segunda-feira, 20 de junho de 2011

Olindense: ascensão e decadência de uma empresa que marcou época

Quando você pergunta qual ou quais empresas marcaram época no transporte de Olinda, com pioneirismo e tecnologia, vários nomes vêm a cabeça. Porém, um se destaca dos demais: Olindense.

Uma empresa nascida em Olinda, que cresceu e se desenvolveu ligando os quatro cantos da cidade, e alguns bairros da zona oeste até a capital Recife. Foram 32 anos de história, com conquistas e derrotas, que a tornaram uma das referências em transporte.

Histórico
A Olindense nasceu em 1976, operando algumas linhas com destino ao centro do Recife, saindo dos bairros de Alto José do Pinho e Morro da Conceição e possui 22 veículos em sua frota. Sua garagem, ampla e moderna, localizava-se na Av. Presidente Kennedy em Olinda. Sua pintura inicial era básica: continha o nome da empresa e um símbolo semelhante a um "T".

Em 1980, a empresa realiza sua primeira grande aquisição: 10 Monoblocos O-364 adquiridos da Imperial Diesel, o que representava uma renovação de 45% da frota. A compra teve grande destaque na imprensa estadual.



Primeira grande aquisição da Olindense em 1980 e reportagem do Diário de Pernambuco sobre tal fato. Créditos: Acervo Digital do Diário de Pernambuco. Pesquisa: Guto de Castro

Ao longo dos anos 80 a Olindense cresce, ganhando algumas linhas do sistema municipal de Olinda. Até o final da década, esse serviço passaria a ser o filão da empresa, representando maior parte dos seus lucros.

A Olindense começa os anos 90 aderindo a uma característica que iria torná-la lembrada pelo resto de sua existência: a preferência por carrocerias Busscar. Fazendo uma dobradinha com o chassi Mercedes-Benz OF-1318, chegou a representar 90% da frota da empresa.

Busscar Urbanus I - Mercedes-Benz OF-1318 (Alongado) - 1993
Créditos: Acervo Digital do Diário de Pernambuco. Pesquisa: Guto de Castro

A empresa atinge seu auge no final dos anos 90, quando inicia um agressivo processo de expansão. Entre 1993 e 1999, são adquiridos 27 veículos novos, o que representava cerca de 77% de sua frota.

A Olindense vai entrando pelos anos 2000 não muito bem financeiramente. O investimento em veículos novos caiu bastante. Mesmo assim, adere ao processo de retirada do transporte alternativo, comprando 3 veículos com ar-condicionado. Contudo, tal equipamento especial é logo desligado, e os próprios carros não duram muito tempo na empresa.

Em 2006, faz sua última aquisição de veículos novos, trazendo 8 Busscar Urbanuss Pluss Volkwagem 15-180. A partir de 2007, sua situação se agrava, passando a acumular dívidas salariais. Mesmo assim, busca manter a frota em bom estado de conservação.

Em 2008, no processo de remodelação do transporte municipal de Olinda, a empresa passa a operar as linhas do Terminal do Caenga rumo ao bairro de Rio Doce. Porém, sua operação não dura mais do que seis meses.

No dia 29/12/2008, com dívidas acumuladas e salários atrasados, a empresa é vetada de circulação por 90 dias. Nesse período, caso tivesse se recuperado de todos os problemas, poderia voltar a operar. Infelizmente, tal fato nunca ocorreu. Era o fim da Transportadora Olindense.

Suas três linhas passaram a ser operadas pela Caxangá, enquanto seus veículos foram vendidos aos poucos, provavelmtente para quitar os débitos pendentes.

Frota
Uma caracerística marcante da Olindense foi sua preferência pelas carrocerias Busscar. Esse "amor" começou nos anos 90 e durou até a falência da empresa. Quanto aos chassis, sua preferência sempre foi os da Mercedes-Benz. Contudo, possuia também algumas unidades de Ford e Volkswagen.
Busscar Urbanuss - Mercedes-Benz OF-1318
Créditos: Diego Barbosa/Ônibus Brasil


Busscar Urbanus II - Ford B-1618
Créditos: Diego Barbosa/Ônibus Brasil


Busscar Urbanus II - Meredes-Benz OF-1318
Créditos: Diego Barbosa/Ônibus Brasil

Busscar Urbanus I - Meredes-Benz OF-1318

Créditos: Diego Barbosa/Ônibus Brasil

Busscar Urbanus II - Meredes-Benz OF-1318

Créditos: Diego Barbosa/Ônibus Brasil



 
Busscar Urbanuss - Mercedes-Benz OF-1318
Créditos: Diego Barbosa/Ônibus Brasil

Busscar Urbanuss - Mercedes-Benz OF-1318

Créditos: Diego Barbosa/Ônibus Brasil

 
Busscar Urbanuss - Mercedes-Benz OF-1318

Créditos: Diego Barbosa/Ônibus Brasil

 

Busscar Urbanus I - Mercedes-Benz OF-1318
Créditos: Diego Barbosa/Ônibus Brasil

Busscar Urbanuss Pluss - Volksbus 15-180 EOD
Créditos: Diego Barbosa/Ônibus Brasil


Busscar Urbanus II - Meredes-Benz OF-1318

Créditos: Diego Barbosa/Ônibus Brasil

Busscar Urbanus II - Meredes-Benz OF-1318

Créditos: Diego Barbosa/Ônibus Brasil

Busscar Urbanus II - Meredes-Benz OF-1318

Créditos: Diego Barbosa/Ônibus Brasil

Busscar Urbanuss Pluss - Volksbus 15-180 EOD

Créditos: Diego Barbosa/Ônibus Brasil


Busscar Urbanus II - Ford B-1618

Créditos: Diego Barbosa/Ônibus Brasil

Busscar Urbanuss - Volksbus 16-210 Euro II
Créditos: Diego Barbosa/Ônibus Brasil

Linhas
A Olindense iniciou sua trajetória operando linhas da Zona Norte do Recife rumo ao centro da cidade. Nos anos 80 ingressou no sistema municipal de Olinda. No início dos anos 90, deixou o sistema da EMTU.

Infelizmente, não há o registro de todas as linhas que foram operadas pela empresa. Entre o final dos anos 90 e 2008, a Olindense operou três trajetos:

O407 - Córrego do Abacaxi/Rio Doce (Via Funeso)
O408 - Caixa d'Água/Rio Doce (Via Peixinhos)
O409 - Aguazinha/Rio Doce (Via Jardim Atlântico)

Em julho de 2008, com o início do sistema operado do Caenga, suas três linhas tiveram o nome mudado, mas o itinerário permaneceu praticamente o mesmo:

O001 - Caenga/Rio Doce (Getúlio Vargas)
O002 - Caenga/Rio Doce (Carlos de Lima Cavalcanti)
O003 - Caenga/Rio Doce (II Perimetral)

Essas linhas foram operadas pela Olindense até dezembro de 2008, quando foi decretada a falência da mesma.

Guto de Castro

5 comentários:

  1. comprei recentemente o penultimo carro da olindense, um busscar urbanusII motor of 1318 98/98... kmd 1195 el fazia as linhas 1,2, e 3, caenga/rio doce.

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  2. Maurício, vi as fotos do carro que você comprou no Ônibus Brasil. Infelizmente não deu pra identificar sua numeração na Olindense, mas com certeza era um dos melhores carros que ela tinha. Você fez uma excelente compra!

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  3. e quem fiocu com a olindense e com as linhas que ela tinha?

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    1. A Caxangá ficou com as linhas que eram da Olindense.

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    2. Observo a ganância de algumas empresas para expandir a operação das linhas. A Caxangá monopoliza a área de Peixinhos, Jardim Brasil I e II, Aguazinha, São Benedito, Caixa D'Água, Águas Compridas, Passarinho... Mesma situação observada no final dos anos 1990, quando a Oliveira acabou devido a politicagem da EMTU e principalmente devido a ganância da Itamaracá, que é uma das principais empresas a operar linhas nos terminais de integração.

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