igarassu e Paulista, com a recuperação de placas e drenagem.

A solenidade foi realizada hoje no Salão das Bandeiras, no Palácio do Campo das Princesas.As obras fazem parte do conjunto de intervenções do Programa Estadual de Mobilidade (Promob), que promete mudar a realidade do transporte público do Grande Recife até a Copa do Mundo de 2014. Serão investidos R$ 151 milhões na construção do Corredor Norte-Sul e R$ 145 milhões no Corredor Leste-Oeste.

Os trabalhos seguirão um cronograma de atividades para evitar os transtornos à população. No mês de dezembro começa a ser elaborado um plano de circulação para planejar a sinalização e a comunicação das mudanças, por meio de uma campanha educativa.

Corredor Leste-Oeste: Será responsável pelo transporte dos passageiros que vai da Praça do Derby até o Terminal Integrado de Camaragibe, atravessando a Avenida Caxangá, onde as paradas serão substituídas por estações. Com 12,5 km de extensão, o corredor passará por 22 estações e atenderá aos Terminais Integrados da Terceira Perimetral, que será construído no cruzamento da Avenida Caxangá com a General San Martin; de Camaragibe; e da Quarta Perimetral, na BR-101. Também serão construídos três elevados: um próximo ao Bompreço, da Benfica; outro na Terceira Perimetral, próximo ao Hospital Getúlio Vargas; e mais um no Engenho do Meio. Na Praça João Alfredo, ao lado do Museu da Abolição, na Segunda Perimetral, vai ser construído um túnel e um viaduto será erguido próximo à UPA da Caxangá. A demanda de passageiros poderá chegar a 155 mil pessoas.

Corredor Norte-Sul: O corredor Norte-Sul passa pelos municípios de Igarassu, Abreu e Lima, Paulista, Olinda e Recife. Terá início no Terminal Integrado de Igarassu e segue até a Estação Central do Metrô, no centro do Recife, passando pela PE-15, pelo Complexo de Salgadinho e pela Avenida Cruz Cabugá. O percurso de 33,2 km vai ter 33 estações interligadas a quatro terminais também integrados: Igarassu, Abreu e Lima, Pelópidas Silveira e PE-15. Além disso, um viaduto e um elevado serão construídos nos Bultrins. Outro elevado será erguido em Ouro Preto. A obra do Norte- Sul será concluída em 18 meses. No final, serão transportados um volume de 180 mil passageiros/dia.

Durante a realização das obras na Avenida Cruz Cabugá, será disponibilizada uma rota alternativa que vai seguir paralela à via, num terreno pertencente à Marinha, para desafogar o trânsito no sentido Olinda.

Com informações da repórter Marcionila Teixeira

Diário de Pernambuco

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