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quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Mercedes Benz e Eletra apresentam Híbrido BR e Trólebus articulado

Créditos: Antonio Moreira/Divulgação

Em nova ação de parceria, a Mercedes-Benz do Brasil e a 
Eletra – empresa especializada na produção de veículos com tração elétrica – apresentam o ônibus HíbridoBR e o trólebus articulado no 9º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias. O evento aconteceu entre os dias 10 e 12 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo.“O êxito de nossa parceria com a Eletra está muito bem representado pelo HíbridoBR – já desenvolvido, testado e aprovado em operações regulares na Grande São Paulo – e também pelo novo trólebus articulado, produzido a partir de nosso chassi O 500, consagrado no mercado pela robustez e resistência para as severas condições do transporte coletivo urbano de grande volume de passageiros”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz. 

“Com essas avançadas soluções para as cidades, contribuimos para a melhoria da qualidade do ar e proteção do meio ambiente. Além disso, esses veículos ampliam o nosso portifolio de chassis de ônibus – o maior do País – que oferece modelos para todas as demandas do mercado, tanto no segmento urbano, quanto rodoviário, escolar, fretamento e turismo”.

Créditos: Antonio Moreira/Divulgação

Iêda Maria Alves de Oliveira, gerente comercial da Eletra, afirma que a missão da empresa é se manter em sintonia com as novas exigências do mercado global. “A nossa companhia nasceu com a responsabilidade de produzir veículos que acompanham as novas demandas de sustentabilidade das cidades brasileiras e do mundo. Hoje, oferecemos ônibus com as mais modernas tecnologias, desenvolvidas por engenheiros brasileiros, e com reconhecimento mundial”, garante.

HíbridoBR e trólebus articulado apresentam tecnologias inovadoras

No 9º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, o HíbridoBR tem suas qualidades e vantagens destacadas. O veículo conta com duas fontes de energia: o motor elétrico, responsável pela movimentação do ônibus, e o motor diesel, que além de ser menor que o aplicado a um modelo diesel similar, opera em rotação constante. Isso reduz muito a emissão de poluentes, pois nas acelerações é o motor elétrico que atua.
Um banco de baterias tracionárias complementa a energia disponível para o motor elétrico, quando necessário. Em cada parada, seja para entrada ou saída de passageiros ou nos semáforos, o grupo motor gerador recarrega as baterias por meio do conceito conhecido como “frenagem regenerativa” ou como ficou conhecido na Fórmula 1: KERS – Kinetic Energy Recovery System (Sistema de Recuperação de Energia Cinética). As baterias são de chumbo ácido, fabricadas no Brasil pela Moura e 100% recicláveis.

Durante o evento, a Eletra também apresentará o trólebus articulado de 18 metros, baseado no chassi O 500 da Mercedes-Benz, com novo sistema autônomo para se deslocar por até sete quilômetros sem rede aérea. A maioria das situações de interrupção de rede envolvendo os trólebus ocorre em trechos de no máximo três quilômetros. A nova tecnologia embarcada no veículo da Eletra poupa interrupções do sistema, garante maior autonomia ao trólebus e dispensa a eletrificação das garagens.

HíbridoBR inicia operação regular em São Paulo

Após o êxito dos testes em situação real de operação, o HíbridoBR passa a ser utilizado regularmente na Região Metropolitana de São Paulo. Com isso, essa avançada solução, desenvolvida em parceria entre a Mercedes-Benz e a Eletra, consolida-se como alternativa eficaz para o transporte coletivo urbano e para a preservação ambiental.

“O HíbridoBR é o primeiro com tecnologia 100% nacional a circular no País”, afirma Curt Axthelm, gerente de Marketing de Produto Ônibus da Mercedes-Benz. “Esta solução é fruto de um conceito inédito de parceria com a Eletra. Com base na experiência e conhecimento adquirido por profissionais de ambas as empresas, oferecemos ao mercado um produto desenvolvido em nosso País, totalmente adequado para uso nas cidades brasileiras, e às características já conhecidas pelos operadores de transporte de passageiros”.

A otimização do motor diesel para a aplicação, a eficiência dos motores elétricos, a tecnologia de baterias, o sistema de frenagem regenerativa e a tecnologia de tração que gerencia todos os conjuntos permitem que o ônibus elétrico HíbridoBR reduza a emissão e o consumo de combustível. As emissões de material particulado, por exemplo, são reduzidas em até 95% e o consumo de diesel, em operação comercial, é cerca de 20% menor.

A Eletra

A empresa está no mercado há mais de 30 anos e fabrica veículos elétricos nas versões trólebus (rede aérea); híbrido (grupo motor gerador + baterias); e elétrico puro (baterias), que podem ser adotadas em veículos para transporte urbano de passageiros.

Em 1999, a Eletra criou o primeiro ônibus elétrico híbrido com tecnologia brasileira. Hoje, a marca está presente nos 300 trólebus e nos 45 híbridos em operação na Grande São Paulo, além de cidades como Rosário, na Argentina, e Wellington, na Nova Zelândia.

No Recife, o Hibribus esteve em teste em junho durante a Copa das Confederações.

Defesanet/Portal Ônibus Paraibanos

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