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terça-feira, 16 de julho de 2013

Novos Volksbus na Transpúblico 2013

Créditos: Roberto Marinho/Ônibus Brasil

A MAN Latin America lançou, durante a Transpúblico 2013, o chassi urbano VW 18.280 OT Low Entry (piso baixo), que é o primeiro Volksbus com suspensão pneumática integral. Desenvolvido em parceria com a matriz alemã, o modelo recebe o motor MAN D08 EGR de seis cilindros e transmissão automática ZF Ecolife.
Outra novidade foi o lançamento do chassi VW 15.230 OT Low Entry, com motor MAN D08 EGR de quatro cilindros, suspensão pneumática e transmissão automatizada V-Tronic.
“A mobilidade no país  é um dos temas principais do governo para a melhoria das condições de vida dos brasileiros, e estamos prontos a colaborar, desenvolvendo produtos capazes de atender a essas demandas. Nosso crescimento no mercado de ônibus mostra o comprometimento e entusiasmo na modernização do transporte público e privado no Brasil”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America.
O terceiro lançamento apresentado na Transpúblico é o chassi VW 17.260 OD na versão V-Tronic com motor dianteiro de seis cilindros e transmissão automatizada.
“A economia dos veículos dessa marca chega a 5% em relação aos modelos concorrentes. Além disso, o torque é suave, o que proporciona mais conforto aos passageiros e preserva os componentes dos veículos. Estamos muito satisfeitos”, garante Luiz Brito, gerente de manutenção da Viação Pirajuçara.
Linha Volksbus 2013
VW 5.150 OD
Motor Cummins ISF de 3,8 litros e sistema de pós-tratamento de emissões (SCR) baseado na utilização de Arla 32. Aplicação em transporte escolar, shuttle de empresas de turismo e também como veículo para formação de condutores em autoescola.
Características como eixo traseiro de rodado simples e alavanca de troca de marchas no painel, o colocam como potencial concorrente ao segmento hoje atendido por vans, porém com maior capacidade de passageiros (em média 30%), maior conforto, segurança e durabilidade.
VW 8.160 OD
Extremamente competitivo no segmento de micro-ônibus, o Volksbus 8.160 OD utiliza motor Cummins ISF com tecnologia SCR e caixa de transmissão ZF, consagrados por sua robustez.
Com entre-eixo de 3.900 mm e PBT de 8.150 kg, o Volksbus 8.160 OD é recomendado para uma ampla variedade de aplicações, incluindo ônibus escolares, transporte de aeroportos e linhas de ônibus urbanos de pequeno e médio volume.
VW 9.160 OD Plus
Reconhecidamente a melhor opção do segmento de micro-ônibus, o modelo incorpora uma série de inovações. O motor Cummins ISF de 3,8 litros e sistema de pós-tratamento de emissões (SCR) baseado na utilização de Arla 32, aliado à caixa de transmissão ZF 5S 420 de cinco marchas, garante ao veículo atributos como robustez, durabilidade e flexibilidade. Seu sistema de troca de marchas por cabos proporciona ao veículo maior precisão nos engates, menor esforço nas trocas de marchas e, consequentemente, maior ergonomia e conforto ao motorista.
O painel de instrumentos é totalmente novo na linha Euro 5. Com layout mais agradável, assegura maior harmonia com o painel desenvolvido pelos encarroçadores. Além disso, incorpora uma série de itens que auxiliam o motorista durante a operação. O modelo 9.160 OD Plus conta com entre-eixo de 4.300 mm, eixo traseiro Meritor e PBT de 9.200 kg.
VW 15.190 OD
Ideal para o transporte urbano em linhas distribuidoras, operando como midibus ou fretamento de curtas e médias distâncias, o Volksbus 15.190 OD conta com um conjunto powertrain com excelente compromisso entre desempenho e custo operacional. Também disponível na opção automatizada, com caixa de transmissão ZF 6AS 1010 V-Tronic, oferece o mesmo desempenho da versão manual, com redução considerável do custo de operação.
Desenvolvido exclusivamente para a aplicação ônibus, seu motor MAN D08 de 4 cilindros é equipado com dois estágios de sobrealimentação (dois turbocompressores), sistema de injeção Common Rail e tecnologia EGR. O modelo ainda incorpora embreagem com 395 mm de diâmetro e caixa de transmissão ZF 6S 1010 de seis velocidades com servo assistência e transmissão por cabos.
VW 15.230 OT Low Entry
É o veículo acessível de porte médio que privilegia tanto agilidade quanto desempenho para as aplicações urbanas distribuidoras e alimentadoras. Busca atender às principais exigências de mobilidade e acessibilidade nas grandes cidades. Está equipado com motor MAN D08 de quatro cilindros, com tecnologia EGR, suspensão pneumática e transmissão automatizada V-Tronic, inéditos no segmento, proporcionando conforto ao condutor e passageiros, com ótimo custo operacional.
VW 17.230 OD
Desenvolvido para as severas operações do transporte urbano e também como excelente solução ao serviço de fretamento, alia a tecnologia de um motor MAN D08 EGR, aplicado com sucesso em diversos lugares no mundo, à robustez e  confiabilidade já reconhecidos do modelo.
O modelo ainda incorpora embreagem de maior diâmetro, com 395 mm de diâmetro, e caixa de transmissão ZF 6S 1010 de seis velocidades com servo assistência e transmissão por cabos, o que garante maior conforto e durabilidade de todo o conjunto. O modelo é oferecido também na versão automatizada V-Tronic.
Também incorpora as inovações da linha Euro 5 no painel de instrumentos e nas funcionalidades eletrônicas. Através da ferramenta de diagnóstico VCO e  parametrização via MCO é possível configurar algumas funções do motor, o que assegura a otimização da operação para cada tipo de aplicação.
VW 17.260 OD
O modelo tem motor MAN D08 EGR de seis cilindros com 260 cv e torque de 900 Nm com faixa plana a partir de 1.100 rpm. Conta ainda com o exclusivo sistema de freio motor Exhaust Valve Brake (EVB), presente em todo motor D08, que aumenta a segurança e reduz os custos de manutenção. Disponível também na versão V-Tronic, inédita na categoria, a transmissão automatizada permite ao motorista dirigir com segurança, sem tirar as mãos do volante.
Para essa aplicação específica, potência maior é sempre bem-vinda, pois grande parte dos ônibus é equipado com ar condicionado e outros recursos que “roubam” potência do motor. Além disso, o veículo pode ser muito bem utilizado em operações urbanas com grande volume de passageiros, más condições das vias e topografia acidentada, que exigem mais potência e torque elevado.
VW 17.280 OT
Desenvolvido para aplicações de fretamento e transporte rodoviário de curta distância, atende também operações urbanas com alta demanda de passageiros, seja para aplicação com piso normal ou mesmo piso baixo (Low Entry). O modelo oferece tanto a caixa de transmissão automática ZF 6HP 504C quanto a versão V-Tronic automatizada ZF 6AS 1010.
Ideal para carrocerias de até 13,2 m, o modelo é oferecido com entre-eixo de 6.000 mm na versão urbana ou de 3.000 mm para fretamento. Neste último, permitindo a instalação de bagageiro passante.
18.280 OT Low Entry
O veículo é equipado com motor MAN D08 EGR de seis cilindros e 280 cv, transmissão Automática ZF Ecolife e suspensão pneumática integral. Concebido em sinergia com um projeto europeu MAN, o veículo apresenta novos conceitos de construção e soluções tecnológicas voltadas para as operações urbanas com veículo acessível de padrão mundial. Como nesta configuração não há degraus para entrar e as portas são largas, o tempo de parada nos pontos é menor resultando em aumento de produtividade e redução do tempo de percurso.
VW 18.330 OT
A opção rodoviária vem equipada com motor Cummins ISL de 8,9 litros e 330 cv de potência, que trabalha com tecnologia SCR e utiliza Arla 32.
Conta com caixa de transmissão Eaton FSBO 9406 AE com servo assistência, o que garante facilidade nas trocas de marchas e maior conforto ao motorista. O modelo apresenta ainda retarder Voith VR 123 como opção, assegurando maior durabilidade ao sistema de freios e maior segurança em aplicações com alta exigência do sistema de freios.
O condutor foi beneficiado com a implementação de itens como mudança de marchas por cabos e transmissão servo-assistida, para o conforto e redução de fadiga em condições de operação.
VW 26.330 OTA
Dotado de uma articulação leve, eficiente e de manutenção simplificada, preparado para carrocerias de até 18,6 m de comprimento, o produto é uma solução com relação custo-benefício diferenciada e de acentuada produtividade, graças ao motor Cummins ISL de 8,9 litros, 330cv e torque de 1.450Nm. A nova transmissão ZF Ecolife permite a programação de condições de rota de acordo com a aplicação, garantindo a previsibilidade da condução do veículo e aumento da durabilidade dos componentes.
Os detalhes construtivos e os intensos estudos de engenharia realizados oferecem a robustez necessária para aplicações de alto volume, como as dos corredores troncais e sistemas BRT.
Transpoonline

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