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sábado, 26 de abril de 2014

Metrô da linha Sul apresenta problemas na manhã deste sábado

Créditos: Estevam Faria/Acervo

A linha do metrô de Cajeiro Seco apresentou falhas na manhã deste sábado (26) e os passageiros tiveram que caminhar sobre os trilhos. O problema aconteceu por volta das 8h30 quando o veículo fazia o trajeto no Largo da Paz sentido Joana Bezerra.

De acordo com os usuários, o condutor do metrô já havia avisado sobre queda de energia e quando o veículo chegou ao Larago da Paz e ar-condicionado parou de funcionar. "Escutamos um barulho e o ar-condionado quebrou, então tivemos que descer e caminhar sobre os trilhos até a estação de Joana Bezerra", disse o passageiro Estevam Faria.

A linha sul no sentido Cajueiro Seco também foi prejudicada. O metrô teve que parar de circular neste sentido por causa dos passsageiros que andavam nos trilhos. Depois de 30 minutos a circulação no sentido Cajueiro foi reestabelecida.

Segundo a assessoria de imprensa do Metrorec, o trem foi rebocado e o problema resolvido às 10h30.

JC Online

Vans e ônibus terão acesso restrito a Porto de Galinhas

Créditos: Guto de Castro/Maxi Ônibus Olinda

Para melhorar a mobilidade das pessoas que visitam e moram em Porto de Galinhas, o principal destino turístico de Pernambuco, a Prefeitura do Ipojuca irá restringir o trânsito de veículos fretados para transporte de passageiros (vans, ônibus e micro-ônibus, além de caminhões, carretas e caçambas) a partir do dia 1º de maio, Dia do Trabalhador. Para liberar os veículos será obrigatório solicitar previamente uma autorização a ser expedida pela Secretaria de Turismo e Cultura (Setuc), no período de segunda a sexta-feira.

Haverá uma zona de restrição de tráfego para veículos deste tipo, não autorizados previamente. Haverá dois pontos de bloqueio: um ficará localizado em frente ao Hospital Carozita Brito, no distrito de Nossa Senhora do Ó, principal acesso às praias, enquanto o outro será instalado próximo à Companhia de Lazer, na Estrada de Serrambi.

A ação começará às 5h da manhã e apenas 16 ônibus fretados, previamente autorizados, terão acesso a Porto de Galinhas. Os veículos que não portarem o documento, assinado por um servidor da Setuc, retornarão imediatamente desses pontos.

Um decreto assinado pelo prefeito Carlos Santana será editado e publicado com as medidas e todo o detalhamento da ação. Agentes do Controle de Trânsito, Controle Urbano e da Setuc estarão nos bloqueios. A restrição de circulação atende às solicitações feitas pelos próprios moradores do balneário à Prefeitura de Ipojuca. A população reclama da insegurança no trânsito local por conta da quantidade excessiva de veículos nas vias de Porto de Galinhas.

Além dos bloqueios, haverá um local fixo para desembarque e embarque de passageiros, próximo à Rua da Esperança, controlado por agentes públicos, com tempo pré-determinado para acontecer. Já o estacionamento dos 16 veículos fretados, devidamente autorizados, ficará localizado na Estrada de Maracaípe, num trecho a ser definido pela prefeitura. Os veículos que tentarem burlar a proibição, por exemplo, chegando antes do bloqueio, poderão ser retirados do balneário, através de guinchos, além de arcarem com as sanções legais previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O artigo 187 do código prevê multa de R$ 127,69, além de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), para quem desrespeita as regras de circulação criadas pela autoridade competente, no caso o município de Ipojuca. A exceção será para os ônibus de turismo que se dirigirem aos hotéis, pousadas e resorts de Porto de Galinhas, que serão apenas controlados pelos agentes de Trânsito, sem ter o acesso proibido.

JC Online

Hotsite ANTT na Copa traz informações destinadas ao usuário



Foi lançado o hotsite “ANTT na Copa”, ambiente virtual que vai reunir as principais informações sobre o transporte terrestre durante o Mundial de 2014.


A página oferece serviços voltados ao usuário, como a consulta de linhas que fazem ligação entre duas localidades, horários e tarifas aplicadas para o transporte interestadual de passageiros. Outro serviço é a possibilidade de verificar a situação do tráfego nas estradas concedidas, por meio de monitoramento em tempo real feito pelas concessionárias, cujos links estão disponíveis no hotsite.


Quem acessar a ferramenta encontrará a legislação básica da Agência e dados gerais sobre os modais rodoviário e ferroviário. Com isso, a ANTT pretende orientar os turistas e residentes a se locomover com segurança pelo território nacional.


Estão disponíveis, também, canais de relacionamento com o usuário, a exemplo de chat e protocolo de atendimento online. Outra novidade é a utilização da hashtag #ANTTnacopa sempre que a Agência divulgar nas redes sociais alguma informação específica sobre o Mundial.


Pelo nosso hotsite, os usuários poderão acessar os sites de todos os ministérios e órgãos diretamente envolvidos na organização da COPA, em particular o do Ministério dos Esportes, responsável por concentrar as informações oficiais do grande evento.


Conheça o hotsite clicando aqui: http://copa2014.antt.gov.br/

ANTT

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Passageiros e lojistas denunciam acúmulo de problemas no TIP-Recife

Créditos: Luna Markman/G1


Quem trabalha e circula pelo Terminal Integrado de Passageiros (TIP), no Curado, Zona Oeste do Recife, denuncia o abandono da rodoviária da capital pernambucana. Relatos apontam acúmulo de sujeira, iluminação precária, falta de segurança, animais soltos na praça de alimentação, mendigos usando o local como dormitório, entre outros problemas.


Localizado a 16 quilômetros do Centro do Recife, o TIP é ponto de entrada de diversos visitantes que chegam à cidade. O terminal fica próximo à Arena Pernambuco, que vai receber jogos da Copa do Mundo em junho.


Inaugurado em outubro de 1986, o TIP é gerenciado desde 2008 pela Socicam, empresa privada, com sede em São Paulo, que administra 50 terminais no Brasil, Chile e Peru. A Socicam venceu licitação para administrar o serviço por 30 anos. Até hoje, a Controladoria Geral do Estado nunca realizou auditoria em cima dos termos do contrato, uma vez que o órgão precisa ser provocado por alguma denúncia para iniciar uma avaliação.


O G1 visitou o local na tarde do último sábado (19) e ouviu relatos de diversos lojistas que preferiram não se identificar por temer represália. Uma das maiores reclamações diz respeito à presença de pedintes que abordam e constrangem os visitantes na praça de alimentação.


A entrada descontrolada de cães e gatos abandonados, que circulam e geram resíduos por toda parte, também foi apontada. A reportagem flagrou alguns animais na estação. Os lojistas que trabalham no primeiro andar denunciam que a área que dá aceso aos depósitos está suja. A reportagem encontrou até garrafas plásticas com xixi dentro. As escadas rolantes estão interditadas há anos.

Escada rolante quebrada, lixo acumulo e cachorro circulando na praça de alimentação: este é o retrato do TIP. Créditos: Luna Markmna/G1


No momento da visita da reportagem, os banheiros femininos estavam sendo limpos; no entanto vasos sanitários estavam sem assento e secadores de mão, quebrados. Quem trabalha no local afirma que a limpeza não é frequente, falta papel higiênico e portas estão sem trinco.


Antigas paradas de ônibus tornaram-se dormitório com direito a barraca de camping, após a inauguração do novo Terminal Integrado SEI - TIP, em maio de 2013. Ao G1, algumas pessoas confirmaram que dormem no TIP. Quem usa o estacionamento precisa passar por essa área e, à noite, relatam que o lugar é escuro. Também há denúncias em relação à atuação de flanelinhas na rampa que dá acesso ao terminal e usuários de drogas.


Outra reclamação é que há poucos seguranças trabalhando no TIP. Uma lojista contou que, semana passada, uma idosa foi feita refém e forçada a sacar dinheiro do caixa eletrônico. Os bandidos ainda doparam a vítima e a deixaram amarrada no banheiro feminino.


O serviço de guarda-volume custa R$ 3,50 ou R$ 7 para mala média e grande, respectivamente, mas não há armários no local. Os pertences ficam no chão do terminal. Na área de desembarque, sete dos 21 orelhões estavam quebrados.


As cariocas Lyz Lima e Paloma Souza observaram parte dos problemas nas duas vezes que foram ao TIP. “De noite, o clima é de insegurança, com a maior parte das lojas fechadas. Achamos aqui meio escuro e com acesso difícil, diferente do aeroporto”, contou Lyz. “O banheiro, achei sujo e, enquanto comíamos, quase que o gato atacou a nossa comida”, contou Paloma.

Turistas cariocas fizeram queixas sobre o TIP.
Créditos: Luna Markman/G1


O paraibano Edvaldo Rodrigues usa o TIP com frequência e também nota falhas. “Acho o terminal sujo, mal conservado. Não há tampas nos vasos do banheiro. A Socicam administra a maior parte dos terminais brasileiros e, para mim, todos são ruins”, disse.


Antes da Socicam, o terminal era administrado pelo Departamento de Estradas de Rodagem. “Naquela época, a gente conseguia até ver o nosso reflexo no chão de tão limpo”, recordou uma vendedora.


Uma lojista que trabalha no local há 28 anos acredita que a Socicam não investe no TIP por causa baixo movimento de passageiros ao longo do ano. "Muita gente usa as linhas que saem da Avenida Dantas Barreto [no Centro do Recife], onde há 178 horários por dia. O governo estadual disse que ia trazer essas linhas para cá, mas isso não ocorreu", disse.


O gerente do TIP, Newton Neres Fialho, informou ao G1 que a Socicam tem realizado investimentos no terminal. Ele cita que, em 2013, o estacionamento foi reformado, com obras de recapeamento, sinalização, automação e paisagismo. Sobre a escuridão no local, ele afirma que todas as luminárias estão funcionamento, mas avalia a necessidade de reforço da iluminação.

Créditos: Luna Markman/G1


Fialho disse que, ano passado, foi refeita a pintura e a troca da iluminação de todo o terminal, a impermeabilização de lajes e a reforma de sanitários. Sobre os problemas relatados no banheiro feminino, ele assegurou que serventes de limpeza trabalham em tempo integral, além de uma equipe de manutenção que realiza a substituição de torneiras, trincos, portas, tampas, espelhos, registros, lixeiras e demais problemas ocasionados por desgaste, mau uso ou furto.


O gerente informou que ainda toda a comunicação visual foi substituída para um formato bilíngue, o sistema sonoro trilíngue foi ativado, câmeras foram instaladas, painéis foram colocados para decorar o espaço e todas as colunas do Terminal foram reformadas. "Esse ano, reformamos o gerador de energia, estamos reformando a sub-estação de energia e desenvolvendo vários projetos, além de trazer para o terminal novos players, modernizando nossa praça de alimentação", disse.


Sobre a atuação de pedintes e circulação de animais dentro do terminal, Fialho respondeu que a equipe de fiscalização é dividida em três turnos para cobrir pontos estratégicos do TIP 24 horas por dia, controlando acessos, apoiando os usuários e abordando eventuais pedintes. "Estamos realizando uma campanha de conscientização para evitar que os próprios lojistas não alimentem cães e gatos, adotando-os como animais de estimação", acrescentou.


Ainda no quesito segurança, ele apontou que, além da equipe de fiscalização do Terminal Rodoviário, há um balcão com policiais do 12° Batalhão e da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIP Cães), que realizam rondas constantes com veículos. Em referência ao suposto assalto de uma idosa, Fialho explicou que soube apenas do caso de uma usuária que passou mal no sanitário feminino, com sinais de embriaguez, e foi socorrida.


Fialho comentou que a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) do Recife fiscaliza a rampa que dá acesso ao TIP e que já solicitou a presença de um agente em tempo integral para disciplinar o trânsito no local. Sobre a interdição das escadas rolantes, ele explicou a desativação ocorreu há anos por não haver atividades nos pisos superiores, mas que existe uma expectativa de ativação do 4° Piso com a instalação da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal e locação do 3° piso para prestação de serviços.


Em resposta à sujeira encontrada na área que dá acesso aos depósitos dos lojistas, Fialho disse que a coleta de lixo é feita nas lojas três vezes ao dia, diariamente, sendo responsabilidade dos locatários armazenarem os resíduos em sacos plásticos até o horário da coleta. O gerente informou que desconhece a prática de uso de drogas no interior da rodoviária relatada pelos trabalhadores.


Fialho informou também que apenas fardos pesados ou maiores que o espaço limitado a um módulo da prateleira no guarda-volumes são deixados no piso, com o consentimento do usuário. Ele apontou que a manutenção dos orelhões é de responsabilidade da empresa Oi.


Por fim, Fialho explicou que a demolição das antigas paradas não estava contemplada no projeto de construção do Terminal Integrado SEI - TIP. "Após a Copa do Mundo, será feito um estudo para demolição e reaproveitamento da área em questão", disse.


G1 PE

Confusão e vandalismo no trajeto de metrô até a Arena Pernambuco

Créditos: Alexandre Gondim/Jc Imagem

A reportagem do Jornal do Commercio fez, nesta quarta-feira (23/4) o trajeto até a Arena Pernambuco, onde aconteceu a final do Campeonaro Pernambucano, utilizando o metrô, embarcando na estação Joana Bezerra e descendo na Cosme e Damião. Desde o primeiro momento o clima foi tenso, com confusões entre os seguranças e torcedores de uniformizadas - sem as camisas, por causa da proibição.


O pior ponto foi na estação Barro. No último vagão, repleto de alvirrubros, dois torcedores tinham a camisa do Sport. Os vigilantes seguraram a viagem para fazer os rubro-negros descerem. No processo, começou uma confusão generalizada.


Muitos dos alvirrubros foram retirados à força. Os socos e pontapés no vagão lotado deixaram os outros passageiros - que não tinham nada a ver com o jogo - acuados. Quando o metrô voltou a andar, os torcedores que não desceram começaram a chutar e esmurrar a janela de vidro de uma das portas.
Um dos mais exaltados quebrou a janela e teve um corte profundo na perna. O vagão ficou com bastante sangue no chão e o clima continuou pesado até a entrada de outros seguranças - após pedido de socorro ao alvirrubro, que teve de descer para ser atendido.


Vagão ficou sujo de sangue após vândalo cortar a perna ao quebrar um vidro.
Créditos: Elias Roma Neto/JC Imagem


Antes mesmo da viagem, já havia acontecido uma confusão na estação Joana Bezerra. Um rapaz com a camisa da Inferno Coral, do Santa Cruz, se envolveu em uma confusão com outro sem camisa de clube. Os seguranças e a Polícia Militar intervieram com muita força. Os seguranças, inclusive, ameaçaram a reportagem para que as fotos fossem apagadas.

JC Online

Volvo comemora crescimento com B270F


Créditos: Guto de Castro/Ônibus Brasil


O ônibus de motor dianteiro da Volvo, o B270F, é um grande sucesso no mercado brasileiro. Lançado em julho de 2011, o B270F já alcançou 9,4% de participação no mercado de ônibus semipesados no Brasil. Só em 2013, o número de emplacamentos do modelo aumentou 45,9% em relação a 2012.


O B270F foi desenvolvido no Brasil para atender às necessidades de mercado nacional nos segmento de chassis urbanos,
rodoviários e de fretamento, e é indicado para operações de curtas e médias distancias (até 200 km). Porém, a grande aceitação do veículo está extrapolando as fronteiras e hoje, já é vendido também no Chile e no Peru.


O motor de 270 cv permite manter a velocidade, mesmo em marchas mais altas, reduzindo o consumo de combustível. Além disso, por ser produzido com um aço especial, é um dos modelos mais leves e robustos do segmento.

Volvo/Unibus RN

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Usuários de metrô pedem ampliação da rede no Grande Recife

Créditos: Bobby Fabisak/JC Imagem


Não é novidade que o sistema de transporte e a mobilidade no Recife precisam de alternativas aos carros particulares. Uma das opções é o sistema de metrô, que entrou em operação na cidade em 1985. Alternativa testada e aprovada nas cidades mais populosas do mundo, o veículo tem a vantagem de correr solto pelos trilhos sem nenhum obstáculo. Na capital pernambucana, no entanto, o metrô cresceu pouco: opera apenas em duas linhas para transportar 380 mil passageiros por dia.

Pelos cálculos da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano da Prefeitura do Recife, levando em conta as desapropriações que seriam feitas, os gastos com a implantação do metrô será de R$ 450 milhões. O valor da implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) seria de R$ 120 milhões. Já para a instalação do Bus Rapid Transit (BRT), o custo fica em R$ 20 milhões.

Muitos passageiros sonham com a possibilidade de ampliação do serviço. “Se tivesse um metrô, como tem em outros estados, ou outros países, um ônibus que fosse decente, onde a frequência fosse maior. O usuário esperasse menos, as linhas funcionassem com mais frequência, eu acho que valia a pena investir pra que o usuário se sentisse melhor”, afirma o representante comercial Sérgio Lucena. “Imagine, uma linha de metrô de Piedade [Jaboatão] até Olinda, passando pelo centro do Recife, que beleza seria isso”, diz o professor Antônio Flávio. Apesar da necessidade, a ampliação do sistema de metrô está descartada no estado por enquanto.

Já o uso do VLT na Avenida Norte ainda está sendo estudado pela Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano. Seria necessário dispor de uma extensão de sete quilômetros, além de obras anteriores à implantação do serviço. O sistema funciona com o veículo andando sobre trilhos próprios na rua, como ônibus. Para isso, ele precisa de uma faixa exclusiva. Cada vagão tem aproximadamente 33 metros e, segundo a Prefeitura do Recife, não vale a pena fazer uma composição com menos de dois ou três vagões.

“[É preciso fazer obras iniciais como] por exemplo, criar os binários da Avenida Norte, uma via muito demandada de trânsito, tanto de ônibus quanto de automóveis, motocicletas e bicicletas. É preciso criar as alternativas para construir a obra. Você terá que dar também uma solução para toda e qualquer possibilidade de alagamento da Avenida Norte por conta que o VLT não suporta esse tipo de situação. [...] É um equipamento novo e pode atrair, quem sabe, parcelas da classe média que usam aquelas vias no entorno para deslocamentos diários”, explica o secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga.

Todas as iniciativas tomadas para tentar melhorar a circulação de veículos e pessoas na Região Metropolitana do Recife estão sendo tiradas do Plano Diretor de Transportes Urbanos, elaborado na década de 80 pela Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU), ligada ao Ministério das Cidades e atualizado há seis anos. O plano defende um conjunto de alternativas e projeta soluções para até 2020.

G1 PE

Ônibus reformado e mentiras no trabalho: argentinos driblam crise para ir à Copa

Mesmo sem possuir ingresso, um grupo de argentinos driblou a crise econômica do país ao construir uma verdadeira casa sobre rodas a partir de um velho ônibus para poder viver de perto o clima da Copa do Mundo no Brasil.


O grupo comprou por 65.000 pesos (cerca de 18.000 reais) um ônibus velho que será usado para a viagem ao Brasil. O projeto foi batizado de "Mundial Andando". Em um ano de trabalho, o coletivo de 55 lugares, que não circulava nas ruas faz tempo mas tem o motor em bom estado, foi transformado em um 'motorhome' com 12 camas, uma sala com sofás e uma pequena cozinha.

Créditos: Jornal Zero Hora/Acervo


"Foi um trabalho de louco, parecia o Kosovo! Tivemos que fazer o revestimento, a montagem, a instalação do sistema elétrico e registrar o veículo", contou Alfieri à AFP. "Somos financeiramente 'incorretos' e precisávamos de um planejamento especial", brincou, Juan Martín Alfieri, de 32 ano, que trabalha na área de comunicação na cidade de Paraná, a 460 km ao norte de Buenos Aires.


O Brasil não será necessariamente o fim do caminho para o ônibus reformado. "O delírio total seria colocá-lo num barco, desembarcar em Lisboa e rodar até Moscou para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia", sonha o argentino.

Créditos: AFP/Divulgação


Veterano das Malvinas - Torcedor fanático do River Plate, Juan Martín fará a viagem junto com vários fãs do arquirrival Boca Juniors, mas todos estarão unidos pela paixão pela seleção de Messi e companhia.


O grupo, que tem 7.800 seguidores no Facebook, também conta com um motorista profissional, Luis, veterano da guerra das Malvinas. Os torcedores devem deixar a Argentina no dia 7 de junho, para chegar a São Paulo a tempo para a partida de abertura da Copa, entre Brasil e Croácia, marcada para o dia 12.


Em seguida, vão ao Rio de Janeiro, onde a seleção argentina estreia na competição contra a Bósnia, no dia 15, no Maracanã. "Mentalizamos que existe um Mundial dentro do gramado, e outro fora", explicou Alfieri, que não conseguiu comprar ingresso, mas não quer perder o clima da Copa.


"Não deu para comprar ingressos pelo sistema de sorteio, já sabíamos que seria complicado. Não tem problema! Tentaremos conseguir ingressos lá, mas não queremos pagar 20.000 pesos (cerca de 5.500 reais) que alguns cambistas vendem pela internet, isso é um abuso", reclamou.


O grupo conseguiu o patrocínio de uma marca de cerveja, mas impôs "limites porque não queremos que ninguém se aproprie a nossa história".


 Participar da festa do futebol - Outro torcedor também teve que apelar para estratégias inusitadas. Ariel, de 23 anos, decidiu em agosto viajar ao Brasil para ver a Copa com três amigos, mas evita falar sobre o assunto, "para evitar a inveja e as ondas negativas", disse à AFP o jovem, que não quer revelar o sobrenome para não ser reconhecido no trabalho.


"Meu chefe só saberá em cima da hora, vou dizer que é um presente da minha família. É óbvio que é mentira, eu vou arcar com tudo mesmo", explicou. Ariel e os amigos planejaram a viagem com muita antecedência e participaram da primeira fase de venda de ingressos, antes do sorteio da fase de grupos. Por causa disso, nenhum dos três ingressos que conseguiram terá a seleção argentina em campo.


Os jovens assistirão a duas partidas no Castelão de Fortaleza: Alemanha-Gana, no dia 21 de junho, e Grécia-Costa do Marfim, no dia 24, "o menos vendido da Copa", brincou Ariel. O terceiro jogo será o duelo entre Coreia do Sul e Bélgica, no dia 26, em São Paulo.


"Foi uma decepção não conseguir ingresso para ver a seleção argentina, mas queremos curtir o ambiente da Copa, participar da festa mundial do futebol", completou o jovem argentino.

BOL

Arcoverde: Ônibus para transporte de pacientes já está em funcionamento

Créditos: Prefeitura de Arcoverde/Divulgação


A Prefeitura Municipal de Arcoverde, através da Secretaria de Saúde adquiriu um novo ônibus da Marcopolo, modelo Volare W9, ano 2014, para auxiliar o transporte dos pacientes que precisam deslocar-se para atendimento médico especializado em clínicas e hospitais de Recife.

O ônibus de médio porte, conquistado com recursos próprios, num total de R$ 264.500,00, oferece uma estrutura confortável e completa, possuindo 33 lugares, ar condicionado de teto, rampa para cadeirantes, poltronas executivas reclináveis, cinto retrátil, bagageiro rebaixado e tacógrafo eletrônico.

O novo veículo já está em funcionamento e, vem auxiliar nos serviços já realizados por outros automóveis disponibilizados pela prefeitura, tais como um micro ônibus, a ambulância e dois carros de pequeno porte, suprindo a necessidade dos usuários de Arcoverde.

 “Este é um investimento que trará um pouco mais de conforto para os que dependem e precisam fazer essas viagens, garantindo o acesso humanizado, diferenciado e seguro a população de nosso município, proporcionando a oportunidade de mais pessoas terem acesso a exames de média e alta complexidade, consultas e outros tratamentos fora do seu domicílio, de forma digna”, esclarece a secretária de Saúde, Andréia Britto.

Passando por 12 pontos distribuídos pelos diversos bairros da cidade, os motoristas começam o itinerário a partir da meia noite e, levam diariamente uma média de 60 passageiros a 14 hospitais, localizados na Capital pernambucana.


Prefeitura de Arcoverde

terça-feira, 22 de abril de 2014

Calçadas na RMR e sistema BRT são mostrados em série sobre mobilidade

Créditos: Alexsander Correia/Ônibus Brasil

A primeira reportagem da série sobre a mobilidade no Grande Recife, que começou a ser exibida nesta segunda (21) pelo Bom Dia Pernambuco, mostrou a importância de adequar as calçadas para os pedestres e da instalação do sistema de ônibus BRT (Bus Rapid Transit) para melhorar a fluidez do trânsito. De acordo com o secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, 33% da população da capital se desloca diariamente pelas calçadas. "A calçada tem que ser entendida como um elemento importante no sistema de mobilidade. Se o governo faz o túnel, o viaduto, faz todas as vias da cidade, por que não faz a calçada?", questionou.

Muitos dos pedestres que circulam pelas calçadas são idosos, que estão entre os que mais vão a clínicas de fraturas devido a quedas nas ruas. Esse foi o caso da aposentada Carmem Cardoso. "Eu não vi o buraco, fui andando, ia pro mercado e quando fui me livrar de um carro, caí dentro do buraco. Um casal que estava sentado foi quem me ajudou a levantar, porque não conseguia me mexer. Fiquei mesmo imobilizada", explicou. Cardoso ficou um mês com a perna engessada e passou outro fazendo fisioterapia.

Outras grandes vítimas das péssimas condições das calçadas são os deficientes visuais. Nilton e Rafael são cegos e afirmaram preferir andar na rua. "Tem menos obstáculos. As pessoas colocam moto, isopor, tudo nas calçadas e a gente fica sem poder se locomover direito", disse Rafael.

A meta da Prefeitura do Recife é fazer 120 km de calçadas na cidade. O trabalho começou pelos hospitais, escolas e grandes centros comerciais. Isto pode ser observado em frente à Policlínica Albert Sabin, na Tamarineira, Zona Norte, onde a calçada foi recentemente recuperada.

Corredor de BRT
Para as distâncias que não podem ser vencidas pelas calçadas, uma alternativa é o transporte público. Mas como convencer as pessoas a deixar seus carros em casa e enfrentar o sistema público? São 3 mil ônibus para transportar 2 milhões de passageiros por dia na Região Metropolitana do Recife. Muito mais do que 1,2 milhão de veículos particulares. Em dez anos, a frota da região cresceu 90%.
O ônibus que pode ser a solução é o BRT (Bus Rapid Transit). Na capital de Pernambuco, estão sendo construídos dois corredores por onde eles vão circular sem concorrência com os carros. O Norte-Sul, do Centro a Igarassu, terá 38 km. Já o Leste-Oeste, da Avenida Guararapes a Camaragibe, terá 12,3 km.


Cada BRT vai ter capacidade para levar 160 passageiros. As pessoas pagam pelo bilhete antes de entrar em qualquer uma das 55 estações, todas climatizadas. Os 150 veículos, também com ar-condicionado, foram encomendados e serão operados por uma empresa que ganhou uma licitação. Os deveres dela serão monitoras, o que é diferente do sistema de ônibus comum.


"Se ela não cumprir, será rigorosamente punida, podendo perder até a concessão da operação. Isso a partir de indicadores de desempenho que estão previstos no contrato também, de indicadores de qualidade, de renovação da frota, do índice de quebra, do índice de queima de paradas de cumprimentos de viagem. A remuneração do operador passa a ser condicionada à forma como ele presta o serviço", informou o secretário das Cidades de Pernambuco, Danilo Cabral.


Outra tentativa da administração pública são os corredores exclusivos. A faixa azul, implantada na Avenida Mascarenhas de Moraes, na Imbiribeira, já trouxe resultados. A velocidade dos ônibus aumentou em 40%. Até o fim do ano, a Prefeitura do Recife espera ter 60 km de faixa azul pela cidade.

G1 PE

segunda-feira, 21 de abril de 2014

E se a Busscar voltasse a produzir ônibus?

A situação da Busscar, todos sabem, é uma novela cujo último capítulo ninguém sabe quando será passado. Muitos interesses diversos em jogo que não convergem num único sentido para um consenso final. Cada um puxa para um lado e a eterna burocracia da Justiça brasileira impede uma solução definitiva. Inúmeros recursos pendentes, Liminares concedidas e a falta de apreciação do mérito do processo pelo pleno do TJ/SC permitem uma procrastinação da solução final que satisfaça ampla maioria dos envolvidos, já que agradar gregos e troianos neste caso é impossível.

As dívidas, com valores atualizados, chegam a casa de R$ 821 milhões. A dívida trabalhista é de R$ 116 milhões. São 5.500 ex-funcionários que possuem créditos a receber, desde salários até a rescisão contratual. Os ex-sócios da Busscar, Valdir Nielson e Ilonie Nielson, representados pelas empresas RR Empreendimentos e Participações, e pela Prata Participações e Empreendimentos, possuem nada mais nada menos do que R$ 305 milhões de passivo imobilizado na rubrica “Busscar”. Um valor fenomenal que pode quebrar com a vida contábil de muitas empresas de médio para grande porte.

Créditos: Adriano dos Santos/Divulgação

E os bancos, instituições de negócios que mais lucram no Brasil que é o berço mundial da agiotagem e especulação financeira, tudo com o aval do governo federal, esperam receber da Busscar R$ 400 milhões, dividido entre 17 bancos que possuem créditos a receber. Já determinado pela Justiça, os bancos são os últimos da lista a receber no caso de venda da Busscar para algum grupo ou leilão do seu parque fabril e outros imóveis. Eles, os bancos, não têm garantia real, são quirografários, ou seja, são os últimos da lista de credores. Bem feito para quem cobra taxas de juros que mais beira a extorsão. Quando se chegar a uma solução definitiva para o caso e aparecer o dinheiro, os funcionários serão os primeiros a receber, depois os credores que tem como lastro a garantia real. Por último, os bancos. Detalhe, como os juros no Brasil correm soltos, sempre em curva ascendente, o risco real dos bancos não receberem nada é enorme, pois não sobrará dinheiro para eles.

A demora em equacionar e dar andamento definitivo ao processo de recuperação judicial ou processo falimentar é um veneno letal para todos os credores, pois quanto mais passa o tempo, mais perde valor de mercado os ativos da Busscar, por conta da depreciação natural, defasagem tecnológica do processo produtivo, falta de competitividade e sucateamento de todo o parque fabril. Se os Nielson (dona Rosita e Cláudio, mãe e filho) conseguissem de alguma forma retomar o controle da empresa, com capital de giro suficiente para sanear dívidas de curto prazo e voltar a fabricar ônibus, poderia, através de uma “jóint-venture” com a Busscar da Colômbia, formalizar acordo de transferência de tecnologia e “know-how” para atualização da sua linha de ônibus no Brasil.

A Carrocerias de Ocidente possui uma empresa que tem a família Nielson como acionista. Se chama Busscar de Colombia S.A. Nela, os Nielson possuem 40% do capital social. É uma empresa saudável do ponto de vista contábil e fabrica entre 900 a 1.100 ônibus por ano. Pois bem, os ônibus fabricados pela empresa colombiana poderiam ser aqui fabricados ou de lá para cá exportados aproveitando o excelente conceito do nome “Busscar” no Brasil, a rede de revenda e assistência técnica ainda existente, e passar a exportar ônibus para o Brasil, se não completo, mas em regime CKD para reencarroçamento sobre chassi aqui.

Produtos com tecnologia de ponta, modernos, confortáveis e design sedutor a empresa tem, como o novo ônibus lançado em 2012, o Busscar Busstar DD (Double Decker), que é uma evolução natural do Busscar Panorâmico Elegance DD fabricado no Brasil entre 2008 a 2012.

Há mais perguntas do que respostas sobre o caso Busscar. O que será dela ninguém consegue prever ao certo.

Ninguém quer a falência definitiva dela. É uma empresa muito querida por todos. Mas como conseguir sua recuperação e a volta ao cenário nacional de ônibus, se analisarmos os seguintes requisitos:

1) A grade de produtos do portfólio da Busscar, cuja última atualização ocorreu no ano de 2008, se comparada ao da concorrência, encontra-se defasada. Sem mais uma equipe de engenharia e de design para a formulação de novos projetos, como lançar novos ônibus para concorrer em todos os segmentos de mercado?

2) Aonde arrumar dinheiro para capital de giro, contratar funcionários ou recontratar os antigos colaboradores e ainda comprar matéria prima para o processo fabril?

3) Se os controladores da Busscar numa possível retomada da atividade fabril fosse a família Nielson, onde eles iriam buscar os recursos necessários, já que possuem restrição de crédito junto aos bancos?

4) No acordo feito entre os credores/fornecedores com a Busscar, os primeiros tiveram de se contentar com um desconto compulsório de 70% a 80%. E o saldo restante do débito, 20% a 30%, receberiam no decorrer de quatro anos. Veja o absurdo. Praticamente a Busscar estava propondo o perdão de toda a dívida junto aos seus fornecedores. E com tamanho débito imobilizado eles sentiriam confiança em voltar a vender para a Busscar? Será que foi considerado no plano de recuperação judicial que junto a dezenas de fornecedores da Busscar, novas vendas de matéria prima somente com pagamento à vista e antecipado?

5) No plano de recuperação judicial, qualquer que tenha sido a previsão de fabricação e vendas de ônibus/ano foi considerado que a concorrência não assistirá de braços cruzados? E que para a luta pela reconquista da fatia de mercado que já teve poderá ter de se defrontar com “dumping” comercial, ou seja, a concorrência poderia baixar preços de tabela, prazos de carência aumentados e melhores condições de CDC, crédito direto ao consumidor? “Uma bala na agulha” que a Busscar, descapitalizada, não teria.

6) No plano de recuperação, tão otimista, foi considerado a hipótese de viés do mercado, com vendas em retração, “dumping”, preços de matéria prima em alta empurrada pelo índice inflacionário, além de juros mais altos?

Créditos: Divulgação

Com todas essas variáveis em jogo, sem sinal concreto de investidores, sem a Justiça conseguir uma solução para o caso, a verdade é que o parque fabril está abandonado, a mercê da ação do tempo, enferrujando máquinas e comprometendo também toda a estrutura dos galpões. Com isso, a depreciação do patrimônio é acelerada e todos perdem. Uma lástima.

Portal Ônibus Paraibanos

Ônibus interestaduais se envolvem em acidentes a cada 16 horas no país




Um acidente envolvendo ônibus interestaduais é registrado a cada 16 horas, em média, nas rodovias do país. É o que mostra levantamento feito pelo G1 com base nos dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) de 2013.

Foram registrados 549 acidentes no ano passado, um aumento de quase 15% em relação a 2012, quando houve 480 registros. O Distrito Federal lidera a lista, com um terço do total (186). Uma das explicações da Polícia Rodoviária Federal para o índice do DF é o alto número de viagens feitas pela população de cidades do entorno, como Valparaíso de Goiás, para Brasília em ônibus com características urbanas, mas que são considerados interestaduais por cruzarem a divisa.

Goiás teve 67 acidentes com ônibus de passageiros. Já Minas Gerais, que tem a maior malha rodoviária do Brasil, aparece na terceira posição no ranking, com 65 registros.

Ao todo, 149 pessoas morreram e outras 837 ficaram feridas. As ocorrências são repassadas à ANTT pelas empresas. A legislação obriga que elas informem o registro de acidentes e assaltos envolvendo serviços de transporte rodoviário interestadual. Há hoje 255 empresas operando no país em 2.647 linhas diferentes.



Entre as rodovias, a BR-116, em São Paulo, é a campeã de acidentes envolvendo ônibus interestaduais (16 em 2013). A estrada abriga um trecho crítico, na Serra do Cafezal, único com pista simples. As obras de duplicação, que chegaram a ser adiadas mais de uma vez, só começaram após uma licença emitida pelo Ibama em 2013.

Conhecida como Régis Bittencourt e apelidada no passado de "rodovia da morte", ela foi palco de um violento acidente na véspera de Natal no ano passado, quando 15 pessoas morreram. A polícia acredita, no entanto, que o motorista do ônibus, que ia de Curitiba para o Rio, tenha dormido ao volante, já que ele trafegava na parte duplicada da via e num local sem curvas perigosas.

Para o médico e diretor da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) Dirceu Rodrigues Alves Junior, essa é uma das principais causas de acidentes envolvendo ônibus. “Alguns motoristas têm jornadas longas, de 10 a 12 horas, e muitos viram a noite na estrada. A gente sabe que, fisiologicamente, após oito horas de direção, o motorista já tem déficits de atenção, tornando a possibilidade de um acidente duas vezes maior.”

Alves Junior diz, no entanto, que a alta velocidade ainda é a causa número um, em razão da vontade de se chegar mais rápido ao destino. “Tem também a questão da droga, que tem sido muito utilizada em substituição ao álcool, devido aos testes de bafômetro. As mais usadas são a maconha e a cocaína.”

O inspetor Stênio Pires, da Polícia Rodoviária Federal, afirma que a corporação tem reforçado a fiscalização para coibir os acidentes. Segundo ele, no ano passado foram adquiridos 130 novos equipamentos – uma espécie de pistola-radar – para flagrar os veículos acima do limite nas vias. Pires afirma ainda que o fato de motoristas estarem deixando de beber demonstra que as blitze têm dado resultado. "O que a PRF tem feito em conjunto com alguns estudiosos agora é testar equipamentos para detecção de outras drogas que estão sendo usadas. Mas é algo que ainda está sendo trabalhado. Talvez no ano que vem a gente possa utilizá-los."

Sobre o número de acidentes, o inspetor da PRF diz que é preciso levar em conta que o número de viagens tem aumentado. "Nos últimos anos, com o aumento da renda, as pessoas estão viajando mais e muitas não têm condição de ir de avião. É natural, portanto, que ocorram mais acidentes de ônibus. Mas o número de vítimas fatais tem diminuído ainda assim. E isso tem relação com a fiscalização intensa da PRF e com o próprio trabalho que a ANTT tem feito com a segurança de infraestrutura dos ônibus."

Os dados da ANTT mostram, de fato, que em 2013 houve apenas três mortes a mais e 12 feridos a menos que em 2012, apesar da alta nas colisões.

BR-101
Em número de mortes, a BR-101, na Bahia, aparece na primeira posição entre as estradas. Foram 25 óbitos em seis acidentes registrados. Pires diz que, às vezes, um só acidente de ônibus acaba deixando várias vítimas, mas lembra também que a BR-101, que liga o Sul ao Nordeste, abriga um fluxo muito grande de veículos por conectar cidades turísticas.

Se forem contabilizados todos os acidentes envolvendo ônibus e micro-ônibus nas rodovias federais, o número é bem maior. Foram 10.692 em 2013, de acordo com a PRF, número similar ao registrado em 2012 (10.629). O dado equivale a 5% do total de acidentes no ano passado (186.583).

Nesta semana, um ônibus capotou da Rio-Santos (BR-101), deixando cinco mortos e 17 feridos. No Rio Grande do Sul, um micro-ônibus colidiu com um caminhão. Seis pessoas morreram.

Passageiros
Para Alves Junior, da Abramet, os passageiros devem observar as atitudes do motorista e o alertar, especialmente se ele estiver acima do limite de velocidade. Mas mais importante ainda, diz, é utilizar o cinto de segurança.

Créditos: Divulgação

“Normalmente nos ônibus ninguém usa. Por isso, quando há uma colisão, as lesões são graves, porque uma capotagem faz com que o sujeito seja jogado contra as paredes, contra o teto. O equipamento de segurança deve ser usado permanentemente, porque não é possível prever quando haverá uma freada brusca ou uma batida.”

G1

ANTT altera regras para identificação de passageiros em ônibus e trens

Créditos: Guto de Castro/Maxi Ônibus Olinda

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira (16) novas regras para a identificação de passageiros dos serviços de transporte rodoviário e ferroviário. A medida define critérios para identificação de crianças, adolescentes, índios e responsáveis por menores de idade, além de discriminar os documentos aceitos para comprovação de identidade.

Antes, não havia um rol de documentos definidos que poderiam ser apresentados pelos passageiros no momento do embarque. Agora, há um rol de documentos de identificação para brasileiros, estrangeiros e índios, segundo a respectiva faixa etária (criança, adolescente ou maior) e conforme o destino da viagem, se nacional ou internacional.

De acordo com a resolução, criança é o passageiro com até doze anos de idade incompletos, e adolescente é aquele que possui entre doze e dezoito anos incompletos. Pelas novas regras, responsável por menor desacompanhado de pai e mãe deve estar legal ou judicialmente autorizado a acompanhar a viagem, excetuando-se alguns casos.

Em viagens nacionais, a identificação da criança será atestada por meio de carteira de identidade, passaporte ou certidão de nascimento. Nenhuma criança poderá viajar para fora da área de onde reside desacompanhada dos pais ou responsáveis, sem expressa autorização judicial. É permitida a viagem de criança acompanhada de maior, se expressamente autorizado pelo pai, mãe ou responsável. Porém, caso o deslocamento aconteça para áreas contíguas a da residência da criança, na mesma unidade da Federação ou incluída na mesma região metropolitana, fica dispensada a autorização.

Em viagens internacionais, a criança só poderá viajar na companhia de um dos pais, caso porte autorização expressa do outro, com firma reconhecida. Sem prévia e expressa autorização judicial, nenhuma criança ou adolescente nascido em território nacional poderá sair do País em companhia de estrangeiro residente ou domiciliado no exterior, que não sejam pais ou responsável pelo menor.

São documentos válidos para a identificação do brasileiro, maior ou adolescente a Carteira de Identidade (RG), a Carteira de Identidade emitida por conselho ou federação de categoria profissional, com fotografia e fé pública em todo território nacional, a Carteira de Trabalho, o Passaporte Brasileiro e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com fotografia, dentre outros.

Para os índios, além desses documentos de identificação, é necessária autorização de viagem expedida pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI) ou outro documento que o identifique, emitido pela mesma entidade.

Os passageiros de fora do país em viagens no Brasil deverão apresentar Passaporte Estrangeiro, Cédula de Identidade de Estrangeiro, Identidade Diplomática ou Consular ou outro documento legal de viagem.

Para viagens nacionais, há algumas novidades que merecem ser destacadas. Passa a valer a partir de agora a cópia autenticada em cartório dos documentos de identificação. Pela regra anterior, apenas eram aceitos os documentos originais. Além disso, em caso de extravio, furto ou roubo do documento de identificação, poderá ser apresentado um Boletim de Ocorrência emitido há menos de 30 dias. Essa novidade não estava prevista na antiga regra para embarque de passageiros do transporte terrestre.

As novas normas definem também uma regra de transição para as transportadoras que ainda não utilizam o novo modelo de Bilhete de Passagem, previsto na Resolução ANTT nº 4.282, de 17 de fevereiro de 2014. Até que a empresa se adeque às novas regras dessa resolução, o Bilhete de Passagem deverá ser acompanhado da Ficha de Identificação de Passageiro – FICHA, que deverá conter nos campos especificados o nome da transportadora, a cidade de origem, a cidade de destino, o nome do viajante, o número do bilhete de passagem, o número da poltrona, o número do documento de identidade e o órgão expedidor.

ANTT

Mais informações sobre horários e rotas do transporte público disponíveis no Recife



Até o início do ano, os passageiros da Região Metropolitana do Recife eram completamente órfãos de qualquer tecnologia de informação sobre horários e rotas do transporte público. Em fevereiro passado, ganharam o aplicativo Cittabus, acessível para mais de dois mil ônibus e dez empresas. A partir desta quarta-feira (16/4), contam com mais um serviço: o Google Transit, nova ferramenta que permite aos usuários encontrar informações de acordo com sua localização. O Google Transit está sendo lançado de olho na Copa do Mundo, simultaneamente em outras cinco cidades: Manaus (AM), Cuiabá (MT), Brasília (DF), Natal (RN) e Salvador (BA).

A nova ferramenta pode ser acessada pelo Google Maps (www.google.com.br/maps), sem exigência de um novo aplicativo a ser baixado nos celulares ou computadores. É acessível tanto para Android quanto IOS. Há informações sobre as linhas de ônibus, rotas, horários de partida e chegada, quantidade de paradas, distâncias e valor da tarifa cobrada. Inclui informações não só do sistema de ônibus, mas também do metrô. Em Recife, o Google Transit vai disponibilizar informações sobre 4.289 pontos, 398 rotas de ônibus e as três do metrô (Linha Centro, com os ramais Jaboatão e Camaragibe, e a Linha Sul).

A estratégia do Google é oferecer o serviço em todas as 12 capitais que sediarão jogos da Copa do Mundo. Além do Recife e das cinco cidades que passaram a ter acesso na última quarta-feira, o Google Transit está presente no Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE) e em outros dez municípios brasileiros. “É um serviço que queremos deixar disponível para o turista durante a Copa do Mundo. É uma ferramenta que irá ajudá-lo bastante. No Google Maps já disponibilizamos simulações de rotas de carro e a pé. Agora ele terá mais uma opção. São rotas indicadas de forma rápida e prática. E, depois dos jogos, é um dispositivo que ficará para a cidade”, explica o diretor de novos negócios do Google no Brasil, Alessandro Germano.

A única desvantagem da ferramenta é que as informações não são em tempo real. Foram coletadas tendo como base a programação oficial dos gestores dos sistemas: o Grande Recife Consórcio de Transporte e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). No caso do transporte por ônibus, é provável que os horários previstos não coincidam com a prática já que a programação raramente é cumprida devido à falta de prioridade para os coletivos nas ruas, presos nos congestionamentos diários. “Mas mesmo assim o usuário terá uma informação precisa de caminhos a serem seguidos. Também contamos com a participação da população para acrescentar informações e fazer correções sobre rotas”, argumenta o diretor.

Créditos: Guto de Castro/Maxi Ônibus Olinda


De Olho no Trânsito

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Busólogos se reuniram em Caruaru no último final de semana

Créditos: Guto de Castro/Acervo


Durante a Semana Santa, Caruaru se torna um grande centro de turismo em Pernambuco. Centenas de ônibus levam os turistas para assistir a encenação da Paixão de Cristo em Nova Jerusalém, o maior teatro ao ar livre do mundo. E a Capital do Agreste é parada obrigatória para alimentação e compras na famosa feira e no Polo Comercial.

A imensidão de ônibus atrai a atenção de busólogos de todo o país. E, pela terceira vez consecutiva, os admiradores estiveram presentes em Caruaru para registrar todas as máquinas que passaram pela cidade no último sábado.

Em 2014, estiveram presentes no evento busólogos de quatro estados: além de Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte e Alagoas foram representados. Ao todo, foram 24 admiradores reunidos para fotografar mais de 140 ônibus que estiveram presentes na cidade.

A maior surpresa ficou por conta da inédita presença da empresa capixaba Águia Branca, que enviou dois ônibus a Caruaru levando turistas. Além disso, também se destacaram as viações Expresso Federal, Asa Branca e Tour Azul.

Presença da Águia Branca foi a grande surpresa deste ano.
Créditos: Thiago Alex/Facebook


Nossos agradecimentos ao organizador do evento, Bruno Henrique, e a todos que fizeram parte deste histórico encontro. Em 2015 tem mais!


Em pé/atrás, da esquerda para a direita: Iury Melo (RN), William Pontual (AL), Danilo Vitorino (RN), João Paulo (AL), Almir Correia (PE), João Paulo (PE), Felipe Pessoa (BA), Boris Dimmitri (PE), Milson Venceslau (PE), Gustavo Alfredo (AL), Guttemberg Siqueira (PE), Rafael Fernandes (PE), Thiago Alex (AL) e Willy Henrique (PE).

A frente/agachados, da esquerda para a direita: Lenilson Pessoa (PE), Alessandro Bem Barros (PE), Bruno Henrique (PE), Rodrigo Fonseca (AL), Guto de Castro (PE), Tiago Rodrigues (PE), Fábio Moreira (PE) e Robson Gonçalves (PE).

Marca do Ano: Mercedes-Benz ganha prêmios em evento voltado ao transporte

Créditos: Mercedes-Benz/Divulgação

A Mercedes-Benz foi destaque no Prêmio Lótus 2014, evento organizado pela Editora Frota, que publica uma das mais tradicionais revistas do setor de transportes, a Frota&Cia. Conforme resultado anunciado anteriormente, em São Paulo, ela venceu seis categorias: “marca do ano” em chassis de ônibus, chassis urbanos, chassis rodoviários, caminhões semileves e caminhões leves, além de “Caminhão Semileve do Ano” para o Sprinter 415 CDI. Esta premiação reconhece os veículos mais vendidos no País em 2013, de acordo com dados de emplacamento do Renavam.

Das seis conquistas da Mercedes-Benz no Prêmio Lótus 2014, três são ligadas ao transporte de passageiros. Ela venceu a categoria de “marca do ano” em chassis de ônibus com o emplacamento de 13.643 unidades no País em 2013, o que significou aproximadamente 42% de participação. Em 2014, este market share subiu para cerca de 44% no acumulado dos três primeiros meses do ano, com venda de 3.369 chassis.

O excelente desempenho comercial em ônibus resultou em mais duas distinções para a Mercedes-Benz no segmento: “marca do ano” em chassis urbanos (com 68% de participação de mercado) e também em ônibus rodoviários (cerca de 46%). Isso reafirma a tradicional e destacada liderança da Mercedes-Benz no segmento, consolidando a marca como geradora de soluções eficientes e rentáveis para o transporte de passageiros e a mobilidade urbana.

“Esse novo e expressivo reconhecimento do Prêmio Lótus nos deixa muito satisfeitos e orgulhosos”, afirma Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. “Acima de tudo, o objetivo da nossa marca é ser sempre o número um na escolha dos transportadores. Essa brilhante conquista mostra que estamos no caminho certo”.

Com as seis conquistas deste ano, a Mercedes-Benz se consolida como uma das maiores ganhadoras da história do Prêmio Lótus. São 135 distinções em 21 anos, o que reflete o êxito da empresa em buscar a satisfação permanente dos seus clientes.

Mercedes-Benz/Unibus RN

Ônibus híbridos para a Bélgica

Créditos: VDL Bus & Coach/Divulgação

A montadora holandesa de ônibus VDL Bus & Coach fechou contrato com a operadora belga de transporte público De Lijn para o fornecimento de 105 unidades de seu modelo urbano Citea SFL-120 com tração híbrida. Os veículos estarão equipados com o sistema híbrido em série Elfa da Siemens, que conta com o conjunto motogerador para fornecer energia ao motor elétrico, esse o responsável pela tração do ônibus.


O motor diesel presente no sistema é da Cummins, trabalhando sempre em regime constante de rotação e que se desliga automaticamente em paradas nos pontos de passageiros ou em semáforos e também quando o banco de baterias está totalmente carregado.

De acordo com a VDL, o modelo promove uma redução de ruídos bem expressiva e a economia de combustível fica na casa de 30 a 35%, além de ser ideal para operações em regiões centrais das médias e grandes cidades, que buscam por um transporte mais harmônico com o meio ambiente.

Revista Auto Bus

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Usuários do metrô do Recife enfrentam segundo dia de transtornos

Créditos: Alexandre Gondim/JC Imagem


Usuários do metrô do Recife enfrentam o segundo dia de transtornos depois do rompimento de um cabo de alimentação na última quinta-feira (10). As pessoas ainda esperam até 40 minutos pelos trens, o que deixa as estações completamente lotadas. O ramal afetado foi Camaragibe, prejudicando as estações Camaragibe, Cosme e Damião, Rodoviária, Curado e Alto do Céu. Ainda não há previsão acertada para que o problema seja corrigido.

Apesar das plataformas lotadas, boa parte dos usuários tomou transportes alternativos para driblar o caos do metrô. O ramal Camaragibe está rodando com quatro trens, quando o normal é ter oito composições nos trilhos. A vendedora Alcione Vargas se disse indignada com a situação. "Isso é um absurdo. Dois dias eu chegando atrasada por causa do metrô", diz a passageira.

O rompimento do cabo de alimentação aconteceu às 5h10 de ontem, perto da Estação Rodoviária, o TIP. Com o problema, o ramal Camaragibe passou a funcionar com apenas um trem e fechou completamente entre 9h e 12h, para tentar consertar o problema. Entretanto, os técnicos da Companhia Brasileira de Transporte Urbano (CBTU) ainda não conseguiram restabelecer o serviço.

Rompimento dos cabos do metrô foi causado por vândalos

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) do Recife constatou, nesta sexta-feira (11), que o rompimento do cabo de alimentação, que provocou a paralisação do trecho Alto do Céu - Camaragibe, foi causada por um ato de vandalismo. O cabo foi rompido às 5h10 da quinta-feira (10), perto da Estação Rodoviária, o TIP.

De acordo com a companhia, os vândalos praticaram um "capa-gato". O ato, que causou curto-circuito e rompeu os cabos, consiste em um artefato formado por pedras unidas por um fio. A CBTU acredita que os vândalos pretendiam roubar o cobre, material utilizado nos cabos. 

JC Online

Apesar dos equívocos, conforto do BRT deverá ser garantido

Créditos: Edmar Melo/JC Imagem

O conforto é fato. O Via Livre, o BRT pernambucano, qualificará o sistema de transporte público por ônibus do Grande Recife. As estações refrigeradas e acessíveis, e os ônibus novos, confortáveis e com ar-condicionado, farão a diferença. Os acertos são o tema da segunda e última reportagem sobre erros e acertos do BRT.

O passageiro do BRT pernambucano poderá não sentir a economia de tempo na viagem, estimada entre 15 e 30 minutos, prometida pelo governo desde que Pernambuco optou pelo Bus Rapid Transit. Mas, sem dúvida, sentirá a diferença no conforto do futuro sistema. Os equívocos do projeto dos corredores Norte-Sul e Leste-Oeste existem, mas não devem, apostam técnicos e operadores, anular o conforto para a população, sustentado, basicamente, na qualidade dos ônibus e das estações de BRT.


A viagem ficará mais prazerosa, sem dúvida. Afinal, pelo menos na teoria, o BRT é conhecido como metrô sobre pneus ou ônibus metronizado exatamente pela eficiência que oferece. Ou deveria oferecer.

Teremos as primeiras estações de BRT com ar-condicionado do País. No mundo, será a segunda. Apenas o BRT de Monterrey, no México, possui estações refrigeradas, segundo levantamento do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP). Operadores as consideram estreitas (são menos de quatro metros de largura) e temem a futura manutenção não só do ar, mas também dos vidros temperados. Mas é fato, como afirma o ITDP, responsável pelo Guia Padrão BRT, que qualificam ainda mais o sistema de BRT. “Tememos a manutenção porque ainda não está claro de quem será o custo. Se do setor empresarial, do sistema – nesse caso, do povo -, ou do Estado. Imagine como será quando o ar-condicionado apresentar problemas e a Copa do Mundo tiver passado?”, indaga um operador.

Apostando que tudo dará certo, o passageiro do BRT contará com 45 estações nos dois corredores de BRT com acessibilidade universal, pagamento antecipado das passagens e embarque direto no ônibus, sem subir e descer degraus e, muito menos, sob sol e chuva, enfrentando calor e alagamentos. Nas estações, painéis informativos deverão indicar a chegada das linhas, com intervalos estimados entre três e cinco minutos. É a previsão.

Os veículos BRT são outra ferramenta que ajudarão a convencer o cidadão de que o sistema pode ser confortável. Serão 179 ônibus de alta capacidade, o que diminui a sensação de “sardinha” vivida pela maioria dos 2 milhões de passageiros diários do sistema de transporte da Região Metropolitana do Recife, especialmente aqueles que dependem dos terminais de integração. Os ônibus convencionais medem 12 metros, possuem entre 37 e 48 assentos e capacidade para 90 passageiros. Enquanto o BRT, assim como os ônibus convencionais articulados, medem 21 metros, têm entre 36 e 58 cadeiras e capacidade para até 165 passageiros. Ou seja, espaço haverá. Custam, em média, R$ 800 mil cada. “É possível, sim, superlotar um BRT, mas não é isso que se espera de um sistema eficiente, até porque a frequência dos veículos deve ser constante”, explica Pedro Torres, gerente de políticas públicas do ITDP Brasil.

O conforto dos BRTs também será percebido por outras diferenças em relação aos ônibus em operação atualmente. As principais são o ar-condicionado e a transferência do motor da parte dianteira para a traseira do veículo. Ganham passageiros e, também, operadores. Reflexo dessa “qualidade operacional” é a concorrida procura por treinamento entre os motoristas das empresas que compõem os consórcios que irão operar o sistema. Todos querem dirigir os BRTs. A suspensão é moderna e os ônibus terão computadores de bordo para garantir a eficiência da operação e a comunicação com os condutores. Como veículo, representa um salto de qualidade. Para todos.
Créditos: Helia Scheppa/JC Imagem


Blog De Olho no Trânsito

Filme Rio Doce-CDU vai ganhar exibições de rua em Olinda e Recife

Créditos: Reprodução


O documentário pernambucano Rio Doce/CDU, de Adelina Pontual, será exibido nas ruas de Olinda e Recife, com projeções públicas. Serão 12 sessões gratuitas do filme em pontos que estão no trajeto da linha de ônibus.

O longa, que estreou no Cine PE do ano passado, nunca ganhou exibições comerciais nos cinemas do Recife. O trabalho mostra a vida de diversas pessoas com alguma relação com a linha Rio Doce/CDU, uma das mais longas do Grande Recife, que vai do subúrbio de Olinda e vai até a Cidade Universitária, na Várzea, no Recife.

O primeiro ponto do projeto é o Pátio do Mercado da Encruzilhada (quinta) e depois segue para Praça do Jacaré, em Olinda (sexta), Praça ao lado do Mercado Madalena (sábado) e Praça de Campo Grande (domingo). Serão três rodadas, sempre iniciando às quintas, até o dia 4 de maio.

“Este projeto me entusiasma porque com ele estamos devolvendo o filme às ruas, inspiração e matéria prima do documentário. É para as pessoas se verem na tela, verem seus bairros, instigar novos olhares a lugares tão comuns e cotidianos. Também, fazer refletir um pouco sobre a cidade em que vivemos”, disse a diretora, por email.

Programação de exibições:
10.04 – Quinta – Pátio do Mercado da Encruzilhada
11.04 – Sexta – Praça do Jacaré, Olinda
12.04 – Sábado – Praça ao lado do Mercado Madalena
13.04 – Domingo – Praça de Campo Grande
24.04 – Quinta – Concha Acústica da UFPE – Cidade Universitária
25.04 – Sexta – Cidade Universitária – Rua Deputado Cunha Rabelo (ao lado do Restaurante ArriÉgua)
26.04 – Sábado – Torre – Praça da Academia da Cidade – Av. Beira Rio
27.04 – Domingo – Cordeiro – Praça da Academia da Cidade – Av. Caxangá
01.05 – Quinta – Rio Doce – 1ª Etapa – Quadra Esportiva em Frente à Feira
02.05 – Sexta – Rio Doce – 4ª Etapa – Ao lado do Terminal Integrado
03.05 – Sábado – Casa Caiada – Praça Duque de Caxias (em frente ao antigo Quartel)
04.05 – Domingo – Praça do Carmo

O Grito

terça-feira, 8 de abril de 2014

Colisão entre vários veículos, incluindo dois ônibus, na Domingos Ferreira

Créditos: JC Online/Divulgação


Entre carros e ônibus, vários veículos colidiram no final da tarde desta terça-feira (8), próximo ao Extra da Avenida Domingos Ferreira, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. De acordo com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), contabiliza-se cerca de dez automóveis envolvidos e 6 vítimas.


O acidente foi provocado por um ônibus articulado da empresa Borborema que fazia a linha Joana Bezerra/Boa Viagem. O motorista do coletivo, Manoel Inácio Martins Filho, 54 anos, passou mal e puxou o carro para a esquerda. Com a manobra, um carro foi atingido resultando no engavetamento na via. Há informações que ele sofreu uma tontura, mas a hipótese ainda não foi confirmada.

Manoel Inácio desceu do coletivo chorando. Segundo testemunhas, ele pensava ter provocado alguma morte. O motorista foi levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira. Uma viatura da CTTU foi deslocada para ocorrência. Equipes do Corpo de Bombeiros também foram encaminhadas ao local para realizar os procedimentos de primeiros socorros.

Segundo as informações emitidas pelos Bombeiros, uma das vítimas ficou presa entre as ferragens mas já foi resgatada. Após ser retirada do carro que estava sob o ônibus, a condutora do veículo, Myrna Breno Brendler, de 49 anos, sofreu ferimentos leves e foi levada em estado consciente à UPA da Imbiribeira.

Um idoso de 79 anos, ocupante do banco carona de um dos carros engavetados, também se feriu. Foi informado que o médico Manoel Gilberto de Holanda, foi levado ao Hospital da Restauração (HR), área central do Recife. Até o momento, os agentes do posto policial da unidade de saúde não confirmaram a informação.

Ademilson José da Silva, 56, era o motorista que conduzia o veículo onde estava o médico. "O impacto do ônibus fez com que o carro voasse, foi por isso que o carro subiu", explicou. Ele disse ainda que o idoso sofreu um corte na testa.

A arquiteta Karla Tavares, 28, dirigia o EscoSport quando foi surpreendida pela colisão. "Não vi nada, simplesmente escutei o barulho e senti o impacto no meu carro. Fique assustada, mas não consegui ver nada. Só vi a situação quando desci. Fiquei feliz quando percebi que consegui escapar. Nesses momentos, a gente vê que a vida da gente não vale nada", se emocionou.

Por causa do trânsito complicado, os agentes da CTTU orientam os condurores, bem como realizam os desvios necessários. A companhia indica a Avenida Mascarenhas de Morais, na Imbiribeira, como rota alternativa de acesso ao bairro de Boa Viagem. O trânsito nesta via está fluindo moderadamente. O tráfego de veículos na outra faixa da Avenida Domingos Ferreira, sentido Jaboatão dos Guararapes, continua a fluir.



JC Online
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Maxi Ônibus Olinda informa:
os ônibus envolvidos no acidente foram o 304 e o 938 da Borborema.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

O BRT dos “puxadinhos”

Créditos: Edmar Melo/JC Imagem


Um sistema que, por ser mal implantado, ter premissas técnicas fundamentais ignoradas, ainda é mal entendido e pouco aceito por parte da popolução e da classe política. Mas o sistema Bus Rapid Transit (BRT) significa transporte de qualidade sim senhor. Desde que seja bem feito, siga, sem arrumadinhos ou adequações, regras e padrões operacionais para ter qualidade. Foi assim que esse sistema operado por ônibus ganhou fama a partir de 1974, ao ser criado em Curitiba (PR), e visibilidade mundial em 2000, com a cópia aprimorada da ideia brasileira do Transmilênio, em Bogotá (Colômbia). Na série que o Blog De Olho no Trânsito apresenta neste domingo (6) e segunda-feira (7), o BRT pernambucano, maior legado que o governo estadual deixa após sete anos de gestão Eduardo Campos, será destrinchado. O bom e o ruim, o certo e o errado, expostos.

Começaremos pelos equívocos do BRT pernambucano, batizado Via Livre. Eles são muitos. Por falta de tempo e, principalmente, cuidado com o planejamento, o projeto acumula erros. São várias as lacunas, apontadas por técnicos e futuros operadores, que poderão, caso não sejam corrigidas a tempo, comprometer sensivelmente a operação e o que mais importa: a aceitação popular sobre o sistema, previsto para ser a elite do transporte público da Região Metropolitana do Recife. Por isso, a necessidade de apontá-las para que, mesmo a 67 dias da Copa do Mundo, possam ser corrigidas.


O nosso BRT apresenta diversos “puxadinhos”, ou seja, adequações ao projeto original que descaracterizam a proposta de qualidade do sistema, comprometendo sua eficiência. A impressão é que a qualidade do Via Livre limita-se à construção de estações e à compra de ônibus novos (ambos no padrão BRT, extremamente confortáveis). No resto, o governo do Estado está construindo três terminais integrados (Abreu e Lima, III e IV Perimetrais, no Recife) e arrumando os corredores de transporte existentes (PE-15 e Avenida Caxangá).

As lacunas são vistas nos dois corredores de BRT projetados pelo governo: Leste-Oeste, com 15 km entre Camaragibe, Oeste do Grande Recife, e o Centro do Recife, e o Norte-Sul, que começa em Igarassu, Norte do Grande Recife, e, num primeiro momento, chega ao Centro, totalizando 33 km no eixo. Para a produção dessa reportagem, o JC ouviu operadores, futuros operadores e especialistas do setor. O guia Padrão de Qualidade BRT, produzido em 2012 pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) e referência no assunto, foi usado como princípio para apontar erros e acertos. A partir dele, percebe-se que estamos ferindo premissas básicas do padrão de qualidade do BRT: o embarque em nível (que não acontecerá na Avenida Conde da Boa Vista, no Centro do Recife, e em Camaragibe) e a prioridade total nas vias. Requisitos de qualidade que, junto com o pagamento antecipado da passagem, deram fama ao BRT a partir de 1974, ao ser criado em Curitiba (PR), e visibilidade mundial em 2000, com a cópia aprimorada da ideia brasileira do Transmilênio, em Bogotá (Colômbia).

“Ainda não podemos dizer se o BRT pernambucano estará no padrão Ouro, Prata ou Bronze no nosso guia porque é preciso que ele entre em operação de fato. Mas o BRT é chamado de ônibus metronizado por causa das regras que precisa seguir para ter uma operação tão eficiente quanto a do metrô, só que bem mais barata. O BRT pernambucano, pelo que vemos, ainda não ganhou o “R” de rápido. A descaracterização dos projetos, inaugurados às pressas, têm se tornado prática comum no Brasil por causa da Copa do Mundo, o que é uma pena. Pernambuco é mais um”, critica Pedro Torres, gerente de políticas públicas do ITDP Brasil.

O velho e o novo se misturam no BRT pernambucano. Não estamos construindo corredores novos, implantados de ponta a ponta. No Norte-Sul, as grotescas e ineficientes paradas de concreto permanecem porque linhas convencionais vão dividir o espaço. Misturam-se ao arrojado design das futuras estações de BRT. No Leste-Oeste, o principal eixo do corredor – a Avenida Caxangá – continua com a aparência de velha, desarrumada, sem um projeto de requalificação paisagística. O mesmo acontece na PE-15, Avenidas Pan Nordestina e Cruz Cabugá, eixos do Norte-Sul.

O tráfego misto em parte dos dois corredores é o que mais preocupa. Os BRTs tanto vão trafegar misturados a ônibus convencionais, quanto a veículos particulares. O impacto negativo na velocidade dos ônibus poderá ser grande, o que preocupa os futuros operadores porque a cobrança da população virá. Sem prioridade na via, o sistema não será eficiente. Nenhum é.
Créditos: Edmar Melo/JC Imagem

O metrô, por exemplo, é veloz porque tem caminho próprio e exclusivo. No Norte-Sul, o tráfego misto ocorrerá no Complexo de Salgadinho, onde o volume de veículos é intenso. No Leste-Oeste, as maiores descaracterizações se darão no trecho do município de Camaragibe e na Avenida Conde da Boa Vista, Centro do Recife.

Em Camaragibe, as estações sairão do centro da via para as laterais e o embarque dos passageiros não será feito em nível, ou seja, na mesma altura da parada. Os BRTs terão escadas e portas do lado direito (como os ônibus convencionais). Na Avenida Conde da Boa Vista, que sempre integrou o Corredor Leste-Oeste, mas cuja solução foi adiada por muitos anos pelo Estado, o embarque também será desnivelado, com a vantagem que as paradas estarão dentro de uma faixa exclusiva para ônibus. As estações da Conde da Boa Vista, mesmo provisórias, não terão ar-condicionado nem o mesmo nível das estações exigidas no padrão BRT.

A necessidade de ajustes é tanta, que alguns operadores do sistema chegaram a protocolar alertas no Grande Recife Consórcio de Transporte. No documento, até erros de desalinhamento dos ônibus para acoplarem nas estações são citados. A margem de tolerância para a parada do veículo na estação seria de 70 centímetros, mas da forma como foi executado, foi reduzida para até três centímetros. Os TIs em construção têm problemas de circulação para os BRTs e alguns dos terminais antigos que receberão os BRTs sequer foram adequados. A ausência de estações em trechos, especialmente do Corredor Norte-Sul, ignora a capacidade de adensamento urbano do sistema de transporte.


Lamentavelmente, o Estado não quis discutir os erros. Não deu detalhes da operação. O JC tentou por mais de duas semanas uma entrevista detalhada com o Grande Recife Consórcio, sem sucesso. As dúvidas e o atraso que envolvem o BRT pernambucano puderam ser vistos na semana passada, quando o primeiro veículo e estação foram apresentados. Tudo no improviso e, agora, com data para entrar em operação completa apenas em junho.

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