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sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Serviço de monitoramento de tempo dos ônibus ainda não tem data exata para voltar a funcionar

Créditos: Alexandre Gondim/JC Imagem

Os usuários do transporte público da Região Metropolitana do Recife (RMR) devem lembrar da ferramenta lançada pelo Governo do Estado em março de 2012 que permitia conferir o tempo previsto para a chegada dos ônibus nas paradas. O Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação (Simop) informaria os horários de chegada e saída dos coletivos através de painéis de LCD, mensagem de texto (SMS) via celular; ou, ainda, pela central telefônica do Grande Recife Consórcio de Transporte. Os painéis ficariam fixados em 13 terminais e o sistema funcionou por apenas 18 dias. Depois de apresentar falhas foi suspenso.


Após mais de um ano, o serviço que custou R$ 20 milhões aos cofres estaduais ainda continua em fase de licitação; a previsão para voltar a operar é março de 2014. A informação repassada pelo Grande Recife de que o Simop seria utilizado em teste nos 200 BRTs (Bus Rapid Transit) que funcionarão no corredor Leste-Oeste, em janeiro do ano que vem, talvez não possa ser cumprida. As empresas que participaram do antigo projeto (Citatti, Cercap e MidiaVox) foram multadas no valor de R$ 400 mil por não atenderem aos requisitos exigidos no edital, que terminou cancelado.
O presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Nelson Menezes, esclareceu que o funcionamento do sistema pode atrasar, pois o processo de licitação ainda está em andamento. “As quatro empresas que concorrem ainda estão em fase de habilitação. Vamos analisar se elas vão atender às exigências do edital para realizar a análise da proposta comercial”, explicou. 
O projeto do Simop foi modificado para evitar que surjam problemas que possam impedir o funcionamento do serviço. Diferente do antigo pacote que monitorava o tempo através de GPS, o novo projeto prevê informações mais detalhadas. “Os motoristas vão contar com um equipamento que vai informar sobre engarrafamentos, problemas no veículo e demais empecilhos que possam atrasar a viagem, além do GPS que já existia”, completou Nelson. 
A grande diferença do projeto passado é que o novo sistema vai fazer um planejamento, através dos dados coletados durante a viagem. “Agora teremos um controle total da viagem e as informações serão repassadas para a central, para os motoristas e usuários”, afirmou Nelson. 
Outro diferencial será o cancelamento dos serviços de informações por meio de SMS, como funcionava anteriormente. “Quando estiver funcionando, os usuários vão consultar as informações pela internet, diretamente dos seus smartphones”, completou.


NE 10

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