quarta-feira, 12 de outubro de 2011

No Recife, CBTU defende implantação do VLT no corredor da BR-101

Créditos: Meu Transporte/Acervo 

Os metroviários estão pedindo ao Governo do Estado a revisão do projeto de mobilidade urbana previsto para a Copa do Mundo de 2014, no que se refere à implantação do Ônibus de Trânsito Rápido (ou BRT, sigla em inglês). O sindicato da categoria defende que em vez do BRT sejam instalados Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) na BR 101 e na avenida Agamenon Magalhães. Um estudo preliminar relativo à mobilidade especificamente da rodovia federal já foi feito pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), responsável pela administração do Metrô do Recife, e apresentado, há cerca de duas semanas, ao secretário das Cidades, Danilo Cabral, que, na ocasião, segundo a categoria, teria se comprometido a analisar a proposta. A problemática foi levantada na tarde de ontem, pelo Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) durante coletiva, realizada na Estação Cajueiro Seco, sobre implantação de VLTs no Metrô do Recife, no trecho Cajueiro Seco/Cabo.
O gerente regional de Manutenção da CBTU, Bartolomeu Carvalho, afirmou que a proposta foi apresentada ao Governo do Estado não com a intenção de modificar o projeto, mas para que outras alternativas também sejam analisadas. “Seria uma opção política por outro tipo de transporte público, por isso, outros fatores devem ser levados em consideração, como a política tarifária, logística, investimentos, subsídios, entre outros. Para a CBTU, o VLT seria uma solução bastante interessante”, afirmou. O estudo preliminar propõe a implantação do VLT no trecho que vai da Estação Cajueiro Seco até o Terminal Integrado da Macaxeira, em Dois Irmãos, com 12 estações ao longo do trajeto. “Possibilitaria qualquer passageiro, de qualquer ponto da rede de Metrô chegar à cidade da Copa através de um transporte público de qualidade”, disse.

O presidente do Sindmetro-PE, Lenival Oliveira, afirmou que, enquanto o BRT tem capacidade para 150 pessoas, o VLT é capaz de transportar 600. “Ou seja, um VLT substituíria quatro BRTs, o que significa economia de combustível (biodiesel) e menos carros e ônibus nas ruas”, afirmou. Lenival Oliveira disse ainda que é mais caro instalar o VLT que o BRT, mas os ganhos a longo prazo são bem maiores. “O BRT tem dez anos de tempo útil enquanto o VLT tem 20, isso o veículo, porque a estrutura se perpetua”, afirmou.

SUAPE
Os VLTs substituirão, até o final de 2012, os trens a diesel que realizam o trajeto Cajueiro Seco/Cabo. Quatro deles estarão em funcionamento, a partir de março do próximo ano. Segundo o gerente de comunicação da CBTU, Justiniano Carvalho, estão sendo adquiridos sete equipamentos. “Eles farão um trajeto de 18 quilômetros. Para adquirir os VLTs estão sendo investidos R$ 60 milhões. Além disso, serão gastos R$ 50 milhões com a modernização e duplicação dos trilhos”, afirmou. O presidente do Sindmetro, disse ainda que já está em negociações avançadas para implantação de VLTs até Suape. “Para isso se­riam necessários mais oito veículos, além da readequação dos trilhos que já existem, mas não são usados. 

Meu Transporte

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