quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Abolição: Túnel deve ser liberado este ano

Créditos: Portal Leia Já/Acervo


Após muitos atrasos e datas presentadas para a entrega, o Túnel da Abolição, que liga a rua Real da Torre à rua João Ivo a Silva, no bairro da Madalena, deverá ser liberado para a circulação dos carros até o fim este ano. Isso não significa, porém, a conclusão de todos os serviços de acabamento. O principal entrave da obra, que tem 287 metros de extensão, foi a estrutura ter encontrado um lençol de água que passa por baixo da área, fazendo minar constantemente o líquido para seu interior.

Os problemas para a finalização da intervenção de mobilidade, prometida para antes a Copa do Mundo, também tiveram impacto no valor. O Estado não soube informar quanto foi o aumento detalhado, pois alega que a estrutura está integrada ao projeto corredor Leste-Oeste do Bus Rapid Transit (BRT), que já passou de R$ 45 milhões para R$ 168,2 milhões, um aditivo de 16%. Apenas o túnel tinha um valor previsto inicial de R$16 milhões.

Segundo a Secretaria das Cidades, responsável pela intervenção, outras mudanças no método construtivo contribuíram para a inflação dos custos, mas a água encontrada pesou para a demora do empreendimento, iniciado em março de 2013. “O trabalho de bombeamento continuará até a cura completa do concreto das paredes. Até o fim do ano, o local estará preparado para aguentar a força da água que está do lado de fora”, informou o secretário executivo de Mobilidade, Gustavo Gurgel. Na última segunda-feira, a Folha de Pernambuco esteve no local e constatou, ainda, a utilização de bombas e mangueiras para enviar a água para fora do túnel, jogando na galeria fluvial. No local é possível verificar pontos com infiltração nas paredes do túnel.

Técnicos da CTTU, Grande Recife e Secretaria das Cidades já estiveram no local numa reunião para acertar detalhes da sinalização e circulação de trânsito na região com a liberação do tráfego. Com a possibilidade da circulação de veículos, haverá alteração de trânsito na região, como na rua José Osório, que voltará a ter a configuração anterior, passando a ser mão dupla. Durante toda a obra, a via ficava constantemente travada devido ao intenso fluxo de veículos.

Os atrasos não prejudicaram apenas a mobilidade da área, mas também tiveram impacto direto no comércio do entorno, que teve uma grande queda de faturamento. Segundo o professor aposentado Givaldo Gualberto, de 72 anos, cerca de 50% das lojas que ficam na rua lateral ao equipamento fecharam.

Ônibus - O túnel possui duas faixas de rolamento, mas dentro existe um recuo onde há a possibilidade de criação de uma parada de ônibus. O Grande Recife Consórcio de Transporte ainda estuda se o local será um ponto seletivo ou não e o quantitativo de linhas. A princípio, 17 linhas deverão passar pelo equipamento.

Folha de Pernambuco

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