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terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Anfavea pede incentivo à tecnologia de caminhões e ônibus




Em um encontro com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Fernando Pimentel, o presidente da Anfavea, Luiz Moan, apresentou uma proposta para promover a maior utilização de 
tecnologias mais limpas para veículos comerciais pesados, como caminhões e ônibus, e fomentar o seu desenvolvimento no Brasil. O projeto denominado Novas Tecnologias de Propulsão para Veículos Pesados foi entregue ao ministro pelo próprio dirigente em reunião realizada na tarde de terça-feira, 26, na sede do BNDES, em São Paulo. Trata-se de um complemento de outro programa apresentado em julho pela entidade, dedicado incentivar veículos elétricos leves.

Pela proposta, os incentivos do programa são destinados ao desenvolvimento de novas tecnologias, com respectivos estímulos para aquisição e criação de mercado, engenharia e nacionalização progressiva de componentes. As fabricantes de veículos pesados que quiserem participar devem obrigatoriamente estar habilitadas às regras do Inovar-Auto. 

A Anfavea classifica as tecnologias a incentivar em oito tipos, que envolvem o uso de todos os combustíveis alternativos: biodiesel, diesel de cana, biogás, etanol, eletricidade, hidrogênio, diesel e gás.

Para os pesados, as tratativas são diferentes em relação aos incentivos pedidos para os carros elétricos, explica o vice-presidente da Anfavea, Marco Antônio Saltini: “As novas tecnologias de propulsão para pesados não se restringiriam ao veículo em si, mas sugerem avançar também nos combustíveis. Essa é uma tentativa de simplificar os complicadores. Ou seja, propomos uma série de tecnologias existentes no mercado mundial para, a partir disso, dar início a estudos por parte do governo de como viabilizar o desenvolvimento local, o que envolve políticas públicas, não só para montadoras, mas para toda a cadeia", explica. "Por exemplo, o biodiesel, que já utilizamos numa proporção de 5%: Podemos aumentar? Em caso positivo, é necessário mudar a legislação, fazer ajustes. É uma maneira de agilizar e fomentar a produção local, mas sem importar, o que é diferente da proposta para leves, que num primeiro momento prevê incentivos para importar esses veículos que não são fabricados aqui.” 

Créditos: Guto de Castro/Acervo

O executivo, também diretor de relações governamentais e institucionais da MAN Latin America, acrescenta que o projeto é um passo inicial para que governo estude quais tipos de facilitadores e quais medidas poderiam incentivar as tecnologias limpas para o mercado de caminhões e ônibus. 

“O mundo inteiro está pesquisando novas tecnologias, que sejam melhores opções ambientais, econômicas e sociais. Se o Brasil quiser ser pioneiro, tem de investir desde já. E esse investimento deve ocorrer não só no produto em si, mas também na qualificação de mão de obra especializada e no desenvolvimento de engenharia e fornecedores locais”, comentou em nota Luiz Moan, o presidente da Anfavea.

Automotive Business

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