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quinta-feira, 12 de julho de 2012

Terminais integrados estão prontos, mas ninguém pode usá-los

Roberta Soares

TI Tancredo Neves está pronto, pronto…..mas não pode ser usado pelos passageiros. Créditos: De Olho no Trânsito/Acervo

Está tudo pronto, bonito, arrumado, colorido e bem planejado. Mas de nada adianta. Ninguém pode usar. Essa é a situação dos dois mais importantes terminais integrados da Linha Sul do metrô do Recife, o Terminal Integrado Tancredo Neves, localizado na Imbiribeira, Zona Sul da capital, e o TI Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana. Há pelo menos três meses a construção das unidades foi concluída, sem que a operação dos ônibus fosse liberada pelo governo do Estado, que promete datas e mais datas de inauguração, sem conseguircumprir com nenhuma delas. Um investimento de R$ 17 milhões, projetado e esperado há mais de 20 anos, que deveria estar facilitando o deslocamento de, no mínimo, 105 mil passageiros por dia.

 TI Tancredo Neves terá bicicletário e estacionamento para motos. Créditos: De Olho no Trânsito/Acervo

O Terminal Integrado Tancredo Neves custou R$ 7,8 milhões para ser construído e se transformar em uma das maiores unidades do Sistema Estrutural Integrado (SEI) em capacidade operacional, com 21 linhas de ônibus previstas, recebendo, inicialmente, 55 mil usuários diariamente. O terminal tem ligações previstas até para a Zona Norte do Recife, além de receber linhas de várias comunidades da periferia da Zona Sul do Recife e de Jaboatão, tamanha sua importância. Tem bicicletário, passarela ligando a estação do metrô que possui o mesmo nome e até estacionamento para motos. Quem passa por ele vê que os mínimos detalhes já foram finalizados. Até o painel de linhas foi instalado, assim como as TVs que informarão o horário de partida e chegada dos coletivos. Um funcionário vigia o lugar para evitar depredações.

Terminal Cajueiro Seco à espera de inauguração. Créditos: De Olho no Trânsito/Acervo
No Terminal Integrado de Cajueiro Seco a situação se repete. Até a escada rolante espera pelos 50 mil passageiros que deverão passar pelo equipamento diariamente. Assim como em Tancredo Neves, a unidade possui uma passarela interligada com o metrô e bicicletário, que também estão prontos. O equipamento para guardar bicicletas, aliás, de tanto esperar pelo uso já começa a enferrujar. O sistema viário de acesso aos ônibus também está finalizado. Embora vá operar com apenas 11 linhas, o TI irá representar a integração com o metrô para passageiros que moram no Cabo de Santo Agostinho (também no Grande Recife) e em boa parte de Jaboatão.

“Não entendemos tanta demora. Incomoda porque sabemos que, com o início da operação, poderíamos economizar muito tempo para ir e vir. Hoje, quem mora na Muribeca (Jaboatão), por exemplo, está levando entre 1h30 e 2h para chegar ao Centro do Recife. Com a integração no TI, levaríamos, no máximo, 50 minutos. Faz muita diferença”, reclama o servidor público Mayckon Freitas.

 Passarela que ligará o TI Cajueiro Seco ao metrô. Créditos: De Olho no Trânsito/Acervo

O governo do Estado tem inúmeras desculpas para as duas unidades não terem sido inauguradas. Extraoficialmente o que se comenta é que o atraso se dá por falta de agenda do governador Eduardo Campos.  Agora, o Grande Recife Consórcio de Transporte informa que ainda há indefinições na rede do TI Cajueiro Seco (embora a relação das linhas já esteja exposta para quem quiser ver no TI) e que foi preciso demolir alguns casebres que atrapalhavam o acesso dos coletivos ao TI Tancredo Neves. E, mais uma vez, anunciou datas. Dessa vez diz que Tancredo Neves será inaugurado até o fim do mês e que Cajueiro Seco será em agosto. É esperar para ver.



Blog "De Olho no Trânsito"

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