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sábado, 19 de janeiro de 2013

O antigo dilema do transporte público

Moradores do Vila Serena chegam a esperar uma hora pelo ônibus que faz a linha. Apesar da constatação, representantes da Destra afirmam que são poucas as reclamações.

 Créditos: Guto de Castro/Acervo


Moradores do residencial Vila Serena, no bairro Indianópolis, têm enfrentado constantes problemas com o transporte público. Principalmente em relação aos horários dos dois ônibus da linha que passa pelo condomínio. Quem costuma utilizar o serviço chega a esperar uma hora pelo ônibus. Atrasos têm prejudicado, principalmente, quem utiliza o serviço diariamente. 

Pessoas como a operadora de caixa Janeide Cavalcanti, de 31 anos, chegam a esperar uma hora no ponto de ônibus, que inclusive não dispõe de nenhuma infraestrutura (abrigo ou proteção aos usuários). "No início da manhã funciona corretamente, mas no restante do dia os horários são completamente irregulares", denuncia. Janeide, que precisa chegar ao trabalho às 12h, costuma pegar o ônibus que passa pelo Vila Serena às 10h10. "Preciso sair de casa com muita antecedência para não chegar atrasada ao trabalho", complementa.

Os moradores criticam que, na maioria das vezes, os ônibus demoram a chegar ao condomínio e acabam por "trocar os horários". "Não existe um cumprimento do horário. São dois ônibus e, às vezes, eles chegam ao local ao mesmo tempo. Quando isso acontece, eles decidem, sem consultar o fiscal, que um seguirá para o North Shopping e, em seguida, para o Inocoop; e que o outro irá diretamente para o Centro", relata a professora Ozielma Torres, de 39 anos, que utiliza o transporte público diariamente. 

Em outros casos, é a antecipação dos horários que é alvo de crítica dos passageiros. "Isso já aconteceu comigo várias vezes: perder o ônibus porque ele passou no ponto 10 ou 15 minutos antecipado", relata a aposentada Amara Silva, de 67 anos, que ainda informa: "Já passei por esta situação várias vezes." 

Além de atrapalhar a rotina de quem reside no Vila Serena, e que precisa utilizar o transporte público, os atrasos também prejudicam quem quer se deslocar do Centro para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e ainda para o Hospital Regional do Agreste (HRA): o itinerário também é feito pelo ônibus da linha. Prejudica ainda quem está no bairro Indianópolis e quer chegar ao North Shopping Caruaru ou mesmo ao próprio Vila Serena.

Segundo a diretora administrativa da empresa Tabosa, Crystianne Tabosa, não são corriqueiras as reclamações sobre a linha do Vila Serena. "Ao menos nos registros da empresa não constam atrasos referentes aos horários que a população informou ao jornal. A empresa disponibiliza, no site oficial (www.tabosa.com.br) uma tabela de horários de todas as linhas da cidade, inclusive a 116, que atende o Vila Serena", argumenta.

De acordo com o diretor interino de Trânsito e Transporte, Cirone Rodrigues, atualmente a fiscalização dos horários dos ônibus é feita por uma empresa terceirizada, a Barros & Barros. "De acordo com representantes da empresa, os problemas que mais causam atrasos nos ônibus da linha são as colisões, o congestionamento provocado pelo fluxo de veículos nos dias de Feira da Sulanca, além dos engarrafamentos em ruas como a 15 de Novembro", aponta. Cirone garante que, mensalmente, poucas reclamações são registradas. 

O usuário que se sentir prejudicado pode denunciar os atrasos aos fiscais da Barros & Barros (ficam posicionados próximo aos pontos de ônibus, no Centro) ou diretamente à Destra, ligando para os números (81) 3701-1173 e 3701-1174. Para que a autarquia possa cobrar mudanças da empresa, é preciso fornecer algumas informações, como o dia e o horário exato em que o usuário permaneceu esperando pelo ônibus que chegou com atraso.

Jornal Vanguarda

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