Pages

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Marcopolo cresce 13% no primeiro semestre

Destaque é o aumento de quase 50% na produção de veículos da marca Volare 
Créditos: Guto de Castro/Acervo 

A Marcopolo S.A. registrou crescimento de 13% em seus negócios no primeiro semestre de 2013, com receita líquida consolidada de R$ 1,761 bilhão, contra os R$ 1,559 bilhão alcançados do mesmo período do ano passado. Um dos destaques foi o aumento de quase 50% na produção de veículos da marca Volare, que atingiu 2.576 unidades (no primeiro semestre de 2012 foram fabricados 1.728).
A companhia manteve, no primeiro semestre, o desempenho esperado, tanto no mercado brasileiro quanto no exterior. Foram produzidas 10.046 unidades em todas as fábricas da empresa no mundo, com crescimento de 10,3%. Para o mercado brasileiro foram produzidas 9.056 unidades, com crescimento de 11,1% em relação ao primeiro semestre de 2012. O market share da Marcopolo no Brasil foi de 40,3%, com destaque para a participação de 57,7% no segmento de ônibus rodoviários. 
Segundo José Rubens de la Rosa, diretor-geral da Marcopolo, no segundo trimestre de 2013 a empresa apresentou sinais de recuperação em comparação com o primeiro trimestre, o que permitiu alcançar esse desempenho. “No Brasil, os principais fatores foram a melhora do mix de vendas e o maior volume e receita de exportações, enquanto no exterior a produção das unidades da África do Sul, Austrália e México cresceu, conjuntamente, 51,9% em relação aos primeiros três meses”, destaca o executivo.
Créditos: Guto de Castro/Maxi Ônibus Olinda

Ainda em relação ao mercado interno brasileiro, em decorrência dos atrasos nas obras de infraestrutura, as vendas de ônibus para os sistemas de transporte urbano dos tipos BRT e BRS ficaram abaixo das previsões. A expectativa da empresa é que a demanda acelere a partir dos dois últimos meses deste ano e, principalmente, no decorrer do primeiro semestre de 2014.
De acordo com o executivo, cabe destacar que a desvalorização de 8,4% do real frente ao dólar norte-americano no ano torna o produto da Marcopolo fabricado no Brasil mais competitivo internacionalmente e pode ajudar a fomentar a demanda e ampliar as exportações ao longo do segundo semestre de 2013.

A Marcopolo mantém a expectativa de desempenho para 2013, conforme comunicado ao mercado no dia 19 de dezembro de 2012 e ajustado no dia 6 de maio de 2013, em decorrência da adoção das IFRS 10 & 11 (CPC 36 R3 e CPC 10 R2), de: (i) investimentos programados no montante de R$ 350,0 milhões; (ii) atingir uma receita líquida consolidada de R$ 3,8 bilhões (R$ 4,3 bilhões no padrão anterior); e, (iii) produzir 21.600 ônibus nas unidades do Brasil e do exterior (35.200 unidades no padrão anterior).
Marcopolo

Nenhum comentário:

Postar um comentário