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sexta-feira, 22 de março de 2013

Caruaru: Mobilidade no Centro

Em reunião com a diretoria da CDL de Caruaru, prefeitura apresentou projetos que estão sendo desenvolvidos para melhorar a trafegabilidade, a exemplo do BRT (Bus Rapid Transit).

Créditos: Diário de Pernambuco/Acervo

O prefeito José Queiroz recebeu, na manhã da última terça-feira (12), a diretoria da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas). Os empresários entregaram um documento com sugestões para facilitar a mobilidade no centro da cidade. Na ocasião, o chefe do Executivo também apresentou projetos que estão sendo desenvolvidos pela prefeitura para melhorar a trafegabilidade, a exemplo do BRT (Bus Rapid Transit).

Em relação às calçadas, o prefeito propôs uma parceria com a CDL. Enquanto a prefeitura cuida da desobstrução, a CDL poderia encabeçar uma campanha educativa nos meios de comunicação para conscientizar a população sobre a necessidade de tornar as calçadas um bem-estar coletivo.

Outro ponto discutido foi a necessidade de ampliação dos estacionamentos em Caruaru. José Queiroz lembrou que a prefeitura oferece incentivos para a construção de estacionamentos verticais. "Os empresários da nossa cidade devem perceber esse potencial. São equipamentos fáceis de operar e com grande demanda", disse. O prefeito também destacou que a Destra está estudando a implantação de novas placas e câmeras no município.

BRT
Na última semana, Caruaru foi contemplada com R$ 250 milhões para a construção do BRT (Bus Rapid Transit). Trata-se da primeira grande obra de mobilidade urbana, que será construída com recursos do Governo Federal, por meio do PAC 2.

O BRT, que atenderá cerca de 40 mil pessoas por hora, abrange corredores exclusivos para ônibus, estações de pré-embarque confortáveis e modernas, integração e tecnologia a favor dos usuários de transporte público. Dos R$ 250 milhões, R$ 150 milhões serão destinados para o ramal Leste/Oeste e R$ 100 milhões para a pavimentação de ruas e avenidas.

Segundo a prefeitura, o corredor Leste/Oeste será do bairro das Rendeiras até o Alto do Moura, atravessando, dessa forma, toda a cidade. Nos principais pontos que o BRT cortará a cidade, haverá estações confortáveis e modernas. "A cada 800 a mil metros, essas estações receberão os usuários e eles terão que pagar um bilhete e apenas apresentá-lo ao entrar no ônibus", explicou o secretário de Projetos Especiais, Paulo Cassudé.

Outra novidade será a tecnologia utilizada a favor do usuário do transporte público. Como em um metrô, o passageiro disporá de informações de forma eletrônica dos horários de chegadas e partidas dos ônibus.
De acordo com Cassudé, o primeiro passo foi dado, mas há um caminho um pouco longo para percorrer.

"Essa primeira etapa foi concluída e com muito empenho por parte do deputado federal Wolney Queiroz (PDT) e do prefeito José Queiroz, ao conseguirem alocar esses recursos. Agora temos pela frente cerca de 14 meses para o início das obras. Nesses três primeiros meses vamos ter que apresentar documentos ao Ministério das Cidades e iniciar os processos licitatórios do projeto e, posteriormente, da obra", informou.

CICLOVIA
Paralela ao BRT, haverá também uma faixa exclusiva para quem decidir ir ao trabalho ou ao colégio de bicicleta. Além disso, haverá um calçadão para quem prefere se deslocar a pé. "Caruaru dá um salto de modernidade e se prepara para se tornar uma grande cidade. Vamos atacar todas as modalidades de mobilidade existentes. Serão beneficiados o pedestre, o ciclista e o transporte público de passageiro de qualidade. Isso será uma nova visão urbanística e de entendimento do que será Caruaru daqui por diante", finalizou Cassudé.

Jornal Vanguarda

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