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quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Novo TI Xambá

O Terminal Integrado de Xambá foi inaugurado no mês de agosto e desde então atende a demanda média de 44 mil passageiros. As comunidades de bairros como Alto Nova Olinda, Caixa D'Água, Alto do Sol Nascente foram atendidas com o novo T. I. A melhora do atendimento a essas populações não ocorreu, as linhas que deixaram de passar no centro da cidade não foram corretamente substituídas, além do velho "arrudeio" que a população tem que fazer para chegar em alguns lugares.


As vantagens prometidas pelo Governo do Estado interligando a população desses bairros com outras integrações pela RMR até hoje não vingou. Apenas uma linha do novo terminal - 861 - T.I. Xambá/ Joana Bezerra - liga o terminal a outro. Além das reclamações da população em relação a falta de baldeação, o espaço físico e também a pouca quantidade/qualidade dos ônibus são motivos de confusão todos os dias.


Alguns bairros que antes possuíam linhas de ônibus do tipo padrão (com 12m), agora possuem microônibus, dificultando e muito o acesso e saída dos bairros. O Consórcio Grande Recife promete mudanças para melhor ordenamento e qualificação do terminal, mas sabemos que não será uma tarefa fácil. Inaugurar um terminal de ônibus onde o espaço para a estocagem dos coletivos não é suficiente é um absurdo. Se não fosse o bastante, o material usado no piso desta estocagem é de baixíssima qualidade.


 Créditos: Rafael Fernandes/Acervo
ESTOCAGEM SEM QUALIDADE

Se não bastasse a falta de estrutura física de alguns terminais, elas diminuem ainda mais quando os coletivos precisam ser estacionados no meio da via. O recém reformado T. I. Barro e o recém inaugurado T. I. Tancredo Neves são dois bons exemplos disso. O material utilizado para fazer o piso não suporta o peso de um ônibus, já na primeira semana, o tal piso cedeu com o movimento de entrada e saída dos carros.

Como se não bastasse a falta de planejamento em colocar um matérial pífio para o peso exigido, o Governo do Estado demora para fazer os reparos nas falhas. Os dois terminais supracitados ainda estão com crateras enormes esperando a boa vontade dos governantes de virem refazer o serviço mal feito. Nos horários de pico, quando a demanda dos terminais/ coletivos aumenta consideravelmente, formam - se engarrafamentos enormes dificultando a saída e também a volta para casa.

Rafael Fernandes

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