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quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Retrospectiva: os fatos marcantes no transporte pernambucano em 2014


Dando continuidade a nossa retrospectiva 2014, vamos relembrar hoje os cinco fatos que mais chamaram atenção no mundo do transporte em Pernambuco. Se você ainda não viu a primeira parte do nosso especial, confira agora: http://maxionibusolinda.blogspot.com.br/2014/12/retrospectiva-as-novidades-de-frota-das.html

5º lugar - Incêndio na garagem da empresa Bahia

No início da madrugada do dia 07 de abril, um incêndio de grandes proporções assolou a garagem da empresa Bahia, localizada em Caruaru. Dos 28 ônibus da frota, 12 foram completamente destruídos e 13 parcialmente danificados. O prejuízo estimado foi de R$ 3 milhões.

Créditos: Eliaquim Oliveira/Acervo

Acredita-se que o incêndio tenha sido criminoso, porém até hoje a real causa não foi descoberta. Com o incêndio, a Bahia teve suas atividades prejudicadas por cerca de dois meses. Alguns acreditaram que aquele seria o fim da empresa.

Entretanto, a Bahia se reergueu. Trouxe vários ônibus usados do Rio de Janeiro, em bom estado de conservação, para substituir os incendiados. Além disso, conforme mostramos ontem, também foi a primeira empresa de Pernambuco a trazer a nova versão do tradicional modelo Torino, com quatro unidades zero quilômetro.

Leia novamente a matéria completa sobre o incêndio na garagem da Bahia clicando AQUI.

4º lugar - Inauguração das Faixas Azuis

Créditos: NE10/Divulgação

O projeto de BRS recifense, chamado por aqui de Faixa Azul, teve início em dezembro de 2013 com a inauguração da pista exclusiva para ônibus da Rua Cosme Viana, em Afogados. Em 2014, a prefeitura deu continuidade ao projeto, inaugurando mais três faixas: na Avenida Mascarenhas de Morais (nos dois sentidos), e na Avenida Domingos Ferreira.

Entretanto, esperava-se uma ação maior da prefeitura neste projeto. Grandes corredores ficaram de fora e não receberam as Faixas Azuis em 2014. Entre eles podemos citar as avenidas Recife, Conselheiro Aguiar, Abdias de Carvalho e Beberibe.

Leia novamente a matéria completa sobre a inauguração das Faixas Azuis:
- Avenida Mascarenhas de Morais, clique AQUI
- Avenida Domingos Ferreira, clique AQUI

3º lugar - Constantes problemas no metrô

2014 não foi um ano fácil para o metrô do Recife. Apesar de ter transportado cerca de 10 mil passageiros a mais em 2013, quem precisou do sistema enfrentou muito sufoco. Panes elétricas e mecânicas e vandalismo foram apenas alguns dos problemas enfrentados pelos usuários.

No mês de novembro, por exemplo, um motorista que dirijia alcoolizado bateu contra a mureta de proteção de um viaduto que passa sobre a linha do metrô. A batida prejudicou a fiação elétrica e o metrô teve que parar de funcionar para os técnicos da CBTU realizarem os reparos necessários. Em um dia comum, esse já teria sido motivo suficiente para instalar o caos na cidade. Porém, naquela data em especial, seria realizada a prova do ENEM. Milhares de estudantes foram prejudicados e sofreram para chegar aos seus locais de prova.

Já em dezembro, um apagão ocorrido na Região Metropolitana do Recife também gerou problemas na rede elétrica do metrô, que passou cinco dias sem funcionar até a estação Camaragibe. Estes episódios evidenciaram o que todos já sabiam: o metrô do Recife está saturado, sucateado, e muito em breve vai parar de vez, por não suportar mais a demanda e os problemas que vem acontecendo de forma recorrente.

Relembre como foi o período em que o metrô ficou sem funcionar por causa do apagão de dezembro clicando AQUI.

2º lugar - Início das operações dos novos consórcios e dos corredores BRT

2014 marcou também o início das operações dos dois primeiros consórcios a serem licitados no sistema de transporte público do Grande Recife: o Conorte - formado pelas empresas Cidade Alta, Rodotur e Itamaracá - e o Mobibrasil, formado pela Rodoviária Metropolitana.

Ambos os consórcios começaram a operar no dia 16 de julho. Os coletivos tiveram seus prefixos alterados, ganhando um dígito a mais, que representa o lote do sistema ao qual faz parte. A mesma coisa aconteceu com as linhas de ônibus.

Além disso, foram apresentadas a população as novas pinturas dos ônibus do sistema. Com um padrão fixo, criado pelo Grande Recife Consórcio, a única característica que vai diferenciar os coletivos de cada consórcio será a cor predominante. Alguns consórcios que ainda nem existem de fato (porque não assinaram ainda os contratos da licitação), já estrearam suas pinturas, como o Capibaribe e a empresa Vera Cruz. O Conorte também entrou nessa nova era.

Pintura padrão dos novos consórcios foi apresentada aos usuários

A estreia dos consórcios também provocou o remanejamento de algumas linhas entre as empresas. Isto ocorreu devido ao fato dos lotes em que algumas linhas foram alocadas serem diferentes daqueles em que estavam suas operadoras antigas. Algumas linhas que passaram por mudança: 2920 Rio Doce/CDU, 710 Beberibe/Derby, 1907 Paulista/Rio Doce, 1967 TI Igarassu (Dantas Barreto), entre outras.

Paralelamente, deu-se início as operações dos corredores BRT (Bus Rapid Transit) da Região Metropolitana: o Norte-Sul, que quando concluído vai ligar Igarassu ao centro do Recife, e o Leste-Oeste, que vai de Camaragibe também ao centro.


O primeiro corredor a entrar em operação foi o Leste-Oeste, em 07 de junho, com a linha 2480 Camaragibe/Derby. Posteriormente, foram criadas as linhas 2450 TI Camaragibe (Centro) e 2437 TI Caxangá (Centro). Inicialmente, os ônibus circularam em horário de testes, das 9 da manhã as 4 da tarde. Posteriormente, a tabela foi ampliada para 04:30 as 22:30.

Em 16 de julho, começaram as atividades do corredor Norte-Sul, com a linha 1915 TI PE-15 (Dantas Barreto). Posteriormente, foi introduzida também a linha 1979 TI Pelópidas (Dantas Barreto). Os horários de funcionamento seguiram o mesmo modelo do Leste-Oeste.

Entretanto, nenhum dos corredores está em plena operação. Cerca de 10 estações e três terminais integrados ainda não foram inaugurados. Além disso, há mais de 100 BRTs parados nas garagens das empresas.

Durante a Copa do Mundo, os corredores BRTs funcionaram em esquema especial para levar os torcedores até a Arena Pernambuco. Os passageiros podiam embarcar de graça, mostrando os ingressos dos jogos, nas estações da Avenida Guararapes e do Derby, e eram levados pelos modernos ônibus até as proximidades da Arena Pernambuco. O serviço funcionou bem e ganhou elogios dos que fizeram uso do sistema.

Veja como foi o primeiro dia do funcionamento do corredor BRT Leste-Oeste clicando AQUI

Relembre o início das operações do consórcio Conorte e do corredor BRT Norte-Sul clicando AQUI

1º lugar - Fim das atividades das empresas Santa Cruz e São Paulo


O destaque melancólico de 2014 foi o fechamento das portas de duas das mais tradicionais empresas que operavam no transporte público do Grande Recife: a São Paulo, fundada em 1944, a Rodolinda e a Santa Cruz, que havia iniciado suas atividades no ano de 1960.

A primeira a encerrar as atividades foi a Santa Cruz, em 07 de fevereiro. Suas linhas foram assumidas pelas empresas Metropolitana, Borborema e Vera Cruz. No último dia de funcionamento, o clima foi de tristeza no terminal integrado de Jaboatão, onde a Santa Cruz concentrava a maior parte de suas atividades. A frota da operadora foi em parte incorporada a duas outras empresas do sistema: a Pedrosa e a Transcol.

Já no dia 22 de maio foi o dia da São Paulo fechar suas portas. Caxangá, Globo, Pedrosa e Transcol assumiram suas linhas. No mesmo dia, a Rodolinda também encerrou suas atividades na única linha que operava.

As duas empresas encerraram suas atividades pelo mesmo motivo: a licitação das linhas de ônibus do Grande Recife. Ambas não conseguiram se encaixar em nenhum dos consórcios que foram formados, e não conseguiam competir sozinhas com as gigantes do sistema. Neste caso, os empresários optaram por investir em outros ramos de negócio.

Veja como foi o último dia de atividade da Santa Cruz, incluindo um emocionante relato, clicando AQUI.

Relembre o última dia de operação da São Paulo clicando AQUI.

E estes foram os fatos que marcaram o ano de 2014 para o transporte pernambucano. O Maxi Ônibus Olinda aproveita para desejar a todos um feliz ano novo, que 2015 traga muita PAZ, em primeiro lugar, e também saúde, prosperidade, alegria, energias positivas, e, se possível, muito dinheiro no bolso.

O Maxi Ônibus Olinda vai tirar dois dias de folga. Retornamos as nossas atividades no sábado, onde apresentaremos as novidades do site para 2015, e faremos um panorama do que esperar deste ano que chega no mundo dos transportes. Além disso, teremos uma surpresa, com a volta de uma coluna de muito sucesso aqui do site. Não perca!

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