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quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Corredor de BRT Leste-Oeste terá fiscalização eletrônica para evitar invasões

 Créditos: Guga Matos/JC Imagem


Um dos dois corredores de BRT (Bus Rapid Transit) pernambucanos, o Leste-Oeste, que liga o Centro da capital ao município de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, vai receber fiscalização eletrônica para coibir as invasões da pista exclusiva dos ônibus, cada dia mais frequentes – são quase 2 mil somente este ano. Serão seis câmeras de fiscalização instaladas ao longo dos seis quilômetros que o corredor possui no trecho da Avenida Caxangá. Os novos equipamentos serão instalados pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) entre janeiro e fevereiro de 2015. Além do BRT, o corredor de ônibus da Avenida Sul também receberá equipamentos eletrônicos, colocados em dois pontos da via.


Embora a operação do corredor Leste-Oeste seja de responsabilidade do Grande Recife Consórcio de Transporte, a CTTU voltou atrás na decisão de instalar as câmeras devido ao risco de acidentes de trânsito, especialmente os atropelamentos. “Está havendo muita invasão da faixa exclusiva do BRT, ainda mais com o trânsito pesado da Avenida Caxangá. Começamos a observar que os motoristas infratores correm muito quando invadem a faixa, acho que porque sabem que estão fazendo algo proibido. Já tivemos atropelamentos, mas sem mortes. Por isso resolvemos não esperar mais e instalar as câmeras”, explicou o gerente de fiscalização eletrônica da CTTU, Marcos Araújo.


O fato de 36 linhas de ônibus comuns estarem no tráfego misto, disputando espaço com os veículos particulares, potencializou o perigo. Os ônibus comuns estão fora da faixa exclusiva desde junho, quando o BRT entrou em operação, mesmo parcialmente, para a Copa do Mundo. E até agora apenas duas linhas de BRT estão em operação (Camaragibe-Derby e Camaragibe (Centro). A previsão dada pela Secretaria Estadual das Cidades é que os ônibus comuns deixem de trafegar pela Avenida Caxangá a partir de janeiro, quando os dois terminais integrados do Leste-Oeste – localizados na 3ª e 4ª Perimetrais – devem ser concluídos.


As câmeras que serão utilizadas na Avenida Caxangá fazem parte do mesmo contrato dos equipamentos que irão monitorar as Faixas Azuis, o Bus Rapid Service (BRS) recifense, em implantação pela CTTU, mas que não tem avançado por falta da fiscalização eletrônica. A licitação se arrastou por meses e foi homologada agora. Pelos planos do órgão de trânsito, em dezembro será possível começar a instalar as câmeras nos corredores de Faixa Azul das Avenidas Mascarenhas de Morais e Herculano Bandeira/Domingos Ferreira, ambos na Zona Sul do Recife, para começar a instalação na Avenida Caxangá.


O equipamento é o mesmo, mas a fiscalização se dará de forma diferente. Segundo Marcos Araújo, na Faixa Azul serão duas câmeras interligadas que monitoram o veículo por uma determinada distância, em média de 300 a 600 metros. Se o carro acessar um lote ou entrar à direita no espaço permitido, não é multado. Cometerá infração apenas se passar na segunda câmera. “No caso do corredor de ônibus é diferente. Ele fica localizado à esquerda da via, ou seja, o veículo particular não pode acessá-lo de forma alguma. Não têm motivo para estar lá, a não ser cometer uma infração. Nesse caso, as câmeras possuem um amplo alcance de visão, fotografando a placa e o desrespeito”, diz o gerente. A diferença também se dá no bolso. Uma multa por circular na Faixa Azul custa R$ 85,13 (média), enquanto no corredor de ônibus o valor sobe para R$ 127,69 (grave).


Créditos: Editoria de arte/JC


Blog De Olho no Trânsito

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