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segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Passageiros podem solicitar reformas das paradas de ônibus

Internautas usaram o fórum de jornalismo colaborativo para denunciar as paradas sem cobertura em Nova Descoberta

Além de enfrentar ônibus lotados, os cidadãos ainda precisam ter jogo de cintura para driblar inconvenientes como o cansaço, o sol forte e as chuvas. Foto: Júlio Jacobina/DP/D.A Press
 
Desconforto é uma palavra que resume bem a sensação da maioria das pessoas ao esperar pela condução em paradas que não possuem abrigo nem assentos. Além de enfrentar ônibus lotados, os cidadãos ainda precisam ter jogo de cintura para driblar inconvenientes como o cansaço, o Sol forte e as chuvas. Nos meses de inverno, a situação piora consideravelmente e a solução, muitas vezes, é buscar proteção embaixo de marquises das construções próximas ao ponto de ônibus.

Descontentamento e reclamações se acumulam. Internautas do Cidadão Repórter usaram o fórum de jornalismo colaborativo para pedir paradas mais confortáveis, principalmente em bairros da periferia do Recife, que às vezes contam apenas com uma placa sinalizando o local de embarque e desembarque. A reclamação postada do fórum é referente ao bairro de Nova Descoberta, no Recife, mas não é difícil encontrar o problema em outros locais da Região Metropolitana (RMR). 



Ao todo, a existem 6.238 paradas na RMR e apenas cerca de 50% deste total têm abrigo, de acordo com o Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT). A empresa, no entanto, possui uma ação específica para restaurar essas estruturas, chamada de Plano de Ação para Melhorar os Abrigos da RMR. Em nota, a assessoria do Grande Recife informa que já recuperou 1.100 paradas, no primeiro semestre de 2012.

Mas quem estiver insatisfeito com a qualidade das paradas que utiliza pode entrar em contato para sugerir a troca ou a inclusão de abrigos através da Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800-081-0158. As solicitações também podem ser feitas por um ofício protocolado na sede do Grande Recife. É importante frisar que ao registrar as reclamações, o cidadão deve fornecer o máximo de informações possíveis, como quais são as paradas e pontos de referências, para a empresa localizá-las com mais rapidez.

O principal critério adotado no momento de decidir quais pontos receberão cobertura é o espaço. A empresa analisa se a instalação de uma estrutura maior não irá atrapalhar a circulação no local ou comprometer o funcionamento de estabelecimentos comerciais e residências. “Ao receber as solicitações, técnicos vão ao local para avaliar a possibilidade de instalar bancos e coberturas. Quando há impossibilidade para implantação de mudanças, é por causa da obstrução que isso provocaria”, esclarece o Consórcio.

Serviço:

Sede do Grande Recife Consórcio de Transporte
Local: Cais de Santa Rita, 600, Santo Antônio,
Telefones: 3182-5500 ou 3182-5510
Central de Atendimento ao Cliente: 0800-081-0158

Diário de Pernambuco

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