sexta-feira, 15 de abril de 2011

Novo corredor viário vai desafogar Olinda

Publicado em 03.04.2011


Avenida, que se chamará Via Metropolitana Norte, será prolongamento da 2ª Perimetral, que começa na Zona Norte do Recife. São 6,1 quilômetros de pistas, que vão margear o Rio Fragoso até o Janga.

O sistema viário de Olinda, na Região Metropolitana do Recife, será ampliado e ganhará novas ligações. Projeto do governo do Estado prevê a implantação de uma nova avenida, com 6,1 quilômetros de extensão, ligando as rodovias PE-15 e PE-01, no limite entre os bairros de Rio Doce, em Olinda, e Janga, em Paulista. A nova avenida se chamará Via Metropolitana Norte e funcionará como prolongamento da 2ª Perimetral Metropolitana, que começa na Avenida Beberibe, Zona Norte do Recife.

Pela proposta do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE), que está à frente do projeto, a Via Metropolitana Norte começará no entroncamento com a Rodovia PE-15, a partir do Terminal Integrado da PE-15, onde será construído um viaduto. Depois seguirá margeando o Rio Fragoso, tão assoreado que hoje limita-se às medidas de um canal. A estrada prossegue até a PE-01, na altura da ponte sobre o Rio Paratibe, que separa as cidades de Olinda e Paulista, também no Grande Recife.

O custo total da Via Metropolitana Norte é de R$ 185 milhões. A avenida terá duas pistas marginais de cada lado do Canal do Fragoso, com 10,5 metros de largura e três faixas cada. Uma delas será ocupada por um corredor de ônibus. O projeto ainda prevê uma ciclovia com 2,5 metros numa das pistas. Os 6,1 quilômetros da nova via serão implantados sobre uma área com grande adensamento. Cortará o bairro de Jardim Fragoso, um dos mais pobres de Olinda. Por isso, a obra prevê a desapropriação de cerca de dois mil imóveis, totalizando R$ 70 milhões só com indenizações. A expectativa do governo é reduzir esse custo para R$ 40 milhões com a construção de conjuntos habitacionais.

“A Via Metropolitana Norte vai facilitar o deslocamento dos moradores de Olinda e Paulista porque será alternativa a PE-15 e PE-01, saturadas pelo tráfego em determinados horários. Quem sair de bairros como Maria Farinha, Janga (Paulista), Rio Doce e Jardim Atlântico (Olinda) terá uma nova rota para chegar ao Recife e a Paulista”, explica a presidente do DER-PE, Éryka Lima. A via irá desafogar o tráfego de Olinda, utilizado como via de passagem para se chegar ao Recife.

INTEGRAÇÃO

Com a implantação da nova via, carros e ônibus poderão trafegar pela 2ª Perimetral para chegar à Zona Norte do Recife. Ela ainda ligará o terminal de ônibus de Rio Doce ao TI da PE-15. “A obra também é importante pelo aspecto ambiental. Vamos devolver o Canal do Fragoso à sua calha natural, entre 35 e 45 metros. Hoje, há trechos dele com apenas 50 centímetros. Por isso, estamos chamando a nova via de a Avenida Agamenon Magalhães de Olinda. Essa requalificação do canal terá um impacto grande na drenagem da cidade, acostumada a constantes alagamentos”, explica Éryka Lima.

A Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) conseguiu parte do dinheiro com o governo federal para viabilizar a construção dos habitacionais e fazer o revestimento de 50% do canal. O edital de licitação será lançado no próximo mês. A nova via foi escolhida pelo Estado como um dos três projetos prioritários para receberem financiamento do PAC da Mobilidade, o que garantirá os recursos necessários para executá-la. A obra se integra à duplicação do restante da 2ª Perimetral, entre a Avenida Beberibe (a partir da Presidente Kennedy) e a PE-15, totalizando 10,2 quilômetros. O trecho existente em Olinda, com quatro quilômetros, está completamente degradado.

Fonte: http://jc3.uol.com.br/jornal/2011/04/03/not_418250.php

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Uma ótima notícia para Olinda e região. Além da revitalização da II Perimetral, teremos uma "Marginal Fragoso" que com certeza servirá para alavancar o desenvolvimento da região. Um corredor de ônibus e um viaduto sobre a Integração da PE-15. Aguardemos para ver essa obra virar realidade!

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