Número de usuários de transporte coletivo cai 33% em 10 anos, diz NTU
No mesmo período, número de carros subiu 88%, aponta a pesquisa. Especialista aponta problemas e soluções para melhorias no trânsito.
Dados da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU)
mostram que, nos últimos dez anos, houve uma redução de 37% no número de
passageiros de ônibus e um aumento de 88% de veículos circulando nas
ruas. A baixa qualidade do transporte coletivo e as reduções de impostos
para a compra de carros contribuíram para a mudança.
“Eu acho péssimo, eles correm muito. É difícil, principalmente para as
pessoas mais idosas, para subir e descer é muito difícil”, diz Regina
Bonaretti, operadora de caixa.
A dona de casa Ana Maria Fernanda Soares é casada com um cadeirante e também reclama da falta de linhas adaptadas em São João da Boa Vista
(SP). “Às vezes você quer pegar o circular, mas não tem como porque ele
é cadeirante. Faz falta uma linha circular adaptada”, diz.
Pensando no conforto e na facilidade, a moradora de São Carlos Adriana
de Fátima da Silva trocou o ônibus pela moto. Antes, ela tinha que pegar
mais de uma condução para chegar ao trabalho. “Se for esperar ônibus
você fica horas no ponto”, afirma Adriana.
Qualidade O professor do departamento de transportes da Universidade de São Paulo (USP), emSão Carlos, José Fernandes Júnior, diz que experiências de outros países mostram que é possível melhorar a situação do trânsito.
“Que a frequência de linhas aumente, o intervalo diminua, que os ônibus
tenham qualidade. Nós temos sistemas eletrônicos que qualquer pessoa,
por mais simples que seja, tem um celular capaz de receber mensagens e
pode acompanhar qual é a situação e quando o ônibus vai passar ou não. É
todo um planejamento em que já temos tecnologia para fazer isso”,
explica Fernandes Júnior.
Ainda segundo o professor, é preciso vontade política e da sociedade
também para fazer as mudanças. “O chique para um banqueiro europeu é ir
trabalhar de bicicleta ou de transporte coletivo, não ir de carro
blindado ou de helicóptero. É uma questão de posicionamento da
sociedade, em todas as camadas, começando pelos mais favorecidos dando o
exemplo”, afirma o professor.
Com as mudanças de comportamento dos passageiros, outros problemas além
do trânsito podem ser melhorados. “Maior número de carros você tem
congestionamento, tem uma ineficiência energética, consumo de
combustível, poluição atmosférica, são todos efeitos danosos resultantes
de não se ter um transporte coletivo de qualidade”, diz Fernandes
Júnior.
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