Terminais integrados estão prontos, mas ninguém pode usá-los
Roberta Soares
TI Tancredo Neves está pronto, pronto…..mas não pode ser usado pelos passageiros. Créditos: De Olho no Trânsito/Acervo
Está tudo pronto, bonito, arrumado, colorido e bem planejado. Mas de
nada adianta. Ninguém pode usar. Essa é a situação dos dois mais
importantes terminais integrados da Linha Sul do metrô do Recife, o
Terminal Integrado Tancredo Neves, localizado na Imbiribeira, Zona Sul
da capital, e o TI Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, na Região
Metropolitana. Há pelo menos três meses a construção das unidades foi
concluída, sem que a operação dos ônibus fosse liberada pelo governo do
Estado, que promete datas e mais datas de inauguração, sem
conseguircumprir com nenhuma delas. Um investimento de R$ 17 milhões,
projetado e esperado há mais de 20 anos, que deveria estar facilitando o
deslocamento de, no mínimo, 105 mil passageiros por dia.
TI Tancredo Neves terá bicicletário e estacionamento para motos. Créditos: De Olho no Trânsito/Acervo
O Terminal Integrado Tancredo Neves custou R$ 7,8 milhões para ser
construído e se transformar em uma das maiores unidades do Sistema
Estrutural Integrado (SEI) em capacidade operacional, com 21 linhas de
ônibus previstas, recebendo, inicialmente, 55 mil usuários diariamente. O
terminal tem ligações previstas até para a Zona Norte do Recife, além
de receber linhas de várias comunidades da periferia da Zona Sul do
Recife e de Jaboatão, tamanha sua importância. Tem bicicletário,
passarela ligando a estação do metrô que possui o mesmo nome e até
estacionamento para motos. Quem passa por ele vê que os mínimos detalhes
já foram finalizados. Até o painel de linhas foi instalado, assim como
as TVs que informarão o horário de partida e chegada dos coletivos. Um
funcionário vigia o lugar para evitar depredações.
Terminal Cajueiro Seco à espera de inauguração. Créditos: De Olho no Trânsito/Acervo
No Terminal Integrado de Cajueiro Seco a situação se repete. Até a
escada rolante espera pelos 50 mil passageiros que deverão passar pelo
equipamento diariamente. Assim como em Tancredo Neves, a unidade possui
uma passarela interligada com o metrô e bicicletário, que também estão
prontos. O equipamento para guardar bicicletas, aliás, de tanto esperar
pelo uso já começa a enferrujar. O sistema viário de acesso aos ônibus
também está finalizado. Embora vá operar com apenas 11 linhas, o TI irá
representar a integração com o metrô para passageiros que moram no Cabo
de Santo Agostinho (também no Grande Recife) e em boa parte de Jaboatão.
“Não entendemos tanta demora. Incomoda porque sabemos que, com o
início da operação, poderíamos economizar muito tempo para ir e vir.
Hoje, quem mora na Muribeca (Jaboatão), por exemplo, está levando entre
1h30 e 2h para chegar ao Centro do Recife. Com a integração no TI,
levaríamos, no máximo, 50 minutos. Faz muita diferença”, reclama o
servidor público Mayckon Freitas.
Passarela que ligará o TI Cajueiro Seco ao metrô. Créditos: De Olho no Trânsito/Acervo
O governo do Estado tem inúmeras desculpas para as duas unidades não
terem sido inauguradas. Extraoficialmente o que se comenta é que o
atraso se dá por falta de agenda do governador Eduardo Campos. Agora, o
Grande Recife Consórcio de Transporte informa que ainda há indefinições
na rede do TI Cajueiro Seco (embora a relação das linhas já esteja
exposta para quem quiser ver no TI) e que foi preciso demolir alguns
casebres que atrapalhavam o acesso dos coletivos ao TI Tancredo Neves.
E, mais uma vez, anunciou datas. Dessa vez diz que Tancredo Neves será
inaugurado até o fim do mês e que Cajueiro Seco será em agosto. É
esperar para ver.
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