quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Jaboatão vota plano que muda transporte

SISTEMA METROPOLITANO Projeto que autoriza o ingresso no Grande Recife Consórcio de Transporte será apreciado até o fim deste ano

Por causa da falta de coletivos, micros do sistema complementar garantem o transporte entre os bairros. Créditos: JC Online

Encaminhado para a Câmara de Vereadores de Jaboatão dos Guararapes há dois meses, o projeto de lei que autoriza o município a ingressar no Grande Recife Consórcio de Transporte será votado até o fim do ano. A garantia foi dada pelo presidente da câmara, o vereador Manuel Pereira da Costa Neco. Ele afirmou que a proposta está sendo analisada pelas comissões técnicas da Casa e será submetida à apreciação dos vereadores em sessão extraordinária. Com a entrada do município no Grande Recife, a gestão do transporte do município passa a ser metropolitana, como já ocorre com o Recife e Olinda.
Atualmente, a relação entre o número de habitantes de Jaboatão e a oferta de ônibus disponível é totalmente defasada. Para se ter uma ideia, a população do Recife é de 1,5 milhão de pessoas e a frota de coletivos circulando na cidade é de 1.200 ônibus. Já Jaboatão possui 700 mil habitantes e apenas 50 ônibus. O serviço é complementado pelo transporte alternativo formado por 365 microônibus, que fazem a ligação entre os bairros.
“O sistema hoje é péssimo. Levei uma queda quando estava saindo de um dos micro-ônibus porque os motoristas não têm o menor respeito pelo usuário. Com a entrada no consórcio, acredito que o serviço vai melhorar”, afirma Neuza Cohene, 37 anos
O secretário municipal de Serviços Urbanos, Evandro Avelar, ressaltou a importância de votar o projeto de lei o mais rápido possível. “Já passamos muitos anos segregados do sistema metropolitano de transporte, o que trouxe muitos prejuízos para a população. É como imaginar Jaboatão fora do Sistema Único de Saúde (SUS). Isso é inconcebível nos dias atuais”, afirmou. Ele citou, por exemplo, a perspectiva de inauguração de dois terminais do Sistema Estrutural Integrado (SEI) no município: o primeiro em Cajueiro Seco, previsto para ser entregue no próximo mês, e o de Prazeres, que deverá ficar pronto até o fim do próximo ano.
“Com o funcionamento desses novos terminais, é fundamental que o sistema esteja integrado. São muitas as vantagens. Não só para os gestores, mas, sobretudo para o usuário”, ressalta. Avelar destaca que o transporte de Jaboatão passará a utilizar a bilhetagem eletrônica e fazer parte do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM). “Além de permitir ao passageiro um número maior de viagens pagando uma única passagem, o bilhete eletrônico é essencial para o controle do poder público na operação do sistema de transporte. Com a bilhetagem, podemos monitorar o nível de eficiência do serviço com muito mais transparência”, explica.
“Acredito que o uso do bilhete eletrônico vai trazer muitas facilidades para o passageiro. Sei que a gente pode fazer mais de uma viagem, pagando a mesma passagem”, diz a moradora Leocina Oliveira, 29 anos
Filho do proprietário de um dos ônibus que possui permissão para realizar o transporte complementar, Ítalo José Borges, 18 anos, diz que o uso da bilhetagem eletrônica trará novos passageiros para o sistema. “Sem o cartão, estamos perdendo usuários. A aprovação da lei é urgente. Deveria ser uma prioridade para os vereadores”, afirmou.

Ítalo diz que bilhetagem eletrônica vai atrair novos passageiros. Créditos: JC Online
O presidente da câmara acredita que a proposta será aprovada sem maiores polêmicas. “Na minha avaliação, acho que não haverá restrições por parte dos vereadores. Há um consenso de que o projeto é positivo e trará benefícios para a população”, afirmou Manuel Pereira da Costa Neco.

JC Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog