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terça-feira, 28 de abril de 2015

BRT: passarelas serão implantadas na PE-15

Créditos: Jedson Nobre/Folha de Pernambuco

Em quatro pontos da rodovia PE-15, por onde passa o corredor Norte-Sul, a solução dada para a preocupação de muitos passageiros que deverão utilizar o sistema de transporte Bus Rapid Transit (BRT), a travessia entre as alçadas e as estações de embarque e desembarque, a construção de passarelas.

Três dos equipamentos vão atender diretamente os usuários do BRT: um na altura do bairro dos Bultrins, em Olinda; outro próximo ao Cemitério Morada da Paz; e mais um que atenderá à estação São Francisco, na altura da Vila Torres Galvão, em Paulista. Nesse último ponto, os módulos laterais que irão compor a passarela já foram instalados, faltando apenas a colocação do vão central. Segundo moradores da área, são recorrentes os atropelamentos no local. “O fluxo de veículos é muito grande nos dois sentidos e as pessoas às vezes atravessam correndo. A passarela vai ser importante, mas a conscientização para o uso também”, disse a manicure Diná Ramos, de 43 anos, que já presenciou um atropelamento na via.

As passarelas são do tipo com rampas, para facilitar a subida de idosos e pessoas com deficiência. Outro equipamento para cruzar a rodovia está praticamente pronto e fica situado na entrada da cidade de Abreu e Lima. Além de atender os dois lados da via, o complexo elevado permite ao pedestre acessar a estação do BRT que fica no meio da PE-15 e o terminal integrado de Abreu e Lima. Apesar de aparentemente concluídos, nem a passarela nem a estação estão em funcionamento. Com isso, muitas pessoas ainda precisam se arriscar a cruzar a via entre os veículos. “Vai beneficiar muito, principalmente quando o terminal estiver em funcionamento”, avaliou o vendedor Iwanndson Rodrigues, 27, que atualmente prefere andar mais de 300 metros para fazer a travessia no sinal de trânsito.

Em outras estações, porém, a solução para a travessia dos passageiros será em nível, utilizando para isso faixas e sinais de pedestres. Foi o caso das duas estações situadas no bairro de Ouro Preto, em Olinda, entregues no último dia 16. Nesses pontos, as plataformas receberam a pintura no asfalto para demarcar a circulação dos usuários do BRT Além disso, por conta da distância entre a estação e calçada, foram construídos canteiros centrais. As ilhas deve servir de refugio para os passageiros que forem cruzar de um ponto para outro.

Folha de Pernambuco

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