quarta-feira, 16 de maio de 2012

Greve do metrô continua por tempo indeterminado


Os metroviários do Recife estão em greve desde a noite da última segunda-feira (14). Os funcionários cobram reajuste salarial de 5,13% (reposição da inflação) e plano de saúde, além da melhoria nas condições de trabalho.

A greve atinge os cerca de 260 mil usuários diários das linhas de metrô. Os trens estão operando apenas nos horários de pico (5 as 9hs e 16 as 20hs). Já a linha diesel, que faz a ligação entre Cabo-Cajueiro Seco e Cajueiro Seco-Curado está totalmente paralisada.

Várias assembleias vem sendo realizadas, mas o governo e os metroviários ainda não chegaram a um acordo. O horário de funcionamento dos trens pode ser reduzido ainda mais a partir de amanhã (17): a proposta dos funcionários é de manter apenas 30% da operação, sendo o funcionamento das 5hs as 8:30 e das 16:30 as 20:00. Já o TRT quer que 50% das composições operem no horário de pico, e 30% na faixa fora-pico.

A greve dos metroviários ocorre simultaneamente em várias cidades. Além do Recife, as paralisações também atingem Natal (RN), João Pessoa (PB), Maceió (AL) e Belo Horizonte (MG).

O Grande Recife Consórcio de Transporte montou um esquema especial de ônibus para suprir a demanda nos horários em que o metrô estiver fora de operação. Três novas linhas foram criadas em caráter de emergência: TI Aeroporto/TI Joana Bezerra/Recife, TI Joana Bezerra/TI Afogados/TI Barro e TI Barro/TI Jaboatão. Além disso, a linha 469 - Camaragibe/CDU teve seu itinerário estendido até o Terminal do Barro.





Créditos: Guto de Castro/Maxi Ônibus Olinda


Outras linhas tiveram sua frota reforçada, como é o caso da 200 - Jaboatão e da 115 - TI Aeroporto/TI Afogados. Além disso, a linha 363 - Curado IV (Av. 01) está atendendo ao TIP em todas as viagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog