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quinta-feira, 13 de junho de 2013

Ônibus híbrido será testado a partir desta sexta no Recife

A partir desta sexta-feira (14), os recifenses poderão usufruir de um veículo de transporte inédito na cidade: o ônibus híbrido. Ele possui dois motores: um movido a energia elétrica, que é o principal responsável pelo movimento do veículo, e um a biodiesel. Este último é acionado apenas se o primeiro não der conta da tração.

Créditos: Amanda Miranda/NE 10

O ônibus, carroceria Busscar Urbanuss Pluss Low Entry, com chassi Mercedes-Benz O-500 U, pertence à empresa Metra, de São Paulo, e aqui no Recife fará testes na CRT. Nos dias de jogo na Arena Pernambuco (16, 19 e 23/06), vai rodar na linha Parqtel/Arena. Já no intervalo entre os jogos, cumprirá o roteiro da linha 040 CDU/Boa Viagem/Caxangá. A tarifa será a do anel "A" (R$ 2,25) e o veículo aceitará todas as modalidades do VEM.

O ônibus tem capacidade para 31 passageiros e conta com ar-condicionado e suspensão a ar. Além disso, tem outro diferencial inédito na cidade: o piso baixo, que facilita o acesso de cadeirantes e pessoas com deficiências em geral.

O veículo tem tecnologia 100% nacional. O sistema híbrido foi desenvolvido pela empresa paulista Eletra, e as baterias que irão alimentar o ônibus são da pernambucana Moura. Existe a possibilidade do carro vir rodar de forma permanente no Recife no segundo semestre. Segundo o secretário estadual do Meio Ambiente, Sérgio Xavier, tudo dependerá do desempenho da nova tecnologia durante o teste com passageiros.

O motorista que guiará o ônibus híbrido durante os testes, Carlos Vagner, de 50 anos, ressaltou que o veículo também é melhor para dirigir do que os ônibus convencionais: “O conforto não se restringe só ao passageiro, mas também ao condutor. Por se tratar de um veículo de propulsão elétrica, não existe marcha, e por conta disso os solavancos que os passageiros estão acostumados sentir nos ônibus convencionais praticamente não existem, a não ser quando o carro passa por algum buraco. Já para mim é uma maravilha, pois é só acelerar e frear que está tudo certo”, disse entusiasmado.



De acordo com a gerente comercial da Eletra, Iêda Maria Alves, a emissão de gases poluentes é diminuído em 95% e a economia no gasto de combustível chega a 20%, em relação aos ônibus convencionais. “Também podemos utilizar o biodisel de cana de açucar como combustível. Além disso, todas as baterias são recicláveis - o que torna o veículo totalmente verde”, garante.

Com informações da Folha PE e NE 10

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