Pages

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Jotude: 82 anos, e uma imagem adormecida

Créditos: Blog do Gidi Santos/Divulgação


O empresário João Evangelista Tude de Melo, nascido em 27 de dezembro de 1896 na Fazenda Mata do Diogo, em Garanhuns, foi um dos pioneiros do transporte coletivo no Nordeste do Brasil. Arrimo de família começou a trabalhar como mecânico, desde que sua mãe, Leonor Tude de Melo ficou viúva. Mais tarde, conseguiu instalar sua própria oficina, depois de trocar seu velho Ford por um terreno. A Auto Viação Progresso foi fundada por ele em 1932, na cidade do Garanhuns, em Pernambuco. Seu nome original era Empresa João Tude de Melo.



A Jotude propriamente dita surge em 1983, resultado de uma cisão da Auto Viação Progresso. Desde os seus primórdios, a Jotude esteve intrinsecamente ligada à cidade de Garanhuns e sua região, sendo uma das maiores empregadoras e a grande responsável pela comunicação e transporte de pessoas e mercadorias na região.

Em 1934, a empresa estabeleceu a primeira linha regular de ônibus do Nordeste, ligando Garanhuns a Recife. O trecho de 250 km era então percorrido em 15 horas por estradas de terra.

Créditos: Blog do Gidi Santos/Divulgação


No final dos anos 1930, a empresa passou a construir suas próprias carrocerias. Nessa época, Tude de Melo projetou o primeiro ônibus com motor interno do país - o primeiro com frente reta da América do Sul. Era uma configuração bastante avançada para a época, quando ainda circulavam os ônibus com motor externo, conhecidos como "jardineiras", que durariam até os anos 1960.

Em 1940, a empresa introduziu as linhas Recife-Rio de Janeiro e Recife-São Paulo. Em 1952, a Empresa João Tude de Melo transferiu-se para o Recife e modificou sua razão social para Auto Viação Progresso Ltda.

O fundador, João Evangelista Tude de Melo, faleceu em Recife, em janeiro de 1981.

Esta semana estivemos nas imediações das instalações da empresa Jotude e podemos observar o quanto, infelizmente, degradadamente, encontra-se a empresa. Ao longo de seus 82 anos a Jotude tem promovido geração de emprego, renda, transporte de pessoas, valores, mercadorias, tem integrado em âmbito regional e estadual elementos necessários para o cotidiano, responsáveis pela manutenção da economia e vida, além da promoção do convívio entre cidadãos de culturas e meios diferentes.

Créditos: Blog do Gidi Santos/Divulgação


A Jotude não mais pertence somente a um fundador proprietário, ou tão somente a uma família que herda bens por direito, está entranhada em solo e cuidados garanhuenses. Querida por muitos, criticada por outros, o fato é que a empresa de Tude de Melo é marco histórico de desenvolvimento e progresso desde seu primeiro movimento na terra da garoa.


Blog do Gidi Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário