Créditos: Guga Matos/JC Imagem
O sistema de BRT (Bus Rapid Transit) pernambucano entrará em operação no próximo sábado (7) ainda mais incompleto do que o previsto. Apenas o Corredor Leste-Oeste, que liga o Centro do Recife ao extremo oeste da Região Metropolitana, em Camaragibe, começará a funcionar. E, mesmo assim, com apenas duas estações das 16 projetadas. O segundo corredor de BRT, o Norte-Sul, promessa de ligação rápida e eficiente entre o extremo norte do Grande Recife e a capital, começará a operar somente no domingo 15 de junho. Ou seja, na prática, nada do que foi prometido, anos atrás, pelo ex-governador Eduardo Campos, e pelo ex-secretário das Cidades, Danilo Cabral, foi cumprido. O BRT começa a atender a população a apenas seis dias do início oficial da Copa do Mundo, atrasado, sem proporcionar os benefícios anunciados e com bem menos da metade do sistema previsto.
A operação do Corredor Leste-Oeste acontecerá das 9h às 16h, tanto no
sábado quanto no domingo. Somente na segunda-feira, caso tudo ocorra
bem, é que o horário poderá ser padronizado com o do Sistema de
Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife
(STPP/RMR), às 5h. Mas, mesmo assim, os intervalos serão de 20 minutos,
considerado muito tempo de espera para o transporte urbano. Uma única
linha estará rodando com seis veículos BRTs – a Camaragibe-Derby -, que
farão o percurso entre o Terminal Integrado de Camaragibe e a Estação
Derby, área central da capital. No caminho, uma parada na Estação Forte
do Arraial, na Avenida Caxangá. Nada mais. A partir daí, os BRTs
seguirão expressos até o TI Camaragibe. Circularão em via segregada
porque a prioridade já existe no percurso, mas ao chegar à Avenida
Belmino Correia, os BRTs irão misturar-se ao tráfego misto. Chegando ao
TI Camaragibe, mais improviso: não contarão com um espaço adequado e o
embarque e desembarque se dará pelo lado direito do veículo, como um
ônibus convencional.
Créditos: Guto de Castro/Maxi Ônibus Olinda
Presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, gestor do
sistema e responsável pelo planejamento e operação do BRT, Nelson
Meneses reconhece que o sistema começa incompleto, mas garante que,
diante da situação, os técnicos do órgão e operadores vão tentar fazer o
melhor possível. “Houve atraso nas obras e tivemos decisões que
demoraram a serem tomadas, como foi o caso da Avenida Conde da Boa
Vista, mas o início teria que ser assim mesmo, por etapas. Por um lado é
bom porque poderemos concentrar nosso pessoal todo na operação do
Leste-Oeste”, argumentou.
Diante do improviso, o órgão não tem sequer como prever o ganho de
tempo nas viagens. Estima apenas que, quando o Leste-Oeste estiver
totalmente concluído, o tempo de viagem passará de 55 para 44 minutos na
linha Camaragibe-Derby, ou seja, um ganho, na prática, de 11 minutos.
CORREDOR NORTE-SUL SOMENTE NO DIA 15 DE JUNHO
O Corredor de BRT Norte-Sul, com 33 quilômetros entre Igarassu e o Centro do Recife, teve sua operação adiada mais uma vez. Se tudo der certo, no dia 15 de junho (domingo) começará a operar para a população. Mas também terá um funcionamento improvisado devido ao atraso na conclusão das estações. Das 29 previstas no projeto, apenas duas estarão operando (Tacaruna e Praça da República) e, mesmo assim, num horário diferenciado: das 6h às 9h30 e das 16h às 19h30.
O Corredor de BRT Norte-Sul, com 33 quilômetros entre Igarassu e o Centro do Recife, teve sua operação adiada mais uma vez. Se tudo der certo, no dia 15 de junho (domingo) começará a operar para a população. Mas também terá um funcionamento improvisado devido ao atraso na conclusão das estações. Das 29 previstas no projeto, apenas duas estarão operando (Tacaruna e Praça da República) e, mesmo assim, num horário diferenciado: das 6h às 9h30 e das 16h às 19h30.
A operação se dará apenas do TI da PE-15, em Olinda, para o Centro da
capital. A linha Expresso TI PE-15-Dantas Barreto irá funcionar com
intervalos de 15 minutos e com apenas seis veículos BRTs. A previsão é
que consiga realizar 28 viagens e atenda a 500 passageiros por dia. Os
usuários sairão do TI PE-15 e seguirão até a Estação Praça da República,
localizada na Avenida Dantas Barreto, fazendo uma parada na Estação
Tacaruna.
Os improvisos não param por aí. As áreas das estações destinadas no início do projeto à bilheteria, não terão mais essa função. Quem for usar o BRT e não possuir os cartões eletrônicos terá que adquirir um cartão comum, comprado em totens instalados nas estações.
Os improvisos não param por aí. As áreas das estações destinadas no início do projeto à bilheteria, não terão mais essa função. Quem for usar o BRT e não possuir os cartões eletrônicos terá que adquirir um cartão comum, comprado em totens instalados nas estações.
JC Online
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