Pages

sábado, 24 de agosto de 2013

Caio Taguá e Caio Mobile, quem conhece?

Nos anos 70, a encarroçadora Caio exportou para o mercado da América Latina os ônibus-caminhão, ou seja, carroceria de ônibus com frente dos caminhões médios da época de fabricantes nacionais. Também conhecido como "bus andino" esse tipo de ônibus não teve muita aceitação no mercado nacional sendo assim, sua produção produzida quase exclusiva para o mercado latino. A Caio produziu em grande escala esse tipo de ônibus entre 1973 e 1979 usando carrocerias como Jaraguá, Bela Vista e Gabriela. As vantagens destes modelos eram vencer ladeiras e estradas com forte grau de inclinação, uma vez que sua estrutura identificava como um caminhão-trator comum. Outro detalhe que favorecia as versões é que toda a parte de mecânica do veículo se dava pela parte externa, além de ficar para fora todo o barulho e ruído do conjunto motriz 



Nos anos 90 a Caio tentou relançar o produto com os modelos Caio Taguá e Caio Mobile que possuíam carrocerias do vitorioso modelo de ônibus Caio Vitória mais motorização Mercedes-Benz e Ford respectivamente. Os dois modelos eram produzidos nas configurações urbana e escolar, sendo a segunda que teve alguma venda no mercado brasileiro.

Os modelos tiveram tão pouco comércio em nosso país que são quase desconhecidos, tanto que em alguns sites especializados, o modelo Taguá nem é discriminado. 


Atualmente somente a Marcopolo produz este tipo de veículo e exclusivamente para o mercado mexicano.

Portal Ônibus Paraibanos

Nenhum comentário:

Postar um comentário