“Largamos na frente”. Foi com essa frase, na manha deste sábado (01/10), que o governador Eduardo Campos, juntamente com o secretário das Cidades, Danilo Cabral, assinou a ordem de serviço para dar início à construção do corredor exclusivo Ramal Cidade da Copa, e o Projeto de Lei que estabelecerá as diretrizes para o processo licitatório da concessão das linhas de ônibus da Região Metropolitana do Recife, a ser realizado até dezembro.O evento, realizado no terreno onde está sendo construído complexo da Cidade da Copa e Arena Pernambuco, marcou o início das obras de mobilidade para o mundial em 2014 e colocou Pernambuco na briga por vaga como estado sede da Copa das Confederações, em 2013.
Para Eduardo Campos, as ações mostram o compromisso de Pernambuco com os prazos exigidos pelo Governo Federal e a preocupação em promover melhorias no sistema de transporte público na RMR. “Além de iniciarmos a primeira obra de mobilidade com 90 dias de antecedência do calendário previsto, estamos entregando Projeto de Lei para licitar o sistema de transporte até o final do ano”, comemorou.
O governador ressaltou que processo irá estabelecer os parâmetros que orientarão a licitação das linhas de ônibus da RMR. “Vamos oferecer às empresas operadoras melhores condições para investimentos, que se traduzirão em segurança e conforto no serviço que hoje atende cerca de 2 milhões de usuários por dia”, enfatizou. Além da construção do Ramal da Copa, o governo do Estado prevê, até o final de outubro, o início das obras dos corredores Leste-Oeste, Norte-Sul e Terminal Cosme e Damião.
Já para o secretário das Cidades, Danilo Cabral, a assinatura da ordem de serviço é o início de um desafio. “É com alegria que estamos anunciando a intervenção mais importante para as obras de mobilidade para a Copa do Mundo de 2014 que é o Ramal Cidade da Copa. Vamos beneficiar uma área da Região Metropolitana que praticamente não possui acesso ao transporte público”, ressalta.
O secretário das Cidades também enfatizou que todo esse desenvolvimento só será possível com um sistema eficiente. “Conseguimos dar outro passo importante para promover melhorias no serviço de transporte público de passageiros com entrega do Projeto de Lei para a licitação do sistema. Vamos garantir a população que, a partir do próximo ano, o Poder Público poderá fiscalizar e cobrar uma prestação do serviço adequada, com o cumprimento dos horários e itinerários, renovação frequente da frota, atrelada ao avanço tecnológico dos equipamentos que contarão com o sistema de GPS, informando em tempo real o andamento da operação”, argumentou.
Para o presidente do Grande Recife Consorcio de Transporte, Nelson Menezes, as obras estruturadoras e a entrega do Projeto de Lei mostram o compromisso do governo do Estado em propor melhorias para o setor. “O primeiro passo já foi dado. Tanto o corredor como as demais obras voltadas para mobilidade, além do processo licitatório do sistema, são fatores impulsionam o andamento às ações que já estão em curso no Consórcio. Nossas atenções também estão voltadas para os terminais integrados e a mobilidade do Sistema Estrutural Integrado.
Ramal Cidade da Copa - Previsto para ser concluído em 2013, o Ramal conta com investimento de R$ 131 milhões – recursos oriundos do Tesouro Estadual e do Programa de Aceleração do Crescimento destinados às obras para a Copa do Mundo de 2014 (PAC Copa). Desse montante, o governo conta com R$ 99 milhões do PAC Copa e R$ 32 milhões de investimentos do Estado.
Percurso - O Ramal Cidade da Copa tem início na Avenida Belmino Correia, em Camaragibe, próximo à Estação do Metrô e do Terminal Integrado de Camaragibe. Com 6,3 Km de extensão, o Ramal segue paralelo à linha do metrô, passando pelo rio Capibaribe e cruzando a Cidade da Copa, até a BR-408, que está sendo duplicada. Além do corredor exclusivo de TRO, o ramal cidade da copa terá duas pistas de carro em cada sentido e uma ciclovia. Será construída uma ponte sobre o rio Capibaribe e um viaduto sobre o metrô.
A obra será dividida em duas etapas: na primeira, será feita uma intervenção de 3,76 km, iniciando pelas proximidades do rio Capibaribe e seguindo até a BR-408 passando pela Cidade da Copa. Na segunda fase, a obra vai do Terminal de Camaragibe, próximo a Avenida Dr. Belmino Correia, e segue até a estação de Metrô Cosme e Damião – uma extensão de 2,65 km.
O Projeto de Lei, que será encaminhado para as câmaras legislativas de Recife e Olinda e para a Assembléia Legislativa de Pernambuco, estabelece que as empresas ou consórcios de empresas que ganhem a licitação não operem com mais de 20% do total de linhas existentes e que a exploração dos serviços seja feita por um prazo determinado no edital de licitação. O descumprimento das obrigações contratuais acarretará em penalidades, advertência escrita, multa contratual, apreensão do veículo e até a perda da concessão.
Dados do Sistema: Hoje, o Grande Recife Consórcio de Transporte gerencia um sistema com 3 mil ônibus e 385 linhas operacionalizado por 18 empresas. São mais de 25 mil viagens por dia e cerca de 2 milhões de passageiros transportados diariamente. No SEI (Sistema Estrutural Integrado) são 800 mil usuários e 13 Terminais de Integração (TIs). A meta é até 2014 a Região Metropolitana contar com 26 TIs, permitindo o pagamento de uma única passagem para circular por toda a RMR.
GRCT
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