Pages

sábado, 25 de agosto de 2012

Empresas recifenses voltam a investir em trucados

CRT e Vera Cruz são as responsáveis pela chegada de novos ônibus três eixos.

Os ônibus dotados de três eixos, mais conhecidos como trucados, surgiram como uma opção para linhas de grande demanda que não podiam receber ônibus articulados. Várias empresas no Nordeste investiram nesse tipo de veículo num primeiro momento.

No Recife, as responsáveis pela chegada dos trucados foram a Itamaracá e a Cidade Alta. A primeira comprou seus primeiros três eixos em 2003, modelo Caio Apache VIP I, com chassi Volkswagen 17-210 OD. Ao todo foram 20 unidades. Em 2004, a empresa traz mais 10 veículos desse porte, modelo Busscar Urbanuss Pluss, com chassi Volkswagen 17-210 EOD.

 Créditos: Guto de Castro/Acervo

Créditos: Guto de Castro/Acervo

Já a Cidade Alta trouxe 12 trucados no ano de 2004, todos modelo Comil Svelto III, com chassi Volkswagen 17-210 EOD. Em ambas as empresas, os ônibus foram divididos entre as linhas de maior demanda.

Depois disso, Recife passou 8 anos sem investimentos em veículos trucados. As empresas preferiam investir em ônibus alongados ou articulados. Mas no começo de 2012, essa realidade começou a mudar. A Vera Cruz comprou 10 Apache VIP I que a Itamaracá aposentou. Isso representou o primeiro passo do que estaria por vir.

No mês de abril, uma grande surpresa: a CRT adquire 5 Mascarello Gran Via Volvo B270F trucados. Os ônibus, além de serem os primeiros da nova versão do modelo em PE, ainda trazem outra grande novidade: o terceiro eixo direcional, o que facilita bastante sua operação. Eles já entraram em circulação, na linha 432 CDU (Várzea).

Créditos: Daniel Cleiton Bezerra/Ônibus Brasil

E mais recentemente, em agosto, outra grande surpresa: a Vera Cruz adquire seu primeiro trucado 0 km. Trata-se de um Comil Svelto V Volkswagen 17-260 EOD. O veículo já chegou no Recife.

 Créditos: Clayton Leal/Blog Meu Transporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário