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domingo, 31 de agosto de 2014

O ônibus que anda por cima dos carros e pode revolucionar o trânsito



As soluções para tornar a rotina na cidade menos estressante e mais dinâmica têm dado um fôlego de esperança para aqueles que acreditam numa maior qualidade de vida. Atualmente os chineses do Shenzhen Huashi Future Parking Equipment estão em vias de realizar seu grande projeto: um ônibus túnel, que passa por cima dos carros, sem atrapalhar o tráfego. Batizado de Land Air Bus, o veículo- parecido com um vagão de metrô – carrega os passageiros na parte superior e, como tem o formato de um arco, os carros podem passar tranquilamente por debaixo dele.

Recentemente foi divulgado um vídeo com detalhes do projeto, pela empresa China TBS, o que só aumentou ainda mais a expectativa. Quando o projeto surgiu, há cerca de três anos, muitos acharam a ideia utópica, mas tudo indica que ela vem ganhando forma.




Além de diminuir o trânsito nas avenidas e ruas em aproximadamente 30%, o transporte é projetado para ser ecofriendly, utilizando painéis solares e elétricos para locomoção, o que acaba poupando até 860 toneladas de combustível por ano, ou seja, acaba poupando 2.640 toneladas de CO2 de ir parar na atmosfera. A rapidez na construção do percurso também impressiona: em apenas um ano dá para entregar 40 km de via, diferente de um metrô, que leva até três anos ou mais para ficar pronto. Além disso, a obra tem custo de até 10% a menos.

Com seis metros de largura e quatro metros de altura, divididos em quatro vagões, o ônibus chega a uma velocidade de 60 km/h, mas viaja, em média, a 40 km/h e comporta até 1.200 pessoas. Seu tamanho faz com que ele ocupe duas pistas, e carros de até dois metros de altura podem passar por baixo.


O boato é que haverá a construção de 186 km de trilhos no distrito de Mentougou, em Pequim, no final de 2015. Só nos resta esperar pra ver a mágica acontecer.


Confira mais imagens do projeto:












Hypeness

Rodoviários realizam coletiva de imprensa para esclarecer boatos sobre paralisações

Créditos: Edmar Melo/JC Imagem


O Sindicato dos Rodoviários do Recife e RMR marcou uma coletiva de imprensa para a próxima segunda-feira (1º), para esclarecer as atividades do movimento e desmentir boatos a resteito do sindicato. O encontro será realizado na sede do Sindicato, localizado na Rua Araripina, no bairro de Santo Amaro, centro do Recife, às 10h.

Segundo o presidente do sindicato, Benilson Custódio, muitas informações vêm sido atribuídas à organização, mas sem veracidade. "Virou corriqueiro anúncios de assembleias e paralisações com o nome do sindicato, mas sem o nosso consentimento", informou, lembrando que não há paralisações marcadas.

No último dia 21, o TST havia suspendido provisoriamente o reajuste salarial de 10% concedido aos motoristas, cobradores e fiscais de ônibus na Região Metropolitana do Recife no dia 30 de julho. A medida causou protestos e paralisações de ônibus na Região Metropolitana do Recife. Cinco dias depois, o ministro Barros Levenhagem reconsiderou a decisão e manteve o reajuste salarial concedido em decisão do Tribunal Regional do Trabalho de Pernambuco (TRT-PE).

Assim, ficam mantidos os pisos de R$ 1.765,50 para motoristas, R$ 1.141,69 para fiscais despachantes e R$ 812,13 para os cobradores. A decisão também inclui o tíquete-alimentação, diárias, auxílio-funeral e indenização por morte ou invalidez, restringindo o reajuste a 6% até pronunciamento definitivo da Seção Especializada em Dissídios Coletivos (SDC) do TST.

O TST informou que o julgamento do recurso do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Pernambuco (Urbana-PE), que alegou não ter condições de arcar com as exigências dos rodoviários, será realizado no dia 8 de setembro.

JC Online

sábado, 30 de agosto de 2014

Jardineira de volta às ruas de Recife e Olinda

Créditos: Lucas Silva/Facebook


A releitura de um antigo passeio no Recife, que ainda hoje é sucesso em diversas capitais do país, é a mais nova aposta no turismo local. Um ônibus do tipo jardineira, com vista panorâmica e laterais quase inteiramente em vidro, começará a circular no Recife e em Olinda na primeira quinzena de setembro.


O veículo, uma reinterpretação de antigos bondes de passeio, foi trazido à cidade pela empresa Jardineira Tour, criada há um ano pelas empreendedoras Camilla Vargas e Sylene Cabral. O passeio, com duração de quatro ou seis horas, fará o percurso Recife/Olinda e Recife/Olinda/Castelo de Brennand. A atração será voltada a turistas e também grupos escolares e corporativos. "Percebemos que muitas pessoas conhecem os cartões-postais, mas não sabem sua história. Teremos, inclusive, um serviço de bordo com alimentos regionais que também terão a origem explicada", acrescenta Camilla.


A jardineira mantém detalhes originais, como o piso em madeira e o uso de bancos semelhantes aos de praças públicas, mas foi reformada, recebendo motor moderno, sistema de som e internet wi-fi, em um investimento total de R$110 mil. A saída acontecerá no Parque Dona Lindu, mas também fará o embarque de grupos em hotéis e pontos de encontro específicos, de segunda-feira a domingo. Os passeios custam entre R$ 55 e R$ 70.




Por onde passar, o ônibus decorado com uma dezena de cores deve chamar a atenção. De família gaúcha, as sócias, que são mãe e filha, disseram estranhar como a riqueza local é pouco explorada, o contrário do que acontece em outras cidades com menos atrativos, a exemplo de Curitiba e Porto Alegre. "A jardineira é um primeiro passo. Queremos oferecer um turismo diferenciado, passeios que sirvam para quem é de fora, mas também para quem quer conhecer a cidade com outro olhar. Teremos surpresas". Vamos acompanhar.


Serviço:
Jardineira Tour
Avenida Fernando Simões Barbosa, 22, Sala 204, Boa Viagem
Fone: (81) 3019-3485/9707-4925

Diário de Pernambuco

Estações do BRT recebem investimentos e demais paradas ficam esquecidas

Créditos: Sérgio Bernardo/JC Imagem


Com a implantação do BRT na Região Metropolitana do Recife (RMR), mais de R$ 60 milhões estão sendo destinados à construção de 45 estações que receberão cerca de 300 mil passageiros por dia quando o sistema estiver em plena atividade, segundo a Secretaria das Cidades do Estado. Os pontos de ônibus usados por quem não pega BRT, entretanto, aparentemente foram esquecidos pelo poder público. Muitas paradas estão há muito tempo sem receber ações de manutenção, não têm cobertura, não possuem placas informativas de linhas, estão localizadas no meio de calçadas esburacadas e em algumas resta apenas uma barra de ferro sem letreiro algum. Detalhe: aproximadamente dois milhões de pessoas passam por estes pontos diariamente.


“A maioria das paradas está em situação precária. Essa aqui, por exemplo, é coberta, mas é tão mal projetada que o sol bate diretamente na gente. É absurdo. Se estivesse chovendo estaríamos todos molhados”, comentou a aposentada Nilcéa Fernandes de Almeida, 68, na Avenida Presidente Kennedy, em Olinda.

No mesmo ponto, o técnico em refrigeração Fernando Manso, 60, criticou a falta de investimento nas estruturas. “As paradas deveriam ser mais protegidas e possibilitar uma visão melhor dos coletivos. Nós pagamos impostos altos e não temos retorno nenhum”, afirmou. Além dos problemas relatados, enquanto conversavam com a reportagem os usuários tentavam se proteger da água de esgoto que corria na via e era jogada na parada pelos carros.


Conforme o Grande Recife Consórcio de Transportes, um projeto de manutenção e sinalização das 5.300 paradas de ônibus da RMR está em andamento. “Os equipamentos começaram a receber as ações no Centro Expandido, mas outras localidades também já foram contempladas, como as Avenidas Abdias de Carvalho e João de Barros”, informou a assessoria de imprensa do órgão, que ressaltou ser o vandalismo o principal responsável pela situação precária de alguns pontos.

Na Rua 1º de Março, em frente à Praça da Independência, no Centro do Recife, as queixas se multiplicam. “Nós não temos espaço, o ponto fica escondido e a calçada é toda esburacada. Idosos e cadeirantes sofrem quando precisam esperar ônibus aqui”, queixou-se a autônoma Sandra do Nascimento, 47.

Já para o funcionário público Marcelo Fernando da Silva, 44, o problema é a falta de informação. “Se você for procurar qual ônibus para nesse ponto vai perceber que não há esta informação na parada”, disse.

JC Online

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

TRT exige que 80% dos ônibus circulem em horários de pico durante paralisações



Após mais uma paralisação de motoristas, cobradores e fiscais de ônibus, na manhã desta segunda-feira (29), o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região concedeu uma liminar em resposta ao pedido de decretação de abusividade do movimento paredista feito pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiro do Estado de Pernambuco (Urbana/PE).


O vice-presidente do TRT, Pedro Paulo Pereira Nóbrega, não considerou os atos abusivos, no entanto, exigiu que durante as paralisações, no horário de pico - de 5h30 às 9h e de 17h às 20h -, 80% dos ônibus circulem. Caso haja descumprimento da norma, o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Pernambuco terá que pagar multa de R$ 50 mil por dia. Uma audiência de conciliação, mediada pelo TRT, foi marcada para a próxima terça-feira (02), às 12h.


A decisão judicial considerou os atos de advertência da categoria que acontecem desde a última sexta-feira (22). No pedido de decretação de abusividade do Urbana/PE, os patrões alegaram "mediante piquetes violentos que impediram o acesso daqueles que queriam trabalhar, com o bloqueio ilegal de vias públicas, com desordem, com depredação de bens, com tumulto e com prejuízo para todos, tanto para os empregadores e para o sistema de transporte, como, principalmente, para a sociedade".


No documento, os empresários informam ainda que o movimento promove protestos contra a suspensão do reajuste salarial concedida - e já revogada - pelo ministro Barros Levenhagem, do Tribunal Superior do Trabalho. "Contra uma decisão judicial", declararam.


O julgamento do dissídio coletivo pelo Tribunal Superior do Trabalho está marcado para o próximo dia 08.

Diário de Pernambuco

Passe Livre Recife começa a cadastrar na segunda-feira

Créditos: Bobby Fabisak/JC Imagem


Os estudantes da Rede Municipal do Recife começam a receber o VEM Passe Livre Estudantil a partir da próxima segunda-feira (1º). O benefício é voltado aos cerca de 14 mil alunos da rede que cursam do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Os jovens devem levar documentação, tirar foto e cadastrar impressões digitais para biometria no Posto de Atendimento do VEM. Os beneficiados só poderão utilizar o cartão a partir de 1º de outubro.

Os alunos precisam levar CPF (caso não tenha, o estudante precisa providenciar em um dos postos do Expresso Cidadão), certidão de nascimento, documento de identificação com foto e comprovante de residência para o Posto de Atendimento do VEM, que fica na Rua da Soledade, nº 259, no bairro da Boa Vista, área central do Recife. O horário de atendimento é das 8h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira. Até o dia 20 de setembro, o posto vai contar com três atendentes exclusivos para o cadastro do Passe Livre, e também vai funcionar aos sábados.

Cada beneficiado com o Passe Livre terá direito a 70 viagens mensais no valor de meia passagem na tarifa do Anel A, que custa R$ 1,07. Os créditos entram automaticamente no cartão do usuário e expiram em 180 dias. Outra característica é que as passagens não são cumulativas, ou seja, se o estudante só usar 40 passagens em um mês, no outro mês o crédito inserido no cartão será o suficiente para completar as 70 passagens mensais.

O direito ao Passe Livre Recife é de uso pessoal e intransferível. Caso seja comprovado o uso indevido do benefício, o estudante terá o cartão suspenso por 30 dias; se houver reincidência, o direito será suspenso por todo o semestre.

JC Online

Urbana estuda medidas judiciais para decretar ilegalidade das paralisações dos rodoviários

Créditos: Guto de Castro/Acervo


O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Urbana-PE) estuda medidas judiciais para que seja decretada a ilegalidade das paralisações que vêm sendo realizadas pelos rodoviários desde a semana passada.


O sindicato patronal garantiu que irá cumprir a determinação do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que reconsiderou a decisão que suspendeu o reajuste dos trabalhadores e vai pagar no próximo dia cinco de setembro os vencimentos de motoristas, fiscais e cobradores com o aumento de 10%, aguardando a votação pela Seção de Dissídios Coletivos do TST, prevista para o próximo dia oito de setembro.  


A categoria, no entanto permanece insatisfeita, uma vez que o efeito suspensivo relativo ao vale-alimentação, diárias, auxílio-funeral e indenização por morte ou invalidez foi mantido, restringindo o reajuste a 6%. Os pisos com valores de R$ 1.765,50 para motoristas, R$ 1.141,69 para fiscais despachantes e R$ 812,13 para os cobradores estão mantidos.

Nesta sexta-feira, depois de encerrar a terceira paralisação de advertência realizada em uma semana, o Sindicato dos Rodoviários informou que não haverá mais atividades de mobilização no dia de hoje. Os trabalhadores, que cruzuramos braços das 4h às 8h, negaram a realização de uma passeata esta tarde.


A categoria também assegurou que irá trabalhar normalmente durante todo o dia, garantindo a volta para casa e também por todo o final de semana. A mobilização realizada no início da manhã transcorreu de forma pacífica, sem protestos, tumultos ou incidentes. Após as 8h, os motoristas voltaram ao trabalho, como acertado em assembleia.
 Diário de Pernambuco

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Rodoviários reafirmam paralisação somente durante a manhã desta sexta



Em novas assembleias, na tarde desta quinta-feira (28), os motoristas, cobradores e fiscais de ônibus da Região Metropolitana do Recife decidiram manter a paralisação desta sexta (29) somente no período da manhã, das 4h às 8h. Após o término do ato de advertência, os servidores retomarão as atividades normalmente. A decisão foi tomada por unanimidade após três reuniões dos servidores.


Além disso, o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Pernambuco também garantiu que não haverá paralisação no fim de semana.


Somente na tarde desta quinta, duas assembleias dos rodoviários aconteceram para que os trabalhadores votassem sobre a paralisação. Na sede do sindicato, na Rua Araripina, no bairro de Santo Amaro, sob a coordenação do presidente do sindicato, Benilson Custódio, os rodoviários optaram por cruzar os braços das 4h às 8h.


No mesmo bairro, na Rua Coelho Leite, presidida pelo candidato a deputado estadual Aldo Lima, outra assembleia ainda sugeriu nova parada na segunda-feira (01), mas os motoristas, cobradores e fiscais preferiram parar apenas na sexta, no mesmo horário. Ainda pela manhã, outra assembleia da categoria também decidiu, por unanimidade, pela paralisação das 4h às 8h.


Na terça-feira passada, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Barros Levenhagen reconsiderou a decisão que suspendeu o reajuste de 10% para motoristas, fiscais e cobradores. Mas a categoria permanece insatisfeita, uma vez que o efeito suspensivo relativo ao vale-alimentação, diárias, auxílio-funeral e indenização por morte ou invalidez foi mantido, restringindo o reajuste a 6%. Os pisos com valores de R$ 1.765,50 para motoristas, R$ 1.141,69 para fiscais despachantes e R$ 812,13 para os cobradores estão mantidos até a votação pela Seção de Dissídios Coletivos do TST, que deve acontecer no próximo dia oito de setembro.

Diário de Pernambuco

domingo, 24 de agosto de 2014

Rodoviários farão nova paralisação na manhã desta segunda

Créditos: Lucas Silva/Ônibus Brasil

Em assembleia realizada na tarde deste domingo, os rodoviários de Pernambuco decidiram que farão mais uma paralisação na manhã desta segunda-feira, das 4h às 8h. Eles também marcaram um ato de protesto para as 14h (início da concentração) na Praça Oswaldo Cruz, no bairro da Boa Vista, Centro do Recife.


A reunião ocorreu na sede do Sindicato Municipal dos Professores da Rede Oficial do Recife, no bairro de Santo Amaro. A categoria não aceita a redução do reajuste salarial em quatro pontos percentuais, imposta pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). No fim do mês passado, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) havia definido que o índice seria de 10%. Na última quarta-feira (20), o TST definiu que novo percentual ficaria em 6%.


A decisão provocou uma paralisação, na última sexta-feira (22), de parte da categoria, pegando de surpresa os dois milhões de passageiros que utilizam o sistema diariamente. Um ônibus da empresa Transcol chegou a ser incendiado na BR-101, perto do Terminal da Macaxeira. Na Presidente Kennedy, Olinda, uma barricada com pneus queimados bloqueou a via. O movimento também é considerado normal neste domingo.

Diário de Pernambuco

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Sindicato dos Rodoviários informa que apenas 40% da frota vai circular nesta sexta

Créditos: Diego Nigro/JC Imagem


O sindicato dos rodoviários informou que durante o restante desta sexta-feira (22) apenas 40% da frota de ônibus vai circular na Região Metropolitana do Recife (RMR). De acordo com o sindicato, a categoria só vai retornar normalmente às atividades neste sábado (23). Os motoristas e cobradores decidiram parar as atividades em protesto pela suspensão provisória do reajuste salarial de 10% concedido a motoristas, cobradores e fiscais de ônibus pelo Tribunal Regional da 6ª Região (TRT-PE) em 30 de julho. A justiça determinou que o reajuste volte aos 6%.


O representante de comunicação do sindicato dos rodoviários, Genildo Pereira, informou que a categoria já entrou na justiça para reverter a decisão. " Nosso departamento jurídico vai tomar todas as providências possíveis. Nós vamos aguardar a resolução para decidir o próximo passo. Pedimos no começo da manhã para os motoristas e cobradores não saíssem da garagem como uma forma de protesto pela decisão", explicou.

Sobre os transtornos causados à população e os atos de vandalismos que ocorrerram, como o ônibus que foi incendiado na Macaxeira, Genildo explicou que o sindicato não aprova nenhum ato de vandalismo. "Os rodoviários não possuem nenhuma participação nos atos de vandalismo. A categoria não aprova qualquer violência", completou.

O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Barros Levenhagen acatou o pedido liminar do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Pernambuco (Urbana-PE) por entender que o reajuste concedido ficou fora dos limites do poder normativo da Justiça do Trabalho. Foram suspensos o reajuste salarial do piso da categoria de 10% e mantido o de 6%.

Com a decisão, o salário de motorista passa a ser de R$ 1.700,30; o de cobrador, R$ 782,59; e o de fiscal ficará em R$ 1.100,17. O mesmo índice também foi aplicado às diárias para motoristas em viagens especiais, ao auxílio funeral e à indenização por morte ou invalidez.

JC Online

Rodoviários paralisam atividades nesta manhã e ônibus são incendiados no Grande Recife

Créditos: Angélica Souza/JC Trânsito

A população foi pega de surpresa na manhã desta sexta-feira (22) na Região Metropolitana do Recife. Motoristas, cobradores e fiscais de ônibus paralisam as atividades em protesto à decisão do TST (Tribunal Superior do Trabalho) em reduzir o aumento salarial que foi concedido à categoria no mês passado.

No final de julho, durante a campanha salarial da categoria, os rodoviários ganharam na Justiça aumento de 10% na remuneração mensal, além do reajuste no ticket alimentação. Entretanto, o sindicato das empresas de ônibus, Urbana-PE, recorreu da decisão e o caso foi para julgamento ontem no TST em Brasília. Lá, os desembargadores revogaram a decisão do Tribunal Regional do Trabalho de Pernambuco, e reduziram o aumento para apenas 6%.

Revoltados com a decisão, os rodoviários suspenderam as atividades hoje pela manhã. Cerca de 90% dos ônibus não saíram das garagens no começo do dia, e os passageiros foram prejudicados com a falta de coletivos nas ruas.

A maioria dos Terminais Integrados da RMR amanheceram de portões fechados. Houve protesto no TI Xambá, onde passageiros fecharam a Avenida Presidente Kennedy. Já no TI Macaxeira, um ônibus, o 422 da Transcol, que fazia a linha 948 Arthur Lundgren II/Macaxeira foi incendiado às margens da BR-101.
Créditos: Facebook/Reprodução
Créditos: @Jonnhy Salgado/Twitter

Mais informações em instantes

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

TST suspende aumento de 10% para motoristas de ônibus do Recife

Créditos: Katherine Coutinho/G1

O reajuste de 10% concedido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6) aos motoristas, cobradores e fiscais de ônibus do Grande Recife, em 30 de julho, foi provisoriamente suspenso pelo presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Barros Levenhagen.

A decisão monocrática sobre o dissídio coletivo dos trabalhadores aconteceu na quarta-feira (20) e acata o recurso ordinário do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Pernambuco, a Urbana-PE. A medida fica valendo até o julgamento do processo pela Seção de Dissídios Coletivos do TST, ainda sem data marcada.

Em sua decisão, o ministro do TST entende que o reajuste concedido foi fora dos limites do poder normativo da Justiça do Trabalho. Dessa forma, ficam suspensos o reajuste salarial e do piso da categoria de 10% e mantido o de 6%. Com isso, o salário de motorista passa a ser de R$ 1.700,30; o de fiscal, R$ 1.100,17; e o de cobrador, R$ 782,28. Com a decisão conseguida no TRT no dia 30 de julho, após uma greve de três dias, os salários dos trabalhadores seriam de R$ 1.765,5, R$ 1.140,70, e R$ 811,80, respectivamente.

A suspensão também afeta o auxílio-funeral, diária para viagens e o tíquete-alimentação dos trabalhadores, que havia sido corrigido em 75%, atingindo o valor de R$ 300. Com o reajuste de 6%, o tíquete fica em R$ 181,26.  Na ocasião do julgamento do TRT, os desembargadores entenderam que o valor não permite uma alimentação adequada no Grande Recife.

A advogada do Sindicato dos Rodoviários, Maria Rita Albuquerque, afirmou que a medida já era esperada pela categoria, devido ao recurso impetrado pela Urbana-PE. “Ainda não tivemos conhecimento da publicação, mas estamos empenhados na resposta do recurso. A partir de agora, vai correr um prazo e vamos atrás disso”, comentou.

Os trabalhadores ainda não haviam recebido nenhum salário com aumento. Quando houve a decisão do TRT, a folha do mês já havia sido concluída. “No dia 20 de agosto, os trabalhadores recebem um adiantamento do salário, que é pago no dia 5. Nesse primeiro pagamento, os empresários afirmaram que o aumento seria dado no pagamento efetivo do salário, dia 5; isso porque estavam ganhando tempo para a decisão [do TST]”, destacou Maria Rita Albuquerque.  O G1 entrou em contato com a Urbana-PE, mas, até o momento de publicação desta reportagem, o sindicato não havia se pronunciado sobre a decisão.

G1 PE

Grande Recife pretende padronizar ônibus na cor branca



Quem anda de ônibus no Recife certamente já percebeu que alguns coletivos estão circulando na cidade de cara nova. Os veículos, todos brancos, ainda são poucos e não muito diferentes dos que já estavam nas ruas. A mudança, segundo o Grande Recife Consórcio de Transportes, é unicamente visual e faz parte de um teste que pretende, no futuro, padronizar todos os ônibus da Região Metropolitana que não fazem parte do Sistema Estrutural Integrado (SEI).


“No edital de licitação das linhas do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR) estava determinado que os ônibus que não integram o SEI devem ser padronizados. Ainda estamos testando as possibilidades, mas provavelmente os coletivos serão predominantemente brancos, com detalhes nas cores que representarão os lotes das empresas que venceram o processo licitatório”, explicou o presidente do órgão, Nelson Menezes.

Por ainda estar passando por provas, nem o Grande Recife nem o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE) repassaram quantos ônibus deste tipo estão circulando, tampouco quais linhas atendem. Encontrar quem já os utilizou, no entanto, não é difícil. “Os ônibus são novos, são bonitos, mas insuficientes. Seria bom que tivessem mais coletivos nas ruas, assim eles não andariam tão cheios”, disse o militar Odilon Moura, de 53 anos.

Como os veículos em teste são diferentes dos convencionais, muitos usuários acreditam que eles têm ar-condicionado, mas não é o que ocorre. “Neste momento, apenas os BRTs, operados pelas empresas que venceram os lotes 1 e 2 da licitação, são refrigerados. Os consórcios que ganharam os lotes 3, 4, 5, 6 e 7 também deverão disponibilizar ônibus com ar-condicionado, mas apenas os articulados, de linhas ‘troncais’, que são aqueles que trafegam em vias de grande movimento como as Avenidas Norte e Domingos Ferreira, por exemplo”, explicou o presidente do Grande Recife.

As empresas que venceram a segunda etapa do processo licitatório das linhas do STPP/RMR devem assinar o contrato no mês de setembro e, a partir daí, terão 90 dias (que poderão ser prorrogados por mais 90) para se adequar às normas. “Em nenhum lugar do Brasil toda a frota de ônibus de uma cidade é refrigerada, mas, a longo prazo, podemos analisar a possibilidade de aumento da quantidade de ônibus com ar-condicionado e pensar em um ajuste contratual com as empresas”, afirmou Menezes.

JC Online

TCE apura custo de estações do BRT em Camaragibe

Créditos: Guto de Castro/Acervo

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) está analisando a possibilidade de superfaturamento na mudança do projeto das estações de BRT localizadas na Avenida Belmino Correia, em Camaragibe. Inicialmente, esse trecho do Corredor Leste/Oeste previa cinco plataformas refrigeradas de 111 m2 cada. Após dez meses de atraso na entrega total do equipamento, a Secretaria das Cidades informou que haverá dez estações de BRT, com 50 m2 e sem climatização.


As dez estações custarão R$ 4 milhões, R$ 400 mil cada, mesmo preço dos pontos não climatizados da Conde da Boa Vista. As estações climatizadas em construção no BRT custam R$ 1,5 milhão cada. Ainda assim, o TCE decidiu analisar as contas. Segundo a relatora do processo envolvendo as obras, a conselheira Teresa Duere, a mudança foi aprovada entre a empresa de fiscalização das obras e a Secretaria das Cidades. “O que tinha sido repassado ao TCE é que as novas estações seriam provisórias (para a Copa). Só há poucos meses soubemos que as novas estações não eram provisórias. Na próxima semana, divulgaremos algumas determinações em relação a essas obras”, disse a relatora.


O secretário da pasta, Evandro Avelar, disse que, na hora da execução do projeto, os técnicos diagnosticaram que seria inviável um equipamento nos moldes do que está sendo construído na Avenida Caxangá. “Do ponto de vista da circulação de veículos, a Belmino se tornaria uma nova Presidente Kennedy (avenida situada em Olinda). Ali é grande o fluxo de carros e ônibus comuns, vindos do interior”, compara o gestor.


A solução, segundo Avelar, seria alargar a via ou alterar o projeto. Para aumentar a largura da avenida, haveria necessidade de desapropriações. “A cidade foi mal planejada no passado e não temos verbas para fazer construir tudo de novo. Na ausência de recursos, foi desenvolvida uma alternativa que vai atender bem a população e ter utilização plena”, justifica o secretário.


Para Teresa, houve falta de planejamento, gestão e fiscalização, já que era possível ser prevista a necessidade de desapropriação na Belmino.


Evandro Avelar garantiu que as plataformas de Camaragibe não serão provisórias e argumentou que cada estado adapta o projeto à sua realidade desde que sejam operacionais. “O conceito de BRT é que se tenha o pagamento antecipado e um corredor prioritário para o transporte coletivo.”


Quando todo o corredor ficar pronto, terá 33 estações, 12 a mais do previsto no projeto inicial. Para o TCE, das 33 estações, 16 serão entregues com qualidade inferior ao apresentado. O novo modelo das estações da Belmino é igual às que estão sendo erguidas na Conde da Boa Vista, que inicialmente também foram divulgadas como provisórias para a Copa.

Diário de Pernambuco

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

O legado de Eduardo Campos para o transporte em Pernambuco

Créditos: Wikimedia Commons


13 de agosto de 2014. O avião que levava o ex-governador de Pernambuco e candidato à Presidência da República pelo PSB, Eduardo Campos, e seus assessores, cai em uma zona residencial na cidade de Santos, no interior de São Paulo. Todos morrem. O Brasil todo fica chocado com o acidente.

Governador de Pernambuco por dois mandatos, entre 2006 e 2014, Eduardo Campos era também neto do ex-governador Miguel Arraes. Coincidentemente, os dois faleceram no mesmo dia: 13 de agosto. No caso do avô, a partida aconteceu há nove anos atrás, em 2005.

A gestão de Eduardo como governador de Pernambuco já é considerada a melhor que o estado já teve. Político moderno e jovem (tinha apenas 49 anos), Dudu - como era carinhosamente chamado pela população - conquistou a simpatia dos pernambucanos e adotou estratégias para promover o crescimento econômico do litoral ao Sertão.

Na área de transporte, o principal legado do governo de Eduardo foi, sem dúvidas, a criação do Grande Recife Consórcio de Transporte, que passou a ser o novo responsável pelo gerenciamento das linhas de ônibus da Região Metropolitana do Recife. 

Antes, o sistema era comandado pela EMTU, órgão que era ligado à Prefeitura do Recife, mas que também gerenciava as linhas de ônibus das outras cidades da RMR. Ao criar o GRCT, Eduardo oficializou o gerenciamento do Governo do Estado a um serviço que já deveria ser de sua responsabilidade há anos.

Outro importante avanço foi a adoção do IPCA como índice de referência para o aumento das passagens de ônibus. Antes da gestão de Eduardo, os reajustes não tinham um critério definido para se basear, e muitas vezes aconteciam mais de uma vez por ano.

A expansão do SEI (Sistema Estrutural Integrado) também é um fato importante de destacar. Durante o governo de Eduardo, foram inaugurados sete grandes terminais na RMR: Paulista, Cabo, Aeroporto, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, TIP e Xambá. Além disso, também houve o início das operações comerciais da linha sul do Metrô, em 2009, após 11 anos de obras.

 Sete terminais integrados foram entregues à população durante o governo de Eduardo.
Créditos: Guto de Castro





No interior do estado, o investimento foi concentrado na recuperação da malha rodoviária do estado. Entre as obras, podemos destacar a duplicação da BR-408 entre Recife e Carpina, na Zona da Mata Norte, facilitando o acesso à região. Outras inúmeras estradas e rodovias do interior também receberam serviços de recapeamento e sinalização.

Vale ressaltar também a criação da EPTI (Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal), que se tornou a responsável pelas linhas de ônibus intermunicipais de Pernambuco. O novo órgão vem trabalhando para viabilizar a licitação do serviço de ônibus entre os municípios do estado.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Passageiros denunciam sujeira e até mesmo baratas em coletivos do Grande Recife

Colônia de baratas em cadeira do ônibus Rio Doce/CDU. Créditos: JC/Acervo

 
Atrasos e lotações são reclamações constantes de muitos que utilizam ônibus diariamente na capital pernambucana. Alguns passageiros, por sua vez, lidam com problemas ainda mais improváveis: a falta de limpeza dentro dos coletivos. Boa parte dos ônibus do Grande Recife não possuem lixeiras, o que contribui com o aumento da sujeira no local. Usuários afirmam que a limpeza de veículos é, por muitas vezes, superficial, tornando alguns locais focos para acúmulo de lixo e até mesmo proliferação de insetos.

A presença de insetos foi alvo da denúncia da estudante Cláudia Santos*, 25 anos, que mora em Campo Grande e utiliza a linha Rio Doce/CDU -  operada pela empresa Metropolitana - todos os dias para ir à faculdade e voltar para casa. Na noite da última terça-feira (5), ela flagrou uma colônia de baratas em uma das cadeiras do coletivo. Segundo ela, é habitual encontrar os ônibus com aspecto sujo.

O estudante Wagner de Oliveira, 20, afirma quem por mais de uma vez, já presenciou baratas perto das portas ou debaixo das cadeiras no ônibus da linha Camaragibe/CDU, também operada pela Metropolitana. Para ele, o tamanho dos insetos e o local onde eles se escondem favorecem a proliferação dos animais no ônibus, já que é difícil notar a presença deles nos veículos.

A MobiBrasil, responsável pelos ônibus da Metropolitana, afirmou que toda a frota de ônibus passa por dedetização de três em três meses e por processos de limpeza e conservação, interna e externamente, todas as noites no seu recolhimento e periodicamente - a cada 5 mil e 15 mil  quilômetros rodados - com limpezas de maior profundidade.

A empresa informou, ainda, que diante das denúncias recebidas, fará um intenso trabalho de verificação e correção do problema em toda a frota, especialmente nas linhas Rio Doce/CDU e Camaragibe/CDU. Aqueles que quiserem registrar denúncias podem utilizar o canal de atendimento e relacionamento com o cliente (SAC), ligando para o número 0800-770-1866.

* Nome fictício porque a estudante pediu para não ser identificada
NE 10

sábado, 9 de agosto de 2014

BRT Leste-Oeste ganha mais duas estações



A partir desta segunda-feira (11), a linha BRT 2450 – Camaragibe (Centro), ganhará mais duas opções de embarque e desembarque no corredor Leste/Oeste.


A estação Zumbi, segunda da Avenida Caxangá no sentido cidade/subúrbio, e a estação Parque do Cordeiro, que fica próximo ao Parque de Exposição do Cordeiro, entrarão em funcionamento, totalizando dez estações no corredor.


Atualmente a linha 2450 circula de domingo a domingo no horário das 4h30 às 22h com 20 veículos, realizando 124 viagens com embarque e desembarque nas estações: Capibaribe, BR-101, Caiara, Parque do Cordeiro, Forte do Arraial, Getúlio Vargas, Zumbi, Abolição, Derby e Guararapes.


Segundo o Grande Recife Consórcio de Transportes, com as novas estações, a expectativa é atender mais 1.200 passageiros.

Diário de Pernambuco

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Recife: Rodoviários têm maior salário da categoria no NE



Após três dias de greve, os rodoviários do estado conseguiram um reajuste salarial de 10%, colocando a remuneração dos motoristas pernambucanos em primeiro lugar entre os estados do Nordeste. Antes da decisão dos desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), o salário dos motoristas no estado ocupava o quarto lugar da região, ficando atrás da Bahia, Paraíba e Ceará.


A remuneração passou de R$ 1.605 para R$ 1.765. Apesar de os motoristas chegarem à liderança do ranking no Nordeste, os cobradores continuam ocupando a quinta posição, recebendo menos que os colegas do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia.


Consultado sobre a diferença de remuneração entre condutores e cobradores, o presidente do Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco, Benilson Custódio, disse que “são categorias diferentes, que sempre tiveram remunerações distintas”. Ele ressaltou que o reajuste é uma vitória histórica da categoria. “Foi uma conquista para recuperar o que não ganhávamos havia 10 anos”, pontuou.


O vale-alimentação dos rodoviários de Pernambuco ocupa a sétima posição no Nordeste. Nos estados do Maranhão, Piauí, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Bahia a categoria recebe mais pelo benefício.


Apesar de os salários dos motoristas ocuparem o primeiro lugar no Nordeste, a passagem de ônibus na RMR é uma das mais baixas da região. A tarifa básica do sistema, R$ 2,15, é mais cara apenas que as do Maranhão e Piauí, que cobram R$ 2,10 no anel mais barato, mas que têm os piores salários de motoristas da região.


Salários dos motoristas de ônibus no Nordeste

1º Pernambuco R$ 1.765
2º Bahia R$ 1.724
3º Ceará R$ 1.650
4º Paraíba R$ 1.650
5º Alagoas R$ 1.580
6º R. G. do Norte R$ 1.557
7º Sergipe R$ 1.535
8º Piauí R$ 1.424
9º Maranhão R$ 1.395


Preço das passagens nas regiões metropolitanas do Nordeste*


1º Salvador R$ 2,80
2º Maceió R$ 2,50
3º Aracajú R$ 2,35
4º Natal R$ 2,20
5º João Pessoa R$ 2,20
6º Fortaleza R$ 2,20
7º Recife R$ 2,15
8º São Luís R$ 2,10
9º Teresina R$ 2,10

*TARIFAS BÁSICAS REFERENTES A 1º DE JUNHO DE 2014
Diário de Pernambuco

Ônibus da Zona Norte do Recife mudam de cor em teste de padronização

Créditos: Lucas Silva/Facebook


Usuários de ônibus da Região Metropolitana do Recife vêm notando que alguns coletivos têm passado por mudanças estéticas nos últimos dias. Algumas das linhas, que geralmente são reconhecidas pela cor da empresa de transporte, passam por um processo de descaracterização das cores habituais e estão circulando na cor branca.

Esse processo, segundo o Consórcio Grande Recife, é apenas um teste para unificar a estética dos ônibus no Recife. De acordo com Vidal Freitas, coordenador de Operação da Empresa Pedrosa, a alteração integra o processo para o novo padrão do Consórcio Capibaribe – lote que engloba as empresas Transcol, Globo e Pedrosa -, definido em maio. Todas essas linhas atendem a Zona Norte do Recife.

Ainda segundo Vidal, a Pedrosa adquiriu 22 ônibus desde a licitação e os novos carros estão rodando desde a segunda quinzena de julho. Segundo ele, no último dia 1º de agosto, todos os ônibus comprados pela Pedrosa estavam circulando e, em até sete anos, todos os 140 coletivos da empresa deverão circular com o novo padrão. “Existem regras no Grande Recife Consórcio e podemos utilizar durante sete anos os ônibus antigos. Ao longo do período, os coletivos da frota passarão por processo de pintura, passando a operar na cor branca”, explica Vidal. “Antigamente, existia uma permissão para as empresas rodarem. Hoje é feita a licitação, na qual o Consórcio Capibaribe passa a operar no mesmo padrão de cores”, explica o coordenador de Operação da Pedrosa.

A padronização dos ônibus da Região Metropolitana do Recife pode apresentar benefícios estéticos para o transporte público, mas também pode prejudicar alguns passageiros, principalmente aqueles que não sabem ler. De acordo com o último censo do IBGE, realizado em 2010, Recife tem cerca de 100 mil analfabetos. Saber ler e escrever é um dos requisitos para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), logo, boa parte dos analfabetos da cidade depende do transporte público para realizar suas atividades cotidianas. Para Vidal, é só uma questão de adaptação e, aos poucos, todas as empresas irão mudar. “Aos poucos as pessoas irão se acostumar, sobretudo porque não houve mudança em nenhum código ou nome da linha”, afirma Vidal.

O aposentado Cícero Silva, 78 anos, não é analfabeto, mas afirma que as mudanças na estética dos ônibus o prejudicarão. Com dificuldade para enxergar, ele reconhece o ônibus que pega para a PE-15 pela cor e fica atento ao ver qualquer veículo azul se aproximar da sua parada. Também usuária de ônibus, a supervisora de call center Denniely Mendes acredita que a mudança é desnecessária e que dificultará o reconhecimento dos ônibus pelos passageiros - argumenta que a forma e as cores do veículo são a primeira forma de reconhecimento de qualquer um.

Sobre os testes, o Grande Recife Consórcio de Transportes afirma que não irá se pronunciar. O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado (Urbana–PE) informa que estão sendo realizados testes para novo padrão visual e que o resultado será apresentado em breve.

NE 10

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Mulher é atropelada por BRT na Avenida Conde da Boa Vista

Créditos: Elvis de Lima/NE 10


Uma mulher foi atingida por um ônibus BRT (número 2412) enquanto atravessava a Avenida Conde da Boa Vista, Centro do Recife, às 14h40 desta quinta-feira (7). Segundo testemunhas no local, ela passava por uma das frestas das grades posicionadas na parada do coletivo.

O acidente provocou congestionamento no local. O veículo que atropelou a vítima só foi retirado da via por volta das 16h. De acordo com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano  (CTTU), o trânsito continou lento por causa do grande fluxo de veículos na área.


A mulher de identidade ainda desconhecida foi levada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência  (Samu) e, aparentemente, ela teve apenas leves ferimentos. Pedestres que utilizam a parada do BRT reclamam da falta de espaço nas calçadas, que estão tomadas pelo comércio ambulante, obrigando-os a caminhar na faixa dos carros. Carla Maria, 39 anos, estava próxima ao local do atropelamento. "O espaço para circular é muito estreito e já presenciei vários acidentes aqui", reclama.

NE 10

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Mais estações para o BRT nos corredores Norte/Sul e Leste/Oeste a partir de quarta

Créditos: Guto de Castro/Acervo

A partir desta quarta-feira (06), os usuários do BRT Via Livre terão mais opções de embarque e desembarque nos corredores exclusivos de tráfego. Novas paradas serão instaladas no Leste/Oeste e no Norte/Sul.


No Corredor Leste/Oeste, a estação Caiara, na Avenida Caxangá próximo ao Hospital Barão de Lucena, começará a receber também os passageiros da linha BRT 2450–Camaragibe (Centro). Atualmente, a linha circula de domingo a domingo das 4h30 às 22h com 20 veículos realizando 124 viagens. Com a mudança, serão oito estações do Leste/Oeste em funcionamento: Capibaribe, BR-101, Caiara, Getúlio Vargas, Forte do Arraial, Abolição, Derby e Guararapes. Até o final da próxima semana as estações Zumbi e Parque de Exposição também entrarão em operação.


No Corredor Norte/Sul, os passageiros da linha 1915-PE-15 (Dantas Barreto) também serão beneficiados com mais pontos de embarque. Além das estações Tacaruna e Praça da República, já em funcionamento, o Via Livre passa a contar com a estação Riachuelo, a partir desta quinta-feira (7), totalizando três estações em operação. A linha 1915 circula de domingo a domingo das 9h às 16h com quatro veículos, realizando 21 viagens com intervalo de 20 minutos entre um ônibus e outro.

Diário de Pernambuco

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Itinerários de alguns ônibus sofrem mudanças em Caruaru

Créditos: Guto de Castro/Acervo


Os usuários do transporte público de Caruaru devem ficar atentos às mudanças em alguns itinerários de ônibus, que entram em vigor a partir desta segunda-feira (4). Para definir as mudanças, a Destra realizou estudos que verificaram, por exemplo, a demanda de passageiros em determinados locais.

A linha de ônibus Bairro Agamenon/ Via Pitombeira, em seu percurso cidade/subúrbio/cidade, irá atender apenas a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (Fafica), no bairro Petrópolis, e ao bairro Agamenon. Desta maneira, não irá mais atender à Central de Abastecimento de Caruaru (CEACA) e à Rodoviária.

A Linha Bairro Agamenon/ Via Terminal Rodoviário, em seu percurso cidade/subúrbio/cidade, volta a atender à Fafica e ao bairro Agamenon e depois segue para a CEACA, a Rodoviária e o Centro, pela rua Capitão Zezé e Av. Rui Limeira Rosal.

Já a Linha Santa Rosa/ Via Rosanópolis, em seu percurso subúrbio/cidade, deverá retornar pela Rua do Vassoural, por motivo de sobreposição de horário com a linha Santa Rosa/Via Vassoural. O percurso da Linha Indianópolis/Via José Antônio Liberato será estendido para a Rua Galileu Galilei, Rua Isaac Newton, Rua Zumbi dos Palmares e Rua Virgulino Ferreira.

Jornal de Caruaru

domingo, 3 de agosto de 2014

Colisão entre ônibus e moto deixa vítima fatal


Por volta das 5h30 deste sábado (2), um acidente envolvendo uma moto e um ônibus da empresa Metropolitana colidiram na avenida São Miguel, no bairro do Jiquiá, Zona Oeste do Recife, na descida da Ponte da Iolanda.

A vítima, identificada como Márcio Antônio da Silva, de 31 anos, pilotava a moto quando perdeu o controle do veículo e atingiu a roda dianteira do ônibus que fazia o percurso Dois Carneiros/Agamenon. Segundo testemunhas, o ajudante de carpinteiro acabou sendo arrastado por uma das rodas dianteiras do coletivo.

Um amigo da vítima, que preferiu não ser identificado, informou à Polícia Militar (PM) que, momentos antes do acidente, havia conversado com Márcio e notou que ele apresentava sinais de embriaguez.

Parte da lateral do ônibus ficou danificada com a colisão. O motorista do coletivo prestou esclarecimentos a agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e foi liberado em seguida. O corpo de Márcio foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) no bairro de Santo Amaro, área central do Recife.

Folha de Pernambuco

Motoqueiro fica ferido em acidente entre BRT e moto na tarde deste sábado

Créditos: Wagner Oliveira/Diário de Pernambuco


Um acidente entre uma moto e um ônibus Via Livre do BRT por volta das 15h deste sábado deixou o trânsito complicado na Avenida Agamenon Magalhães no sentido Boa Viagem/Olinda, no Derby. O motoqueiro Janildo Ribeiro de Souza, 51 anos, acabou ferido após colidir com a lateral do ônibus que fazia a linha Camaragibe/Centro. Ele sofreu escoriações leves e precisou ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros. A vítima foi levada para a UPA dos Torrões, mas não estava em estado grave. Ainda dentro da ambulância, ele contou que estava seguindo para a Praça do Entroncamento.



O motorista do ônibus, Aldeni Manoel de Souza, 47, disse que o sinal estava verde para ele quando aconteceu o acidente. "Eu já estava concluindo a travessia do cruzamento quando a moto saiu de meio dos carros e bateu no ônibus. Eu ainda tentei desviar, mas não deu mais tempo", contou o motorista. Agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) registraram a ocorrência e ajudaram a controlar o trânsito até a retirada da moto e do coletivo.


O acidente aconteceu no cruzamento entre as avenidas Agamenon Magalhães e Governador Carlos de Lima Cavalcanti, um dos pontos mais movimentados do Recife. Apesar de ser um dia de sábado, era grande o movimento de veículos no local. Peritos do Instituto de Criminalística (IC) também foram acionados para atender à ocorrência. O caso vai ser investigado pela Delegacia de Delitos de Trânsito.

Diário de Pernambuco

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Brasileiro anda cada vez menos de ônibus, diz associação de transportes

Créditos: Guto de Castro/Acervo

Balanço divulgado nesta sexta-feira (1º) pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) contabiliza que, em 2013, 175 milhões de passageiros deixaram de usar ônibus nas nove capitais mais populosas do país (Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e São Paulo). Ou seja: 560 mil passagens deixaram de ser vendidas a cada dia, na comparação com o ano anterior.

Isso corresponde a uma redução de 1,4% no número de passageiros transportados, entre 2013 e 2012. Esse percentual sobe para 30% se o recorte for entre 1995 e 2013. De acordo com a NTU, essa queda se deve, principalmente, à migração das pessoas para os transportes individuais motorizados e ao alto custo do diesel, repassado ao valor da tarifa.

Na opinião do presidente da NTU, Otávio Cunha, não é a má qualidade do transporte público o que tem resultado nessa diminuição da demanda por ônibus – e na consequente migração das pessoas para os automóveis. “É a baixa demanda o que tem resultado na má qualidade do transporte público”, garante.

A baixa qualidade do transporte tem, segundo ele, suas explicações. “Em primeiro lugar, faltou ao governo federal o estabelecimento de políticas públicas de transportes. Falta inteligência para pensar o transporte e também investimento e capacitação profissional”, disse ele.

O resultado dessa falta de políticas públicas para o setor, acrescenta o presidente da NTU, “é a queda da velocidade operacional, o aumento do custo dos insumos e a competição com transporte individual. [Nesse cenário,] a velocidade média das viagens caiu em 50% nos últimos dez anos, passando de 25 quilômetros por hora (km/h) para 12 km/h”, completou.

Segundo o diretor administrativo da NTU, Marcos Bicalho “as pessoas colocam o empresário como vilão por tentar aumentar a tarifa, mas nós tentamos aumentar a tarifa apenas para manter o mesmo nível do transporte público. As empresas fazem o que podem na gestão interna. O que acontece é que a crise está muito mais motivada pela falta de políticas públicas”.

Apesar da crítica, a diretoria da NTU avalia que os recentes investimentos feitos em infraestrutura para mobilidade já começam a apresentar resultados. “Os corredores [exclusivos para transporte público] recentes darão melhorias significativas ao transporte. A partir de 2016 veremos resultados muito significativos. Rio de Janeiro, Belo Horizonte já têm demonstrado aceitação [por parte da população]. Esses corredores obrigarão [a construção de] novos corredores que vão atrair mais demandas. Todas cidades que migraram para esse tipo de política já colheram resultados, e os investimentos feitos reverterão a situação atual”, argumentou Cunha.

Cunha citou uma pesquisa do Datafolha relativa às reivindicações feitas pela população durante o período de manifestações. “Segundo essa pesquisa, 53,7% querem melhorias no transporte público e 40,5% querem a redução da tarifa. Isso demonstra a importância que esse serviço tem para a população”.

A fim de melhorar a qualidade do transporte público, de forma a atrair mais passageiros, a NTU apresentou oito propostas. Em geral, defendendo subsídios para que a tarifa não seja paga em sua totalidade pelo usuário.

Entre os pontos defendem a priorização do transporte coletivo nas vias; a elaboração de planos diretores, planos de mobilidade urbana por todos municípios, e de uma política de mobilidade. Ressaltam a importância de haver participação de representantes da sociedade civil organizada, bem como de conselhos municipais nessas discussões, a fim de definir qual é o serviço esperado e os valores de tarifa e de subsídios a serem pagos.

De acordo com a NTU, os subsídios ao serviço poderia ser pago por meio de fundo com recursos dos combustíveis, distribuídos aos municípios de forma proporcional à população. Outro ponto defendido pela entidade é a implantação de redes de transporte modernas, integradas, multimodais, racionais e de alto desempenho.

JC Online

Linha BRT Camaragibe/Centro tem aumento de frota



Os úsuarios do BRT (Bus Rapid Transit) da linha 2450 – Camaragibe/Centro vão contar com mais ônibus a partir desta segunda -feira (4). Ao todo, serão 20 BRTs realizando 124 viagens por dia com intervalo de cerca de 5 minutos entre um veículo e outro.

A linha que sai do Terminal Integrado de Camaragibe e segue até o centro da cidade estava com uma grande demanda de passageiros.Para pegar o BRT, os usuários podem realizar embarque e desembarque nas sete estações do corredor Leste/Oeste: Capibaribe, BR-101, Getúlio Vargas, Forte do Arraial, Abolição, Derby e Guararapes.

O modal circula na linha de domingo a domingo das 4h às 22h.

JC Online

Governo de Pernambuco garante: passagens de ônibus não aumentarão depois do reajuste dos rodoviários

Créditos: Bobby Fabisak/JC Imagem

A garantia é do secretário estadual das Cidades, Evandro Avelar, representante do governo de Pernambuco no assunto: não haverá repasse do reajuste concedido aos rodoviários para as passagens de ônibus da Região Metropolitana do Recife. Uma possível majoração será discutida apenas em janeiro de 2015, como está previsto nos novos contratos do sistema, licitado entre o fim do ano passado e início deste. Ou seja, a passagem continuará a mesma. “O aumento faz parte da relação empregado e empregador. Eles sentaram na mesa e negociaram. Isso está resolvido. Nós (o Estado, gestor do sistema de transporte na RMR) não temos nada a ver com isso”, afirmou.

Com o movimento, os rodoviários conquistaram uma vitória histórica, seja pelo aumento de 75,43% do tíquete-alimentação (passou de R$ 171 para R$ 300) ou pelo fato de a greve ter sido julgada legal pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 6ª Região. E, ainda, conseguiram o reajuste de 10% nos salários, que há pelo menos três anos eram majorados, no máximo, pelo índice da inflação. Além de não ter repassado o aumento para as tarifas de ônibus, o secretário das Cidades também garantiu que não haverá redução do serviço, com a diminuição da oferta de ônibus como forma de diminuir custos e equilibrar o sistema.

“Nós garantimos. É claro que vai chegar um momento em que o equilíbrio financeiro do sistema será avaliado e, nesse caso, o custo do reajuste da folha de pagamento será incluído, assim como os outros custos e seus respectivos aumentos. Tudo será avaliado e o governo decidirá o que fazer. Se subsidiará, optará por repassar à tarifa ou se encontrará outra alternativa. Não há problema nisso. Mas temos o tempo certo para essa discussão e ele não é agora. Não estamos mais no tempo de compensar a elevação do custo do setor com o aumento da passagem”, avisou.

O secretário deu a declaração depois de ser indagado sobre o equilíbrio financeiro do setor, que está operando no negativo. A receita não está sendo suficiente para cobrir os custos. O sistema movimenta R$ 80 milhões por mês e a renda obtida, considerando os custos de operação e o rendimento do empresariado, não têm sido suficiente para cobrí-la. Pelos números divulgados pelo setor empresarial, seria necessário o subsídio mensal de R$ 16 milhões para equilibrar a conta. “Os números do sistema estão sendo analisados e tudo será considerado. Temos regras claras a serem cumpridas e, se a receita for insuficiente, o governo terá que tomar uma decisão, encontrar uma alternativa. Mas houve desonerações importantes do setor que precisam ser consideradas”, lembrou.

As regras estabelecidas pela licitação do sistema definem que as passagens de ônibus do Grande Recife serão majoradas apenas pelo IPCA e uma única vez ao ano, sempre no mês de janeiro. Já a planilha de custo, onde incidem todos os insumos que compõem a operação do sistema (como diesel, pneu, manutenção e folha de pagamento), será revista a cada quatro anos.

EMPRESÁRIOS ANALISAM SE VÃO RECORRER DA DECISÃO
Os empresários de ônibus ainda estão se recuperando do susto. Não esperavam que a Justiça concedesse, no julgamento do dissídio, um reajuste de 10% e, muito menos, aumentasse em mais de 75% o tíquete-alimentação dos rodoviários. Oficialmente, afirmam que estão levantando os novos valores para saber quanto será o impacto nos custos da operação e decidir se recorrerão da decisão. Extraoficialmente, pretendem se mobilizar para sensibilizar o governo diante da situação atual do sistema, que há 2,5 anos não tem realinhamento tarifário.


“A decisão foi uma surpresa. Os 10% estão muito acima da inflação e, na prática, quando somamos os valores do aumento do tíquete-alimentação, os salários sobem mais. Teremos um custo 22% maior pelo cobrador, 19% pelo fiscal e 16% pelo motorista. Isso tudo num momento em que não temos reajuste tarifário há mais de dois anos. Mas estamos, com a ajuda da nossa consultoria, analisando o impacto para decidir o que fazer. Não temos uma decisão tomada agora, mas vamos agir”, garantiu o presidente do Urbana-PE, o sindicato das empresas de ônibus, Fernando Bandeira.

A principal queixa do setor é a falta de reajuste. “Nós temos a menor tarifa do Nordeste. Não vou comparar, sequer, com o Sudeste e o Sul por exemplo. O sistema vem operando no vermelho há um bom tempo e os custos já ultrapassaram a receita mensal de R$ 80 milhões. Pelas nossas contas, seria necessário um aporte de 20% na receita, seja com subsídio ou com aumento das tarifas”, disse Bandeira.

AS ISENÇÕES DADAS PELO GOVERNO AO SETOR
2005 – Redução de 50% na alíquota do ICMS do DIESEL (17% para 8,5) a partir de 13/05/2005 (Lei Estadual Nº 13.019/2006) representando em média 1,95% de redução do custo/km.
2008 – Adotado o IPCA para definir os valores das tarifas
2014 – Isenção do ICMS do Diesel a partir de 01 de março de 2014 para as empresas operadoras do STPP/RMR.

OS CUSTOS DO SISTEMA, SEGUNDO OS EMPRESÁRIOS
(Valores entre 2006 e 2013)
34,38% foi o reajuste da tarifa no período
58,40% foi quanto aumentou a folha de pessoal
26,74% foi o aumento do diesel
52,38 foi o reajuste do valor do veículo
2,5 anos é o período em que o sistema da RMR está sem realinhamento tarifário

JC Online