Debater as melhorias do transporte público como forma construir uma mobilidade urbana acessível a todos. Esse foi o foco central da participação do Grande Recife Consórcio de Transporte na 8ª edição do Fórum Desafios para o Trânsito do Amanhã, promovido pelos Diários Associados em Pernambuco e realizado na manhã dessa terça-feira (25). A coordenadora de Planejamento e engenheira Civil, Ivana Vanderlei, que representou o Consórcio no evento, apresentou os tópicos relacionados às obras de transporte para a Copa do Mundo de 2014, licitação das linhas e construção de novos terminais integrados.Entre as obras que estão sendo realizadas para a Copa do Mundo de 2014, Ivana citou o Terminal Integrado Cosme e Damião, que fará parte do Sistema Estrutural Integrado (SEI), a ser construído em São Lourenço da Mata; e a implantação de 52 km de corredores exclusivos do Transporte Rápido de Ônibus (TRO ou BRT, na sigla em inglês) nos eixos Norte-Sul, Leste-Oeste e Ramal Cidade da Copa.
No total, um investimento de R$ 476 milhões será utilizado na implantação dos projetos, com recursos do Tesouro Estadual (R$ 129 milhões) e do Governo Federal, através do PAC da Copa (R$ 347 milhões). “A conclusão dessas obras possibilitarão um importante avanço no sistema de transporte público, expandindo a malha do SEI para lugares onde, antes da Copa, ninguém poderia prever”, ressalta Ivana Vanderlei.
Outra importante etapa do Programa Estadual de Mobilidade (PROMOB) pontuada pela coordenadora foi a implantação de corredores de transporte público na Avenida Norte Miguel Arraes e na BR-101 que serão licitados posteriormente. Após a conclusão do conjunto de obras, mais de 100 quilômetros de corredores exclusivos de transporte coletivo estarão em funcionamento.
Dando prioridade ao transporte público, o trânsito nesses corredores ficará mais organizado, garantindo uma maior velocidade aos veículos que transportam mais pessoas.
Em relação à licitação, Ivana fez questão de enfatizar que a conclusão do processo vai garantir o aumento da qualidade do serviço prestado por ônibus na Região Metropolitana do Recife. “Nos corredores de BRT, os veículos poderão ser equipados com ar condicionado. Já as linhas que trafegam nos corredores convencionais terão o serviço melhorado e, em alguns casos, ampliados”, explicou a engenheira.
Também participaram do evento o gerente Regional de Manutenção do Metrorec, Bartolomeu Carvalho, o consultor da Urbana-PE, João Braga, e o superintendente da ATP Engenharia e presidente do Fórum Desafios para o Trânsito do Amanhã, Laedson Bezerra.
GRCT
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