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sábado, 3 de dezembro de 2011

Scania lança nova linha de motores de ônibus

Propulsores serão produzidos simultaneamente na Suécia, sede da empresa, e no Brasil, onde no ano que vem entram em vigor novas normas de redução de poluentes.

Créditos: Ônibus Brasil/Acervo


Para atender às novas normas de redução de emissão de poluição, previstas no Proconve P 7 (Programa Nacional de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), baseadas nas normas Euro V, a Scania lançou oficialmente, na semana passada, nova linha de motores a diesel para ônibus.
A apresentação ocorreu no Rio de Janeiro. O objetivo do Proconve P 7 é reduzir a poluição atmosférica diminuindo os índices de alguns poluentes, como materiais particulados e óxido de nitrogênio.

A exemplo de outras montadoras, a Scania vai usar duas tecnologias de acordo com as aplicações e modelos: SCR – Selective Catalyst Reduction (Redução Catalítica Seletiva) – que é o sistema de redução catalítica com o tratamento dos gases no sistema de escape. A outra tecnologia é a EGR – Exhaust Gas Recirculation (Recirculação de Gases de Exaustão), que dispensa o uso de fluidos como o ARLA 32 – Agente Redutos Líquido Automotivo, feito com 32% de uréia industrial.
O lançamento foi mundial e contempla outros países que devem seguir as novas restrições de emissões.

Os modelos de ônibus também terão novas nomenclaturas e alterações não só para respeitar as normas que vigoram a partir de janeiro de 2012, mas também para ampliar a gama no mercado que está em expansão.

Na área de urbanos entre as novidades está um chassi mais econômico, o K 250 e haverá uma versão de 4 eixos para articulados de até 23 metros. Na linha de motores dianteiros também há novidades, como o F 310. Os chassis de motores traseiros rodoviários também ganharam novos produtos, como o K 360, K 400 e K 440

Confira a nova linha de motores Scania:

URBANOS COM MOTOR TRASEIRO:

- K 250, para carrocerias de até 13 metros 4×2 (dois eixos)
- K 310, para carrocerias de até 15 metros, com esta dimensão 6 x 2 (três eixos)
- K 310, para articulados de 18 metros com três eixos ou até de 23 metros (de 4 eixos)
- K 270 a Etanol, 4×2 (dois eixos) para 13 metros e 6 x 2 (três eixos) para 15 metros.

ÔNIBUS COM MOTORES DIANTEIROS

- F 250, para aplicações urbanas, de fretamento e rodoviárias, com carrocerias de até 13 metros
- F 310, para uso mais severo, em linhas intermunicipais e rodoviárias podendo receber carrocerias de até 14 metros.

ÔNIBUS COM MOTORES TRASEIROS DE APLICAÇÃO RODOVIÁRIA:
- K 310, para carrocerias de até 13 metros, com dois eixos.
- K 360, versão 4 X 2 (dois eixos) para até 13 metros e 6 X 2 (quatro eixos) para carrocerias de até 14 metros.
- K 400, de 3 eixos para 14 metros e de quatro eixos (8 X 2) para o mesmo tamanho de carroceria.
- K 440, de 3 eixos para 14 metros e de quatro eixos também para 14 metros.

MODERNINAZAÇÃO E ECONOMIA:
A Scania garantiu que os novos veículos além de serem mais potentes que as versões anteriores (alguns ganharam até 30 cavalos a mais), os veículos são mais modernos, econômicos e menos poluentes. Entre as vantagens que a empresa destaca estão:

- Maior eficiência do combustível e facilidade de manutenção
- Maior gama de produtos para mais aplicações
- Tecnologia adequada para mais aplicações
- Scania Retarder que permite maior potência de frenagem
- Maior compartilhamento de peças entre diferentes modelos e sistema de produto modular facilitando a manutenção e reduzindo o tempo que o veículo precisa ficar parado no conserto.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

Ônibus Brasil

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