Créditos: Guto de Castro/Acervo
O Governo do Estado finalmente promoveu em 2014 a licitação dos ônibus. O resultado porém não trouxe surpresas. Empresas que controlam há décadas o gerenciamento do transporte urbano na Região Metropolitana do Recife (RMR) foram as vencedoras. Por trás delas, está o peso de sobrenomes como o das família Chaves e Schwambach, que juntas chegam a comandar quase 50% da frota, com a nova licitação, e há anos mantém intacta a influência sobre o transporte urbano na RMR.
Na primeira etapa, os vencedores da licitação foram o Consórcio
Conorte, para operar o BRT Norte/Sul, e a MobiBrasil, responsável pelo
Leste/Oeste. A primeira é formada pelas empresas Transportadora
Itamaracá, de Alfredo José Bezerra Leite, Cidade Alta e Rodotur, as duas
gerenciadas pelos Filizzola.
A família Chaves está à frente da MobiBrasil, antiga Rodoviária
Metropolitana, que comprou a CRT outrora finada CTU-Recife. Na
presidência estão justamente Andrea Chaves e Niege Chaves, filhas do
deputado federal José Chaves (PTB).
A família ainda emplacou dois lotes da segunda etapa da licitação.
Integrada no Consórcio Tejipió, a empresa do sobrinho do parlamentar,
Paulo Chaves Junior, chamada Metropolitana, ficou com a operação do lote
3. Através da Rodoviária Caxangá, também do empresário Paulo Chaves, a
família também ganhou o lote 6. Os dois lotes somam uma frota de 796
veículos, o que significa 42% do total dessa segunda etapa (lotes
3,4,5,6,7).
Os Schwambach são vencedores dos lotes 3, com a família Chaves, e 7,
com o Consórcio Litoral Sul. Esse último, dividido com a Empresa São
Judas Tadeu, atualmente comandada pelo presidente do Sindicato das
Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco (SETRANS-PE),
Fernando Bandeira, é responsável por 54 linhas e uma frota de 431
veículos.
Aliás, Bandeira ainda está à frente das empresas Pedrosa e Transcol,
que ao lado da Transportadora Globo formaram o Consórcio Capibaribe,
vencedora do lote 5. Esse opera 43 linhas e uma frota de 352 veículos. O
vereador do Recife, decano da Casa José Mariano, Carlos Gueiros (PTB), é
o proprietário da Transportadora Globo.
O lote 4, responsável pela operação de 313 veículos, está nas mãos da
Expresso Vera Cruz, dos empresários Francisco e Eduardo Tude de Melo.
Com a licitação, caíram fora a São Paulo LTDA, que faliu, e a Rodolinda
Transportes e Turismo.
JC Online
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