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quinta-feira, 21 de agosto de 2014

TCE apura custo de estações do BRT em Camaragibe

Créditos: Guto de Castro/Acervo

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) está analisando a possibilidade de superfaturamento na mudança do projeto das estações de BRT localizadas na Avenida Belmino Correia, em Camaragibe. Inicialmente, esse trecho do Corredor Leste/Oeste previa cinco plataformas refrigeradas de 111 m2 cada. Após dez meses de atraso na entrega total do equipamento, a Secretaria das Cidades informou que haverá dez estações de BRT, com 50 m2 e sem climatização.


As dez estações custarão R$ 4 milhões, R$ 400 mil cada, mesmo preço dos pontos não climatizados da Conde da Boa Vista. As estações climatizadas em construção no BRT custam R$ 1,5 milhão cada. Ainda assim, o TCE decidiu analisar as contas. Segundo a relatora do processo envolvendo as obras, a conselheira Teresa Duere, a mudança foi aprovada entre a empresa de fiscalização das obras e a Secretaria das Cidades. “O que tinha sido repassado ao TCE é que as novas estações seriam provisórias (para a Copa). Só há poucos meses soubemos que as novas estações não eram provisórias. Na próxima semana, divulgaremos algumas determinações em relação a essas obras”, disse a relatora.


O secretário da pasta, Evandro Avelar, disse que, na hora da execução do projeto, os técnicos diagnosticaram que seria inviável um equipamento nos moldes do que está sendo construído na Avenida Caxangá. “Do ponto de vista da circulação de veículos, a Belmino se tornaria uma nova Presidente Kennedy (avenida situada em Olinda). Ali é grande o fluxo de carros e ônibus comuns, vindos do interior”, compara o gestor.


A solução, segundo Avelar, seria alargar a via ou alterar o projeto. Para aumentar a largura da avenida, haveria necessidade de desapropriações. “A cidade foi mal planejada no passado e não temos verbas para fazer construir tudo de novo. Na ausência de recursos, foi desenvolvida uma alternativa que vai atender bem a população e ter utilização plena”, justifica o secretário.


Para Teresa, houve falta de planejamento, gestão e fiscalização, já que era possível ser prevista a necessidade de desapropriação na Belmino.


Evandro Avelar garantiu que as plataformas de Camaragibe não serão provisórias e argumentou que cada estado adapta o projeto à sua realidade desde que sejam operacionais. “O conceito de BRT é que se tenha o pagamento antecipado e um corredor prioritário para o transporte coletivo.”


Quando todo o corredor ficar pronto, terá 33 estações, 12 a mais do previsto no projeto inicial. Para o TCE, das 33 estações, 16 serão entregues com qualidade inferior ao apresentado. O novo modelo das estações da Belmino é igual às que estão sendo erguidas na Conde da Boa Vista, que inicialmente também foram divulgadas como provisórias para a Copa.

Diário de Pernambuco

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