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sexta-feira, 15 de agosto de 2014

O legado de Eduardo Campos para o transporte em Pernambuco

Créditos: Wikimedia Commons


13 de agosto de 2014. O avião que levava o ex-governador de Pernambuco e candidato à Presidência da República pelo PSB, Eduardo Campos, e seus assessores, cai em uma zona residencial na cidade de Santos, no interior de São Paulo. Todos morrem. O Brasil todo fica chocado com o acidente.

Governador de Pernambuco por dois mandatos, entre 2006 e 2014, Eduardo Campos era também neto do ex-governador Miguel Arraes. Coincidentemente, os dois faleceram no mesmo dia: 13 de agosto. No caso do avô, a partida aconteceu há nove anos atrás, em 2005.

A gestão de Eduardo como governador de Pernambuco já é considerada a melhor que o estado já teve. Político moderno e jovem (tinha apenas 49 anos), Dudu - como era carinhosamente chamado pela população - conquistou a simpatia dos pernambucanos e adotou estratégias para promover o crescimento econômico do litoral ao Sertão.

Na área de transporte, o principal legado do governo de Eduardo foi, sem dúvidas, a criação do Grande Recife Consórcio de Transporte, que passou a ser o novo responsável pelo gerenciamento das linhas de ônibus da Região Metropolitana do Recife. 

Antes, o sistema era comandado pela EMTU, órgão que era ligado à Prefeitura do Recife, mas que também gerenciava as linhas de ônibus das outras cidades da RMR. Ao criar o GRCT, Eduardo oficializou o gerenciamento do Governo do Estado a um serviço que já deveria ser de sua responsabilidade há anos.

Outro importante avanço foi a adoção do IPCA como índice de referência para o aumento das passagens de ônibus. Antes da gestão de Eduardo, os reajustes não tinham um critério definido para se basear, e muitas vezes aconteciam mais de uma vez por ano.

A expansão do SEI (Sistema Estrutural Integrado) também é um fato importante de destacar. Durante o governo de Eduardo, foram inaugurados sete grandes terminais na RMR: Paulista, Cabo, Aeroporto, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, TIP e Xambá. Além disso, também houve o início das operações comerciais da linha sul do Metrô, em 2009, após 11 anos de obras.

 Sete terminais integrados foram entregues à população durante o governo de Eduardo.
Créditos: Guto de Castro





No interior do estado, o investimento foi concentrado na recuperação da malha rodoviária do estado. Entre as obras, podemos destacar a duplicação da BR-408 entre Recife e Carpina, na Zona da Mata Norte, facilitando o acesso à região. Outras inúmeras estradas e rodovias do interior também receberam serviços de recapeamento e sinalização.

Vale ressaltar também a criação da EPTI (Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal), que se tornou a responsável pelas linhas de ônibus intermunicipais de Pernambuco. O novo órgão vem trabalhando para viabilizar a licitação do serviço de ônibus entre os municípios do estado.

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