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quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Vendas de ônibus continuam em destaque e trazem benefícios globais


Créditos: Guto de Castro/Acervo


Quando um segmento como o de ônibus vai bem, os benefícios não são apenas para as fabricantes e revendedores. Eles englobam toda a cadeia produtiva, garantem e ampliam empregos na indústria e refletem fatores positivos para o dia a dia das cidades e nas estradas, afinal, ônibus mais novos representam conforto, segurança e menos poluição.


E mais um balanço da Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores mostra que o segmento de ônibus continua se recuperando depois de um ano de 2012 considerado fraco para o ritmo de crescimento do setor, em parte por causa da estagnação econômica geral brasileira e pela mudança de tecnologia que deixou os ônibus menos poluentes, porém mais caros, influenciando nas vendas.

Os dados da Fenabrave divulgados na última sexta-feira, dia 01 de novembro de 2013, mostram que em outubro, foram vendidas 3 173 unidades de ônibus. O número representa alta de 45% em relação a outubro de 2012 e 7,49% mais vendas em relação a setembro de 2012.

Estes índices mensais não são isolados e fazem parte de um contexto que mostram as perspectivas positivas para 2013, que pode ser um ano de recorde histórica no comércio de ônibus. Segundo a Fenabrave, o acumulado de janeiro a outubro de 2013 registrou emplacamentos de 29 183 ônibus. O número é 20,03% maior que o mesmo período de 2012, quando no acumulado foram emplacados 24 184 ônibus.

Motivos que explicam o bom desempenho não faltam. Além da própria recuperação sobre o desaquecido ano de 2012, os investimentos em mobilidade urbana, com corredores de ônibus e outros sistemas que qualificam a frota; as renovações já esperadas pelas companhias; as novas licitações que exigem idade menor dos veículos; programas governamentais, como o “Caminho da Escola” e o “PAC da Mobilidade”; preparação para a Copa do Mundo de 2014; estimativas de crescimento do setor de fretamento e turismo; entre outros, fazem parte do cenário positivo.

E não são apenas mais ônibus vendidos. Boa parte é formada por ônibus mais qualificados, com uma gama maior de equipamentos de conforto e segurança, até mesmo nos veículos urbanos.

Hoje ônibus com ar condicionado e transmissão automatizada ou automática estão cada vez mais comuns nos serviços municipais e metropolitanos. Ainda há espaço para mais veículos com qualidade superior, como o passageiro merece, mas se for comparada a situação de dez anos atrás, era quase impensável o uso de ônibus com estes instrumentos em diversas linhas urbanas.


MARCAS:
O ano de 2013 revela um cenário há muito tempo visto nos emplacamentos de ônibus em relação às marcas. Mercedes Benz e Vokswagen/MAN aparecem na ponta. A Volvo conseguiu no ano passado ultrapassar concorrentes como a Scania e ainda mantém o posto. Os ônibus de pequeno porte da Volare, da Marcopolo (que são vendidos completos e não encarroçados como os demais veículos e possuem mecânica Agrale ou Mercedes Benz) continuam representando uma parcela importante do mercado.

Acompanhe o número de unidades emplacadas por marca de janeiro a outubro de 2013 e na frente a participação no mercado.

1º) Mercedes Benz – 12 715 – 43,57%
2º) Vokswagen/MAN – 7 524 – 25,78%
3º) Marcopolo (Volare + Agrale ou Volare + Mercedes Benz) – 4 759 – 16,31%
4º) Volvo – 1 405 – 4,81%
5º) Iveco – 1 146 – 3,93%
6º) Scania – 941 – 3,22%
7º) Agrale – 544 – 1,86%

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Blog Ponto de Ônibus

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