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quarta-feira, 24 de julho de 2013

Caio Solar para o trabalho pesado

Caio entrega “Solar” adaptado para trabalhos em mineradoras. Veículos ganharam reforços e peças tiveram tratamento especial para operar em Itaúna, Minas Gerais.

Créditos: Caio/Divulgação

Um dos principais produtos da economia brasileira, principalmente em alguns estados, como Minas Gerais, é o minério de ferro. 
As atividades de algumas mineradoras, com as perspectivas de retomada do ritmo da indústria e das exportações, têm se tornado cada vez mais intensas.
E o transporte de mão de obra precisa atender a este crescimento. No entanto, transportar trabalhadores em mineradoras não é uma atividade fácil. As operadoras de transportes ou mesmo os motoristas da própria mineradora têm de ter um preparo especial.
Os ônibus também não podem ser quaisquer veículos. O relevo irregular, o calor, a poeira são exemplos de que as condições de tráfego são adversas. Hoje a indústria brasileira tem se preparado para esta realidade. As montadoras fazem chassis mais robustos e as encarroçadoras preparam seus veículos de linha para o trabalho pesado.
É o caso da Caio. A fabricante de carrocerias anunciou nesta terça-feira, dia 23 de julho, a venda de cinco unidades do ônibus de fretamento modelo Solar para SD Comércio de Minerais.
Os veículos vão transportar os funcionários da empresa até as minas em Itaúna, estado de Minas Gerais. Além de reforços na estrutura do ônibus e uso de materiais mais resistentes asa altas temperaturas, as carrocerias possuem vidro colado, com ar condicionado, para evitar a entrada da poeira e do calor em excesso.
Por causa do relevo irregular, a segurança é outro ponto fundamental para o transporte de funcionários de mineradoras. Os ônibus que vão circular em Itaúna possuem poltronas com cinto de segurança de três pontos, transversais.
A iluminação interna conta com lâmpadas de led, há faróis de neblina, essenciais também em área de muita poeira, e no piso do salão de passageiros há luzes intermitentes, que auxiliam a circulação dos usuários dentro do ônibus, mesmo quando o ambiente estiver escuro.
A carroceria tem 12,54 metros de comprimento, 3,40 de altura e 2,60 de largura. O chassi é Mercedes Benz OF 1721 Euro V, que já segue as atuais normas de restrição à poluição.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Blog Ponto de Ônibus

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