O Viale é um modelo de ônibus fabricado pela Marcopolo. Foi lançado em 1998, como uma aposta da montadora em uma opção urbana ao Torino, até então modelo hegemônico na empresa. A partir de 1999 começou a se popularizar por todo o país, sendo o responsável por grande parte da frota em algumas capitais.
Histórico
Sua produção teve início em 1998, se mostrando como uma opção ao Torino, então sendo produzido em larga escala, porém sem alguns adeptos importantes pelo Brasil. Inicialmente poucas unidades foram produzidas, mas o modelo foi se popularizando a partir do ano seguinte. Robusto e com custo operacional acessível, o Viale foi se firmando como uma opção de investimento para médias e grandes empresas.
O Rio de Janeiro foi um dos primeiros estados a adotar o modelo. As empresas fluminenses viram no Viale uma ótima opção para os trajetos operados tanto na capital como no interior do estado. A dobradinha com os motores Mercedes-Benz (na maioria dos casos) contribuiram ainda mais para o sucesso da carroceria.
A partir daí, o Viale começou a se espalhar por todo o país. A aquisição de unidades do modelo já usadas do Rio de Janeiro fez com que cada vez mais empresas se interessassem em investir no modelo, adquirindo posteriormente unidades 0 km.
O sucesso fez com que novidades fossem surgindo. O modelo passou a contar também com versões articuladas e bi-articuladas, que logo foram incorporadas as frotas de cidades médias do interior do Sudeste e Sul. Também surgiram o Viale trólebus e Low-Entry (piso baixo - este último ganhou espaço em grandes capitais) e adaptações para o transporte intermunicipal (poltronas rodoviárias, ar-condicionado, entre outros).
No Nordeste, João Pessoa destaca-se como uma grande frotista de Viales. Empresas paraibanas, do litoral ao sertão, adotaram o modelo, trazendo lotes com grandes quantidades, principalmente entre 2002 e 2008. Natal, Recife, Maceió e outras capitais nordestinas também possuem unidades do modelo.
A partir de 2007, com o lançamento do Torino 07, as vendas do Viale começaram a sofrer uma forte redução. Isso se deve basicamente ao foto dos custos operacionais do novo modelo da Marcopolo serem bem menores. Com isso, as novas aquisições passam a ser basicamente nas versões trucado (6x2) e articulado.
Especificações técnicas
O Viale possui uma altura de 3,295 metros e largura de 2,5 m. A versão padrão pode variar entre 12 e 13,2 m de comprimento. Já o modelo trucado pode chegar a 15 m, enquanto o articulado atinge até 18 m. Sua capacidade de transporte pode variar entre 40 passageiros (padrão) até mais de 100 passageiros.
Pode ser encarroçado sobre a maioria dos chassis oferecidos pela Mercedes-Benz (1417, 1418, 1721 e 1722) e Volkswagen (15-190, 17-210, 17-230 EOD).
Fotos
Marcopolo Viale - Mercedes-Benz OF-1722
Empresa Verdun - Rio de Janeiro/RJ
Créditos: Rodrigo Miguel/Paratodos
Marcopolo Viale - Mercedes-Benz OF-1722
Viação Estrela - São Gonçalo/RJ
Créditos: Anderson Souza Feijó/Ônibus em Fotos
Marcopolo Viale - Mercedes-Benz OF-1721 (6x2)
Unitrans - Transnacional - João Pessoa/PB
Créditos: Arthur Gonçalves/Ônibus Brasil
Marcopolo Viale Articulado - Mercedes-Benz OF-1722
Unitrans Transnacional - João Pessoa/PB
Créditos: Arthur Gonçalves/Ônibus Brasil
Marcopolo Viale Articulado - Mercedes-Benz OF-1722
Unitrnas Reunidas - João Pessoa/PB
Créditos: Arthur Gonçalves/Ônibus Brasil
Marcopolo Viale - Mercedes-Benz OF-1721
Auto Viação Santa Cruz - Jaboatão dos Guararapes/PE
Créditos: Thiago Alex/Ônibus Brasil
Marcopolo Viale Articulado - Volkswagen 17-210 EOD
Cidade Alta Transportes e Turismo - Olinda/PE
Créditos: Jonathan Silva/Ônibus Brasil
Marcopolo Viale Articulado - Mercedes-Benz OF-1722
Empresa Metropolitana - Jaboatão dos Guararapes/PE
Créditos: Alexsander Correia/Ônibus Brasil
Marcopolo Viale Articulado - Mercedes-Benz OF-1722
Reunidas Transportes - Natal/RN
Créditos: Andreivny Ferreira/Ônibus Brasil
Marcopolo Viale - Mercedes-Benz OF-1722
Santa Maria - Natal/RN
Créditos: Guttemberg Siqueira/Ônibus Brasil
Marcopolo Viale - Mercedes-Benz OF-1722
Transnacional - Campina Grande/PB
Créditos: Peterson Alves/Ônibus Brasil
Vídeos
Guto de Castro
Nenhum comentário:
Postar um comentário