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terça-feira, 28 de abril de 2015

BRT: passarelas serão implantadas na PE-15

Créditos: Jedson Nobre/Folha de Pernambuco

Em quatro pontos da rodovia PE-15, por onde passa o corredor Norte-Sul, a solução dada para a preocupação de muitos passageiros que deverão utilizar o sistema de transporte Bus Rapid Transit (BRT), a travessia entre as alçadas e as estações de embarque e desembarque, a construção de passarelas.

Três dos equipamentos vão atender diretamente os usuários do BRT: um na altura do bairro dos Bultrins, em Olinda; outro próximo ao Cemitério Morada da Paz; e mais um que atenderá à estação São Francisco, na altura da Vila Torres Galvão, em Paulista. Nesse último ponto, os módulos laterais que irão compor a passarela já foram instalados, faltando apenas a colocação do vão central. Segundo moradores da área, são recorrentes os atropelamentos no local. “O fluxo de veículos é muito grande nos dois sentidos e as pessoas às vezes atravessam correndo. A passarela vai ser importante, mas a conscientização para o uso também”, disse a manicure Diná Ramos, de 43 anos, que já presenciou um atropelamento na via.

As passarelas são do tipo com rampas, para facilitar a subida de idosos e pessoas com deficiência. Outro equipamento para cruzar a rodovia está praticamente pronto e fica situado na entrada da cidade de Abreu e Lima. Além de atender os dois lados da via, o complexo elevado permite ao pedestre acessar a estação do BRT que fica no meio da PE-15 e o terminal integrado de Abreu e Lima. Apesar de aparentemente concluídos, nem a passarela nem a estação estão em funcionamento. Com isso, muitas pessoas ainda precisam se arriscar a cruzar a via entre os veículos. “Vai beneficiar muito, principalmente quando o terminal estiver em funcionamento”, avaliou o vendedor Iwanndson Rodrigues, 27, que atualmente prefere andar mais de 300 metros para fazer a travessia no sinal de trânsito.

Em outras estações, porém, a solução para a travessia dos passageiros será em nível, utilizando para isso faixas e sinais de pedestres. Foi o caso das duas estações situadas no bairro de Ouro Preto, em Olinda, entregues no último dia 16. Nesses pontos, as plataformas receberam a pintura no asfalto para demarcar a circulação dos usuários do BRT Além disso, por conta da distância entre a estação e calçada, foram construídos canteiros centrais. As ilhas deve servir de refugio para os passageiros que forem cruzar de um ponto para outro.

Folha de Pernambuco

ABSURDO! No primeiro dia de operação na linha 520 - T.I Macaxeira/Parnamirim, ônibus com ar-condicionado deixou de circular porque os usuários quebraram a porta traseira


Créditos: Daniel Júlio/Ônibus Brasil


Mais do que um desejo dos passageiros para o sistema público de transporte, ônibus com ar condicionado é necessidade. Antes da Copa, a promessa era de que Região Metropolitana teria um número razoável de veículos desse tipo circulando durante o período dos jogos. Na prática, seria fazer o que se testou ontem na Linha 520, elo entre Macaxeira e Parnamirim. E o teste estava a mil maravilhas, quando, por volta das 13h45, o ônibus deixou de circular. Não por defeito, mas porque usuários forçaram e quebram a porta traseira.

O fato é simbólico, lançando luz sobre a dificuldade da gestão do sistema em cumprir determinadas metas e o comportamento equivocado de alguns. Enquanto todos não compreenderam que a tarefa de conservar o sistema não é limitada ao estado e ao empresariado, mas também de quem o utiliza, ficará difícil avanços na construção de uma rede pública eficiente. Problemas existem no sistema, o que está longe de ser resolvido com vandalismo e sim com argumentos, debates e o entendimento de que, embora sejam bens privados, os ônibus oferecem serviço público.

Diário de Pernambuco/Transporte Público PE

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Depois dos ônibus e do metrô, ambulantes invadem o sistema BRT

Créditos: Roberta Soares/Blog De Olho no Trânsito

Primeiro, eles se incorporaram às paradas de ônibus, depois invadiram as estações e as composições do metrô do Recife. Não satisfeitos, os ambulantes continuam avançando sobre o transporte público de passageiros da Região Metropolitana e, agora, chegaram ao BRT (Bus Rapid Transit), sistema que sequer opera integralmente. Já é possível ver inúmeros vendedores informais circulando livremente nos ônibus e estações dos Corredores Norte–Sul e Leste–Oeste, que representam no Grande Recife o modelo de transporte difundido no mundo, a partir da cidade de Curitiba (PR), como confortável e moderno. E totalmente desassociado da imagem de comerciantes de pipocas, bombons, chocolates e água vendidos no seu interior.

Os ambulantes entram e saem dos imponentes veículos de BRT, assim como circulam livremente pelas estações de embarque e desembarque do sistema – as únicas refrigeradas do Brasil, vale ressaltar. Pelo menos por enquanto, não sofrem qualquer tipo de restrição, seja dos operadores das estações ou dos motoristas dos veículos. Nem mesmo a proibição de atividades de vendedores e pedintes, exposta num adesivo colado na parte dianteira dos BRTs, os intimida. Sentem-se à vontade. Aliás, ficam à vontade mesmo. Conversam não só com os clientes, mas também com os operadores das estações. Anunciam a mercadoria, quase sempre com promoções “especiais” para os passageiros do BRT. Vendem pipoca, chocolate, bombons e água. Os passageiros compram aos montes.


Percebe-se que, de forma geral, gostam de ter a opção de um lanchinho para tornar a viagem mais agradável e rápida. No Corredor Norte–Sul, os vendedores circulam entre as estações Tacaruna e Dantas Barreto, na área central do Recife. Não esticam a viagem até os Terminais Integrados da PE–15 (Olinda) e Pelópidas Silveira (Paulista) porque a ausência de estações do BRT em funcionamento não compensa. No Corredor Leste–Oeste, o movimento se dá entre as estações Guararapes e, principalmente, Derby. Alguns esticam o percurso um pouco pela Avenida Caxangá, Zona Oeste do Recife, já que o sistema tem uma operação maior do que no Norte–Sul.

A presença dos ambulantes, como esperado, tem gerado polêmica. Passageiros e operadores se dividem sobre o comércio informal. Alguns defendem o direito de trabalhar dos vendedores, enquanto outros afirmam que, em pouco tempo, caso nada seja feito, a desordem irá predominar porque eles irão se multiplicar.  A passageira Irani dos Santos, que todos os dias vai e volta do trabalho de BRT, foi uma das que saiu em defesa do comércio informal. “Eles não incomodam. Acho até bom porque às vezes chegamos na estação com fome. Só defendo que não haja bagunça nem sujeira. Se eles forem organizados, tudo bem”, afirmou à reportagem logo após comprar um chocolate do ambulante Marcílio Jovêncio, que migrou dos ônibus convencionais para o BRT.

O vendedor, inclusive, chamava atenção pela elegância e educação com os clientes. “Nós só queremos trabalhar. Comercializo nos coletivos há muito tempo e todos gostam. Sou muito conhecido. Não faço sujeira, nem deixo meus clientes fazerem. Precisamos de trabalho. Sustento família e pago contas com o que ganho. Queremos que o Grande Recife Consórcio nos dê uma oportunidade, faça um cadastramento, coloque um fardamento, por exemplo”, sugere.

Há, entretanto, quem reclame. Um motorista de BRT, que por medo de represálias não quis se identificar, criticou o comércio ambulante nos coletivos. “É péssimo. Eles ficam gritando dentro dos ônibus e atrapalham nossa concentração. O controle da entrada tinha que ser feito na estação. Nós, motoristas, não temos como evitar porque nem vemos quando entram no BRT. Por enquanto são poucos. Mas logo haverá um monte deles. Veja o que aconteceu com o metrô”, compara. A situação no metrô fugiu do controle. São tantos ambulantes nas composições e estações que a sujeira tomou conta de tudo. Há lixo nos trilhos, que atraem pombos e comprometem a operação.

O Grande Recife Consórcio de Transporte já identificou o problema e garante estar trabalhando para evitar, principalmente, que os ambulantes se instalem nas estações do Centro, onde a movimentação acontece. “Temos conseguido evitar. E estamos planejando ações para tirá-los dos veículos de BRT. Garanto que não iremos deixar os ambulantes tomarem conta do sistema”, disse André Melibeu, diretor de operações.

Blog De Olho no Trânsito

Caruaru: Sistema de Biometria passa a funcionar a partir de 1º de maio


A partir do dia primeiro de maio passa a valer o Sistema de Biometria nos ônibus de Caruaru. O objetivo é coibir o uso indevido do cartão LEVA por terceiros, com foco nos usuários inseridos na gratuidade (pessoas com deficiência) e meia tarifa (servidor público e estudante), já que em alguns casos, os cartões são repassados para outras pessoas.
A Biometria já está em funcionamento, mas passa a valer de forma efetiva no próximo mês. A partir desta data, haverá penalidades para o usuário, uma delas é o bloqueio do cartão por 30 dias.
Desde a implantação do Sistema de Bilhetagem Eletrônica, mais de 800 casos de irregularidades foram registrados pelo sistema.
O sistema funciona da seguinte forma: ao passar pela catraca do veículo, ocorre o reconhecimento facial do usuário e a identificação do cartão. Caso o passageiro não seja o proprietário do cartão o mesmo é bloqueado e o dono do Leva terá que ir até a sede da AETPC para efetuar os procedimentos de desbloqueio do cartão.

AETPC

Luz no fim do túnel: Prefeitura de Petrolina contrata empresa especializada para elaborar Plano de Mobilidade Urbana

Créditos: Cristiano Roberto/Ônibus Brasil

Enfim a Prefeitura de Petrolina parece ter desistido de improvisar na gestão do trânsito e do transporte na cidade. Após uma licitação disputada por empresas de vários estados, foi contratada uma empresa especializada em engenharia de transporte de Curitiba (PR). O resultado da licitação foi homologado ontem (22) e a expectativa é que o contrato seja iniciado nos próximos dias.

A elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) é uma exigência da Lei Federal 12.587/2012 para que os municípios recebam recursos do Governo Federal destinados a investimentos na melhoria do trânsito e transporte. De natureza ampla, o Plano de Mobilidade deve organizar a circulação de cargas, pessoas e veículos, além de estabelecer as diretrizes de expansão viária, cicloviária e dos serviços de transporte público.

Segundo o presidente da EPTTC, Paulo Valgueiro, o trabalho deve começar com o levantamento de dados para a elaboração de um diagnóstico da situação atual da mobilidade urbana na cidade, para que depois sejam formuladas propostas para o futuro da mobilidade em Petrolina.

Além da equipe técnica – formada por engenheiros, arquitetos, urbanistas e advogados – a elaboração do PlanMob contará com a participação popular através de audiências públicas que serão promovidas para debater propostas. Ainda segundo Valgueiro, a expectativa da Prefeitura é que o Plano sirva de base para uma reformulação profunda em todo o sistema de trânsito e transporte da cidade, até mesmo na própria legislação, que segundo ele, precisa ser modernizada.

Blog do Carlos Britto

domingo, 26 de abril de 2015

Corredor Leste/Oeste opera com um quarto do público estimado e metade das estações previstas


Créditos: Guto de Castro/Acervo


Quase quatro anos depois das obras iniciadas, o Corredor Leste/Oeste funciona com menos da metade das estações de BRT previstas, não opera com os dois terminais de integração e transporta cerca de um quarto da demanda estimada pelo Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano.

O atual governo chegou a anunciar a entrega do corredor para maio deste ano, mas já teve o prazo prorrogado para o fim do ano. A situação mais grave é no município de Camaragibe, porta de entrada da Arena Pernambuco e não dispõe de nenhuma estação de BRT na via principal da cidade. Nem mesmo a Copa garantiu a realização das obras. Os moradores precisam se deslocar até o Terminal do Sistema Estrutural Integrado (SEI) para pegar o BRT.

“Nossa preocupação é não causar um mal-estar na população, que precisa fazer um deslocamento maior para ter acesso ao BRT”, revelou o diretor institucional da MobiBrasil, operadora do Leste/Oeste.

Mesmo com a precariedade do sistema, a MobiBrasil garante que uma pesquisa interna de satisfação foi bastante favorável. “Nós tivemos quase 60% dos usuários que atestaram a qualidade e o conforto do serviço. Isso significa que os quem têm acesso ao BRT aprovam o modelo”, ressaltou Djalma Dutra. O problema é os que não tem acesso, os três quartos restantes.

Ao longo do corredor, o trecho da Avenida Caxangá é o que dispõe de mais estações em operação. Mas ainda há ociosidade. Na Estação Engenho, o registro é de menos de mil usuários por dia. A maior demanda é registrada na estação do Derby com quase 10 mil usuários por dia.

O maior entrave é o não funcionamento dos dois terminais de integração, que se encontram em obras na Avenida Caxangá. O da 4ª Perimetral, a obra está em estado de abandono e o mato já cresce no local. Já o terminal da 3ª Perimetral está praticamente pronto, mas sem previsão de ser inaugurado.

Depois da Caxangá, a estação da Benfica se encontra em obras e sem previsão. Passando pelo Derby, o problema volta na Conde da Boa Vista, onde estão previstas seis estações improvisadas com entrada pela porta da direita, mesmo assim não concluídas. Em nota, a Secretaria das Cidades reafirmou que o prazo final das obras é dezembro de 2015, mas não adiantou o cronograma das etapas.

Diário de Pernambuco

Corredor de BRT Norte Sul do Grande Recife se arrasta para entrega em maio

Créditos: Guto de Castro/Acervo

A Secretaria das Cidades confirma a entrega do corredor Norte/Sul para maio deste ano. Mas nem tudo o que foi idealizado para o corredor de BRT deverá se confirmar em maio. Além de obras que vão continuar pendentes, entre elas 10 estações, urbanização da PE-15 e ampliação de três terminais: Igarassu, Pelópidas e PE-15, previstos no projeto original, o sistema denominado de Via Livre, opera de forma limitada em razão das invasões na faixa exclusiva e congestionamento no tráfego misto. A maior velocidade desenvolvida no corredor é de 34km/h, mas cai para 4km/h na Avenida Cruz Cabugá.

O congestionamento coloca em risco a principal característica do sistema: a regularidade.A faixa exclusiva para o BRT na Cabugá, também prevista,  ainda não é uma certeza.O sistema opera atualmente com 13 estações, das 26 previstas no atual projeto. Antes a previsão era de 33 estações. O Norte/Sul transporta, atualmente, uma média de 25 mil pessoas por dia, o que corresponde a  14% dos 180 mil passageiros estimados pelo Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano para o trecho do corredor.

Ele também não contará, por enquanto, com a integração no Terminal de Igarassu. E assim como ocorreu em Camaragibe, no corredor Leste/Oeste, a cidade só deverá assistir o BRT passar por ela. O terminal de Igarassu não comporta um ônibus do porte do sistema  e haverá apenas uma estação a cinco quilômetros do terminal e nada mais.

Não é muito diferente de Abreu e Lima, apesar do terminal da cidade está previsto para ser entregue em maio, ele está localizado no cruzamento da BR-101, distante do centro e a única estação do município fica bem em frente ao terminal. Outro problema em Abreu e Lima é que a faixa que deveria ser exclusiva para o transporte público é constantemente invadida pelo tráfego comum.

“Não há nenhum tipo de fiscalização. A faixa do ônibus fica engarrafada com o trânsito local. O melhor trecho é o de Paulista, onde há ações para inibir as invasões. Em Olinda, o descaso também é total”, afirmou o diretor da Conorte, que opera o Norte/Sul, Almir Buonora.

Créditos: Guto de Castro/Acervo


Em Olinda, o trecho da PE-15 também terá trechos compartilhados com o tráfego misto. Apenas o acesso às estações terá espaço exclusivo. Na Estação Matias Albuquerque estão sendo usados gelos-baianos para delimitar as faixas. A circulação na área da Estação Kennedy também está complicada. A faixa para o tráfego misto ainda está improvisada. A assessoria de comunicação da Secretaria das Cidades não informou quando as obras pendentes deverão ser entregues.

Diagnóstico do Norte/Sul com o BRT
* Prazo de entrega previsto: Maio de 2015
2 linhas implantadas até agora
26 veículos estão em operação
88 veículos foram comprados para operar no corredor
25 mil passageiros são transportados por dia
180 mil é a demanda estimada pelo Grande Recife

Dependência dos ônibus convencionais no corredor
33 linhas ainda estão em operação no trecho do Norte/Sul
117 mil passageiros são transportados por dia

Estações do Norte/Sul
26 estações  é a atual previsão, antes eram 33
13 em operação
8 sem operação
5 pendentes

Passo a passo das estações
1-Cruz de Rebouças (em obras)
2-Abreu e Lima (em obras)
3-José de Alencar (em operação)
4-Hospital Central(em operação)
5-São Salvador do Mundo (em operação)
6-Cidade Tabajara (em operação)
7-Jupirá (em operação)
8-Aloísio Magalhães (em operação)
9-Bultrins (ainda sem operar)
10-Quartel (em operação)
11-Sítio Histórico (em operação)
12-São Francisco de Assis (sem operar)
13-Matias de Albuquerque (sem operar)
14-Kennedy (sem operar)
15-Complexo Salgadinho (em obras)
16-Tacaruna (em operação)
17-Santa Casa da Misericórdia (em operação)
18-Treze de Maio (em operação)
19-Riachuelo (em operação)
20-Praça da República (em operação)

Blog Mobilidade Urbana

CTTU estuda melhorias para Avenida Sul após morte de cobrador de ônibus

Créditos: TV Jornal/Reprodução

A falta de sinalização e espaço específico para pedestre pode ter provocado a morte de um cobrador de ônibus, na tarde desta sexta-feira (24), atropelado quando tentava atravessar a Avenida Sul, no bairro de São José, região central do Recife. Mamede Matias de Almeida, 63 anos, não teria percebido que a via era de mão dupla e foi atingido por um veículo da empresa Vera Cruz. O impacto foi grande e chegou a quebrar o para-brisa do ônibus.

Pessoas que passam pelo local afirmam que é comum acidentes nesse trecho da Avenida Sul e que a falta de manutenção das calçadas coloca os pedestres em risco. Após o acidente, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) informou que vai enviar uma equipe para avaliar a necessidade de criar uma faixa de pedestre no trecho onde aconteceu o caso.

O motorista que atropelou o cobrador se apresento à Central de Flagrantes, foi ouvido e liberado. O caso vai ser encaminhado para a delegacia de delitos de trânsito. Em nota, a empresa de ônibus Vera Cruz informou que colocou funcionários à disposição para prestar a assistência necessária e que vai colaborar com a perícia do Instituto de Criminalística (IC).

 

TV Jornal