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quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Passageiros analisam os prós e contras do TI Tancredo Neves

Créditos: Lorena Barros/JC Trânsito


Os últimos meses de 2014 têm sido de muita expectativa para aqueles que utilizam transporte público na Grande Recife. A inauguração do Terminal Integrado Largo da Paz, no final de setembro, beneficiou cerca de três mil pessoas. Em Joana Bezerra, cerca de 50 mil passageiros também serão beneficiados com a expansão do Terminal Integrado, previsto para ser entregue até o final do mês de outubro – promessa não cumprida – após dois anos de obras.

Segundo o Consórcio Grande Recife, a inauguração de mais quatro terminais integrados na Região Metropolitana do Recife (Prazeres, Abreu e Lima, III Perimetral e IV Perimetral) também está prevista ainda para este ano.

Os terminais integrados oferecem para os passageiros da RMR a facilidade de poder percorrer longas distâncias (já que estão presentes desde o município de Igarassu até o Cabo de Santo Agostinho) pagando apenas uma passagem. Ainda assim, para a instalação desse sistema, algumas mudanças nos itinerários e até mesmo a extinção de algumas linhas ocorreram, desagradando a alguns passageiros, principalmente no Terminal Integrado Tancredo Neves, inaugurado em 2013, localizado na Zona Sul do Recife. O terminal recebe cerca de 49 mil pessoas diariamente e é alvo de críticas e elogios.

Um dos afetados pela extinção de linhas de ônibus para circulação no TI Tancredo Neves foi o estudante de engenharia de produção, Rafael Velôzo, 20 anos, que mora em Piedade, Zona Sul do Recife, e estuda na UFPE, no bairro da Várzea, Zona Oeste da cidade. Com a abertura do TI Tancredo Neves, o estudante não tem mais a  opção de pegar o ônibus Candeias/Dois Irmãos e realizar apenas uma viagem no percurso de casa para a faculdade. Antes do terminal, para voltar para casa, o estudante podia pegar o CDU/Shopping (que era a linha que realizava o percurso sem desvios pelo bairro do Ipsep) até Boa Viagem, onde pegava outro ônibus para Piedade. Para ele, o ponto negativo está na lógica dos terminais integrados, que estão sempre lotados e por muitas vezes não respeitam os intervalos estipulados para saída de ônibus. O tempo médio que Rafael leva para chegar à faculdade, quando o trânsito está tranquilo, é de 1h15. Assim como o tempo, o desconforto dentro dos ônibus também aumentou. O ponto positivo do Terminal Integrado, por sua vez, é a economia: antes, o estudante pagava R$ 3,25 numa passagem Vale B ou R$ 4,30 pegando dois ônibus. Hoje, paga o valor único de R$ 2,15, essa economia, por sua vez, não compensa o desconforto.

A estudante Tamires Coutinho, 20 anos, também aponta os efeitos negativos da criação do TI Tancredo Neves. Ela confessa que não gosta do terminal porque precisa enfrentar muitas filas e confusões diariamente. Segundo a estudante, à noite chega ser ainda pior, já que ela depende da linha Candeias e enfrenta uma fila enorme por conta da demora do ônibus. “Nunca pensei na vida que iria dizer isso, mas sinto muita falta do Candeias/Dois Irmãos. Ao menos eu tinha uma noção de quando ia chegar em casa ou na UFPE. Agora é só na sorte”, confessa a estudante.

Diante de tantas desaprovações, encontramos passageiros que aprovam a situação do terminal: a estudante Linda Cordeiro, de 19 anos, mora no bairro da Imbiribeira e considera o Terminal Integrado como de grande ajuda. Para ela, ficou mais fácil não só chegar à faculdade, na Zona Oeste do Recife, como também de se locomover para o bairro de Boa Viagem e até mesmo para a Zona Norte, quando não tem a opção de pegar o metrô. Para ela, a maior vantagem do Terminal Integrado é a vasta quantidade de coletivos a qual tem acesso.

Questionado sobre a funcionalidade dos Terminais Integrados, que extinguiram algumas linhas de ônibus, o Consórcio Grande Recife, responsável pelos Terminais Integrados da RMR, afirmou que os terminais foram constuídos para proporcionar aos usuários um maior número de deslocamentos, por toda a Região Metropolitana do Recife, pagando apenas uma passagem e ainda com integração ao metrô.

O professor-doutor do departamento de Engenharia Civil da UFPE, Oswaldo Lima Neto, especialista em Transporte Público, afirma que, dentro do contexto apontado por muitos passageiros do Terminal Integrado Tancredo Neves, o sistema de integração pode não parecer benéfico, porém, é necessário perceber o que prejudica o processo de transbordo (realização de troca de ônibus/metrô para chegar ao destino) e as medidas que estão sendo tomadas para melhorar a qualidade do transporte público da cidade.

Baseado nos números da evolução da frota de automóveis da cidade, o professor afirma que cerca de 350 carros novos são adquiridos diariamente em Recife, onde as ruas, que não tem mais possibilidade de expansão, se tornam cada vez mais congestionadas. Nesses casos, medidas têm que ser tomadas para que o transporte público seja privilegiado. Ele aponta como exemplo uma das medidas tomadas pela prefeitura, nas imediações do TI Tancredo Neves: a instalação de um corredor exclusivo para ônibus na Avenida Mascarenhas de Morais, que tornou a viagem daqueles que saem do terminal para o Centro mais rápida. Para o professor, se as investidas na melhoria do transporte público da cidade não ocorrerem, a situação não melhorará.

NE 10

Corredor de BRT Leste-Oeste terá fiscalização eletrônica para evitar invasões

 Créditos: Guga Matos/JC Imagem


Um dos dois corredores de BRT (Bus Rapid Transit) pernambucanos, o Leste-Oeste, que liga o Centro da capital ao município de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, vai receber fiscalização eletrônica para coibir as invasões da pista exclusiva dos ônibus, cada dia mais frequentes – são quase 2 mil somente este ano. Serão seis câmeras de fiscalização instaladas ao longo dos seis quilômetros que o corredor possui no trecho da Avenida Caxangá. Os novos equipamentos serão instalados pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) entre janeiro e fevereiro de 2015. Além do BRT, o corredor de ônibus da Avenida Sul também receberá equipamentos eletrônicos, colocados em dois pontos da via.


Embora a operação do corredor Leste-Oeste seja de responsabilidade do Grande Recife Consórcio de Transporte, a CTTU voltou atrás na decisão de instalar as câmeras devido ao risco de acidentes de trânsito, especialmente os atropelamentos. “Está havendo muita invasão da faixa exclusiva do BRT, ainda mais com o trânsito pesado da Avenida Caxangá. Começamos a observar que os motoristas infratores correm muito quando invadem a faixa, acho que porque sabem que estão fazendo algo proibido. Já tivemos atropelamentos, mas sem mortes. Por isso resolvemos não esperar mais e instalar as câmeras”, explicou o gerente de fiscalização eletrônica da CTTU, Marcos Araújo.


O fato de 36 linhas de ônibus comuns estarem no tráfego misto, disputando espaço com os veículos particulares, potencializou o perigo. Os ônibus comuns estão fora da faixa exclusiva desde junho, quando o BRT entrou em operação, mesmo parcialmente, para a Copa do Mundo. E até agora apenas duas linhas de BRT estão em operação (Camaragibe-Derby e Camaragibe (Centro). A previsão dada pela Secretaria Estadual das Cidades é que os ônibus comuns deixem de trafegar pela Avenida Caxangá a partir de janeiro, quando os dois terminais integrados do Leste-Oeste – localizados na 3ª e 4ª Perimetrais – devem ser concluídos.


As câmeras que serão utilizadas na Avenida Caxangá fazem parte do mesmo contrato dos equipamentos que irão monitorar as Faixas Azuis, o Bus Rapid Service (BRS) recifense, em implantação pela CTTU, mas que não tem avançado por falta da fiscalização eletrônica. A licitação se arrastou por meses e foi homologada agora. Pelos planos do órgão de trânsito, em dezembro será possível começar a instalar as câmeras nos corredores de Faixa Azul das Avenidas Mascarenhas de Morais e Herculano Bandeira/Domingos Ferreira, ambos na Zona Sul do Recife, para começar a instalação na Avenida Caxangá.


O equipamento é o mesmo, mas a fiscalização se dará de forma diferente. Segundo Marcos Araújo, na Faixa Azul serão duas câmeras interligadas que monitoram o veículo por uma determinada distância, em média de 300 a 600 metros. Se o carro acessar um lote ou entrar à direita no espaço permitido, não é multado. Cometerá infração apenas se passar na segunda câmera. “No caso do corredor de ônibus é diferente. Ele fica localizado à esquerda da via, ou seja, o veículo particular não pode acessá-lo de forma alguma. Não têm motivo para estar lá, a não ser cometer uma infração. Nesse caso, as câmeras possuem um amplo alcance de visão, fotografando a placa e o desrespeito”, diz o gerente. A diferença também se dá no bolso. Uma multa por circular na Faixa Azul custa R$ 85,13 (média), enquanto no corredor de ônibus o valor sobe para R$ 127,69 (grave).


Créditos: Editoria de arte/JC


Blog De Olho no Trânsito

terça-feira, 28 de outubro de 2014

O custo da passagem do ônibus



Promessa de campanha, a implantação do bilhete único pelo governador eleito Paulo Câmara lhe exigirá uma decisão política que seu antecessor retardou por três anos: o reajuste das tarifas de ônibus da RMR. E com um agravante: desta vez, os operadores têm uma concessão que garante o equilíbrio financeiro do serviço prestado afirmando que se a receita não cobrir o custo, o Estado pagará a diferença.

Com a tarifa a R$ 2,15, admite o presidente da Urbana PE, Fernando Bandeira, o futuro governo terá dificuldades para implantar o bilhete único. Devido aos custos do desembolso para equilibrar toda a operação. E, embora o presidente da Urbana não fale sobre o assunto, é fácil deduzir que os dois consórcios que já operam os BRTs, sem estarem operando integralmente os corredores, estão enviando suas faturas ao governo cobrando a diferença.

O futuro governo, portanto, será chamado a remunerar a diferença. E o mesmo princípio valerá para os demais seis contratos de concessão que devem ser assinados com o setor para cobrir toda a operação de ônibus da RMR, por onde trafegam dois milhões de pessoas. Um custo que, com a tarifa de R$ 2,15, chega a R$ 300 milhões/ano, segundo a Urbana.

A solução é óbvia. A opção política de Eduardo Campos em deixar o setor 36 meses sem reajuste na RMR obriga a uma decisão financeira de reajuste que Paulo Câmara terá que tomar a partir de janeiro. E já com um “pendura” dos dois BRTs se o governador João Lyra não quitar as faturas emitidas pelos consórcios que operam os corredores Norte/Sul e Leste/Oeste.

Enquanto a conta não chega na mesa de Paulo Câmara, a Urbana-PE faz uma lista de sugestões que, além do reajuste da tarifa, alinhe os custos em especial quanto ao tema gratuidade.  A primeira constatação é que, hoje, tem muita gente andando de graça. Na planilha oficial o índice é 1,59% do total de pagantes. Com a entrada da biometria, o contingente chegou a 9,1%.

O número assustou até os então candidatos ao governo de Pernambuco. No sistema gerido pela Urbana-PE estão cadastradas 37.884 pessoas que não pagam passagem e mais 53.188 que tem direito, também, a  acompanhante. Desse total, 42% são incapacitados físicos e 45% mentais. A operação mostra que há um uso intenso dos cartões dos dois grupos. E o número de novos pedidos se mantém em 1.100 por mês. Para a Urbana-PE, o governo do Estado deve regular essa concessão com maior precisão, pois hoje os critérios são subjetivos e feito pelas prefeituras da RMR.

O custo da gratuidade não é só dos deficientes. No sistema, o estudante só paga metade o que representa 14,48% em termos de redução de receita bruta. Até o final do ano, todo o sistema terá biometria. E ela já revela que, quem paga usa menos. Os estudantes secundarista usam, em média, menos passagens pois só o dono do cartão passa na catraca biométrica.  O desafio da gratuidade existe também com os idosos. É um direito constitucional. O problema é que acomodá-los está ficando difícil pelo aumento de usuários. A Urbana sugere um sistema mais ajustado. Como reservar os bancos da frente só para deficientes físicos com os idosos usando a porta do meio.

Blog De Olho no Trânsito

Novas Faixas Azuis, o sistema BRS recifense, só em 2015

Créditos: Michelle Souza/JC Imagem


O recifense vai ter que esperar mais do que o combinado para ver a cidade receber novos corredores de Faixa Azul, como foi batizado o Bus Rapid Service (BRS) da capital pernambucana. A previsão é que uma nova faixa exclusiva para os ônibus seja implantada somente em janeiro de 2015. O atraso no cronograma criado pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) se deve à instalação dos equipamentos de fiscalização eletrônica para flagrar os motoristas que invadem o espaço dos coletivos, que começará somente no fim de dezembro. Hoje, o Recife possui 21,4 quilômetros de Faixas Azuis em três corredores. O prometido pela prefeitura eram 50 quilômetros.

Avenidas como Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem e no Pina, e Recife, ambas na Zonal Sul da capital, já deveriam ter faixas exclusivas há alguns meses, mas a implantação foi adiada. E a Avenida Recife é a única que, atualmente, tem previsão: segunda quinzena de janeiro de 2015. A adequação da Avenida Conselheiro Aguiar depende da conclusão das obras da pista leste da Via Mangue, corredor expresso da Zona Sul que está com as obras paradas por falta de recursos da Prefeitura do Recife. “Definimos que só iríamos implantar novos corredores de Faixa Azul quando estivéssemos com as câmeras da fiscalização eletrônica prontas para instalação. Tomamos essa decisão porque as invasões de veículos particulares têm sido frequentes e não conseguimos garantir a fiscalização apenas com os agentes de trânsito”, justifica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

De janeiro até a primeira quinzena de outubro, a CTTU computou 2.650 invasões às Faixas Azuis, um número considerado alto, principalmente porque os registros têm sido feitos pelos agentes. “Tivemos alguns contratempos comuns ao processo de licitação pública, mas finalmente conseguimos homologá-la e estaremos assinando a ordem de serviço ainda esta semana. A empresa precisará de 30 dias para apresentar detalhes da implantação e, por isso, acreditamos que em dezembro conseguiremos estar instalando as câmeras nos corredores”, explica Taciana Ferreira.

O primeiro corredor de BRS recifense a receber a fiscalização eletrônica será a Mascarenhas de Morais, em seus 14 quilômetros (7 em cada sentido), onde há mais registro de desrespeito. Em seguida, será a vez da Faixa Azul das Avenidas Herculano Bandeira e Domingos Ferreira, posteriormente a Rua Cosme Viana, em Afogados, o primeiro BRS do Recife.


Créditos: Editoria de Arte/JC

Blog De Olho no Trânsito

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Secretário vistoria obras em Terminais Integrados

Créditos: Secretaria das Cidades/Facebook


Responsáveis pelo transporte de mais de 100 mil pessoas diariamente, os Terminais Integrados Joana Bezerra e Prazeres já estão com suas obras de construção na fase final. A Secretaria das Cidades trabalha para entregar os dois equipamentos até o final de dezembro deste ano. O Terminal Santa Luzia, que será responsável pelo transporte de 17 mil usuários diariamente, está com suas obras civis concluídas. Neste caso, o Grande Recife Consórcio de Transporte já iniciou o planejamento da rede de linhas para iniciar, em breve, a sua operação.


Juntos os empreendimentos somam um investimento de R$ 22 milhões. "Esse investimento reflete a vontade do Governo de Pernambuco em melhorar a qualidade do Sistema de Transporte Publico de Passageiros. Novos Terminais significam mais conforto e o aumento na oferta de deslocamento para os usuários do Sistema, tudo isso, economizando o número de passagens pagas, por viagens.", pontuou o secretário das Cidades, Evandro Avelar.


A construção dos novos Terminais faz parte do projeto de fortalecimento e expansão do Sistema Estrutural Integrado - SEI, reformando e construindo novos TIs, totalizando, até o final de 2014, 25 Terminais em operação. Até o momento, 20 Terminais já estão em pleno funcionamento, sendo 11 construídos e entregues desde 2007. A meta é operar com uma demanda de 1,6 milhões de usuários por dia. Para a construção dos novos TIs, foram investidos R$ 90 milhões.


Outras entregas: Os Terminais Integrados de Abreu e Lima, da III e IV Perimetral que estão interligados aos corredores Via Livre Norte/Sul e Leste/Oeste, respectivamente, também estão com obras em ritmo acelerado, com previsão de entrega para dezembro de 2014.


TI Joana Bezerra
: O 3º maior Terminal Integrado da Região Metropolitana do Recife, com mais de 5 mil m² de área construída, está com mais de 95% de sua obra concluída. O Terminal irá operar com uma rede de oito linhas, uma frota de 105 veículos, realizando 879 viagens diariamente. Este TI atenderá a uma demanda de 67 mil usuários por dia. Serão seis comunidades beneficiadas, a exemplo de Boa Viagem, Joana Bezerra, Candeias, Jardim Brasil, IMIP e o Centro do Recife.


TI Prazeres: Localizado no município de Jaboatão dos Guararapes, este TI trará grandes benefícios para os moradores da região. Serão nove linhas, com uma frota de 54 veículos, realizando 554 viagens diariamente. O TI, construído em uma área de 1.412, 81 mil m², terá duas plataformas para embarque e desembarque, sala de atendimento ao público, além de banheiros feminino e masculino com acessibilidade.

Créditos: Secretaria das Cidades/Facebook


TI Santa Luzia
: Com demanda esperada de 17 mil passageiros diariamente, este Terminal já está com suas obras concluídas aguardando, apenas, a montagem da rede de linhas pelo Grande Recife Consórcio de Transporte para o início de sua operação.


TI Largo da Paz: Durante sua vistoria as obras dos Terminais Integrados o secretário das Cidades, Evandro Avelar, também visitou o TI Largo da Paz que está em operação desde o fim de setembro. "Antes os usuários esperavam os ônibus em locais inadequados. Agora, além de uma área especial, segura e limpa, os passageiros também ganharam uma passarela para ter acesso ao outro lado da rua de forma segura e ágil", pontuou o gestor. O Terminal opera com duas linhas de ônibus, além de ofertar a integração com a linha sul do metrô. Com o início da operação deste TI mais de 15 comunidades foram beneficiadas.

Secretaria das Cidades

Passagens de ônibus mais caras para trechos mais curtos



O vigia José Antonio Davi, 39, mora em Caetés I, Abreu e Lima, e trabalha no Recife. Do bairro ao Terminal Pelópidas Silveira, em Paulista, ele paga R$ 3,35 (Anel B) para um trajeto de 15 minutos e 9 km. Já a volta custa R$ 2,15 (Anel A), num percurso de 40 minutos do Centro do Recife ao Pelópidas, em 15 km.


No Cabo, a situação se repete. Quem precisa chegar ao Recife pega ônibus até o Terminal Integrado de Cajueiro Seco, em Jaboatão, pagando R$ 3,35. “No entanto, se eu pegar o ônibus pagando a passagem na própria estação de Cajueiro Seco, pago R$ 2,15. Acho injusto”, compara a servidora pública Natália Barbosa, 24.


Ela e José Antônio, como outros passageiros de Abreu e Lima, Paulista, Igarassu e Cabo, reclamam da diferença do preço na passagem em relação à distância percorrida. Em geral, cobra-se o Anel B dos bairros periféricos aos terminais, em trechos de 15 minutos.


Para o especialista em transportes e professor da UFPE, Leonardo Meira, a lógica dos terminais de integração é que o usuário sai do subúrbio e tem acesso a praticamente toda a RMR. Ele não tem como destino final o terminal de integração. Ou seja, quem sai de Igarassu pode ir ao Cabo pagando apenas R$ 3,35.


“O usuário tem uma rede integrada acessível a todos. Antes, quem morava na periferia só tinha à disposição uma linha, geralmente para o Centro. Se quisesse ir a outros lugares, pagava mais de uma passagem, na ida e na volta.”


O argumento é o mesmo do Grande Recife Consórcio. “Em 2004, as linhas de Caetés a Paulista tinham como tarifa o Anel C. Com a extinção desse anel, as linhas 1912 - Caetés I/Pelópidas e Caetés II/Pelópidas passaram a operar com a tarifa mais barata no sentido subúrbio/cidade. Já no sentido cidade/subúrbio, o usuário tem a opção de pagar o Anel A”, informou o órgão.


Leonardo Meira acredita que o ideal seria implantar uma tarifa única para todas as linhas, incluindo aquelas com um itinerário maior.

Diário de Pernambuco

Projeto de lei quer garantir abrigos em pontos de ônibus de Petrolina

Créditos: Yuri Matos/G1


Pontos de ônibus sem assentos, coberturas deterioradas e falta de sinalização são algumas situações encontradas por usuários de transporte público em Petrolina, Sertão pernambucano. Esta situação pode estar com os dias contados com a aprovação de um projeto de lei pela Câmara de Vereadores da cidade, que agora segue para a sanção do prefeito do município.


Na terça-feira (21), o Projeto de Lei Nº. 049 /2014, que foi aprovado com 17 votos, autoriza a prefeitura a instalar nos pontos ou paradas de ônibus de transportes coletivos abrigos para os passageiros. De acordo com o projeto, cada abrigo deve contar, no mínimo, com oito assentos, placas indicativas com os itinerários dos ônibus, iluminação ambiente e lixeiras.


Depois de sancionada e publicada a lei, a instalação dos abrigos devem acontecer no prazo de 180 dias. As despesas serão por conta de dotações orçamentárias próprias ou suplementares. No entanto, a prefeitura poderá firmar parcerias, convênios, ajustes, inclusive com a iniciativa privada para cumprir a lei.

Segundo o vereador, Ronaldo Souza, o objetivo é proporcionar conforto para quem aguarda a chegada dos ônibus. “Constantemente vemos filas de pessoas no sol, em pé. Então os abrigos devem dar um conforto maior para essas pessoas. Até porque como a prefeitura se preocupa em destinar assentos especiais dentro dos ônibus, mas nos pontos as pessoas tem que ficar de pé?”, questionou o autor do projeto de lei.

Os pontos de ônibus são responsabilidade do município, mas é a Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC) que faz o gerenciamento do transporte na cidade. Segundo o diretor-presidente da EPTTC, Paulo Valgueiro, o Projeto de Lei ainda não foi encaminhado para a prefeitura da cidade, mas ele destacou que é preciso avaliar a situação antes de iniciar os gastos públicos.


“Tudo isso depende de orçamento e de estudos técnicos. E teremos isso a partir do Plano de Mobilidade, até porque há possbilidade de que alguns pontos de ônibus deixem de existir ou mudem de local”, justificou o diretor-presidente.


O G1 questionou a prefeitura para saber quantos pontos de ônibus a cidade possui e quantos deles contam com cobertura e assentos, mas ainda não obteve resposta.

G1 Petrolina

domingo, 26 de outubro de 2014

MP firma termo para renovação da frota de ônibus em Petrolina, PE

Créditos: Plinio Filho/Ônibus Brasil


Em 150 dias, as empresas de transporte coletivo que atuam em Petrolina , no Sertão pernambucano, devem fazer a substituição dos veículos com tempo de fabricação acima de dez anos. Essa é uma recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE)  registrada através da assinatura de um termo de ajuste de conduta assinado nesta sexta-feira (10) entre a prefeitura de Petrolina, a Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC) e Promotora de Justiça, Ana Cláudia Sena.

De acordo com o diretor-presidente da EPTTC, Paulo Valgueiro, 44% da frota, cerca de 31 ônibus, estão com idade além de dez anos. “Vamos buscar todos os meios para que seja respeitada a recomendação do ministério  público. A partir de segunda-feira (13) vamos ver se as empresas vão ter como fazer a substiruição. Caso elas se neguem, vamos fazer a licitação para que novas empresas cumpram essa demanda”, destaca.

O decreto 53/2013 revela que as empresas devem promover a substituição dos veículos que tenham acima de dez anos. Segundo Valgueiro, o sistema de transporte de Petrolina passou por uma série de problemas na cidade e houve o sucateamento da frota de ônibus. “Esses carros não oferecem mais conforto para os passageiros, poluem mais, quebram com frequência e o custo de manutenção é ainda mais caro”, afirma.

Se houver o descumprimento das obrigações estipuladas no termo de ajuste de conduta, a empresa estará sujeita ao pagamento de multa diária de R$10.000, revertidos para o fundo municipal de defesa do consumidor.

G1 Petrolina

Dubai dá ouro para quem trocar carro por transporte público

Créditos: AFP


As autoridades de transporte de Dubai estão oferecendo aos moradores a chance de ganhar prêmios generosos se usarem o sistema de transporte público, segundo reportagens veiculadas na imprensa local.

A agência está distribuindo quatro quilos de ouro como parte das comemorações do Dia do Transporte Público, em 1º de novembro. A ideia é convencer as pessoas a deixar seus carros em casa, segundo o site Gulf News.

Os prêmios serão distribuídos por meio de "sorteios e outras surpresas" ao longo da próxima semana.
Através dos eventos, o emirado que convencer os residentes a trocarem os carros particulares pelo transporte público, segundo Yousuf Al Ali, membro da Autoridade de Transportes de Dubai.

A proporção de carros privados entre os moradores de Dubai está entre as mais altas do mundo: uma média de 2,3 carros por família, segundo o Gulf News. Enquanto isso, apenas 13% dos moradores usam transporte público.

As premiações para os que deixarem seus veículos na garagem não vão incluir apenas o metal precioso. No total, as premiações chegam a 1 milhão de dirhams (R$ 670 mil). A cerimônia de entrega incluirá celebridades como o jogador de basquete aposentado Kareem Abdul Jabbar, que participará de uma partida especial em um terminal de ônibus. Só poderão participar da competição e do sorteio quem possuir o cartão do transporte público de Dubai.

Terra/BBC Brasil

sábado, 25 de outubro de 2014

Curtas: Acidente entre ônibus e carro no centro do Recife na tarde deste sábado

Acidente entre ônibus e carro no centro do Recife na manhã deste sábado

Créditos: Renata Dorta/NE 10

Um carro e o ônibus 1.763 da empresa Itamaracá se envolveram em um acidente na tarde deste sábado (25), na Rua da Aurora, centro do Recife. Não houve feridos, apenas danos materiais. O coletivo circulava na linha 1972 - Bultrins.

Ônibus abandonado é incendiado na Imbiribeira

Créditos: Michelle Souza/JC Imagem

Um ônibus, que estava abandonado no bairro da Imbiribeira, foi incendiado por volta das 4 horas da tarde deste sábado (25). Não houve feridos. Três viaturas do Corpo de Bombeiros controlaram as chamas. Ainda não se sabe a causa do acidente.

Frota de ônibus reforçada no Recife para o segundo turno das eleições


Neste domingo (26), para auxiliar o deslocamento dos eleitores até os locais de votação, o Grande Recife Consórcio de Transporte preparou um esquema especial de circulação dos ônibus. Serão 1743 coletivos, 113 a mais do que em um dia de domingo normal.

Além disso, 7 linhas que não operam em domingos normais estarão em operação excepcionalmente neste dia 26. São elas: 013 Jardim Beira Rio, 018 Brasília Teimosa, 039 Setúbal (Príncipe), 304 Circular (Curados), 347 TI TIP/Derby, 514 Nova Descoberta (Córrego do Joaquim) e 644 Largo do Maracanã.

Para mais informações, consulte a Central de Atendimento do Grande Recife, pelo número 0800 081 0158, ou entre em contato com o Maxi Ônibus Olinda através do e-mail maxionibusolinda@gmail.com ou pela nossa fan page no Facebook.

Com embargo na Justiça, tarifa de ônibus volta a R$ 2,35 em Petrolina

Créditos: Bruna dos Santos Gama/Facebook

Desde a última quinta-feira (23), a tarifa de ônibus em Petrolina, no Sertão pernambucano, voltou a ser R$ 2,35. Foi aprovado o embargo pedido pelo Conselho Municipal de Transportes à liminar que determinava o valor atual que é de R$ 2,60. O processo judicial segue e ainda cabe recurso.

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Vale do São Francisco (Setranvasf) havia entrado com uma ação judicial para aumentar R$ 0,25 no preço da passagem. O pedido foi autorizado pela 1ª Vara da Fazenda Pública de Petrolina em setembro deste ano.

Segundo o diretor-presidente da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC), Paulo Valgueiro, a decisão favorável ao embargo saiu no início da tarde de terça-feira (21) e que as empresas de ônibus já foram notificadas. “Com a aprovação do embargo, a tarifa volta ao valor que era cobrado antes de 23 de setembro”, explica.

Valgueiro afirma que o pedido de embargo foi feito em 24 de setembro e que apesar da decisão entrar em vigor já na quinta-feira, o processo continua na justiça e novas alterações nas passagens ainda podem acontecer. No entanto, a tarifa para os usuários que possuem o cartão do Bilhete Integrado de Petrolina (BIP) segue inalterada.

G1 Petrolina

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Busscar terá bens leiloados no fim de novembro



Será realizado em 26 de novembro o leilão dos bens do grupo Busscar, fabricante de carrocerias que teve falência decretada em setembro. Os ativos das oito empresas da holding estão avaliados em R$ 489 milhões. O valor arrecadado servirá para abater as dívidas, que chegam a R$ 1,6 bilhão.

De acordo com a Superbid, empresa encarregada do leilão, a Busscar Ônibus, maior empresa do grupo, faturava no seu auge (em 2008) cerca de R$ 685 milhões e empregava mais de 5 mil funcionários. O parque fabril tem capacidade para produzir 42 carrocerias por dia e está avaliado em R$ 369 milhões.

A segunda maior empresa do grupo é a Tecnofibras, avaliada em aproximadamente R$ 74 milhões e ainda em operação. A companhia fabrica peças para carroceria de plástico reforçado com fibra de vidro. Em 2013 faturou aproximadamente R$ 81 milhões e emprega hoje 400 funcionários.

Também estarão à venda bens da empresa de climatização Climabuss, avaliados em R$ 5 milhões, ativos não operacionais do grupo (R$ 40 milhões) e participação minoritária na companhia Busscar Colômbia (R$ 1 milhão), que tem operação independente.

Ainda de acordo com a Superbid, primeiro serão abertas as propostas para compra englobada. Se não houver tentativas válidas para a aquisição do conjunto serão analisadas as propostas para a compra dos lotes compostos no edital. Segundo o administrador da falência, Rainoldo Uessler, o objetivo é maximizar o valor de venda e permitir que as empresas do grupo sejam reativadas.

O leilão será realizado por carta fechada. Os interessados devem entregar as propostas até o dia 25 de novembro, às 19 horas, no gabinete da 5ª vara Cível da comarca de Joinville (SC). A abertura das cartas será feita no dia 26 de novembro, às 13 horas, seguida de leilão entre os responsáveis pelas maiores ofertas.

A quantia mínima é de 60% do valor de avaliação dos ativos. Para a compra isolada da participação acionária da Busscar Colômbia e das ações e títulos da Busscar Ônibus será aceito apenas pagamento à vista.

Automotive Business

Marcopolo atinge produção de 1 mil novos Torino

Créditos: Eduardo Ginaid/Fortalbus


A unidade fabril da Marcopolo Rio atingiu a marca de 1 mil unidades produzidas da nova geração do ônibus urbano Torino, lançada no fim do ano passado. Com mais de 30 anos de mercado, é o mais vendido da marca em toda história da indústria nacional de ônibus, com mais de 100 mil unidades produzidas desde então.


“As características de conforto, segurança e robustez sempre foram marcas do seu sucesso. Com certeza, estes foram os atributos que permitiram conquistar os empresários do setor e alcançar este expressivo resultado”, comemora Paulo Corso, diretor de operações comerciais da Marcopolo.


Concebido sob o conceito de menores custos operacionais e de manutenção, o novo Torino traz visual mais moderno, e tecnologia que melhora sua funcionalidade, como o sistema multiplex redesenhado, painel de instrumentos com tela colorida de LCD de 3,5 polegadas, sistema de ar-condicionado opcional, novos conjuntos ópticos traseiros e frontal, com luz diurna. A capacidade é para 47 passageiros que se acomodam nas poltronas City com melhor ergonomia e novos apoios de cabeça.


Especializada na produção de ônibus urbanos, a fábrica da Marcopolo Rio está localizada em Duque de Caxias (RJ) e tem capacidade para fabricar 7,5 mil unidades por ano, com 2,6 mil trabalhadores.

Automotive Business

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Terminal Integrado de Prazeres deverá ser inaugurado em dezembro, prevê governo

Créditos: Elvis de Lima/JC Imagem


Com um ano de atraso, a construção do Terminal Integrado de Prazeres, localizado em Jaboatão dos Guararapes, na Grande Recife, finalmente pode sair do papel em dezembro deste ano. Segundo a Secretaria das Cidades do Estado de Pernambuco, a obra está em fase de conclusão. Ao todo, 80% da construção já estão prontos.

A dona de casa Lúcia Maria, 61 anos, reclama da demora para a inauguração do terminal. "É um absurdo. Não vejo a hora desse terminal ser inaugurado", cobrou Lúcia. A aposentada Abgail Gomes, 57, mora em Prazeres desde que nasceu e também acompanha a construção do TI Prazeres desde o início, em dezembro de 2012. "Este terminal está demorando muito. Já faz anos que começaram a construção e até agora não terminaram", reclama.


Responsável pela obra, a Trópicos Engenharia e Comercio LTDA tinha 11 meses para  concluir o serviço - a Secretaria das Cidades, porém, não informou o motivo do atraso. Inicialmente, o valor total previsto para a construção do TI Prazeres era de R$ 3.787.745,01 milhões. Mas, segundo a Secretaria das Cidades, já foram liberados R$ 4,4 milhões.


De acordo com a Secretaria das Cidades, estão previstas para circular no TI seis linhas de ônibus, transportando 17 mil passageiros nos dias úteis. Apesar disso, o Grande Recife Consórcio explicou nesta semana que ainda está elaborando o projeto das linhas de ônibus que vão integrar o terminal.


O Terminal Integrado de Prazeres está sendo erguido num terreno de 4.080,11 m², tendo 1.683,03 m² de área construída e 1.412,81 m² para a plataforma. Além da plataforma de embarque e desembarque, o espaço terá dois blocos. O Bloco 1 será destinado a administração, depósitos, almoxarifado, apoio, copa, espera e hall. Já no bloco 2, haverá lanchonete, depósito, lixo, despensa, cozinha, sala de refeições, vestiários masculino e feminino com banheiro especial para funcionários, além de banheiros para o púbico masculino, feminino e acessível. Também haverá duas guaritas, duas ilhas de despachantes e área verde.

A construção do terminais integrados na Região Metropolitana tem como objetivo disponibilizar as opções de deslocamentos, reduzir o gasto com transporte pela população, além de reduzir o tempo de deslocamento dos usuários de ônibus.

TI JOANA BEZERRA - O Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria da Cidades, divulgou um novo prazo para a entrega do Terminal Integrado Joana Bezerra. Orçada em R$ 9,4 milhões, a obra, que devia ser concluída há um ano, tem previsão agora de ser inaugurada até o fim de outubro. Segundo a Secretaria das Cidades, o atraso se deu por causa das chuvas e da demora no repasse de recursos do Governo Federal. Hoje 90% da obra já foram executadas.

O TI Joana Bezerra contará com bicicletário, lanchonetes, central de atendimento ao cliente e acessibilidade plena. As plataformas serão construídas para receber os coletivos comuns e os que operam o sistema BRT (Bus Rapid Transit), nos quais o embarque e desembarque são feitos em nível, oferecendo mais conforto e segurança para os passageiros.

NE 10

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Jotude: 82 anos, e uma imagem adormecida

Créditos: Blog do Gidi Santos/Divulgação


O empresário João Evangelista Tude de Melo, nascido em 27 de dezembro de 1896 na Fazenda Mata do Diogo, em Garanhuns, foi um dos pioneiros do transporte coletivo no Nordeste do Brasil. Arrimo de família começou a trabalhar como mecânico, desde que sua mãe, Leonor Tude de Melo ficou viúva. Mais tarde, conseguiu instalar sua própria oficina, depois de trocar seu velho Ford por um terreno. A Auto Viação Progresso foi fundada por ele em 1932, na cidade do Garanhuns, em Pernambuco. Seu nome original era Empresa João Tude de Melo.



A Jotude propriamente dita surge em 1983, resultado de uma cisão da Auto Viação Progresso. Desde os seus primórdios, a Jotude esteve intrinsecamente ligada à cidade de Garanhuns e sua região, sendo uma das maiores empregadoras e a grande responsável pela comunicação e transporte de pessoas e mercadorias na região.

Em 1934, a empresa estabeleceu a primeira linha regular de ônibus do Nordeste, ligando Garanhuns a Recife. O trecho de 250 km era então percorrido em 15 horas por estradas de terra.

Créditos: Blog do Gidi Santos/Divulgação


No final dos anos 1930, a empresa passou a construir suas próprias carrocerias. Nessa época, Tude de Melo projetou o primeiro ônibus com motor interno do país - o primeiro com frente reta da América do Sul. Era uma configuração bastante avançada para a época, quando ainda circulavam os ônibus com motor externo, conhecidos como "jardineiras", que durariam até os anos 1960.

Em 1940, a empresa introduziu as linhas Recife-Rio de Janeiro e Recife-São Paulo. Em 1952, a Empresa João Tude de Melo transferiu-se para o Recife e modificou sua razão social para Auto Viação Progresso Ltda.

O fundador, João Evangelista Tude de Melo, faleceu em Recife, em janeiro de 1981.

Esta semana estivemos nas imediações das instalações da empresa Jotude e podemos observar o quanto, infelizmente, degradadamente, encontra-se a empresa. Ao longo de seus 82 anos a Jotude tem promovido geração de emprego, renda, transporte de pessoas, valores, mercadorias, tem integrado em âmbito regional e estadual elementos necessários para o cotidiano, responsáveis pela manutenção da economia e vida, além da promoção do convívio entre cidadãos de culturas e meios diferentes.

Créditos: Blog do Gidi Santos/Divulgação


A Jotude não mais pertence somente a um fundador proprietário, ou tão somente a uma família que herda bens por direito, está entranhada em solo e cuidados garanhuenses. Querida por muitos, criticada por outros, o fato é que a empresa de Tude de Melo é marco histórico de desenvolvimento e progresso desde seu primeiro movimento na terra da garoa.


Blog do Gidi Santos

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Acidente entre um ônibus e dois carros deixa uma pessoa ferida em Setúbal

Créditos: Whatsapp/Cortesia


Um acidente envolvendo dois carros e um ônibus deixou uma pessoa ferida no início da tarde desta segunda (20) no bairro de Setúbal, Zona Sul do Recife. A colisão ocorreu aproximadamente às 12h, no cruzamento da Avenida Visconde de Jequitinhonha com a Rua Dr. Vicente Gomes, tendo sido informada pelo WhatsApp da Folha de Pernambuco.


O acidente ocorreu quando um ônibus da empresa Borborema atravessava o cruzamento no sentido Piedade. O ônibus se chocou com a lateral de um carro que seguia em direção à Praia de Boa Viagem. Com o impacto, o carro foi arremessado ao acostamento, e se chocou com outro carro que estava estacionado na pista local da Visconde de Jequitinhonha.


Uma pessoa ficou ferida em decorrência do acidente, e foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros. Não se sabe a identidade ou estado de saúde da vítima.


Agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) isolaram o local até as 12h50, mantendo os veículos na via e causando retenção leve de veículos.

Folha de Pernambuco

Terminal Joana Bezerra é entregue à população 13 anos após ser projetado

Créditos: Guga Matos/JC Imagem

Dez anos de promessas, dois anos de obras e pelo menos um ano de atraso na entrega. Foram necessários 13 anos para que o novo Terminal Integrado Joana Bezerra, localizado na área central da capital, seja entregue à população. Terceiro maior do sistema de transporte por ônibus da Região Metropolitana do Recife, por onde passam 50 mil pessoas diariamente, o TI está em obras desde setembro de 2012. Agora, o governo do Estado promete finalizá-lo no fim do mês, iniciando a operação em novembro.


Quem passa pelo canteiro de obras percebe que, de fato, o TI está bem mais perto de virar realidade. A unidade foi projetada para ser a maior em operação do Sistema Estrutural Integrado (SEI), com cinco mil metros quadrados de área construída e capacidade para atender 67 mil pessoas por dia. Tinha previsão de receber três linhas de BRT (Bus Rapid Transit) do eixo Agamenon Magalhães do Corredor Norte-Sul. Mas isso não acontecerá, segundo a Secretaria Estadual das Cidades, porque o projeto da Agamenon não saiu do papel.

Créditos: Guga Matos/JC Imagem


AFOGADOS

Está em operação desde o fim de setembro o Terminal Integrado Largo da Paz, que faz parte do SEI e fica localizado na Avenida Sul, ao lado da estação do metrô, com expectativa de atender três mil passageiros por dia. O terminal é pequeno e, pelo menos inicialmente, está operando apenas com duas linhas de ônibus já existentes, além da integração com a Linha Sul do metrô. São elas: a 115 (TI Aeroporto/TI Afogados), que passa pela nova unidade, e a 870 (TI Xambá/Afogados), que mudará o nome para TI Xambá/TI Largo da Paz.

JC Online

Pressa em fazer obras criou equipamentos que não dialogam com a paisagem urbana


A necessidade de suprir mais de quatro décadas de falta de investimentos na mobilidade urbana da Região Metropolitana do Recife pode ter ocasionado um outro problema referente à forma de ocupação dos espaços públicos. Urbanistas alertam que a pressa em implantar projetos para a Copa do Mundo, sem o devido planejamento, acabou criando verdadeiras barreiras urbanas. O alerta foi feito em um seminário promovido pelo Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (Nutau/USP). Especialistas de todo o país apresentaram projetos de impactos implantados nas cidades-sede da Copa.


A atual presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-PE), Vitória Andrade, analisou projetos implantados no Recife, a exemplo dos corredores de BRT. Na Avenida Guararapes, um dos cartões-postais da cidade, dentro de um perímetro histórico, as estações de BRT parecem corpos estranhos em meio às antigas edificações e em vias espremidas entre as estações. "O único alento é saber que isso não vai durar muito porque com o tempo vai se mostrar ineficaz", prevê.


Uma das principais críticas dos urbanistas é quanto à inadequação dos projetos aos ambientes em que foram implantados. "Não se pode usar nas cidades a mesma lógica de uma rodovia. As obras estão desvinculadas da vida urbana e das necessidades de cada lugar", ressaltou Vitória.


Outro exemplo apresentado pela representante do IAB-PE no seminário foi o elevado da Caxangá. "Não se pode mais conceber esse tipo de obra. É uma agressão ao espaço urbano. Agora imagine esse equipamento multiplicado por quatro na Agamenon Magalhães, como estava previsto?", questionou a arquiteta, se referindo ao projeto, que após duras críticas da sociedade, foi descartado pelo então governador Eduardo Campos.


A defesa da cidade com perspectiva para as pessoas e não apenas para a mobilidade motorizada é também compartilhada pelo arquiteto e urbanista Roberto Montezuma, presidente do Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo (CAU-PE).


"A Caxangá foi tratada só como um eixo rodoviário. E isso não ocorre somente no Recife. Em todo o Brasil se encontram exemplos da falta de preocupação com a interação dos espaços com as pessoas", ressaltou.


Para a Secretaria das Cidades, os corredores seguem a premissa de priorizar o sistema de transporte público. O órgão acrescenta que tem foco na modernização do sistema, com estações mais confortáveis, e que seguiu as premissas estabelecidas no Plano Diretor de Transporte Urbanos, que aponta o modal como alternativa para os próximos 20 anos.

Diário de Pernambuco

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Conheça os aplicativos para os usuários de ônibus do Recife

Quem precisa utilizar o transporte público para se locomover na Região Metropolitana do Recife conhece as dificuldades diárias que é preciso enfrentar até chegar ao lugar de destino. E para facilitar o dia a dia dos usuários de ônibus, foram desenvolvidos aplicativos que indicam trajeto, paradas, tempo das linhas disponíveis de acordo com a localização e dados gerais, como rua, horário e pontos de partida e chegada. O Pernambuco.com testou cinco ferramentas  tanto em Android, como iOS em diferentes ferramentas e pontos da cidade. Confira o resultado.


Citta Mobi
Disponível para iOS e Android | Versão 1.1.2 |Tamanho 2,5M




Disponível para download desde julho, o app se propõe a rastrear a frota de ônibus do Recife. Ao baixar o aplicativo, o usuário deve ativar o GPS para que o sistema indique as paradas mais próximas. Quando selecionar o ponto desejado, é possível visualizar todas as linhas que têm o menor tempo para passar.


Na lista aparecem o nome e o número das linhas, se tem acessibilidade para cadeirante e quanto tempo falta para chegar. É possível também selecionar como favorito, permitindo o acesso facilitado a determinados ônibus que ficam em uma janela separada.


Um ponto positivo da ferramenta é que o usuário não precisa estar exatamente no local em que o transporte vai passar, basta apenas visualizar o tempo médio de chegada através do  mapa. Isso permite, por exemplo, estimar o percurso até a parada evitando longa espera. Dessa forma o usuário pode ver quanto tempo falta para o ônibus passar no ponto selecionado antes mesmo de sair.


As previsões apontadas pelo Citta Mobi indicam de 45 minutos até um minuto. Depois desse tempo, o app classifica o ônibus como “próximo”. A falta de precisão nessa classificação é um dos pontos negativos da ferramenta. A falha foi notada na Avenida Caxangá, quando o aplicativo apontava a linha Engenho do Meio como “próximo”, mas o tempo de espera ainda superou cinco minutos.


Outro ponto negativo observado foi a falta de rastreamento de algumas linhas em determinados pontos. Em uma parada próxima ao cruzamento da Avenida João de Barros com a Avenida Norte, enquanto o app indicava o tempo de algumas linhas, como Casa Amarela (Cruz Cabugá) e Alto do Refúgio, chegaram a passar Pátio Nossa Senhora do Carmo e Brejo sem a indicação aparecer na tela.


Apesar das falhas, o aplicativo exibe um comunicado ao iniciar alertando de que pode haver divergências nas previsões, pois nem todos os coletivos disponibilizam a localização atual. O programa funcionou normalmente e sem travas. Apontando as mesmas características em diferentes sistemas operacionais (iOS e Android). A diferença fica apenas por conta da versão do mapa no aparelho e conexão.


Busão Recife
Disponível para iOS e Android | Versão 1.0.1.2 | Tamanho 3,7M






Mais antigo, o aplicativo surgiu em 2013 e se classifica como “aplicativo para pessoas perdidas da cidade do Recife”. Criado por um estudando de Ciências da Computação da Unicap, o app exibe o itinerário dos ônibus, o número das linhas e os preços das passagens. Além disso, é possível procurar os coletivos que passam em determinadas ruas selecionadas pelo usuário.


Ao abrir o Busão Recife quatro opções aparecem na tela: ônibus, ruas, como chegar e sobre, onde é possível ver informações da ferramenta. Selecionando “ônibus”, aparecem todas as linhas disponíveis, com nome e tarifa, por ordem numérica. Pelo botão filtrar é possível encontrar a linha desejada mais facilmente. A função responde com rapidez e a busca por palavras-chave ajuda o usuário diante da grande quantidade de nomes.


Ao selecionar uma linha de ônibus, aparecem todas as ruas em que o coletivo passa nos sentidos subúrbio e cidade. Clicando em uma rua também estão disponíveis outras conduções que fazem o mesmo trajeto. Além disso aparecem os horários dos dias úteis, sábados e domingos de cada condução. No entanto, nem todas as linhas apresentam a escala completa. A Piedade/Shopping Center, por exemplo, exibe apenas as horas do sábado, mesmo circulando normalmente na cidade durante os outros dias da semana.


Na seção ruas, são exibidas todas as vias por ordem alfabética e também conta com a opção de filtrar. Ao selecionar, são exibidos os ônibus e o valor das passagens.


O ponto negativo do aplicativo fica por conta da opção “como chegar”, que não abre diretamente no mapa do dispositivo e é necessário selecionar o endereço atual e o destino. No teste, a função não respondeu ao clicar em “como chegar”. De acordo com a descrição do aplicativo, deveria aparecer o mapa indicando o roteiro, o que não aconteceu no Android e iOS.


Ônibus Recife
Disponível para Android e Windows Phone | Versão1.7.4 | Tamanho 2,4M




Também criado em 2013, o aplicativo se propõe a exibir as diferentes rotas disponíveis para o usuário chegar ao seu destino. O diferencial do aplicativo é a função que permite visualizar se está próximo de descer do ônibus, indicando as paradas mais próximas. No entanto, alguns serviços, como mapa, só funcionam em versões atualizadas do Android, superiores a 4.1.


O aplicativo indica também opções de linhas para chegar a determinado destino. Para seguir da Avenida Cruz Cabugá, por exemplo, até a Caxangá, foram apresentadas vinte possíveis rotas, com o ônibus que deve pegar e a parada para descer. Por exemplo, pegar a linha Circular (Prefeitura/Cabugá), fazer escala na rua Floriano Peixoto e esperar o CDU (Várzea). Apesar da diversidade de opções, as rotas seriam facilitadas pelo uso do mapa nesta opção.


Na seção “Tá perto de descer?”, o usuário tem acesso a todas as opções de paradas das linhas disponíveis na Região Metropolitana, inclusive com pontos de referência, o número da parada, a distância a ser percorrida e os nomes do bairro e da rua. Além disso, outras opções do app são conferir os horários e os dias em que determinado ônibus trafega e visualizar as linhas de selecionado as paradas.


Em todas as funções o aplicativo respondeu com rapidez e não apresentou trava ou falha, a não ser ao limitar o usuário da versão mais antiga do Android e explorar pouco o acesso ao mapa.


Busu Recife
Disponível apenas para Android | Versão 1.0.1 | Tamanho 1,7M




Criado há dois meses, o aplicativo indica os trajetos dos ônibus da Região Metropolitana. Diferente do Citta Mobi, que disponibiliza as paradas e os ônibus num mapa, o Busu limita a informação a um ônibus por vez. Dessa forma, ao abrir o aplicativo, o usuário deve selecionar uma linha para ter acesso às paradas em que o ônibus para.


Ao selecionar uma parada, é exibida uma aba com os dados do ponto, indicando a rua, o bairro e número mais próximo, a previsão de chegada, o número da linha e se tem acessibilidade. O espaço conta também com a opção de criar alertas, dessa forma, o usuário pode selecionar uma das opções apresentadas para que o app avise quando estiver próximo. O serviço funciona mesmo com o aplicativo fechado e exibe as informações em tempo real na barra de notificações, onde o usuário pode continuar acompanhando quanto tempo falta para o ônibus chegar na parada.


A informação foi precisa no teste em diferentes pontos, como na Agamenon Magalhães, ao selecionar a linha Aeroporto/Tacaruna (Derby) e na Conselheiro Aguiar, com a opção Piedade/Shopping Center. Os alertas funcionaram e acompanham o trajeto em tempo real. Outro ponto positivo é a facilidade de usar a ferramenta, que expande um mapa e um pequeno ícone fica à disposição para exibir outras opções e a possibilidade de criar vários alertas.


Bus Legal Recife
Disponível apenas para Android |Versão 1.0.0 | Tamanho 8,1M




Criado em julho deste ano, o aplicativo tem como foco os terminais integrados da Região Metropolitana: Recife, Joana Bezerra, Afogados, Barro, Cavaleiro, Jaboatão, Camaragibe, Macaxeira, PE-15, Igarassu, Caxangá, Paulista, Pelópidas Silveira, Cabo, Aeroporto, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, TIP e Xambá.


Ao baixar o app o usuário deve escolher um terminal, ou digitar o nome, selecionar uma linha de ônibus e em uma tela serão exibidos os horários dos dias úteis e fim de semana, além do preço da passagem. A ferramenta não apresentou travas, é leve e fácil de usar.


Diário de Pernambuco

Metroviários encerram greve e voltam ao trabalho já nesta sexta

Créditos: CBN Recife/Acervo

A greve dos metroviários  chegou ao fim após três dias de paralisação. A categoria parou os trens para pedir mais segurança e deixou cerca de 400 mil usuários sem opção de transporte ferroviário. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que até então não havia se pronunciado, concordou com a elaboração de um estudo para a implantação de um plano de segurança para o funcionamento do metrô. Em assembleia, na noite desta quinta-feira (09), os funcionários decidiram aguardar o estudo e voltar ao trabalho já nesta sexta (10).


O levantamento deverá ser apresentado em até 90 dias e terá a participação do Sindicato dos Metroviários e da CBTU/PE. A proposta foi construída na sede da CBTU no Rio de Janeiro e contou a presença do presidente do Sindicato dos Metroviários, Diogo Morais e do superintendente da CBTU/PE, Bartolomeu Carvalho. Em assembleia realizada na noite de ontem, os metroviários decidiram voltar ao trabalho nesta sexta-feira.


O acordo foi uma alternativa depois do impasse criado na audiência de conciliação, ocorrida na última quarta-feira, junto ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) que terminou sem consenso entre as parte. Na ocasião, a proposta era para que os metroviários voltassem ao trabalho nos horários de pico e mais a redução no valor da multa de R$ 800 mil para R$ 50 mil, mas foi rejeitada. Com o fim do impasse, o sindicato terá agora que negociar a suspensão ou redução no valor da multa aplicada pelo TRT.

Diário de Pernambuco