Lançamento de motor dianteiro para ônibus foi decisivo para aumento das vendas da Volvo.
Créditos: Claudemir Barros/Acervo
“2011 foi um ano de recordes”. Foi com esta frase que Roger Alm, presidente de vendas e marketing de caminhões do Grupo Volvo na América Latina, abriu a sua participação durante um evento promovido pela montadora, nesta quinta-feira, 16, em São Paulo (SP). De acordo com o executivo, a economia aquecida em diferentes setores, os investimentos em infraestrutura e o bom desempenho da agricultura foram decisivos para a empresa alcançar seus melhores resultados desde que começou a fabricar veículos no País, em 1979. A marca sueca tem nos caminhões o seu principal produto. Para ter uma ideia, este segmento representou 60% dos US$ 47 bilhões que o Grupo Volvo teve de receita líquida em 2011. “Nossos caminhões têm uma enorme aceitação no mercado, justamente por sua grande produtividade, resistência e baixo consumo de combustível. Esses atributos garantem maior rentabilidade ao transportador”, afirma Alm.
Apenas no mercado latino-americano, a Volvo comercializou 25.213 caminhões no último ano, dos quais 20.816 no Brasil. O País foi o vice-líder de vendas mundiais da companhia, perdendo somente para os Estados Unidos, que entregou 21.505 veículos no mesmo período.
Com os bons resultados de 2011, a Volvo chegou a 17,1% de participação no mercado de pesados no Brasil. Em 2008, este índice era de, aproximadamente, 12%. Neste período, o crescimento da montadora no segmento foi duas vezes maior na comparação com o mercado nacional. Pelo terceiro ano consecutivo, o FH 440cv foi o caminhão pesado mais vendido no País, com 8.203 unidades. Já o VM, outro modelo da marca, teve 6.027 vendas no último ano, alta de 41% em relação a 2010, enquanto o mercado aumentou 18,5%.
Ônibus
A Volvo Bus também teve o melhor ano de sua história em 2011. A marca comercializou 3.652 ônibus na América Latina, crescimento de 153% em relação a 2010, quando foram vendidas 1.441 unidades. Com isso, a montadora ampliou a sua participação de mercado no Brasil, saltando de 17%, ao final de 2010, para 23%. “É o quinto exercício consecutivo que a divisão de ônibus da Volvo aumenta seu market share no País”, diz Luis Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America. A montadora é a terceira colocada do segmento no mercado nacional, atrás de Mercedes e Scania.
No mundo todo, a Volvo Bus comercializou 13 mil unidades no último ano. Foram 55% de veículos urbanos e 45% de modelos rodoviários. Na América Latina, a comercialização de ônibus urbanos registrou a marca de 2,6 mil unidades, quase duas vezes mais do que os 906 chassis registrados em 2010. Já no segmento rodoviário, as vendas saltaram de 535 unidades em 2010 para 1.046 no ano passado.
“Falando apenas em América Latina, as vendas de ônibus urbanos provavelmente atingiram o seu pico em 2011. Já os rodoviários têm potencial para crescer ainda mais em 2012”, afirma Pimenta. “Os números positivos de 2011 refletem também o aumento contínuo de nossa oferta de produtos. Atualmente temos chassis de ônibus pesados urbanos e rodoviários para todos os segmentos. São chassis convencionais, articulados e biarticulados”, completa o executivo.
Portal WebTranspo
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